Você sabe como armazenar os alimentos? Já percebeu uma parte da prateleira de sua despensa ou armário vazia e não soube o que tinha nesse espaço? Sabia que muitos alimentos perdem o sabor em contato com o ar? Verifique nossas dicas!

Você sabia que a duração de cada produto de nossa despensa depende de como você os guarda?

• O que se deve guardar em uma despensa?

Nas prateleiras do armário ou da despensa, devemos guardar os alimentos que não necessitam de refrigeração. O armário ou a despensa devem ficar em local arejado, longe dos raios solares e, em local sem umidade. Mantenha cada produto em seu devido lugar e evite o desperdício!

Como deve ser a despensa ou o armário?

Pode ser pequena ou grande, com prateleiras, organizada, funcional e acessível. Proibido acesso de crianças, animais e gulosos.

Você escolheu um armário para armazenar os alimentos e quer colocá-lo próximo ao fogão?

Não recomendado; os produtos de seu armário devem ser protegidos de mudanças bruscas de temperatura.

Como organizar a despensa ou armário?

Antes de ir às compras, prepare o armário ou a despensa para receber os produtos. Verifique se há algum produto vencido e descarte. Limpe as prateleiras. Organize nas prateleiras os produtos que ainda não foram consumidos. Faça uma lista do que está faltando.

Você já tem uma despensa ou um armário organizado. Percebeu uma parte da prateleira vazia e não soube o que tinha nesse espaço?

Também faz parte da organização, etiquetar as prateleiras. Exemplo: abaixo da pilha de pacotes de feijão, na prateleira, coloque uma etiqueta onde estará escrito feijão. Se futuramente esse espaço estiver vazio, saberá que está faltando pacotes de feijão.

Posso guardar os produtos de limpeza na despensa ou armário?

Não, não pode. Produtos de limpeza e higiene jamais devem ser misturados com alimentos; devem ser guardados na lavanderia em armário fechado a chave ou posicionado alto evitando o alcance de crianças e animais.

Posso colocar uma lixeirinha dentro da despensa?

Não recomendado. Imagine o que acontecerá se esquecer de retirar o lixo de algum produto vencido. Sim, os produtos de sua despensa serão contaminados.

Ida ao supermercado

Não vá ao supermercado, sem uma lista do que realmente precisa comprar. Seguindo a lista, não comprará demais e nem o que não é necessário. Não vá às compras de barriga vazia, vá alimentada, isso evita que compre mais alimentos do que é necessário.

Devo limpar os produtos vindos do mercado?

Sim, deve, principalmente os enlatados e engarrafados.

Como organizo os produtos nas prateleiras? Onde guardo a caixa de Primeiros Socorros ?

Os mais antigos, ou o que sobrou do mês passado, coloque na frente. Os que acabou de comprar coloque atrás. Verifique sempre os prazos de validade. Separe o que é doce de salgado. Faça uma prateleira exclusiva para: papel toalha, guardanapos, papel manteiga, filme plástico, papel alumínio,…

Caixa de primeiros socorros; guarde na despensa ou armário, jamais no banheiro. Alterações de temperatura podem prejudicar os produtos.

Como devo guardar cereais e produtos derivados (macarrão, aveia, farinha,…)?

Devem ser guardados em potes fechados, para preservar o sabor e evitar o aparecimento de carunchos ( Insetos que perfuram os alimentos)

E café, chá e chocolate?

Café e chá não se misturam. Lado a lado, o chá absorve o aroma do café. O café deve ser mantido longe de alimentos que absorvem o aroma, como chá e chocolate. Guarde o café em pote fechado. O chá absorve cheiros facilmente. Guarde-o também em pote fechado em lugar fresco. Isso evita fungos.

Chocolate é sensível à altas temperaturas. Deve ficar em ambiente fresco, seco, com pouca luz e longe de produtos com cheiro forte. Recomendado ambiente com uma temperatura aproximada de 15 a 20ºC. Nunca guarde o chocolate na geladeira, pegará umidade e ficará esbranquiçado (isso ocorre porque a manteiga de cacau se concentra na superfície do chocolate). Na geladeira ou freezer altera a cor, a textura e o sabor do chocolate. Em barra, enrole-a em papel filme e guarde dentro de pote fechado.

Você sabia que o azeite não suporta luz? E  o vinagre; onde guardar?

Azeite: Armazene em local fresco e longe da luz. Mantenha a tampa limpa; resíduos podem contaminar o restante do frasco. Quando armazenado em condições contrárias a essas, ele perde o sabor.

Vinagre: pare com essa mania de guardar o vinagre debaixo da pia. Prefira guardá-lo  na geladeira.

Guardando ervas

Manjericão, salsinha e cebolinha podem ser mantidos em temperatura ambiente por alguns dias com os talos imersos em água. Para conservar por mais tempo, depois de higienizadas, poderá congelar já passadas no processador. Etapas: passe a salsinha e a cebolinha juntas ou separadas pelo processador, coloque em pote fechado e congele. Depois de congelado, deverá passar novamente e rapidamente pelo processador para que o tempero fique soltinho. Coloque no pote novamente e leve para congelar. Só retire no momento de utilizar e, se utilizar pouco, volte o pote para o congelador. Não deixe que descongele ou perderá todo o trabalho.

Pães frescos

Guarde-os em saco de papel e longe da geladeira, para que não resseque e nem absorva o cheiro de outros alimentos. Para obter um pão crocante, 15 minutos (aproximadamente) antes de servir, coloque os pães no forno em temperatura alta. Se deixar demais no forno,obterá torradas.

Pães industrializados (ensacados)conserve-os em sua própria embalagem e fique atenta ao prazo de validade.

Os queijos frescos devem ficar na geladeira e devem ficar na embalagem  ou em potes fechados. Não é preciso conservar o soro. Os duros e semiduros podem ficar em temperatura ambiente, cobertos com um pano úmido para que não ressequem.

Dicas de Mãe

Para evitar insetos em sua despensa, coloque uma folhinha de louro em cada prateleira.

Para evitar umidade, coloque um pedaço de carvão. Troque a cada 6 meses ou em menos tempo (3 meses) se sua cidade tiver clima muito úmido.

Veja mais receitas deliciosas nos

Dicas e curiosidades
FavoriteLoadingAdicionar a receitas favoritas
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Outras receitas que você vai adorar:

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

11 comentários para “Armazenando Alimentos – 15 Dicas Imperdíveis”

  1. Leão 10/3/2013

    Muito interessante a idéia de trazer a luz,a despensa e a bagunça que nela fazemos. Parabéns e obrigado.

  2. Lurdes 10/3/2013

    as dicas sao otimas.

  3. Dirlene 10/3/2013

    Adorei essas dicas. Umas eu já colocava em práticas e as outras vou começar apartir de agora.

  4. Angela 11/3/2013

    adorei essas dicas que eu nao sabia do carvao e da folha de louro.Beijos

  5. Laura 13/3/2013

    adoro todas suas dicas e receitas também , tenho um arquivo especial só pra seus Email. Obrigada por ajudar – me tanto no dia a dia.

  6. José Melchiades De Santa Bárbara Filho 21/3/2013

    Gostei muito das dicas de armazenamento. Muito importante!

  7. Thalita Rocha 6/4/2013

    Gostei muito das dicas…vou aplicar no dia-a-dia…obrigada

  8. Denise Cunha 5/5/2013

    Também gostei das dicas , vou acrescenntá-las no meu dia-a dia. Obrigada.

  9. Ednéia Petreca 28/8/2013

    adorei!!!

  10. Ilvia Bertolaccí Corrêa 17/10/2015

    Adoro todas suas receitas. adorei as dics do louro e dos vídeos. Vou por em prática. Precíso de uma díca de conservante de alimentos,molhados como tempero de alho e cebola pró dia á dia conservar em geladeira. Más deve existír um conservante. Pode me dízer? Um abraço e aguardo uma resposta. Muito obrigada.

    • Losana 22/10/2015

      Olá Ilvia!
      Aromatizantes, saborizante, conservante, corantes,…são aditivos que não são bons para a saúde.
      Sugestão: faça temperos caseiros em pouca quantidade.
      Assim, não irá necessitar de conservante.
      Será temperos fresquinhos e mais saudáveis. Bom para toda a família!
      Ah…saiba que o sal é um conservante natural.
      Conserve os temperos na geladeira e cobertos com um pouquinho de óleo para que não escureçam.
      Beijos

Os comentários estão fechados.