Receita de Bolo Divertido

Confira aqui um ótimo bolo para você fazer para suas crianças. E não perca as dicas da autora.

“O bolo foi confeccionado para o aniversário de meu filho e de minha nora que fazem aniversário em datas muito próximas. Como meu filho adora academia e, é muito brincalhão e minha nora (estudante de Direito), muito compenetrada e estudiosa; pensei em fazer um bolo divertido. Fiz um ringue de box com ele no chão nocauteado por ela vestida como uma advogada. O bolo era de chocolate com dois recheios (Ganache de chocolate e brigadeiro branco). Fez muito sucesso!”

Ingredientes da massa

  • 6 ovos (gemas e claras separadas)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 e ½ xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher (sopa) cheia de manteiga sem sal
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Receita de Bolo Divertido
Por Receitas de Mãe/ Por Silvana G.Bonnwart

Modo de preparo da massa

Comece colocando as claras na vasilha da batedeira. Bata uns minutos até ficar bem aerada e macia. Adicione o açúcar e bata por mais 3 minutos na velocidade média. Adicione as gemas e bata por 15 minutos em velocidade alta (esse passo é essencial para que o bolo cresça bastante e fique macio).

Transfira esse creme batido para uma vasilha grande. Aqueça o leite até ficar morno e adicione a manteiga dentro do leite para que ele derreta. Coloque na vasilha a farinha de trigo, o bicarbonato, o chocolate e o leite com a manteiga. Mexa delicadamente de baixo para cima com um batedor de arame.

Não bata a massa; pois cai o crescimento. Acrescente o fermento em pó e mexa com o batedor de arame delicadamente. Despeje a massa em fôrma de 23cm de diâmetro forrada com papel manteiga. Deixe assar por 40/45 minutos.

Ingredientes Ganache de chocolate

  • 200 gramas de chocolate ao leite
  • 100 gramas de creme de leite (em caixa)

Modo de preparo Ganache de chocolate
Leve ao micro-ondas até derreter ( +_ 2 minutos). Acrescente o creme de leite e misture bem. Deixe descansar para encorporar

Ingredientes Brigadeiro branco

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas passadas na peneira
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 colher (chá) de baunilha
  • 1 caixa de creme de leite

Modo de preparo Brigadeiro branco

Misture o leite condensado, as gemas, a baunilha e a manteiga. Leve ao fogo e vá mexendo até aparecer o fundo da panela. Tire do fogo e acrescente o creme de leite.

Montagem do bolo

Receita de Bolo Divertido
Por Receitas de Mãe/ Por Silvana G. Bannwart

Asse duas receitas da massa e corte cada uma ao meio, recheie a primeira camada com o brigadeiro branco, a segunda com a Ganache de chocolate e termine com outra camada de brigadeiro branco e reserve. Faça o glacê.

Ingredientes do glacê

  • 200 gramas de manteiga sem sal
  • 1 colher (chá) de baunilha
  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo
Bata a manteiga até ficar um creme claro. Junte a baunilha, bata mais um pouco e acrescente o leite condensado aos poucos e devagar. Cubra o bolo com esse glacê (esse glacê funciona como uma “cola” para a pasta de leite em pó)

Ingredientes Pasta de Leite em Pó

  • 300 gramas de leite em pó
  • 200 gramas de açúcar impalpável
  • 1 caixa de leite condensado

Modo de preparo
Misture os ingredientes secos em uma tigela e vá colocando o leite condensado até dar liga (a massa desgrudar das mãos). Abra a pasta com um rolo e coloque sobre o bolo.

Dicas da Silvana

Regar a massa do bolo com uma parte de leite condensado para 2 partes de água. Coloque o bolo em um aro e deixe prensado na geladeira por 12 horas antes de colocar a cobertura. A pasta de Leite em Pó, como a Pasta Americana, deve ser tingida com corante em gel. Essa pasta é um pouco mais trabalhosa para moldar mas fica igual a Pasta Americana só que; bem mais saborosa. Experimente!!!

Olá Losana, a um ano comecei a fazer bolos temáticos com Pasta Americana, mais nunca gostei do sabor desse pasta. Resolvi fazer uma pesquisa sobre outros tipos de pasta para cobertura e encontrei aqui a Pasta de Leite Ninho. Adorei o sabor, ela se integra muito bem a qualquer tipo de bolo.

A partir dai só trabalho meus bolos com essa pasta, da cobertura aos confeitos. Fica lindo e saboroso. Muito fácil de trabalhar com ela. O bolo da foto é todo coberto e confeitado com Pasta de Leite Ninho. Obrigada pela sua dica. Bjos

Receita, fotos e dicas gentilmente enviadas por Silvana G. Bannwart

Bolos e Doces Artísticos,
FavoriteLoadingAdicionar ao meu Livro
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

59 comentários para “Bolo Divertido”

  1. Graciete Maria Da Silva 21/2/2012

    Eu gostaria muito que alguém mim ajudasse a fazer um bolo para meu sobrinho que vai fazer um aninho. O tema é do ursinho Pooh. vai ser com chantily….Beijos…………………

  2. Tatiana 21/2/2012

    Olá, Losana!
    Eu adoro seu blog, acompanho sempre! Parabéns!
    Queria fazer uma pergunta para você ou para a Silvana. Quanto tempo dura este bolo? Ele deve ser mantido na geladeira depois de pronto ou não precisa?
    Obrigada!

  3. Celia Isabel 21/2/2012

    adorei as receitas bjssss

  4. Vera 23/2/2012

    Olá, Losana. Gostaria de saber a proporção de leite para açúcar dessa pasta, pois em algumas receitas ou é o açúcar ou é o leite em maior quantidade. Que quantidade de ingredientes eu usaria para cobrir um bolo retangular de um quilo? Você pode me ajudar, por favor. Beijos.

    • Losana 24/2/2012

      Olá Vera!
      Ingredientes do Glacê e da Pasta de leite em pó, estão descritos na receita. Suficientes para um bolo pequeno.
      Beijos

  5. Benicia 23/2/2012

    Gosto muito de fazer bolos,gosto da criatividade sempre estou recebendo encomendas de bolos para festas e quando tenho dúvidas busco ajudo no seu blog,muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

  6. LAURENICE NÉRIS 24/2/2012

    faço bolos decorados com pasta de leite pó, fik uma delícia
    todos meus amigos gostam!!! se quiserem envio fotos

    • Losana 24/2/2012

      Olá Laurenice!
      Pode mandar as fotos.
      Parabéns pelo sucesso com os bolos!!
      Beijos

  7. LAURENICE NÉRIS 24/2/2012

    enviei uma receita com fotos dos bolos um de primeira eucarístia e o outro da bela e a fera.

    • Losana 26/2/2012

      Olá Laurenice!
      Não recebi receita e nem fotos.
      Beijos

  8. Manuella 25/2/2012

    Ola Losana. Gostaria que vc me orientasse quanto a combinacao de sabores. Por exemplo, se tiver um bolo de chocolate para rechear, qual seria um recheio que lhe conferisse um sabor diferente mas agradavel ao paladar? Se fosse um bolo branco ? A minha duvida ‘e, como posso trabalhar recheio, calda e glace sendo de diferentes sabores mas que se ao mesmo tempo se interajam.
    Se possivel, mande -me algumas dicas por favor, tipo, glace de chocolate branco combina com recheio tal…glace de limao com bolo sabor tal…
    Muito obrigada e conto com sua experiencia pra me ajudar.
    Ah! deixo na fila de pedidos, receitas de bolos e tortas completos com massa, cobertura e glace. Um grande beijo!

  9. Silvana G. Bannwart 29/2/2012

    Oi Losana, estou muito contente em ver meu bolo publicado em seu site.
    Uma de suas leitoras, Tatiana perguntou quanto tempo dura o bolo e se pode ser colocado na geladeira. Bem,geralmente faço a massa, recheio e prenso e deixo descansar por no minimo 12 horas, enquanto isso faço a decoração. No outro dia, desenformo, cubro com a pasta e coloco a decoração. A partir daí não vai mais pra geladeira pois a pasta mela com a umidade. Procuro fazer sempre recheios cozidos pois são mais difíceis de estragar. Espero ter tirado as dúvidas de sua leitora. Que Deus te abençõe. Bjos.

    • Losana 29/2/2012

      Olá Silvana!
      Grata por ter retornado e ter dado dicas para todos.
      Fico feliz por ter amigas maravilhosas como você; que compartilham.
      Parabéns!!!
      Que Deus abençoe a todos nós.
      Beijos

  10. Renata 5/3/2012

    oi losana gostaria de saber se aqui no brasil se acha a baunilha em po;
    desculpa mas estou sem ponto de interrogacao! porque a baunilha aqui e liquida e nao deixa as minhas coisas amarelinhas, porque sao liquidos escuros, eu acho meio feio. muito obrigada, adoro as tuas receitas e tuas dicas…..

    • Losana 6/3/2012

      Olá Renata!
      Aqui não vi mas você pode fazer extrato de baunilha. Extrato de baunilha: pegue umas 2 favas de baunilha, abra ao meio, coloque em uma garrafinha bem limpa e encha o vidrinho com vodka. Tampe bem, guarde num lugar abrigado da luz e sempre que você se lembrar agite o frasco. Depois de uns dois meses, você já pode usar nos seus preparos.
      Beijos

  11. Izabel 6/3/2012

    ola! estou adorando ler essas dicas! Mais gostaria de saber se fica bem branquinha a pasta de leite em pó? e se posso colorir com carante azul, pois nao encotrei aqui em fortaleza o em gel.

    • Losana 7/3/2012

      Olá Izabel!
      Repare na cor do leite condensado e do leite em pó. A pasta não fica branquinha.
      O ideal para pastas é corante em gel.
      Beijos

  12. Izabel 6/3/2012

    losana , existe algo que possa subistituir a geleia de brilho?

    • Losana 7/3/2012

      Olá Izabel!
      Veja aqui no blog:
      – Geleia de brilho caseira (Duas versões).
      Beijos

  13. CIDINHA 13/5/2012

    nA RECEITA DA MASSA DO PÃO DE LÓ, FALA P/COLOCAR A MASSA NUMA FÔRMA C/PAPEL TOLHA SERÁ Q. Ñ SERIA PAPEL MANTEIGA?oBRIGADA

    • Losana 13/5/2012

      Olá Cidinha!
      Grata pelo alerta.
      Essa receita nos foi gentilmente enviada pela Silvana. Eu coloquei aqui como ela nos mandou por e-mail mas acredito que seja papel manteiga.
      Corrigi a receita.
      Beijos

  14. Edna 15/5/2012

    Ola Losana adorei suas receitas.A pasta de leite em pò é otima e muito gostosa.Agradeço pelas receitas enviadas.Eu gostaria de te perguntar uma coisa,porque tem pouco tempo que comecei a fazer bolos.Eu gostaria de saber uma coisa ,porque tenho que fazer um bolo essa semana,e me pediram que fizesse um recheio de morangos e um recheio com amendoim,mas nao sei se combina e devo fazer um bolo de 3 kilos voce tem uma receita pra 3 kilos e qual o diametro do tabuleiro?Desde ja muito obrigada.beijos

    • Losana 15/5/2012

      Olá Edna!
      Pode ser de diâmetro de 30cm. Muitas massas são compatíveis com essa fôrma. Visite nossa categoria de bolos.
      Recheios: se combina ou não já não importa, uma vez que, é o desejo do cliente. Devemos sempre atender o pedido do cliente.
      Vai ficar bom.
      Beijos

  15. Edna 16/5/2012

    Obrigada Losana por me responder.Que Deus lhe abençoe grandemente.beijos

  16. Gleide 19/5/2012

    Oi bom dia Losana! Minha duvída é como faço para deixar meu marshmallow vermelho. Eu uso: 5 claras em neve, Uma colher cheia de emulsificante, Essência de baunilha e 2 copos de açucar refinada. mas eu não consigo deixar ele vermelho, no maximo que consigo é deixar ele rosa. Eu uso corente em gel arcolo. tentei fazer deixando colocando vermelho deixando descansar e depois coloquei amarelo mais nem assim ficou vermelho.Me ajude pois sou principiante na confeitaria. gosto muito mais não tenho espericência nem uma ainda.

    Desde ja meu muito obrigada!!

    Att: Gleide

    • Losana 19/5/2012

      Olá Gleide!
      Veja aqui no blog a publicação:
      – O preto e o vermelho para bolos.
      Beijos

  17. Scheila 7/6/2012

    Olá Losana, parabéns por seu trabalho. Testei a pasta e ficou muito boa, porém, gostaria de saber se vc tem alguma dica para que a pasta de leite em pó não fique muito doce. Obrigada.

    • Losana 8/6/2012

      Olá Scheila!
      Pastas são geralmente muito doces. A quantidade de açúcar é característica básica de toda pasta.
      A dica para quem não aprecia é não utilizar pastas.
      Beijos

  18. Suzane 20/6/2012

    Oi Losana, seu site é ótimo, parabéns !!!! Gostaria de tirar uma dúvida com você, tento colorir a pasta de leite em pó de azul e não consigo pois como ela fica meio “amarelada” eu consigo um verde água … desde já obrigada, Suzane.

    • Losana 21/6/2012

      Olá Suzane!
      Há vários tons da cor azul. Qual tom você utilizou?? Procure um tom mais forte.
      Essa cor (esverdeada) é consequência da cor dos ingredientes da pasta. Já experimentou substituir o leite condensado por creme de leite?? A quantidade é bem pouca. Acrescente creme de leite bem aos poucos até obter a consistência desejada.
      Beijos

  19. Joseane Sombra 25/6/2012

    oi losana fiz o bolo da minha filha com esta pasta e ficou otimo,e realmente ela fica amarelada gostaria de saber se tem algum corante branco para tingir a pasta. Agradeço desde ja, beijos

    • Losana 26/6/2012

      Olá Joseane!
      Há no comércio, corante em gel branco.
      Beijos

  20. Tecalovatto 25/8/2012

    Amiga vc é surprendente…com suas maravilhosas receitas…brigaduuuuuuuuuu bjs

  21. Carla 17/9/2012

    Losana, tudo bem? Finalmente fiz a Pasta de Leite em Pó… e amei. Deliciosa e fácil de trabalhar. Decorei cupcakes! Obrigada. Beijo

  22. Gisele 1/10/2012

    Olá ,Losana
    Bom minha duvida é saber se posso utilizar qualquer leite em pó nesta receita?? E qual o tamanho do bolo que dá para cobrir com uma receita??
    Vou fazer o bolo de aniversario da minha vó que vai completar 90 anos dia 13 de novembro e queria caprichar pois ela merece!!
    Ah tem alguma receita de massa de bolo que rende bastante ?? Andei olhando umas mais não tem o tamanho da forma.
    Sou fã do site e desde ja agradeço
    Gisele

    • Losana 2/10/2012

      Olá Gisele!
      De preferência utilize leite Ninho.
      Nesta receita há o tamanho da forma a ser utilizada. Pasta indicada para esse tamanho de bolo.
      Beijos

  23. Daniella 19/10/2012

    olá losana queria saber se eu posso fazer esse bolo um dia antes e guardar na geladeira. aguardo sua resposta

    • Losana 20/10/2012

      Olá Danielle!
      Pastas (cobertura) não suportam umidade de geladeira.
      Beijos

  24. Rosana Lopes 8/11/2012

    Ola gostaria de saber se é possivel deixar a pasta de leite bem branquinha?

    • Losana 12/11/2012

      Olá Rosana!
      A característica da pasta não é branquinha como a pasta americana mas há quem goste de colocar corante gel branco misturado no leite condensado.
      Beijos

  25. Eica 19/11/2012

    posso cobrir bolo de um dia para o outro com pasta de leite?

  26. Mariangela 3/1/2013

    Bom dia Lozana

    Posso cobrir o bolo com a pasta de leite ninho iagual a pasta americana.

    Desde já agradeço e parabéns pelo site

    • Losana 3/1/2013

      Olá Mariangela!
      Pode sim, inclusive, muitos preferem a pasta de leite por ser muito saborosa.
      Beijos

  27. Christiane 18/2/2013

    Boa tarde, adorei a ideia da pasta de leite ninho vou fazê-la para este fim de semana.
    Gostaria de saber se essa pasta pode ir para a geladeira ou ela mela igual a pasta americana e qual o rendimento dela?

    • Losana 20/2/2013

      Olá Christiane!
      Pastas não suportam umidade de geladeira.
      Nesta receita há o tamanho da forma a ser utilizada. Pasta indicada para esse tamanho de bolo.
      Não perca as dicas nos comentários abaixo de todas as receitas.
      Beijos

  28. Neusa 19/2/2013

    Boa noite… amei a receita… quero fazer para o níver de 1 aninho da minha pequena em abril, porém, tenho uma dúvida… sei q não se deve colocar a pasta na geladeira, porém, tu disse pra deixar o bolo 12 h gelando prensado antes de cobrir… preciso deixar amornar antes de cobrir? posso colocar a pasta sobre o bolo gelado?
    Obrigada!

    • Losana 19/2/2013

      Olá Neusa!
      Não, não pode.
      O bolo deve estar em temperatura ambiente antes de cobrir com pasta americana, ou seja, esperar que já não esteja mais gelado.
      Beijos

  29. Neusa 19/2/2013

    Muito obrigada… eu imaginava isso…
    Mas que bom que dá então pra eu fazer à noite e cobrir de manhã, né? aí a temperatura é mais tranquila e não tem perigo de estragar..
    Obrigada!

  30. Naiara 23/4/2013

    Olá losana!
    Gostaria de saber se posso usar papel arroz nesta pasta de leite em pó e se tenho que usar o gel….aguardo!!!!

    • Losana 24/4/2013

      Olá Naiara!
      Sim, pode utilizar o papel de arroz e deve utilizar o gel.
      Beijos

  31. Lúcia 27/4/2013

    Olá, Losana!

    Gostaria de fazer um bolo com o distintivo do Grêmio pro aniversário do meu marido, e prefiro usar a pasta de leite, será que consigo a tonalidade azul celeste, vc sabe qual o corante devo utilizar?
    Obrigada,
    Lúcia

    • Losana 30/4/2013

      Olá Lucia!
      Consegue sim.
      Ao tingir um glacê ou pasta devemos sempre contar a cor desse glacê ou pasta, ou seja, a cor da pasta + o corante = cor pretendida/desejada.
      A pasta de leite em pó não é branquinha.
      Faça em pequena porção de pasta, um teste com o corante em gel. Isso para verificar a tonalidade de azul desejada.
      Veja aqui no site uma tonalidade de azul na publicação: Bolo Decorado e Cupcakes da Carla.
      Beijos

  32. Lúcia 30/4/2013

    Obrigada pela resposta, Losana… Vou fazer e depois te mando a foto!!! :)

  33. Raquel 28/8/2013

    ola…Losana
    eu gostaria de saber qual é a validade da pasta de leite em pó e se posso guarda-la na geladeira antes de modelar.. obrigada

    • Losana 2/9/2013

      Olá Raquel!
      Pastas não suportam umidade de geladeira. Coloque a pasta em saco plástico e feche bem.
      Validade: não mais que 10 dias. Também dependerá do clima de sua cidade.
      Beijos

  34. Odete Gomes Da Silva 26/5/2014

    gostaria de receber receitas sao deliciosas obrigada tbm a pasta de leite em po

  35. Claudia Grasiela 5/6/2014

    Bom Dia gostaria de saber se posso fazer o bolo um dia antes e deixar fora da geladeira ou o que faço? Precisa mesmo prensar o bolo antes de colocar a pasta de leite ninho?

    • Losana 11/6/2014

      Olá Claudia!
      Pode fazer um dia antes e deixar em local arejado e fresco.
      A finalidade de prensar o bolo é para deixá-lo bem uniforme e liso. Pode fazer como preferir.
      Beijos

Os comentários estão fechados.