Arroz Branco Simples
Vamos começar pelo começo. Aqui encontrará diversas dicas de como fazer aquele arroz branquinho, saboroso e soltinho.

Por Receitas de Mãe
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 cebola pequena em pedacinhos ou ralada
- Sal a gosto
- Óleo
Modo de preparo
- Escolher o arroz.”Escolher” quer dizer: limpar, tirando impurezas (como pedrinhas, cascas, algum grão de milho, etc., que estiverem misturados com o arroz).
- Lavar o arroz. Para lavá-lo, você deve colocar a água na vasilha onde escolheu ou no lavador de arroz. Com a mão dentro da água, vá pegando punhados de arroz e apertando. Escorra a água. Repita a operação até que a água saia limpa. Escorra bem toda a água.
- A lavagem do arroz é importantíssima para o gosto que ele terá.
- Numa panela, esquentar duas colheres (de sopa) de óleo. Juntar a cebola e dourar. Acrescentar o arroz. Mexer só até que os grãos fiquem soltos. Juntar água fervente.
- Colocar o sal a gosto ( prove para ver se está bom de sal). Não mexa mais. Quando começar a ferver, tampar a panela e abaixar o fogo. Esperar secar bem.
Dicas de Mãe
Para cada xícara de arroz serão necessárias duas xícaras de água.
Em geral o arroz leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto, se não estiver sendo feito em grande quantidade.
Depois que você tampou a panela e abaixou o fogo, não mexa mais no arroz, pois, se você ficar mexendo, vai virar papa.
Enquanto você não tiver adquirido experiência, coloque o sal aos poucos e vá provando antes de tampar a panela, pois assim não correrá o risco de salgar demais o arroz.
Pode acontecer (dependendo do tipo de arroz) que a água colocada, apesar de a medida estar certa, não seja suficiente. Quando o arroz estiver quase seco, prove um pouquinho. Se ainda estiver duro, acrescente um pouco de água ( meia xícara, se ainda estiver muito duro, ou três colheres de sopa de água, se já estiver quase no ponto). Torne a tampar a panela. Espere secar e desligue o fogo.




Nosssssssssssa adorei
pois eu realmente naum sei fazer nada nada
mais esse arroz deve ser bem gostosinho
vou por em pratica o q aprendiii
eu qero aprender a fazer feijao mais naum axei em categorias
cadê cadê
amei as dicas otimas brigado;
gostei
Adorei! Agora preciso aprender a fazer feijão urgenteeee.
Olá Sara!
Veja aqui no blog, as publicações:
- O feijão
- Feijão do dia a dia
Beijos
O feijão eu acertei fazer, ficou muito bom. Obrigado por compartilhar. Agora vou partir para fazer o arroz.
Valeu!
amei muinto gostoso
amei fiz uma supresa para minha mae e ela adoro
Losana, aqui vai minha dica para fazer o arroz em microondas.
Use os mesmos ingredientes mas coloque-os todos de uma vez numa panela refratária funda, própria para microondas.
Tampe e cozinhe em potência alta por 15 minutos.
Espere uns 5 minutos para servir.
Minha família ADORA!
Muito obrigada pelas dicas, viu?
Um beijinho
Olá Ana Cristina!
Também agradecemos sua dica.
Beijos
SE puder, troque o óleo pelo azeite. Delícia!!!!!