Receita de Brigadeiro

Brigadeiros são irresistíveis. É por causa dele que muita gente deixa a dieta de lado. Aprenda aqui como fazer este quitute tão especial.

Receita de Brigadeiro

Por Receitas de Mãe

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado Nestlé
  • 1 colher (de sopa) de margarina sem sal Doriana
  • 2 colheres (de sopa) chocolate em pó
  • Chocolate granulado preto para enrolar
  • Forminhas de papel

Modo de preparo

Levar os três primeiros ingredientes ao fogo baixo até desprender do fundo da panela.
Depois de frio, faça bolinhas, passe-as em chocolate granulado preto e coloque-as em forminhas de papel.

Dicas

Utilize leite condensado da marca Nestlé.
Ao enrolar a massa não unte as mãos com margarina para não alterar o sabor do brigadeiro. O ideal é deixar as mãos umedecidas pela água sempre que for necessário.
O brigadeiro pode ser utilizado como recheio de bolo; logo que a massa engrosse, retire do fogo, espere esfriar e utilize.
Para uma apresentação mais bacana, escolha forminhas com cor que contraste com a cor do doce.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
4.62 de 47 votos

Por - Veja mais receitas com: ,

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

121 comentários para “Brigadeiro”

  1. essa e a mais gostosa

  2. karla.rocha s. teixeira 19/1/2010 às 10:59:48

    VC ESTÁ DE PARABÉNS!!!!!
    TUDO MUITO LINDO.
    VOU FAZER ESSAS DELICIAS
    ADOREI A DICAS…

  3. quantos brigadeiro da essa receita?

  4. Olá Jaqueline!
    Depende do tamanho que fizer. De 30 a 40.
    Beijos

  5. QUERO PARABENIZA-LOS POR ESTAS RECEITAS MA-RA-VI-LHO-SAS,EU COMECEI DA PRIMEIRA RECEITA E NAO CONSEGUI PARAR E CHEGUEI ATÉ A 84,AMEI TODAS POIS SEMPRE INVENTO ALGUMA RECEITA E ESTAS ME LEMBRAM MUITO A MINHA MAE,AQUELAS RECEITAS TIPO[RATTOTUYLI]QUE A GENTE VOLTA NO TEMPO.
    PARABENS MESMO EU TIREI RECEITAS QUE EU NEM LEMBRAVA MAIS QUE EXISTIA.
    CONTINUEM SEMPRE ASSIM
    BJSSSSS
    LENITA

  6. Olá Losana adoro sus receitas,gostaria de saber se essa receita de brigadero e do bejinho posso prepara no dia colocar na geladeira e fazer as bolinhas no dia seguinte.Beijos

  7. Olá Nivea!
    Pode.
    Dica: tão logo o doce desgrude da panela; retire do fogo.
    Se apurar demais, colocar na geladeira, no momento de enrolar, a massa estará muito dura.
    É ideal que docinhos sejam cremosos e não duros.
    Beijos

  8. Ha obrigada pela dica,que Deus te abencoi sempre beijao

  9. Olá Nivea!
    Não tem de quê.
    Que Deus abençoe a todos nós.
    Beijos

  10. Gisele Natal 4/5/2011 às 16:26:16

    Boa Tarde!!! Gostaria de saber prazo de validade e modo de conservação, pois tenho 500 doces para entregar, e tenho que ir fazendo e estocando pois sou sozinha para fazer os 500 doces, inclusive gostaria de saber se devo ir guardando na geladeira ou não. Obrigada!!! valeu pela receita.

  11. Olá Gisele!
    Já vendi muito brigadeiro; consegui sózinha fazer 500 docinhos variados em 1 dia. Fiz todas as massas pela manhã e enquanto esfriavam, abri todas forminhas e à tarde enrolei os docinhos. Considere validade 7 dias, mas duram mais. Pode acondicioná-los em caixas de papelão com tampa; pode colocá-los na parte mais baixa da geladeira.
    Beijos

  12. Gisele Natal 5/5/2011 às 12:01:07

    Nossa!!!Muito obrigada , pra mim foi uma super dica. Parabéns pelo site, adorei. =]

  13. Oi losana querida, você poderia me dar algumas receitas de brigadeiro branco, é que é uma delícia e eu não sei ao certo como fazê-lo. Beijos e que Deus continue te guiando.

  14. Olá Vera!
    Segue quatro receitinhas: 1 lata de leite condensado; 200 gramas de chocolate branco em barra; 1 colher rasa (de sopa) de manteiga e meio copo de leite. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.
    Segunda receita: 1 lata de leite condensado; 1 colher (de sopa) de margarina sem sal e 3 colheres (de sopa) de leite em pó.
    Terceira receita: 1 lata de leite condensado; 1 gema peneirada e meia colher (de sopa) de margarina sem sal. (Não raspe a peneira)
    Quarta receita: 1 lata de leite condensado; meia lata de creme de leite; 1 gema (peneirada) e meia colher (de sopa) de margarina sem sal.
    Modo de preparo igual para todas as receitas.
    Todos os docinhos passados em chocolate granulado branco.
    Beijos

  15. Simone Nascimento 9/7/2011 às 15:16:15

    Adorei as receitas. Estou procurando receitas boas de doces, bombons e trufas para eu mesma fazer para meu casamento, porém nunca acho prazo de validade e se pode congelar.

    Gostaria que me informassem por exemplo. beijinho e brigadeiro, podem sem congelados por qto tempo?

    Trufas creio q o prazo é so de 5 dias.
    Os bem casados depois de prontos duram qtos dias?

    Por gentileza se alguém puder me ajudar ficarei muito grata. Preciso dessas informações para ir adiantando as coisas caso contrario nao darei conta de fazer tudo.

    Obrigada :)

  16. Olá Simone!
    Infelizmente a maioria das receitas não fornecem dados de rendimento, prazos de validade, entre outros dados. Por isso, é importante que cada um teste o prazo de validade de suas receitas.
    Veja aqui no blog; muitas dicas nas seguintes categorias:
    - Bombons e trufas
    - Dicas e curiosidades.
    A validade das trufas depende muito de seus recheios. Validade dos bem casados é de 7 dias no máximo.
    Docinhos podem ser congelados individualmente e depois ensacados (retira-se o ar para que não se forme cristais de gelo) / por até 3 meses.
    Sempre recomendo que em qualquer receita, todas são melhores quando frescas e feitas o mais próximo possível de um evento especial.
    Poderá fazer os docinhos 7 dias antes sem precisar congelar colocando na geladeira em caixas de papelão ou plásticas fechadas.
    Beijos

  17. Oi Losana, vc tem receita de bicho de pé? Comi esse doce naa festa de aniversário da minha prima e dorei. Bjs continue com o sucesso de suas receitas.

  18. Olá Eliane!
    Tenho várias versões. Só preciso de tempo para providenciar o post.
    Beijos

  19. Olá Dayanna!
    Paaarabénssss pelo seu sucesso!
    Beijos

  20. Oi Losana! Vou comercializar docinhos, como posso fazer para que todos brigadeiros fiquem do mesmo tamanho? grata

  21. Olá Leila!
    Alguns docinhos até darão certo utilizando um boleador. Encontrado em lojas de produtos para cozinha como panelas, pratos, copos, etc.
    Outros docinhos; só marcando a quantidade de doce que sempre terá que pegar com colher.
    Beijos

  22. olá boa noite,tenetei fazer esa receita deixei 12 minutos no jogo td parecia bem mas depois de frios fui colocar nas forminhas e eles escarrapacharam!saberia me dizer o porque isso esta acontecendo!desde ja agradecida!

  23. Olá Milady!
    Não acertou o ponto. Pela sua descrição ficou pouco tempo “no fogo”. Não é fácil, como muitos acham, fazer o brigadeiro.
    O ponto de qualquer receita de brigadeiro é : depois que o brigadeiro engrossar, ( ainda no fogo) volta e meia você terá que tombar um pouco a panela para verificar se o doce está desgrudando do fundo da panela. Em alguns momentos você verificará que o doce escorre no fundo da panela mas não desgruda. Quando tombar um pouco a panela e o doce desgrudar totalmente; retire do fogo.
    Cuidado também para não passar do ponto; quando isso acontece, depois de frio o brigadeiro fica duro. Por isso que temos que estar dando, mais ou menos, três mexidas e tombando a panela para ver se o doce descola facilmente do fundo.
    Beijos

  24. ok fico mt agradecida pela resposta!só q se eu deixar os dois minutinhos a mais ele ja fica mt duro!me disseram q pode ser o chocolate q estou usando será?vc poderia me dizer qual o melhor chocolate?agradeço pela atenção!é dificil encontrar pessoas assim como vc q respondem nossas perguntas!mt obrigada!

  25. Olá Milady!
    Não só o chocolate, como principalmente, o leite condensado. Há umas marcas no comércio, de leite condensado, que são péssimas!!
    O brigadeiro pode ser feito com chocolate em pó com 50% de cacau ou chocolate ao leite em barra.
    Beijos

  26. gostei fico uma delicia

  27. lenisse nunes oliveira 3/12/2011 às 09:00:10

    Olá Lozana!
    Gostaria de saber se posso utilizar o xarope de glucose no brigadeiro que leva creme de leite além dos outros ingredientes e gostaria de saber se posso usar também no recheio de coco que leva leite condensado e manteiga na receita.
    bjs…

  28. Olá Lenisse!
    Não vejo necessidade. Ambas receitas tem como características a cremosidade, maciez e viscosidade.
    Beijos

  29. Olá Losana!! Preciso urgente de sua ajuda querida!! Você tem alguma receita de brigadeiro gourmet de cereja? Tenho dúvida quanto ao horário que devo colocar as cerejas. Devo colocar no início do preparo do brigadeiro ou depois de desprendido da panela? Devo colocar essência de cerejas ou posso colocar a calda? Quando colocar a calda ou a essência? O que vc sugere? Bjs.

  30. Olá Paula!
    A diferença se dá na qualidade dos ingredientes utilizados para se fazer o brigadeiro gourmet ou brigadeiro nobre como chamam alguns. A diferença deve-se a substituição do chocolate em pó pela barra de chocolate, a margarina por manteiga bem gorda e um granulado mais high tech (diferenciado/chique). Este conjunto, faz toda a diferença do mundo.
    Depois do brigadeiro pronto e quase frio, acrescenta-se metade de uma cereja. A cereja é toda envolvida pelo doce. Não é necessário colocar calda ou essência. A cereja já está impregnada pela calda.
    Beijos

  31. Losana, encontrei esta página por acaso e devo admitir que todos os elogios que vi até então são merecidos. Já faço algumas coisas para vender, mas como trabalho fora, culinária no momento não é minha fonte de renda, estou aproveitando no entanto para buscar mais conhecimento, inovar, diversificar e ficar pronta para quando, se Deus desejar, pedidos comecarem a surgir. Você está de parabéns pelo desprendimento de dividir seu conhecimento com todos. Aliás, fiz o pastel é ficou ótimo, e olha que so gastei 30minutos entre fazê-los e comê-los.

  32. ola losana o niver da minha filha e sabado dia 11 de fevereiro sera que eu posso começa a fazer os doces hoje .e lata de moça fiesta ,posso deixa-los fora da geladeira.bjss brigado

  33. Olá Jessica!
    Não recomendado. Muita antecedência provoca o ressecamento dos docinhos.
    Recomendado seria os doces caseiros que são muito mais saborosos e apreciados pela maioria das pessoas.
    Beijos

  34. amanda cristina 24/2/2012 às 14:07:36

    aproximadamente quantos doces rende???

  35. Olá Amanda!
    Costumo fazer de tamanho médio que é mais agradável ao paladar. Os pequeninos, só sentimos o granulado na boca e quase nada de doce.
    Os médios rendem aproximadamente 30 brigadeiros.
    Beijos

  36. Amei todas as receitas… Você está de parabéns..
    Bjos

  37. Gostaria de saber por quanto dias posso deixar os docinhos prontos, pois gostaria de adiantar uns três dias antes da festinha do meu sobrinho, e se precisa ficar dentro da geladeira ou pode deixar fora em vasilhas tampadas.Aguardo o retorno com urgência tá
    Bjos..

  38. Olá Adriana!
    Pode adiantar.
    Se estiver muito quente (clima) pode colocar em vasilhas tampadas na parte mais baixa da geladeira. Retire meia hora antes de servir.
    Parabéns para seu sobrinho!!
    Beijos

  39. Obrigada por me responder.
    Estou amando todas as receitas
    Bjos..

  40. regina de fatima luiz 31/3/2012 às 20:40:00

    Oi, faz diferença fazer brigadeiro com sal ou sem sal, qual o mais indicado ?
    obrigada !

  41. Olá Regina!
    Se estiver falando sobre a margarina; brigadeiro é doce, logo, utilize margarina sem sal.
    Beijos

  42. encontrei suas receitas e dicas por acaso
    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,
    beijo

  43. Losana,gostaria de saber se posso congelar brigadeiro de copinho e como fazer,beijos.

  44. Olá Adriana!
    Se o brigadeiro for sem creme de leite; não há problema.
    Já com creme de leite, não é aconselhável. O congelamento de creme de leite não é aconselhado, pois o frio intenso provoca alterações na textura, cor e consistência do produto.
    Veja aqui no blog,a publicação: Brigadeiro de colher. As receitas são com creme de leite mas você pode fazer sem o creme de leite. Faça o brigadeiro em ponto cremoso sem apurar muito no fogo.
    Beijos

  45. gisele macapa-ap 29/7/2012 às 21:14:34

    quantos docinhos posso fazer com uma lata de moça de beijinhos?

  46. Oi Losana, eu fiz o brigadeiro ontem e hoje ele já estava cristalizado. Tenho uma entrega de 4.000 brigadeiros e estou com medo de não entregar o brigadeiro cremoso. Tem algum ingrediente que desacelere o processo natural da cristalização?!

  47. Olá Alessandra!
    Nossa! Como fez o brigadeiro?? Comigo, nunca aconteceu isso. Utilizou produtos de qualidade?
    A escolha do leite condensado influencia significamente para um brigadeiro de qualidade.
    Há quem utiliza glucose ou cremor tártaro. Nunca utilizei.
    Beijos

  48. Oi Losana, Minha receita é assim.

    1 caixa de leite condensado italac (Não uso leite moça pois uma caixa aqui é aproximadamente R$4,50)

    1 gema de ovo
    1 colher de chá de margarina sem sal ( Ou de uso culinário)

    Mexo até desprender do fundo, unto uma travessa de vidro e despejo, espero esfriar e enrolo as bolas, as granulo e sirvo!

  49. Olá…

    Adorei o seu site, quero fazer os brigadeiros a festa do meu meu filho.
    Pretando fazer uns 500.
    Pelos cálculos uma medida dá mais ou menos 30, neste caso terei que usar 15 caixas de leite condesnsado nestlé, 15 colheres de margarina sem sal e 30 colheres aproximadamente de nescau para fazer a massa.
    É isso ai né?
    Fico no aguardo

    Bjos

  50. Olá Gisele!
    Não faço docinhos industrializados. Veja instruções do fabricante no rótulo da embalagem.
    Beijos

  51. Olá Alessandra!
    Como deve ter visto, não utilizo gema de ovo e utilizo o leite condensado da Nestlé.
    Quanto tempo você leva para enrolar 40 docinhos??
    Quando fazemos em grande quantidade, cobrimos todo o doce com papel filme e só os enrolamos o mais próximo possível da entrega.
    Beijos

  52. Olá Grasiela!
    É isso aí para docinhos pequenos.
    Docinhos muito pequenos não são agradáveis ao paladar porque há mais confeito do que doce. Faça docinhos de tamanho médio.
    Não utilize Nescau porque tem muito açúcar; utilize chocolate em pó.
    Não faça toda a massa de uma vez só porque fica difícil achar o ponto. No máximo faça de duas em duas caixas de leite condensado. A não ser que tenha panela enorme e prática em fazer grande quantidade de uma vez só.
    Beijos

  53. Adorei a dica, vou fazer por parte e usar chocolate em pó.

    Bjinhos

  54. Olá, querida vou fazer o aniversario da minha filha e quero fazer 600 docinhos pequenos, quantas latas de leite condensado vai pegar + ou -. Me der uma dica. Obrigada

  55. Losana, Boa Tarde!

    Tem alguma receita de brigadeiro econômica, com bom rendimento que possa me passar?

    bjs,

    Viviane

  56. Olá Adriana!
    Há tipos de docinhos que rendem mais que outros. O tamanho ideal dos docinhos é o médio, ou seja, não pequeno demais e nem grande demais.
    Exemplos: O brigadeiro rende menos que o Cajuzinho que vai em seus ingredientes o acréscimo de amendoim. O beijinho também rende mais pelo acréscimo de coco.
    Docinhos muito pequenos são desagradáveis ao paladar; quase não sentimos o doce e degustamos mais os confeitos.
    Quais docinhos pretende fazer?
    Beijos

  57. Olá Viviane!
    Essa já é uma receita econômica.
    Mais econômico que isso, o doce não terá qualidade.
    Beijos

  58. Oi Losana,
    Os docinhos médios q vc faz é o q coloca na forminha numero 5? tenho uma encomenda de 700 docinhos, e gostaria de saber se posso fazer tres dias antes, é minha primeira encomenda, estou um pouco apreensiva!!!

  59. Olá Vania!
    Pode fazer 3 dias antes. Sim, é a número 5.
    Beijos

  60. Roselaine cardoso 15/8/2012 às 11:52:28

    Amei as dicas!bj

  61. Boa noite, Losana!!!…Qro fazer brigadeiros tamanhos medios, farei esse tamos pq é mais saboroso do q os pequenos!!…Posso fazer as bolinhas com a medida da colher de sopa?Se n, como posso me basear no tamanho?Qual a forminha q uso, a de nº 5 é?….No aguardo da sua resposta!!

  62. Olá Katia!
    Forminha número 5. Utilizo a colher que aqui chamamos de chá. É um pouco maior que a colher de café.
    Beijos

  63. Olá Losana!
    Gostaria de saber como se faz um brigadeiro que comi em um aniversário ,pois estava espetada em um palito charmosinho com um lacinho na ponta mas era muito macio e mesmo assim não caia do palito, e minha sobrinha quer em seu aniversário e me pediu para fazer!!! agradeço se puder me ajudar!E também tenho outra dúvida ,quando faz o brigadeiro tem que guardar na geladeira, pois coloquei de um dia para o outro e ficou super duro!!

  64. Olá, Losana…alguns dos meus brigadeiros de chocolate ao leite, ficaram açucarados. Gostaria de saber por que, o que nao aconteceu com o branco! Preciso da sua ajuda, bj Ale

  65. Olá Silvana!
    O segredo do brigadeiro está no ponto correto. Quando passa do ponto, logo que esfria, o brigadeiro fica muito duro.
    Não conheço sua receita mas a minha é bem simples e a receita está aqui no blog. Já coloquei a massa do meu brigadeiro na geladeira e, fica firme mas não ficou duro. Se preferir, não precisa colocar na geladeira a massa do brigadeiro.
    Brigadeiro no palito é brigadeiro comum banhado em chocolate e depois passado em confeitos. Pode fazer brigadeiro preto, branco ou qualquer outro docinho de festa.
    Para o bolo ou brigadeiro não cair do palito, veja dicas também na publicação aqui do blog, : Cake Pops (Bolo no palito).
    Beijos

  66. Olá Alessandra!
    Fico admirada quando me relatam esse problema ou quando me falam que colocam outros ingredientes na massa.
    Não conheço sua receita e qualidade de ingredientes utilizados para melhor opinar.
    Meu brigadeiro é tão simples (receita aqui no blog) e nunca açucarou.
    Beijos

  67. Olá Losana, uso somente ingrediente Nestlé, leite condensado, chocolate ao leite e em pó todos da mesma marca! Qual o tempo ideal para enrrola-los, pq faço a massa a noite e só enrrolo os doces qdo retorno 24 hrs depois, aix isso ta me deixando preocupada, pois perdi a qualidade com esse problema!Bjo Ale

  68. Olá Alessandra!
    Também utilizo leite condensado da Nestlé. Utilizo chocolate em pó e não achocolatado. Depois da massa fria, já enrolo os brigadeiros. Na pressa, uma vez, já cheguei enrolar morninho.
    Beijos

  69. Boa tarde, Losana!!….Vou fazer brigadeiros gourmet pra vender!…Tipo, caixa com 8, sei q a forminha de papel é a de tamanho 4, mas como faço a medida das bolinhas?A colher de sopa ou outra?No aguardo!!Bjs. kátia.

  70. Olá Katia!
    Utilize colherinha de café mais ou menos cheia moldando até o formato desejado/aproximado da forminha a ser utilizada.
    Beijos

  71. A colher de café é maior q a de chá?Bjs.

  72. Olá Katia!
    Não.
    É a menor de todas.
    Beijos

  73. Losana, só mais uma coisa: os brigadeiros gourmet da brigaderia e Maria brigadeiro, sao grandes, na colher de café vai ficar pequeno, menor q o de festa!!!Sem contar q a forma 4 é grande!!!….Eu To perdida!!kkkkkk…..Bjs.:/

  74. Olá Katia!
    Utilize a colher de chá. É a próxima maior depois da de café. Não esqueça que com os confeitos utilizados, o doce ficará maior ainda.
    Veja o tamanho das colheres na foto da publicação visitando: http://www.gaveteiro.com/posts-sobre-culinaria/dicas-e-receitas-culinarias/medidas-na-cozinha/
    Beijos

  75. Bom dia, Losana!!….Me fala uma coisa, vc sabe algum “truque” pra acabar/espantar as formigas dos meus docinhos?kkkkkkkkkkk….To quase “louca” com elas!!:(((….Bjs.

  76. Olá Katia!
    Se fosse te contar todos os truques que existe você ficaria louca de vez.
    Primeiro, faça os docinhos e não deixe as formigas atacarem. Depois que elas tomam conta, não tem mais jeito.
    Há umas formigas miúdas que são uma praga e, nem mesmo com toda a higiene na cozinha, elas não dão trégua.
    Morei em uma casa em que essas formigas apareciam. Os únicos lugares que elas não subiam eram em cima do fogão ou da geladeira.
    Quando eu não apelava para o fogão ou geladeira, colocava os doces naqueles pratos para bolo com tampa ou caixas de isopor (são bem vedados).
    Beijos

  77. BOA NOITE LOSANA!
    FIZ O BRIGADEIRO E FICOU MEIO MOLE,NÃO DA PARA ENRROLAR,O QUE POSSO FAZER PARA CONSEGUIR ENRROLA-LOS? TEM COMO RECUPERA-LO?

  78. Olá Janete!
    Não chegou no ponto; volte o doce para a panela em fogo baixo.
    Como acertar o ponto: quando o doce engrossar, tombe um pouco a panela para que você verifique se o doce esta desgrudando/descolando naturalmente do fundo da panela. Digo desgrudando e não escorrendo. Se, não estiver desgrudando/descolando, continue mexendo mais um pouquinho ( 4 a 5 voltas com a colher de pau na panela) e torne a tombar a panela para olhar. Para o sucesso da receita, terá que fazer esse tombamento da panela seguidamente e tantas vezes quanto for necessário até notar que o doce está no ponto.
    Beijos

  79. OK LOSANA, MUINTO OBRIGADA, DEU TUDO CERTO

  80. Boa tarde Losana estou començando a fazer encomendas para festas, vamos supor que eu receba uma encomenda de mil docinhos eu posso ir adiantando, de um final de semana para entregar no outro e fazer o processo de congelamento,sendo que pelo que pesquisei ele fica com o mesmo gosto após descongelar, me de sua dica. obrigada pela atenção!

  81. Olá Ana Paula!
    Até pode.
    O cliente aceitaria doces que foram congelados?? Particularmente, perceberia a diferença.
    Alguns doces, dependendo de suas características, não podem ser congelados.
    Beijos

  82. Olá Losana, bom dia!, gostaria de saber para cobrir um bolo com pasta americana, são dois bolos o de cima com aro 27×5 e de baixo 35×6, quanto de pasta americana vai pegar neste bolo. e se fizer duplo cada um. por favor responda. bjs. lúcia maceió

  83. obrigadada losana, notei que principalmente o granulado do brigadeiro deixa de ser crocante, após o descongelamento. você tem como dar uma dica de como se organizar para uma entrega ou seja quantos dias posso fazer antes sem precisar congelar.

  84. Olá Lúcia!
    Também dependerá de como manuseará a pasta. Acredito que aproximadamente 2 kg de pasta.
    Veja um exemplo de bolo de andares de 30 cm, 20cm e 10 cm; é utilizado 2kg e meio de pasta.
    Beijos

  85. Olá Ana Paula!
    Sozinha, parando para o almoço, sem correria, consegue tranquilamente fazer 500 docinhos simples de festa em um dia. Faça as massas pela manhã e finalize a tarde.
    A validade padrão aproximada dos docinhos de festa simples é de 5 dias. Duram até mais que isso mas vão perdendo a qualidade.
    Ao comprar chocolate granulado, verifique se é de chocolate, se desmancham ao ser pressionados. Há imitação e não é agradável ao paladar.
    Beijos

  86. OBRIGADA Losana, fiquei satisfeita com sua resposta
    suas receitas são maravilhosas.

  87. As receitas soa delicioisas eu adorei.

  88. losana qual é o nome da caixa que devo compra para fazer entrega e a loja onde posso compra e qual é a melhor maneira de quarda os brigadeiros sem ser na geladeira obrigada

  89. Olá Joseane!
    Visite uma casa/loja de embalagens. Lá, você terá várias opções a sua escolha.
    Os docinhos poderão ser guardados em caixas de papelão próprias para doces (parecidas com caixas de pizza). As de doces são quadradas e retangulares.
    Beijos

  90. obrigada losana

  91. ADRIANA CÔRTES 20/11/2012 às 19:06:50

    Losana, boa tarde! Vou fazer brigadeiros para o aniversário da minha filha. Além do granulado tradicional quero passá-los naquelas bolinhas branco e pretas crocantes. Sabe me informar se essas bolinhas tem a durabilidade do granulado? Vou fazer tudo numa 5ª feira e a festa será no sábado. Muito obriagada, Adriana

  92. Olá Adriana!
    O chocolate granulado ( comum) na realidade é um confeito,ou seja, não é chocolate puro.
    Cereal Drageado Micro ao Leite/Branco Choco Power Ball tem a indicação do fabricante: Após aberta a embalagem, recomenda-se o consumo do produto em até 30 dias e que seja guardado bem fechado em local fresco e seco.
    No doce, não deixam de ficar crocantes tão rápido.
    Beijos

  93. ADRIANA CÔRTES 22/11/2012 às 22:54:32

    Muito obrigada pela informação!
    Um abraço,
    Adriana

  94. janaina indiara 22/11/2012 às 23:32:43

    adorei suas dicas fui numa aula de doces ea professora me ensinou colocar farinha de trigo na massa do brigadeiro,e falou que os doces poderiam ficar fora da geladira por 7dias dentro de uma caixa.estou confusa me ajude!

  95. Ola Losana,

    Comecei a pouco tempo a fazer brigadeiros para venda mas estou tendo dificuldade em acertar no ponto do brigadeiro branco (coco), quer o de coco, quer o basico para o bem casado. O que estou fazendo de errado, ja que o de chocolate sai sempre perfeito?

  96. Olá Janaina!
    Como pode uma professora, ensinar a falsificar/deturpar o nosso mais típico e famoso doce brasileiro???
    Brigadeiro com farinha de trigo deve ser um horror.
    Considere para os docinhos simples tradicionais de festa, uma validade de 5 dias (excelente). Até duram mais mas, com o tempo, vão ressecando e perdendo a qualidade.
    O ideal sempre será: quanto mais fresco melhor/sempre mais próximo ao dia do evento. Isso é válido para qualquer iguaria de festa.
    Beijos

  97. janaina indiara 24/11/2012 às 21:53:26

    olá losana obrigada pela dica!gostaria que os meus doces saisem todos do mesmo tamanho,por isso comprei umas formas de silicone mas não tá dando certo os doces tão grudando na forma por favor me ajude bjs!

  98. Oi Losana!!!!comecei a fazer brigadeiros para meu filho vender na escola, mas acho que estou meio perdida….uma lata de leite moça rende 16 brigadeiros, uso a forma numero quatro, mas eles estao bem grandes…..Estamos vendendo a um real, msm assim estamos tendo lucro, mas pelo que vi suas receitas rendem muito mais, o problema é que se mudar o tamanho as pessoas podem reclamar né????!!!!

  99. Olá Alexandra!
    Não conheço suas receitas, logo, não tenho como opinar. Talvez esteja errando em achar o ponto correto do doce.
    Beijos

  100. Olá Janaina!
    Que doces está tentando fazer nas formas?
    Beijos

  101. Olá Priscila!
    Realmente grandes.
    Sugiro aumentar o preço desse tamanho de brigadeiro (R$ 1,50) e, ao mesmo tempo oferecer, junto com os grandes, brigadeiros menores a R$ 1,00.
    Você estará dando opção de escolha para seu cliente. Não adianta ele reclamar.
    Ou seja, nas primeiras semanas, ofereça os dois tamanhos de brigadeiros.
    Sinta o que vai acontecer. Acredito que, com o tempo, deixará de vender os grandes.
    Poderá também fazer promoção dos brigadeiros menores. Exemplo: Leve 6 docinhos e pague 5.
    Não faça brigadeiros muito pequenos. Uma lata deverá dar aproximadamente 25 brigadeiros médios.
    Beijos

  102. Obrigada Querida!!!!

  103. leticia lourenço 12/12/2012 às 17:45:37

    adorei as receitas deu ate fome. Beijos feliz natal e um prospero ano novo

  104. geilza barboza 13/12/2012 às 16:38:34

    olá losana estou com uma duvida denho mil docinhos para fazer variados e quero ter a serteza que posso congela eles, ja prontos e enrolados Eu posso? não vai ter prplema nem hum.

  105. Olá Geilza!
    Não disse que doces.
    Depende.
    Não deve congelar docinhos caramelados. Você pode congelar os docinhos sem banhar, da mesma forma dos docinhos tradicionais e, depois banhá-los momento antes da festa.
    Beijos

  106. Olá Losana!
    Vou fazer vários cupcakes com cobertura e recheio de brigadeiro que leva creme de leite. Posso deixar o brigadeiro fora da geladeira de um dia para outro? QUanto tempo pode ficar fora da geladeira? Pois vou cobrir os cups no dia seguinte para serem entregues no outro. Não se coloca cupcake na geladeira, então quanto tempo tem de validade? Obrigada

  107. Olá Eliana!
    Brigadeiro já misturado com creme de leite requer refrigeração, principalmente se em sua cidade, o clima estiver muito quente.
    Uma alternativa é recheá-los e cobrí-los à noite quando a temperatura é mais fresca.
    Em geral um cupcake decorado/ validade aproximada 3 dias.
    Coberturas que também é preciso tomar um pouco mais de cuidado com a temperatura são o buttercream, o chantilly e o ganache, já que levam manteiga e creme de leite, respectivamente, sendo melhor manter em lugares bem frescos e, na última hipótese, colocar na geladeira quando estiverem decorando cupcakes.
    Cupcakes na geladeira, ficam duros. Se for necessário colocá-los na geladeira (aqueles que não são decorados com pasta americana); coloque-os na parte mais baixa da geladeira.
    Beijos

  108. Muito obrigada Losana,
    beijoss

  109. gostaria de saber quantas horas se deve deixar esfriar o brigadeiro para poder enrolar!

  110. Olá Priscila!
    Tão logo esfrie, já pode enrolar.
    Beijos

  111. Ola,
    To precisando de ajuda URGENTE! Li em varios sites q poderia congelar doces ja enrolados e passados nos confeitos. Fiz a massa dos docinhos. Coloquei alguns no freezer primeiro numa assadeira c film plastico, depois em plasticos de alimentos e tirei o ar. Qdo retirei do freezer melou.
    Estou c varias massas para enrolar. O aniversario e’ daqui a 9 dias. Congelo as massas e depois enrolo e passo no confeito ou deixo a massa coberta c film na geladeira???

    Me ajuda!

  112. Olá Debora!
    Veja aqui no site a publicação: Congelamento de Salgados e Doces
    Beijos

  113. Olá Lozana amo este site e obrigada por compartilahr!Amore quero saber se vc sabe como faz o docinho dois amores em formato de flor!!!É com o bico pitanga???Obrigada se puder me ajudar eu tenho uma encomenda pra dia 25 nesse formato!!!

  114. Olá Laodicéia!
    Experimentei em modelagem da massa. Trabalho que exige ponto correto do doce e paciência. Semelhante a trabalhos modelados feitos com pasta americana.
    Beijos

  115. Ola Losana, alguem me sabe dizer como fazer as caixinhas em papel para fazer a apresentacao dos brigadeiros? Estou falando das caixinhas individuais em papel de cores variadas, onde no meio se coloca o brigadeiro. Moro nos estados unidos e nao se encontra aqui nas lojas mas gostaria de fazer em casa se possivel. Nao sei se a maquina de scrapbooking “cricut” eh a maquina usada para o tal efeito ou nao. Qualquer ajuda eh agradecida!

  116. josiane chiari moreira 16/1/2013 às 20:41:08

    o´la losana posso fazer os brigadeiros antes e colocar em caixas de papelão em vez de colocar na geladeira obrigada

  117. Olá Josiane!
    Sim, pode acondicionar os brigadeiros em caixas de papelão próprias para doces.
    Beijos

  118. Camila Pompiani 24/1/2013 às 19:13:11

    Olá, gostaria de saber quantos brigadeiros grandes, para vender por unidade, faço com uma receita? Obrigada.

  119. Olá Camila!
    Brigadeiros muito grande, por serem macios e cremosos podem perder a forma.
    Sugiro que faça uma receita e analise.
    Beijos

  120. Camila Pompiani 28/1/2013 às 16:27:58

    Olá Losana, então qual receita vc me sugere? Obrigada

  121. Olá Camila!
    Quando respondi “Sugiro que faça uma receita e analise”, quis dizer para você testar fazendo uma receita de brigadeiro e moldando em tamanho grande.
    Geralmente faço brigadeiros em tamanho médio utilizando forminhas de papel número 5.
    Beijos