Há oito mil variedades de arroz. Confira os que mais consumimos e seus benefícios!

Arroz Agulhinha ou Branco

Esse tipo de arroz possui grãos longos e finos e, é polido industrialmente. É o tipo mais comum de arroz. Para prepará-lo utilize uma xícara de arroz para duas xícaras de água.

Arroz Parboilizado

Consta que é o mais consumido pelos brasileiros. Por ser parcialmente fervido; o processo permite que os nutrientes da casca passem para o grão. Ao fazê-lo, dificilmente perde o ponto.

Arroz Integral

Esse tipo de arroz possui cor escura, possui três vezes mais fibras e é rico em vitaminas. Não é descascado e nem polido. Por ser integral, necessita de cozimento prolongado.

Arroz Cateto ou Japonês

Você também encontra esse tipo de arroz na versão integral. Por possuir muito amido, é necessário que fique de molho antes de usar. É ideal para pratos da culinária oriental.

Arroz Arbóreo e Arroz Carnaroli

Arroz de grãos curtos e amarelados. Liberam bastante amido durante o cozimento, deixando-os cremosos. Ideal para fazer arroz doce ou risotos.

Arroz Vermelho

De grão longo, sua maior característica é a película vermelha que o encobre. Esse tipo de arroz ajuda na redução do LDL (colesterol ruim) no sangue.

Arroz Selvagem

Saiba que não é um arroz de verdade. É um grão rico em proteínas possuindo parte externa firme e interior macio e claro.Pode ser preparado misturado com o arroz branco.

Arroz Indiano ou Basmati

Esse tipo de arroz dispensa temperos e, possui aroma adocicado de nozes. Com o processo de cozimento, seus grãos ficam soltos e secos.

Dicas de Mãe

O arroz integral é o mais saudável por conter boa fonte de fibras, vitaminas e minerais.

Para refogar, utilize o alho no final da preparação do arroz e não no começo. Isso conserva o princípio ativo alicina, eficaz no tratamento de doenças coronarianas.

Lavar ou não o arroz é opcional e não devemos entrar em polêmica.

Para fazer um bom arroz soltinho: Depois de retirar impurezas do arroz, lave em água corrente e depois, seque um pouco os grãos com o auxílio de papel toalha. Isso evita que o arroz fique empapado ao final do cozimento. Além dos seus temperos preferidos, um fio de óleo é mais que suficiente para temperar. Água fria ou quente para preparar o arroz só muda o tempo de preparo do alimento. Depois do arroz cozido, solte os grãos com o auxílio de um garfo.

Veja mais receitas deliciosas nos

Dicas e curiosidades, Arroz
FavoriteLoadingAdicionar a receitas favoritas
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Outras receitas que você vai adorar:

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

1 comentário para “Arroz – Os Mais Consumidos”

  1. Catarina Maria Mayworm Gomes 10/4/2016

    Adorei as Dicas. Obrigado. Boa Noite.

Deixe o seu comentário