Ovos de Páscoa simples e bombons sem recheio: 30 dias embrulhados em papel chumbo.

Ovos trufados ou recheados: 7 dias embrulhados em papel chumbo.

A validade para ovos de Páscoa é de um mês a contar da abertura da embalagem da barra de chocolate. O ar oxida qualquer alimento fazendo com que perca sabor, aroma e qualidade. Os ovos de páscoa trufados ou recheados tem a validade de 7 dias a contar do dia em que o recheio é feito.

Pesquisas microscópicas mostram que uma trufa começa ser contaminada por micro-organismos no oitavo dia. Esses micro-organismos não alteram cor, aroma ou sabor mas podem levar pessoas a terem uma infecção intestinal muito séria podendo levar até a morte caso a imunidade esteja baixa.

Receita de Chocolates   Prazos de Validade

Devemos confeccionar o ovo recheado nos últimos dias antes da entrega e colocar etiqueta de validade. Os ovos sem recheio podem ser confeccionado até um mês antes, embalado totalmente e acondicionado em caixas de papelão que só foram utilizada para alimentos. Essas caixas deverão estar longe do chão e longe do teto pois, no chão poderão ser contaminados por formigas, umidade e mofo, e no teto, poderão derreter pois o ar quente é mais leve e fica sempre na parte de cima de um ambiente fechado.

A questão de manter o chocolate na geladeira é que, ele captura umidade, modifica a estrutura, sabor e aroma do chocolate. Chocolate não pode ser guardado na geladeira, até o tempo para resfriamento deve se observado, pois se ficar mais de 10 minutos ele transpira e se a forminha precisar de mais tempo para esbranquiçar para soltar o chocolate, é sinal de que a temperatura do derretimento ultrapassou 35 graus e foi inadequada.

Com relação ao coco: Utilize sempre coco seco (de pacote). Nunca utilize coco fresco; azeda facilmente. Há nos supermercados; coco em flocos (em pacotinhos).
Aqui no blog, na categoria Dicas e Curiosidades há várias publicações a respeito de tudo que é feito com chocolate.

Pirulitos decorados ou com aplicações: 15 dias embrulhados em papel celofane.

Bombons recheados: 15 dias embrulhados em papel chumbo.

Frutas frescas banhadas em chocolate: um dia.

Frutas desidratadas: 15 dias acondicionadas em latas bem fechadas.

Trufas diet: 5 dias guardadas em lata fechada.

Trufas com bebida alcoólica (o que ajuda na conservação): 15 dias

Florentinos: 15 dias guardados em latas fechadas.

Pirulitos de marshmallow: 15 dias, embrulhados em papel chumbo e celofane.

Crocantes: 30 dias guardados em latas bem fechadas.

Marzipã com cobertura de chocolate: 15 dias embalado em papel chumbo ou guardado em latas.

Bombons recheados com fondant: 4 meses.

Bombons recheados com algum tipo de bebida, após dez dias do preparo, ficará separada do fondant formando um recheio líquido.

Bombons trufados: validade varia de acordo com recheio utilizado. É importante que cada um teste os prazos de validade de suas receitas.

Bombons que levam leite condensado ( brigadeiro, doce de leite, etc): 2 meses.
Bombons com leite condensado (puro): 7 a 10 dias; depois, tendem a cristalizar. Quanto mais fresco, mais cremoso e melhor.

Bombons que levam coco: apenas 1 mês ( utilizar sempre coco de pacote (seco), nunca o fresco).

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
3.86 de 91 votos

Por - Veja mais receitas com:

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

197 comentários para “Chocolates – Prazos de Validade”

  1. Camile Freitas 14/6/2009 às 16:25:45

    Amei esse site, parabéns…

  2. Gostaria de receber receitas de bombons com validade e quantidade
    e base de preços

  3. gostaria de saber qual a validade do pudim de leite condensado conservado na geladeira

  4. Olá Neddy!
    Aqui, pudim não dura mais que dois dias.
    Por ser cozido, dura mais que cinco dias mas o pudim vai ressecando.
    Beijos

  5. Adorei ver esse site, pois era isso q precisavamos saber do prazo de validades
    gostaria de receber receitas de bombons i sua validade
    Grata
    bjus

  6. rosilene cristina 9/11/2010 às 16:51:23

    por favor me ajude,adorei suas receitas,na minha casa tem um coqueiro ,que me da muitos cocos ,como vendo bombom ultilizo muito coco,mais nao sei converter o coco fresco para seco me ajude por favor,toda vez que uso o fresco ele solta agua,ninguem consegue me ajudar.

  7. Olá Rosilene!
    A desidratação que algumas pessoas usam, é a desidratação solar, que utiliza fonte de energia limpa e renovável: a luz e calor do sol. Na desidratação solar os alimentos conservam seus nutrientes, desde que a exposição ao sol não ultrapasse o tempo de desidratação. Use sempre bases de vidro, pirex, porcelana ou cerâmica. Sempre separe bem as peças ou lâminas dos alimentos para permitir uma desidratação mais rápida e fácil. E, sempre coloque sobre o pirex que contém os alimentos um protetor de filó (preso com pragadores) para evitar contato com mãos sujas, insetos ou animais. Aliás, use um local limpo, arejado, ensolarado e longe do alcance de estranhos, crianças e animais.
    Para desidratar o coco: fatiar finamente e colocar no sol por uns 3 dias. Caso utilize forno para desidratar, o ideal é que seja em temperatura abaixo de 50 graus, pois acima de 60 oxida as gorduras.
    Este conceito dos 60 graus é genérico, servindo inclusive para os flocos.
    Uma dica é ligar o forno vazio no máximo, deixar ele aquecer até bem quente e desligá-lo. Colocar o pirex com as peças que serão desidratadas até que o forno esfrie. Repetir a operação até chegar no ponto ideal da desidratação.
    Espero ter ajudado.
    Beijos

  8. maria de fatima lima conconi 1/12/2010 às 13:26:42

    Adorei o site,que Deus te abençoe mil vezes mais pelo carinho
    bjusssssssss c/ bombons

  9. Olá Maria de Fatima!
    Grata
    Que Deus abençoe a todos nós.
    Beijos

  10. Fernando Sanches 8/12/2010 às 11:13:55

    Olá Losana. Como vai?

    Bem, estou pesquisando sobre validade de trufas e bombons recheados e tenho uma dúvida: Quanto tempo de validade tem um bombom com um recheio que vai creme de leite na sua composição? Quinze dias como os citados acima? Abraços.

  11. Olá Fernando!
    No máximo; com bebida alcoólica na receita.
    A maioria das receitas, não fornecem prazo de validade.
    Por isso é importante que cada um teste os prazos de validade de suas receitas.
    Abraços

  12. Olá Losana td bem ?

    gosto muito do site me ajuda bastante , parabéns !

    gostaria de saber : recheio de coco ( seco ) cozido com leite condensado
    para rechear bombons , ovos de pascoa qual a validade ?
    dura mais q 5 dias ?
    e cereja em calda mais de 5 dias na trufa ( com bebida alcolica ) ?

    tenho medo de ficar ruim sempre quando tenho encomendas
    coloco a validade de 3 dias só =[

    gostaria q fossem mais dias

    bjs e agradeço desde ja

    boas festas

  13. Olá Mila!
    Grata
    Aqui, em Dicas e curiosidades, há publicação intitulada: Chocolate – prazos de validade. Verifique!
    Beijos

  14. Losana estou querendo rechear um ovo com brigadeiro mole caseiro,utilizando leite condensado, margarina,chocolate em pó e “pinga (cachaça)”, gostaria de saber a validade fora da geladeira? grata desde já…

  15. Olá Daiany!
    A validade para ovos de páscoa é de um mês a contar da abertura da embalagem da barra de chocolate. O ar oxida qualquer alimento fazendo com que perca sabor, aroma e qualidade. Os ovos de páscoa trufados ou recheados tem a validade de 7 dias a contar do dia em que o recheio é feito. Pesquisas microscópicas mostram que uma truffa começa ser contaminada por microorganismos no oitavo dia. Esses microorganismos não alteram cor, aroma ou sabor mas podem levar pessoas a terem uma infecção intestinal muito séria podendo levar até a morte caso a imunidade esteja baixa.
    Existem produtos anti-mofo para aumentar a validade de bombons e truffas, mas se nos propomos a trabalhar com ovos caseiros e artesanais, não acho conveniente o uso desses aditivos. A qualidade e o carinho com que é feito o chocolate caseiro é que nos garante clientes fiéis. Devemos confeccionar o ovo recheado nos últimos dias antes da entrega e colocar etiqueta de validade. Os ovos sem recheio podem ser confeccionado até um mês antes, embalado totalmente e acondicionado em caixas de papelão que só foram utilizada para alimentos. Essas caixas deverão estar longe do chão e longe do teto pois, no chão poderão ser contaminados por formigas, umidade e mofo, e no teto, poderão derreter pois o ar quente é mais leve e fica sempre na parte de cima de um ambiente fechado.
    A questão de manter o chocolate na geladeira é que, ele captura umidade, modifica a estrutura, sabor e aroma do chocolate. Chocolate não pode ser guardado na geladeira, até o tempo para resfriamento deve se observado, pois se ficar mais de 10 minutos ele transpira e se a forminha precisar de mais tempo para esbranquiçar para soltar o chocolate, é sinal de que no a temperatura derretimento ultrapassou 35 graus e foi inadequada.
    Beijos

  16. Obrigada…

  17. Boa tarde gostaria de saber se posso utilizar somente a essência nas trufas ao invés de usar essência e licor,e qual a quantidade,como por exemplo nas trufas de laranja que pedem os dois.

  18. Olá Marcia!
    Entendo que o licor seria para o sabor e a essência para o aroma.
    Dependendo da receita seria aproximadamente 2 colheres de licor para 5 gotas de essência.
    Beijos

  19. OLA BOM DIA!! EU GOSTARIA DE SABER SOBRE OS OVOS DE PASCOA FEIRO EM CASA QUAL E VALIDADE E ONDE DEVO ARMAZENAR SE E NA GELADEIRA OU FORA O RECHEIO E DE MARACUJA E DE COCO FRESCO DESDE DE JA EU TE AGADEÇO

  20. Olá Suzeli!
    A validade para ovos de páscoa é de um mês a contar da abertura da embalagem da barra de chocolate. O ar oxida qualquer alimento fazendo com que perca sabor, aroma e qualidade. Os ovos de páscoa trufados ou recheados tem a validade de 7 dias a contar do dia em que o recheio é feito. Pesquisas microscópicas mostram que uma truffa começa ser contaminada por microorganismos no oitavo dia. Esses microorganismos não alteram cor, aroma ou sabor mas podem levar pessoas a terem uma infecção intestinal muito séria podendo levar até a morte caso a imunidade esteja baixa.
    Devemos confeccionar o ovo recheado nos últimos dias antes da entrega e colocar etiqueta de validade. Os ovos sem recheio podem ser confeccionado até um mês antes, embalado totalmente e acondicionado em caixas de papelão que só foram utilizada para alimentos. Essas caixas deverão estar longe do chão e longe do teto pois, no chão poderão ser contaminados por formigas, umidade e mofo, e no teto, poderão derreter pois o ar quente é mais leve e fica sempre na parte de cima de um ambiente fechado.
    A questão de manter o chocolate na geladeira é que, ele captura umidade, modifica a estrutura, sabor e aroma do chocolate. Chocolate não pode ser guardado na geladeira, até o tempo para resfriamento deve se observado, pois se ficar mais de 10 minutos ele transpira e se a forminha precisar de mais tempo para esbranquiçar para soltar o chocolate, é sinal de que a temperatura do derretimento ultrapassou 35 graus e foi inadequada.
    Com relação ao coco: Utilize sempre coco seco (de pacote). Nunca utilize coco fresco; azeda facilmente. Há nos supermercados; coco em flocos da Sococo (em pacotinhos).
    Aqui no blog, na categoria Dicas e Curiosidades há várias publicações a respeito de tudo que é feito com chocolate.
    Verifique publicação intitulada: Chocolates-Prazos de Validade
    Beijos

  21. Olá Losana!Boa noite!
    Parabéns pelo seu blog e tb pela atenção que vc dá aos seus visitantes!!!
    Preciso fazer ovos trufados,nos sabores maracujá, coco e limão, vc poderia me ajudar com receitas para estes sabores? No de maracujá, se eu usar o suco concentrado da fruta ao invés do fabricado, qual a validade? Desde já obrigada!!

  22. Olá Rosimar!
    Grata
    Não foi aprovado o uso da fruta in natura, por isso, é aconselhável o suco concentrado industrializado. Motivo: validade curtíssima.
    Veja aqui no blog publicação intitulada: Ovos de Páscoa Básico, Recheado e Trufados Caseiro. Neste post há trufa de maracujá e coco.
    Trufa de limão: meia xícara de chá de creme de leite fresco, 300 gramas de chocolate branco para cobertura, um quarto de xícara de chá de suco de limão e raspas da casca de um limão. Aqueça bem o creme de leite sem deixar ferver (retire do fogo) e acrescente o chocolate misturando bem até derreter e depois acrescente os demais ingredientes. Misture bem e deixe esfriar.
    Beijos

  23. Obrigada pelo retorno!! Bom final de semana!!!

  24. Olá Rosimar!
    Para vocês também um excelente final de semana.
    Beijos

  25. Gostei muito deste site, pois a validade e muito importante,
    Feliz Pascoa a
    todos
    Lazareno de Oliveira

  26. Gostaria de saber onde deve ficar o chocolate que ainda
    nao esta embalado mas que ja saiu da forminha/
    Desde ja agradeco e uma feliz Pascoa
    Lazareno de Oliveira

  27. Olá Lazareno!
    Antes de embalar os produtos, o chocolate deve secar de 6 a 8 horas (para mais dependendo do clima) sobre papel-manteiga em local fresco, livre de luz, calor, umidade, odores e insetos. Se colocar em caixas, não abafe. Cubra se possível com tecido de tule. Um tecido perfuradinho que permite ventilação e não permite entrada de formigas e outros insetos.
    Abraços

  28. onde encontramos formas de ovos de pascoa pq/gr e de corações em são paulo / Jd.Selma/Sto.Amaro

  29. Olá Beatriz!
    Em Santo Amaro não conheço. Veja http://www.chocoleste.com.br
    Beijos

  30. Boa noite, vou fazer uma mesa de chocolate, para o aniver da minha sobrinha, mais percebi que os chocolates são colocados diretamenta em vidros ou espelhos nas mesas, eles não são embrulhados, onde posso colocar ate o dia da festa!

  31. Olá Flávia!
    A mesa deverá ser decorada no dia.
    Fica tudo guardado em caixas de papelão para doces. Caixas encontradas em casas de embalagens
    Beijos

  32. obrigada!! bjss

  33. Losana tudo bem, por favor, poderia me dizer qual o segredo para que o bombom ou ovos fique com brilho depois de pronto? Geralmente o meu não fica com aquele brilho lindo. Detalhe, eu só trabalho com chocolate puro e não hidrog..
    Abraços Jô

  34. Olá Joana!
    O segredo está no “temperar” / dar choque térmico no chocolate.
    A temperagem garante a rápida solidificação do chocolate, o brilho de sua superfície e uma textura que derrete na boca.
    Mexa bastante o chocolate na fase de derretimento e resfriamento.
    Eu percebo diferença em derreter chocolate no micro-ondas e derreter na chama do fogão. Percebi que no micro-ondas o chocolate fica “grosso”/ diferente.
    Só derreto no fogão.
    Ao derreter o chocolate, evite as altas temperaturas. A água do banho-maria não pode ferver (começou formar bolhinhas, desligue a chama) e a tigela com chocolate não deve encostar na água. O chocolate derreterá com o calor do vapor d’água.
    Beijos

  35. Ok. vou me atentar para isso. Grata Beijos

  36. bom dia losana parabens pelo seu saite e maravilhoso,a minha duvida e a seguinte o meu irmao vai casar no dia 22de outubro e eu vou fazer os bombons vou fazer bombom de coco e trufa de maracuja que e aquela com recheio a base de chocolate branco e o suco concentrado de maracuja e o bombom de coco vai ser com recheio a base de leite conendensado e coco seco eu queria começar a fazer com uns 15dias de antecedecia eu gostaria de saber se depois de prontos dezinformados se posso conservalos na geladeira embalados em papel chumbo e se posso tiralos da geladeira um dia antes do casamento etambem vou fazer copinhos de chocolate com trufas de maracuja os copinhos ja foram prontos a 4 dias a tras e a trufa de maracuja eu vou fazer uns dias antes do casamento eu quero saber se posso tirar os copinhos da geladeira um dia antes para rechealos se depois eles não amolecem fora da geladeira ou se deo rechealos so no dia obs.eu guardei os copinhos na geladeira embalados se puder me ajudar eu te agradeço muito voc tem alguma receita feita com leite em po que pode ser colocado em copinhos de chocolate beijos..

  37. eu vou fazer todos os bombons com chocolate fracionado da harald top.

  38. Olá Vanessa!
    Chocolate não pode ser guardado na geladeira. O chocolate captura umidade, modifica a estrutura, sabor e aroma do chocolate. Até o tempo de resfriamento do chocolate na geladeira deve ser observado; ser rápido. Chocolate que fica na geladeira por muito tempo fica manchado/esbranquiçado dando aspecto de que está estragado.
    Chocolate só amolece/derrete quando o choque térmico/temperagem do chocolate não foi feito corretamente.
    Beijos

  39. Gostaria de saber qual a validade dos docinhos de leite em po.
    Uso leite em po, leite condensado, açucar refinado e leite de coco.

  40. Olá Karin!
    De cinco a sete dias.
    Mais tempo; perde a qualidade e ocasiona ressecamento.
    Beijos

  41. ola losana e a vanessa se novo tudo bem eu entendi a respeito que nao se pode guardar bombons na geladeira obrigado pela dica mas eu gostaria que me falasse a respeito dos recheios que eu te perguntei desde js te agradeço beijos

  42. Olá Vanessa!
    Qual foi a pergunta?? Recebo vários comentários de pessoas com o mesmo nome.
    Repita por favor a pergunta.
    Beijos

  43. Bom Dia Losana!Antes de tudo gostaria de agradecer a dica de outro dia sobre a cobertura do bolo,ficou excelente aumentei um pouco a receita e ficou perfeita,muito obrigada pela atençao!E outra duvida minha quanto tempo posso deixar armazenado bombons de frutas como, morango uva é que quero fazer pro natal e gostaria de fazer com antecendecia.Obrigada desde ja
    Gilmara.

  44. Olá Gilmara!
    Não tem de quê.
    Fiquei feliz com seu sucesso.
    Bombons ou trufas com frutas in natura é impossível fazê-los com antecedência. Validade de 1 dia.
    Veja aqui no blog, na categoria de Dicas e curiosidades, as seguintes publicações:
    - Chocolates – Prazos de Validade
    - Chocolate : Conservação e prazos de validade
    - Trufas e Dicas
    Beijos

  45. o que fazer para os bombons não derreter,tenho que conservar onde? moro no rio e áqui é muito quente.

  46. Olá Carmen!
    Acondicione-os em caixas de papelão próprias para doces em local fresco e arejado ou com ar condicionado.
    Bombons na geladeira quando voltam à temperatura ambiente; suam e ficam manchados. Logo; nada de geladeira.
    Outro motivo para bombons derreterem é quando ocorreu erro na temperagem / choque térmico.
    Beijos

  47. Olá novamente, Losana!

    Estou planejando fazer brigadeiros e beijinhos, e vc especificou leite condensado e leite condensado puro(menos validade). Você pode me explicar melhor o que seria isso? E qual a validade de brigadeiros a temperatura ambiente e congelados?, em ambos os casos já enrolados no granulado? Penso tb em faze-los com frutas secas. Obs: Feitos com chocolate em barra, não em pó.

  48. Qual seria a validade da cereja marrasquino?

  49. Olá Adriana!
    Para que melhor possa responder a você, preciso que me diga em que receita especifiquei isso.
    Beijos

  50. Olá Losana! Hoje faço bombons recheados com trufa (que contém bebida alcoolica) e o prazo de validade é de 10 dias. Está correto? Ou esse prazo é para a trufa pura, sem a casquinha do bombom?

    Se eu quiser rechear o bombom com brigadeiro + creme de leite (para evitar que acucare mais rapidamente), qual seria a validade por não conter o alcool?

    Obrigada desde já!!! beijosss

  51. Olá Karen!
    Não é uma regra fixa.
    Pesquisas microscópicas mostram que uma truffa começa ser contaminada por microorganismos no oitavo dia. Esses microorganismos não alteram cor, aroma ou sabor mas podem levar pessoas a terem uma infecção intestinal muito séria podendo levar até a morte caso a imunidade esteja baixa.
    Beijos

  52. Ué… mas em dicas vcs mencionam que a trufa com bebida alcoolica pode durar até 15 dias fora da geladeira. Isso é valido? Com bebida alcoolica. Entendo que a possivel contaminacao apos o oitavo dia seja para recheios com creme de leite que nao possuem bebida alcoolica. Estou certa? Beijosss

  53. Olá Karen!
    É valido; desde que cumprido as boas prática de higiene, manipulação e estocagem dos produtos. Isso se fatores externos não interferirem.
    Certa? Sim e não. Aqui também dependerá de fatores externos. Em lugares muito quente; as trufas poderão estragar antes desse tempo.
    Por isso, sempre recomendo que é muito importante que cada um teste o prazo de validade de seus produtos e anotem os dados como: data, nome do produto, validade, rendimento, etc.
    Eu, daqui, sem conhecer a pessoa, o método de trabalho de cada um, sem conhecer o local (cozinha) onde são manipuladas as receitas, não posso afirmar validade de produtos de terceiros. Eu disse que não há uma regra rígida. A validade de um produto depende de muitos fatores.
    Qualquer receita dá validade aproximada (isso quando dá). Agora, se a pessoa faz errado, manipula errado, etc., a validade cai. Uma trufa que poderia ter a validade de 15 dias; não vai durar 5 dias.
    Eu disse que não há uma regra rígida. A validade de um produto depende de muitos fatores.
    Beijos

  54. Olá Losana, sou eu novamente depois de muito tempo!

    É estranho os quinze dias, pq já testei umas trufas minhas e elas ainda estavam perfeitas em aroma, sabor, qualidade e tudo há aproximadamente 1 mês e 1 semana, ainda as estou testando para ver como reagem ao longo do tempo. Eu mesma as como e não passo mal nem nada.
    Apenas uma trufa feita com geléia que não durou mais que 20 dias, estava com gosto ligeiramente azedo no 26º dia.
    O resto, feito com gelatina, suco, dura tranquilo 1 mês.
    Quanto a cereja marrasquino, estava querendo saber a validade padrão dela e até quando essa validade na real pode se extender, pq vi muitos lugares colocarem 1 semana, outros 15 dias, mas já passou quase 25 dias e a cereja continua intacta no meu chocolate com frutas secas(nozes, damasco, amêndoas).

    Ah, Losana, gostaria de saber também, se vc conhece a técnica de marmorização de chocolate. Vi umas truas coloridas com detalhes dourados marmorizados e quero saer se vc saber explicar-nos como fazer.

    Bjos

  55. Fiz uma aula de chocolate industrial, que ensinava trufas que valiam até 5 meses, feitas com creme de leite vegetal e gordura vegetal. Essa não era caseira, segundo a professora, e a que muitos fabricantes famosos usam para poder extender os prazos.

  56. Olá Adriana!
    Lembra o que já te falei sobre pesquisa microscópica??. Na dúvida; você pode levar amostras para um labóratório de análise. Prazos, já fixados, de validade são aproximados e com pequena margem de erro. Regras/Normas existem para garantir (entre outras) nossa segurança. Quebrar Regras/Normas sempre envolve riscos. Ao ficar experimentando indefinidamente suas iguarias você corre o risco de ficar gravemente doente. Um produto contaminado quase sempre tem a aparência, cheiro e gosto normais. Por isso, muitas vezes ocorre casos de infecção intestinal graves e a pessoa diz : “Não comi nada estragado!!”.
    Com relação ao chocolate industrial; assim como muitos produtos industrializados possuem muitos aditivos, conservantes, estabilizantes… … …
    De qualquer forma, não esqueça que sendo uma prestadora de serviço, você tem toda a responsabilidade de garantir a qualidade de seus produtos e principalmente a segurança com a saúde de terceiros.
    Não corra riscos desnecessários.
    Sim; conheço a técnica.
    Beijos

  57. Oi Losana! Obrigada pela resposta!

    A receita que ela passou não levava nenhum tipo de estabilizante. Ela comentou que para lidar com esse tipo de produto, só empresas que estejam registradas e com o aval de um órgão que aprova o uso. Ela trabalhou por muitos e muitos anos em fábricas de chocolate e assessorava a parte de controle de validade, fazia testes com as receitas, assim como fazia criações de novas receitas para as empresas.
    A receita que ela passou, diz ela que passou por controles rígidos de qualidade, e inclusive testes em laboratório.
    Ela também comentou que ela é a única pessoa no Brasil que dá esse tipo de curso, voltado para a produção em larga escala. Pelo que pude comprovar até agora, quando fui trabalhar com o chocolate seguindo as orientações dela, todas realmente se mostraram verdadeiras.
    Mas vou me atentar para esse lado, e dar atenção redobrada para isso, pois é um tópico muito importante realmente, para quem lida com comida.
    Você pode escrever um artigo para nós, explicando como se faz as trufas e chocolates marmorizados? Ficaria muito grata. Pq de todas as tentativas, a maioria deixou a desejar, quero conhecer a técnica correta.
    Quero saber também, se vc sabe fazer bombons de licor, sem o fondant, o bombom com o licor puro mesmo, e como fazer para vedá-los de maneira apropriada. A maioria dos que eu fiz acaba vazando(fiz as casquinhas, preenchi com o licor, e fechei com moedinhas de chocolate e pincel.)

  58. Olá Adriana!
    Em curso sobre processamento industrial de fabricação de chocolate, um dos assuntos abordados foi os principais ingredientes e aditivos no processo de fabricação do chocolate.
    Anotei seu pedido.
    Beijos

  59. lenisse nunes oliveira 25/11/2011 às 08:54:13

    Oi Lozana!
    gostaria de saber a validade de um brigadeiro que tem alem do leite condensado, creme de leite, manteiga e chocolate em pó em sua composição.
    bejos…

  60. Olá Lenisse!
    O brigadeiro, por ser um doce cozido, até aguenta mais que 5 dias mas vai perdendo a qualidade.
    Agora no verão (dias quentes) coloque os doces na prateleira mais baixa da geladeira acondicionados em caixas próprias para doces. Retire uns quinze minutos antes de servir.
    Beijos

  61. lenisse nunes oliveira 25/11/2011 às 23:21:31

    oi lozana!
    então pode se considerar que a validade do brigadeiro feito a base de leite condensado,creme de leite,chocolate em pó e manteiga tem a duração de cinco dias mesmo em temperatura ambiente?
    estou perguntando porque estou colocando em pontos de venda.
    beijinhos…

  62. Olá Lenisse!
    É muito relativo. Podem estar em temperatura ambiente e, o ambiente estar muito quente.
    Já verificou em seus clientes como e onde os produtos serão armazenados?
    Para você perder essa insegurança; sugiro que faça um teste com seus produtos. Mais do seguir normas e regras aproximadas, é importante que cada um teste o prazo de validade de suas receitas anotando também outros dados como rendimento e outros.
    Eu fiz isso com um glacê que não acertaram fazer. Fiz o glacê e constatei que dava para trabalhar com bicos, ficou excelente e por dias eles ficou firme tanto dentro da geladeira quanto em ambiente quente.
    Beijos

  63. lenisse nunes oliveira 27/11/2011 às 18:23:53

    Olá Lozana!
    Já li uma receita de brigadeiro que leva meia colher de sopa de farinha de trigo além dos outros igredientes incluindo o creme de leite.Segundo o autor da receita, a farinha de trigo foi introduzida por causa da quantidade de creme de leite(uma caixinha 200ml).Você saberia me dizer qual foi a finalidade da farinha de trigo nessa receita? E gostaria de saber se você poderia me informar se essa farinha de trigo introduzida na receita irá interferir na validade do brigadeiro.
    beijos…

  64. Olá Lenisse!
    Em muitas receitas, a finalidade da farinha de trigo é para engrossar/ dar consistência à massa. Assim como o amido de milho (maisena).
    Não interfere na validade.
    Beijos

  65. Oi Lozana!
    gostaria de saber como faço para conservar bombons recheados sem o papel chumbo ,morro no interior da Bahia e não acho o papel chubo. Será que existe uma outra coisa para sbstituição para durar de 10 a 15 dias?

  66. Olá Carla!
    O papel chumbo (alumínio) é mais delicado; mas na falta substitua por papel alumínio comum desses que usamos na cozinha.
    Beijos

  67. Obrigada!!!!!!!

  68. oi gostaria de saber qual o praso de validade para pudim de leite condesado se me tirasse essa duvida ficaria muito grata obrigada !

  69. Olá Daniela!
    Dura mais que 5 dias mas vai perdendo a qualidade.
    Beijos

  70. obrigada pela atenção pois faço pudim de leite condesado para vender e não sabia a validade vc me tirou um peso grande das costa com essa imformação vou fazer mais tranquila pois geralmente os pudins que faço não duram na vitrine mais de dois dias há tenho mais uma duvida vc já fez pudim com bolo em camada , bolo embaixo e pudim em cima se vc ja fez gostaria de saber qual é a receita obrigada beijos losana .

  71. Olá Daniela!
    Há vários tipos de pudim. A maioria devem ficar em vitrines/balcões refrigerados.
    Veja aqui no blog: Bolo pudim.
    Beijos

  72. Olá Losana…adorei seu site.Vou preparar bombons diversos pro aniversário da minha filhota e vou fazer uma semana antes.Não tenho prática, então só gostaria de saber se preciso embrulhá-los com papel chumbo.tenho que colocá-los em isopor? gostaria de servi-los em forminhas na mesa de doces na hora da festa.Obrigado

  73. maria helena 7/1/2012 às 12:42:20

    Olá Losana, adorei seu site. Gostaria de saber o prazo de validade de bombons de chocolate recheados com copuaçu e cocada com coco fresco.
    Obrigada

  74. Boa tarde!!vou fazer pirulitos de chocolate e pirulito de bolacha maria ( com chocolate de colher como recheio) para o aniversário da minha filha. Depois que estiverem prontos, quanto tempo devo esperar secar para embrulhar em sacos de celofane? Quantos dias antes posso fazer e onde devo guardar até a hora da festa? obrigado.

  75. Olá Marcia!
    Poderá embrulhá-los em papel chumbo espetando-os em isopor ou colocar em forminhas de papel forradas.
    Como preferir.
    Parabéns para a princesinha!!!
    Beijos

  76. Olá Maria Helena!
    Não sei como fará seus bombons.
    Geralmente bombons ou trufas com frutas in natura a validade é de 1 dia.
    Coco fresco azeda facilmente; já a fruta de cupuaçu eu não conheço.
    Beijos

  77. Olá Marcia!
    Deixe-os secar no mínimo 6 horas.
    Pode guardar em caixas de papelão próprias para doces ou já instalados/ fixados em suportes decorativos para pirulitos.
    Quantos dias antes? Depende dos ingredientes utilizados no recheio.
    Beijos

  78. Losana, gostaria de agradecer pelas orientações e o carinho.Que Deus abençoe seu trabalho e que vc possa colher lindos frutos da doçura que está plantando.bjos

  79. Olá Marcia!
    Grata
    Não tem de quê.
    Eu que agradeço o carinho.
    Beijos

  80. Olá! Parabéns pelo site!
    Gostaria de esclarecimentos sobre o prazo de validade dos ovos de Páscoa! Para os ovos trufados, o prazo é de 7 dias, certo?
    E para ovos com recheio do tipo brigadeiro, prestígio, sonho de valsa, que levam leite condensado, creme de leite, o prazo seria o mesmo?
    E sobre recheios, trufados ou não, para ovos diet? A única solução seria diminuir o prazo pra 5 dias mesmo, ou você me sugere usar algum produto que ajude na conservação, exceto mel e licores, que não podem ser consumidos por diabéticos?
    Muito obrigada pela atenção!
    Sucesso, Deus abençoe!

  81. Olá Roberta!
    Respondendo à sua primeira pergunta:
    -Sim e não. Qualquer alimento pode estragar antes do prazo de validade, dependendo das condições de armazenamento. Não se fixe em dados preestabelecido; são só dados aproximados pois fatores externos podem reduzir esses prazos. Fatores que contribuem para isto são a exposição à luz, umidade e altas temperaturas. É importante que cada um teste o prazo de validade de suas receitas caseiras.
    Existem produtos anti-mofo para aumentar a validade de bombons e trufas, mas se nos propomos a trabalhar com produtos caseiros e artesanais, não acho conveniente a utilização desses aditivos. A qualidade e o carinho com que é feito o chocolate caseiro é que nos garante clientes fiéis.
    Beijos

  82. Boa NOite Losana,
    Parabens pelo site e pela iniciativa em dividir seus conhecimentos!
    Pretendo fazer copinhos de chocolate para festa de 15 anos da minha filha e mais proximo da data, recheá-los. COmprei forminha daqueles copinho de licor. Vi que posso fazer os copinhos com um pouco de antecedencia e armazená-los, visto que eles serão de chocolate puro. MInha duvida é: ao colocá-los na caixa de papelão para doces, posso colocar o papel manteiga e fazer uma “segunda camada” de copinhos? Ou seja: papel manteiga, copinhos, papel manteiga, copinhos… ou devo colocar somente 1 camada dos copinhos?? Devo embrulhar os copinhos no papel chumbo e retirar quando for rechear ou não ha necessidade?
    Obrigada e desculpa tantas perguntas rss
    Abraços
    Alessandra

  83. Olá Alessandra!
    Vamos por partes: entendi que os copinhos serão de chocolate puro, ou seja, moldará os copinhos, desenformará e armazenará. Correto??
    Pode fazer camadas dos copinhos já desenformados. Lógico que com cuidado para não danificá-los.
    Não há necessidade de embrulhar antes. Conserve-os em local fresco, arejado e sem umidade.
    Beijos

  84. Oi Losana, isso mesmo. Eles serão de chocolate puro, moldados e colocarei “recheio” na vespera. Obrigada pela rapida resposta… agora mãos a obra!! rsss
    Abç

  85. Boa Tarde,Losana!Parabéns pelo site,que DEUS abençõe cada vez mais seu trabalho.Tenho uma encomenda grande de bombons recheados de brigadeiro,olho de sogra,creme de maracujá e prestígio(Com fondant no recheio)p/15/02 e também de pão de mel com recheios de brigadeiro, beijinho e olho de sogra,todos como base leite condensado no recheio.Vou fazer tbém pirulitos de bolacha recheados de brigadeiro e beijinho e os cones de biscoito recheados de brigadeiro e doce de leite.Como viu é muita coisa.Como só tenho tempo a noite,pois trabalho fora o dia todo,gostaria de uma dica de como organizar p/começar fazê-los desde já?Muito obrigada!!!

  86. Olá Patricia!
    Realmente é muita coisa; encomenda grande para quem não dispõe de tempo.
    Uma alternativa é pedir para alguém te ajudar.
    Uma das coisas muito importante que devemos anotar numa agenda, por exemplo, é o tempo que levamos para fazer um bolo ou uma certa quantidade de biscoitos, ou de bombons,…Quando temos noção de tempo; fica mais fácil visualizar em uma encomenda, o tempo que será necessário para que tudo esteja pronto. Quanto tempo você leva para fazer 50 bombons??
    Organizando: pique todo o chocolate e coloque em saquinho plástico (próprio para alimentos). Adiante os doces que puder fazer com antecedência, deixando-os em pratos, separados por sabores e ensacados na geladeira. Retire com antecedência da geladeira para que fiquem em temperatura ambiente antes de utilizá-los. O pirulito deve ser montado próximo à entrega para que o biscoito não perca a crocância. Os cones se forem banhados de chocolate por dentro e por fora; também poderão ser preparados com antecedência deixando-os depois embalados em sacos plásticos. Banhar com chocolate já frio.
    Tenha a certeza que se pudesse; iria aí te ajudar.
    Beijos

  87. Oi,Losana.Obrigada pela atenção.Que pena heim q estamos tão longe,seria um prazer poder receber sua ajuda.Posso fazer recheios e guardá-los na geladeira?Não sabia?Uma outra coisa q está me atrapalhando muito é esse calorzão q está.Os chocolates q já preparei estão amolecendo.Vc pode me passar alguma dica de como armazená-los,para q conservem melhor sem amolecerem,já q não podem ir na geladeira.
    Desde já agradeço e fique com DEUS!!!!Que DEUS abençõe cada vez mais seu trabalho.
    Bjoss

  88. Olá Patricia!
    O ideal seria ambiente com ar condicionado.
    Chocolate só derrete se não foi dado o choque térmico corretamente.
    Ambientes quentes amolecem produtos feitos à base de chocolate. Conserve-os em local fresco e arejado protegidos de insetos e formigas.
    Beijos

  89. Ok!Muito Obrigada!!!
    Bjosssss

  90. Olá Losana, tenho algumas dúvidas.
    1° Para quê se usa mel em algumas receitas?
    2º para as frutas como morango, uva, a validade é apenas 1 dia, ou posso falar de 1 à 2 dias? se estiver bem conservado (longe da luz, calor…).
    3º posso colocar nas trufas de maracujá a própria polpa do maracujá que já vem com a semente, ou apenas maguary?
    4º se pode apenas o suco industrializado, tem alguma forma de encontrar sementes de maracujá?
    5º Você mencionou no dia 21/01 para Elisabeth dias de souza sobre a receita de uma cocadinha em forma de doce, por acaso conseguiu essa receita? Pois também tenho muito interesse.
    Obrigada, beijosss e parabéns pelo ótimo trabalho.

  91. Boa tarde!E um prazer enorme encontrar alguém com tanta boa vontade, gostaria de saber se vc tem alguma dica para acabar com aquelas minuscula formigas ?.Faço td de acordo com tds os procedimentos de higiêne e consevação porém, está sempre aparecendo algumas .Desde já agradeço

  92. Olá Natália!
    1 – Característica de algumas receitas como é o caso de pão de mel.
    2 – É validade padrão; também acho curta; por isso, é bom que cada um teste o prazo de validade de suas receitas.
    3 – Pode.
    4 – Sementes com a fruta.
    5 – Em que receita mencionei??
    Grata
    Beijos

  93. Olá Ivonete!
    Há quem diga que passando detergente (de cozinha transparente) por todo o caminho por onde transitam; funciona. Nos orifícios/buraquinhos (de paredes/rodapés); injetar água e detergente na proporção 1/1. Ou utilizar inseticida próprio.
    Beijos

  94. Ela te perguntou no dia 21/1/2012 às 04:11:01 e você respondeu dia 23/01.
    Receita “Trufas e dicas”
    Muitíssimo obrigada.

  95. Olá Natália!
    Achei muitas mas nenhuma como ela descreveu.
    Beijos

  96. Oi, amei o blog, parabéns. Tenho interesse em rechear uma trufa com geléia, mas tenho uma dúvida, conheço uma receita que vai morango picado e açucar e depois cozinho esses ingredientes (geléia caseira) qual é a validade dessa geléia? já que não tem conservantes.
    obrigada.

  97. Olá Goreti!
    Geleias caseiras, quando bem feitas e bem acondicionadas, duram aproximadamente de 6 a 8 meses.
    Eu prefiro consumí-la em no máximo 1 mês.
    Beijos

  98. GOSTARIA DE RECEBER RECEITAS DE RECHEIOS DE BOMBONS PQ ME SUSTENTO ATRAVES DOS BOMBONS QUE VENDO!!! MUITO OBRIGADO E QUE DEUS A ABENÇÕE!! DÉBORA.

  99. Boa noite Losana, gostaria de saber a validade para alimentos em calda, que serão usados em ovos de páscoa, por exemplo: cereja (sem licor), pêssego (aquele de latinha) e também Marshmallow que vai açúcar,suco de maracujá, gelatina e 1 clara batida em neve, estou com receio da clara de ovo, grata.

  100. Olá Goreti!
    A validade para alimentos industrializados em calda é dado pelo fabricante.
    Prazos de validade são sempre aproximados. O ideal seria que você testasse o prazo de validade de suas receitas.
    Licores e outras bebidas ajudam a prolongar um pouco a validade da fruta (cereja), bombons e trufas.
    Seu receio em relação à clara tem fundamento para ovo de Páscoa. Não saberá, por exemplo, quanto tempo o cliente vai demorar para consumir o produto.
    Beijos

  101. hmmm, obrigada, por acaso você tem receita de Marshmallow que não vá ovo em sua composição? grata.

  102. Olá Goreti!
    Veja aqui no blog, na categoria de Glacês e coberturas, a publicação:
    - Cobertura de marshmallow sem claras
    Beijos

  103. Olá Losana,gostaria que enviasse no meu e-mail, como fazer para deixar a fatia de côco fresco enroladinho como caracol,pois queria muito aprender e procurei por toda internet e não achei,queria saber passo a passo, desde já obrigao.bjs.

  104. Olá Lourdes!
    Para qual finalidade?? Preciso saber se o que tenho aqui é o que você quer.
    Beijos

  105. Olá Losana, todo ano faço chocolates para um bazar beneficente. Sempre uso o papel chumbo. Este ano estou fazendo chocolates com detalhes em chocolate branco e etc, gostaria que ficasse visível, posso embrulhar em filme plástico para depois colocar em caixas transparentes e finalizar com laços? Obrigada e parabéns pelo site. Adorei a dicas.

  106. Olá Sandra!
    O recomendado é o papel-chumbo, que protege o ovo dos odores, umidade e luz, evitando assim a perda do sabor e aroma.
    Dependendo da decoração; cores desbotam com a luz.
    Isso não impede que faça a experiência.
    Beijos

  107. Olá, gostaria de saber a validade do ovo prestígio feito com fondant, coco seco, leite condensado e ácido cítrico. Você tem alguma receita que dura 1 mês?

  108. Olá Bárbara!
    Validade aproximada de 7 dias; tanto o fondant, quanto o ácido cítrico tem conservantes. Não.
    Beijos

  109. Lauriana Silva dos Reis 11/3/2012 às 15:56:32

    obrigada pela dica da validade,gostei muito,adoro culinaria e agora os chocolates estão me conquistando,aumentando ainda mais meu gosto pela culinaria.obrigada

  110. Vcs estão de parabéns, que cosia maravilhosa poder ter essas informações tão importantes. Muito agradecida e parabéns!

  111. Olá Debora!
    Grata
    Veja também aqui no blog na categoria de Dicas e curiosidades, as publicações:
    - Chocolates – Prazos de validade
    - Chocolate: Conservação e prazos de validade
    - Chocolate – Resfriamento/ Choque térmico
    - O sucesso do trabalho com chocolate
    - Chocolate não é sorvete.
    - Chocolate e saúde
    - O que deu errado com meu chocolate?
    Beijos

  112. olá,mimha duvida é qual a melhor de derretimento do chocolate para que não perca sua qualidade no banho maria ou no microondas eu prefiro no microondas pois é mais prático ele não fica muito quente derrete bem , assim que tiro do micrroondas mexo bem e ao invés de jogar no marmore coloco a vasilha dentro de uma outra com agua gelada isso tambem pode se considerar choque termico?fiz um curso há algum tempo e a dica era deixar chocolate 3 dias na geladeira dentro de saquinhos bem fechados após retirar pode embalar ,acho isso meio estranho!

  113. Olá Vanessa!
    Choque térmico em água gelada também é válido.
    Micro-ondas é rápido e prático mas também é muito fácil numa “bobeada” queimar o chocolate; chocolate sofrer alta temperatura.
    Não deixe de ver aqui no blog, a publicação: Chocolate não é sorvete.
    Sobre a dica do seu curso; realmente muito estranho…faltou detalhes.
    Beijos

  114. Gostaria de saber a validade das tarteletes com recheio, ou só a massa, se da para congelar… ???

  115. Olá Herica!
    Como prazos de validade são aproximados e depende de como os recheará e conservará o produto; sugiro que teste a validade de seus produtos.
    Congelamento: evite se possível.
    Salgados: o congelamento reforça e acentua sabores.
    Beijos

  116. Boa noite,gostei muito desse blog,moro na italia e aqui nao acho ninguen para fazer os docinhos para a comunhao de minha filha,quero tentar fazer eu mesma uns bombons de chocolate,com quanto tempo de antecedencia posso fazer,como devo conservar-los? Agradeco desde ja……!

  117. Olá Cristina!
    Antecedência dependerá de recheios utilizados nos bombons.
    Conserve-os em caixas próprias para doces facilmente encontradas em casas de embalagens.
    Visite nossa categoria de Bombons e trufas.
    Beijos

  118. Oi Losana….fiz doces para o aniversário da minha filha e todos adoraram o resultado. Gostaria de começar a vender e estou em dúvida quanto aos valores.Estava colocando a 120,00 os bombons recheados, 135,00 os trufados e 150,00 os de noses.para os docinhos comuns, seria 80,00.vc pode me ajudar?

  119. AMEI AS TUA DICAS. SAIBA QUE PESQUISEI QUASE TODAS AS DICAS SOBRE CHOCOLATE E INGRESSEI NESTE RAMO PARA FAZER OVOS DE PÁSCOA E GRAÇAS A DEUS TENHO VÁRIAS ENCOMENDAS FORA AS QUE JÁ ENTREGUEI.OBRIGADA POR TUDO E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE….
    ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO MEU EMAIL PARA EU CONTAR AS NOVIDADES.
    BEIJOS MIL E FIQUE COM DEUS….

  120. Olá Marcia!
    Valores variam muito de região para região. Não tem jeito, terá que pesquisar em sua cidade, como estão comercializando os doces aí.
    Beijos

  121. Oi Losana, gostaria de saber a validade de trufas com esses recheios Prestigio, brigadeiro, sensação, mousse de maracujá, mousse de limão e Danete Branco, danete Preto e Napolitano. Agradeço desde ja.

  122. Olá Divanilza!
    Fiquei feliz em saber de seu sucesso.
    Que Deus abençoe a todos nós.
    Beijos

  123. Olá Kelly!
    Prazos de validade são aproximados e alguns produtos (os mais tradicionais) apresentam prazos e, outros não.
    Não existe uma tabela padrão (completíssima), que apresente prazos de validade de todos os produtos à base de chocolate.
    Por isso, é importante que cada um teste o prazo de validade de (suas receitas) de seus produtos.
    Beijos

  124. Parabéns pelas informaçôes, pois me ajudou bastante a tirar dúvidas, assim, fiquei mais seguro do que estou fazendo.

    Obrigado.

  125. obrigada por ter me esclarecido varias duvidas sobre os prazos de validade,agora estou mais tranquila com o que estou fazendo. Muito obrigado fique com Deus bjs

  126. Adorei o site, tenho uma duvida: este ano diferente do ano passado tenho muitos pedidos de ovos trufados e trabalho sozinha gostaria de saber o que é melhor para conservar os recheios já que eu tenho que fazer logo senão não vou dar conta, obrigada desde já, fico no aguardo o mais breve.

  127. Olá Cristiane!
    Como você deve ter visto nessa publicação o prazo de validade (padrão) aproximado é de 7 dias para ovos trufados.
    Sendo caseiro; não utilizamos aditivos (conservantes, estabilizantes,…), o que nos garante clientes fiéis.
    Sugiro que teste o prazo de validade de suas receitas e anote todos os dados dessa sua experiência.
    Beijos

  128. Gostaria de parabenizar pelo post. Muito útil e tirou todas as dúvidas que ainda persistiam. Produzo ovos trufados e esse é o meu segundo ano. Estava com dúvidas quanto a questão da geladeira pois notei ano passado que quando tirava da forma ela transpirava e tive o maior trabalho em enxugar uma por uma com guardanapo antes de embalar pois fiquei com medo que aquela umidade trouxesse algum problema. Obrigado e meu parabéns.

  129. Olá Losana,
    Adorei seu site estou começando a fazer ovos de pascoa para vender esse anos e suas dicas tem me ajudado bastante.
    E embora tenha feito vários cursos e pesquisado muito sobre o assunto, na hora da pratica acontecem coisas que não encontrei respostas. Fui fazer um recheio de trufa branca e a gordura do chocolate se separou totalmente acabei colocando o gel de morango (para a trufa sensação), porém acredito que vou perder o recheio, pois por cima está todo um óleo. você saberia me explicar porque isso aconteceu? Será que foi porque aqueci o chocolate junto com o creme de leite? há alguma maneira de consertar esse recheio? Obrigada. Bjus

  130. Lidiane Cristina 1/4/2012 às 20:59:23

    Ola, adorei o site, gostaria de saber como faço a pesagem do chocolate, tipo tenho encomenda de um ovo de 1 kg trufado, quanto uso de chocolate e quanto de recheio, pretendo colocar bombons dentro obrigado

  131. Olá Priscila !
    Perdeu o recheio.
    O creme de leite deve ser aquecido e não fervido para depois acrescentar o chocolate para que esse se derreta.
    Fez a temperagem correta do chocolate?? Quando derretemos o chocolate (40/45 graus); os cristais de gorduram se separam. É na temperagem/choque térmico (28/29 graus) que os cristais irão se unir novamente.
    Utilize termômetro culinário quando houver dificuldade nesses processos.
    Beijos

  132. Olá Losana! Muito obrigada pela atenção. Ainda mais nessas horas em quem não temos com quem tirar as duvidas. Para a moldagem dos ovos eu utilizo o termometro para fazer a temperagem. Para fazer a trufa a temperagem tambem deve ser feita? Depois tentei fazer novamente o recheio dessa vez aqueci o chocolate e misturei o creme de leite frio e aconteceu a mesma coisa. Será que o problema e com o chocolate? Obrigada Bjus.

  133. Olá Priscila!
    O termômetro é usado para verificar a temperatura ideal do chocolate (nobre) ao derreter e ao fazer o choque térmico
    Que chocolate está usando??????
    O chocolate branco não é chocolate e sim um doce.
    Veja aqui no blog: Que Tipo de Chocolate devo Utilizar?
    Beijos

  134. Lidiane Cristina 2/4/2012 às 15:53:28

    Socorro amiga, estou perdida, esta e a primeira vez que fço ovos de pascoa, e eles estao derretendo quando vou desenformar=-( estou em panico, o chocolate que estou usando é Garoto Blend,me ajude por favor, eu nao sei direito fazer o tal do choque termico

  135. Lidiane Cristina 2/4/2012 às 15:54:37

    Temperágem e choque termico é a mesma coisa?

  136. Olá Lidiane!
    Veja aqui no blog, na categoria de Dicas e curiosidades, a publicação: Chocolate não é sorvete.
    Sim; é a mesma coisa.
    Beijos

  137. Reimiram Souza de Macedo 3/4/2012 às 20:12:16

    Olá, LOSANA, Gostamos tanto das suas informaçôes, que estou aquí novamente, dessa vez,para ti pedir-lhe, que nos tire essa dúvida: As TRUFAS ou OVOS TRUFADOS, podem ser conservados durante a sua Validade de 7 dias é, dentro ou fora da Geladeira? Disculpe, mas eu, e a minha esposa, estamos com essa Dúvida.
    Sem mais
    Obrigado, ficamos no Aguardo!

    REIMIRAM

  138. Olá Reimiram!
    Prazos de validade (padrão) são aproximados. Também; muito depende do recheio utilizado.
    Chocolates caseiros, por não terem aditivos (conservantes, estabilizantes,…) devem ser feitos o mais próximo possível do dia da entrega para o cliente (se for o caso).
    Muitas pessoas esquecem desse detalhe; não contam com a validade a ser dada para o cliente.
    O chocolate não combina com freezer e geladeira. Comprovado que o chocolate captura umidade, modifica estrutura, sabor e aroma do chocolate.
    Abraços

  139. LOSANA, muito obrigado, e tenha um bom dia!

    REIMIRAM

  140. Olá!
    Gostaria de saber se o recheio de maracujá é feito com sementes?
    Beijos.

  141. Olá Kátia!
    Depende do recheio e da finalidade.
    Beijos

  142. Olá! Gostei do site. Eu comecei a fazer ovos de páscoa para família há 2 anos, mas desta vez não consegui a temperagem e meus ovos ficaram derretendo. Mas pior que isso foi perceber que alguns bombons recheados com brigadeiro, depois de 1 semana passaram a embolorar, qual seria o motivo do bolor?? E onde posso encontrar esses termômetros para que eu possa acertar na temperagem.? Agradeço desde já informações.

  143. Olá Liane!
    Muitos fatores podem ter contribuído para o desastre dos bombons (manuseio, acondicionamento, temperatura, higiene, produtos utilizados,… …)
    Aqui onde resido encontro termômetro em casas de produtos culinários para confeitaria.
    Poderá adquirir também pela internet.
    Beijos

  144. Bom dia. Tenho uma festa no sábado e durante a semana não tenho como preparar os doces, logo tenho que faze-los uma semana antes. Os bombons de chocolate(chocolate ao leite moldado em forminhas) e trufas de brigadeiro, beijinho e limão podem durar uma semana prontos? Obrigada. Seu site é maravilhoso!!

  145. Olá Amanda!
    Muito antecipado para trufas.
    Beijos

  146. oii boa noite. eu vi num video a mulher fazendo trufa recheada e eu queria saber o nome do papelzinho que ela coloca no meio , no video a moça coloca o chocolate deretido na forma mais so um pouco depois ela coloca um papel em cima do chocolate e outra forma em cima dele e aperta para espalhar o chocolate e coloca na geladeira por 30 min. depois ela tira e coloca o recheio , queria muito saber o nome do papel que ela coloca no meio ? Obrigada.

  147. Olá Liliane!
    Não é papelzinho e sim folha de silicone. Ela está usando fôrma apropriada – fôma BWB (Fôrma com folha de silicone).
    Fôrma perfeita para facilitar o trabalho com chocolate.
    Garante um acabamento liso na parte de dentro e de fora mantendo sempre o mesmo peso dispensa ficar virando ou passando camadas de chocolate.
    São duas formas de PVC com uma folha de silicone entre elas, o que permite que você faça o chocolate sem ter que colocar diversas camadas.
    Basta você colocar chocolate uma vez, levar à geladeira e pronto! Está terminado, brilhante e bem acabado.
    Vale a pena investir nessas fôrmas.
    Beijos

  148. Bom dia.gostaria de saber qtos quilos de bolo faço para um casamento com 150 pessoas.obrigada

  149. Olá Mira!
    Padrão = 100 gramas de bolo por pessoa = 15 kg de bolo para 150 pessoas.
    Beijos

  150. oi,gostaria de saber qual a validade de uma trufa(aquelas que faz nas forminhas de silicone)eu faço o recheio com leite condensado,margarina e côco de pacote e apuro na panela.fui oferecer num comercio e o dono reclamou quando eu disse que tinha validade de 7 dias,que outro vendedor tinha oferecido umas com validade de 1 mês,por que tinha conservante .será que tem algum conservante que eu possa colocar.obrigada

  151. e tem outra trufa de maracujá q eu faço o recheio com chocolate branco,creme de leite e suco concentrado ,dura quantos dias

  152. Olá Keli!
    Que pena que essas coisas não acontecem comigo. Daria uma ótima aula ao seu cliente. Ele e o outro fornecedor não se preocupam com a saúde dos outros.
    Provavelmente não sabem que os aditivos químicos afetam em muito a nossa saúde!
    As pessoas que procuram um produto caseiro estão fugindo de produtos aditivados; não querem ingerir anti-mofo e outros aditivos.
    Existem sim muitos aditivos: anti-mofo, estabilizante, conservante, corantes, edulcorantes, antioxidantes, emulsionantes, especificantes,… … …
    Diga a ele que seu produto é caseiro e de excelente qualidade e que o carinho com que é feito é que garante clientes fiéis.
    Se nos propomos a trabalhar com produtos caseiros e artesanais, não acho conveniente a utilização desses aditivos.
    Agora terá que decidir se quer continuar vendendo produtos caseiros de qualidade ou se quer partir para os doces aditivados.
    Beijos

  153. Olá Keli!
    Validade padrão aproximada de 7 dias.
    Beijos

  154. nossa!muito obrigada losana , foi muito útil sua resposta,adorei esse site.com certeza vou continuar com meus produtos caseiros,pois eu particularmente adoro doces e sei quando um doce tem seu gosto de novo(fresco de poucos dias)abraços e obrigada de novo

  155. oi,Losana se fosse que tivesse que ir oferecer as trufas de novo naquele estabelecimentoem que o dono disse que queria trufas com um mes de validade o que vc falaria para ele.bjs e obrigada

  156. queria tambem pedir quantos dias dura uma trufa de mousse, que contenha leite condensado,creme de leite,suco concentrado,gelatina todos batidos no liquidificador

  157. Bom dia Losana, td bem?

    Linda, sei que são bastante as dúvidas, e aqui estou eu com mais uma. rsrs
    Eu estou querendo industrializar um bomcom com recheio de geleia de cupuaçu e leite condensado. Preciso de ajuda quanto a estender a validade do mesmo. Ele é feito em três partes. A geléia, o leite condensado cozido, e o chocolate hidrogenado com flocos de arroz.
    Sei que tem detalhes talvez importante para saber. Se quiser posso passar a receita por e-mail. Ficaria muito grata se pudesse me ajudar.
    Um grande beijo e um lindo final de semana!

  158. Olá Keli!
    Bom…você já sabe que o cliente prefere vender trufas de qualidade duvidosa, de validade prolongada e cheia de aditivo. Então, por que voltar lá???
    Eu não perderia meu tempo e conseguiria rapidinho um cliente à altura e que valorizasse meus produtos. Cliente que não preza pela qualidade de produtos e pela saúde dos outros; eu descartaria.
    Você tem capacidade, pode vender produtos de qualidade (sem aditivos) e conseguir clientes fiéis.
    Veja aqui no blog: Chocolate: Conservação e prazos de validade.
    Beijos

  159. Olá Keli!
    Os prazos de validade padrão não são rígidos, podem falhar para menos ou mais dias.
    Há muitas receitas (na maioria) sem informação de prazos de validade. Por isso, é importante que cada um teste o prazo de validade de suas receitas, rendimento e outros dados.
    Beijos

  160. Olá Joyce!
    O prazo de validade é o tempo médio que um alimento demora para se deteriorar.
    Mesmo dentro do prazo, um alimento pode deteriorar-se rapidamente se for sujeito a uma manipulação ou conservação deficientes (calor ou contaminação).
    É importante que você mesma teste o prazo de validade de seus produtos.
    Industrializar um produto; análises em laboratório deverão ser feitas (análises são denominadas de Shelf-Life).
    Testar a validade em laboratório é caríssimo. Por esse motivo sabe-se que a maioria dos fabricantes (de alimentos) só copiam o prazo dos concorrentes.
    Beijos

  161. quero trabalhar com bombons e não sei como começar? Me ajude por favor!

  162. Olá Getilce!
    Primeiro se organize verificando que bombons pretende fazer; selecione receitas.
    Faça uma lista de ingredientes necessários para começar. Pesquise preços nos supermercados, em casas de produtos culinários para confeitaria e em casas de embalagens.
    Comece comprando o necessário para começar e à medida que for tendo clientela/tendo retorno você vai aumentando seu estoque de ingredientes.
    Vai surgir dúvidas; pergunte e vamos conversando.
    Desejo sucesso no novo empreendimento.
    Beijos

  163. Olá Losana;
    tenho uma duvida, eu vou fazer 500 bombons trufados pro aniversário do meu primo sendo que o aniversário é só em junho eu queria saber se tem problema de eu começar a fazer os bombons trufa se tem risco de estragar.
    Obrigado pela sua ajuda.

  164. Olá Karol!
    Bombons trufados: validade varia de acordo com recheio utilizado.
    Não os faça com muita antecedência.
    É importante que cada um teste os prazos de validade de suas receitas.
    Beijos

  165. ola losana estou penssando fazer cnocolate para vender com 500 reas daria para eu comesa pos etou sem trabalna e estou tentando cosegir obrigado

  166. ola eu posso comesa fazer cnocolates para vender sem ter feito curso para cnocoilate

  167. Olá Osiane!
    É um bom começo. Aos pouquinhos vá fazendo mais. O importante é começar.
    Pode começar sem ter feito curso; é só seguir direitinho as receitas escolhidas.
    Desejo sucesso.
    Beijos

  168. ola losana qual amarca do cnocolate que e bom para fazer os bombons de cnocolate obrigado

  169. Olá Osiane!
    Harald, Garoto ou Nestlé.
    Beijos

  170. Thania Virissimo 15/5/2012 às 13:28:26

    Oi Losana, adorei o site de vocês,uma verdadeira maravilha, quem sabe vocês possam me ajudar, estou procurando a receita do antigo beijo de moça, parece que o nome do doce passou para beijoquinha doce, mas não consigo encontrar eu conhecia este doce la em Canoas no RS, mas agora moro em Floripa-SC e adoraria faze-lo, mas nunca consegui a receita era um doce branco muito gostoso parecia açucar que dissolvia na boca e era coberto com uma camada bem fininha de chocolate, se puderem me ajudar ficarei imensamente grata, Felicidades,muito sucesso e fiquem com Deus.Bjs….

  171. Olá Thania!
    Não tenho essa receita. Tenho certeza que alguém de bom coração vai compartilhar enviando a receita para você.
    Beijos

  172. oi obrigado

  173. oi losana quero saber qual amelhor mantega e margarina que devo usa no meus bombons e a man e a marga tem que ser sem sal o chocolate harald e melhor que da garoto e nestle por favor mi respomda tenho que tirar essa duvida

  174. Olá Osiane!
    Em doces procuramos utilizar a manteiga ou margarina sem sal. Procure usar as de boa qualidade. Não sei que marcas há em sua cidade.
    Chocolate: As três marcas são excelentes. Agora, é uma questão de preferência porque há pessoas que gostam mais de uma marca que de outra.
    Seria interessante você fazer pequenas experiências com cada marca para ver qual você prefere.
    Beijos

  175. recheio de chocolate, beijinho e doce de leite da alispec , qto tempo de validade, pode usar, obrigada!

  176. pra pao de mel, recheios da alispec, qto tempo de validade posso vender, obrigada!

  177. Olá Ana Celia!
    Para produtos industrializados; verifique validade do fabricante.
    Beijos

  178. olá ..gostaria de saber se posso fazer o brigadeiro mole e guarda-lo em saquinho para que no dia eu encha os copinhos, ele ficara 2 dias nesse saquinho..obrigada

  179. Olá Vanessa!
    Pode desde que respeitado as normas de higiene e que fique na geladeira.
    Muito gelado, dificultará para encher os copinhos. Retire um pouco antes.
    Beijos

  180. losana voce dar curso de bombons de cho

  181. Olá Osiane!
    Não.
    Beijos

  182. URGENTE Ola pessoal gostaria que me dessem uma dica sobro o morango,faço cones recheado mas o de morango esta me dando um pouco de trabalho quando recheio morango com brigadeiro o recheio vaza eu sempre passo os morangos na calda de açúcar mas mesmo assim acaba vazando o q eu faço para não vazar.

  183. Olá Rosangela!
    Uma vez cortado o morango; vai verter água mesmo.
    O ideal seria utilizar pequenos morangos inteiros retirando delicadamente o cabinho com as folhas. Utilize morangos sem cortes ou machucados.
    Beijos

  184. ola losana da pra mandar para mim uma receita de bombom de chocolate com banana ja ta cnegando o dia grande dia di eu fazer meus chocolates para vemder beijao

  185. Bom dia,

    Minha namorada faz trufas (morango, uva, maracuja, brigadeiro, beijinho), gostaria de saber quanto tempo pode guardar as trufas de morango, uva e maracuja?? As trufas de morango e uva vão leite condensado + as frutas, a de maracuja ela fas de mousse.

    obrigado.

    (Se possivel responder por email tbm)maicon.rau@hotmail.com

  186. oi eu posso coloca glase no bombom de chocolate abraçao

  187. Olá Osiane!
    Preciso verificar em todas as minhas receitas mas não lembro de ter visto. Vou verificar.
    Enquanto isso, experimente fazer brigadeiro de banana. Envolva os docinhos no chocolate derretido ou faça casquinhas de bombons recheado com brigadeiro.
    É só fazer um brigadeiro comum acrescentado de 2 bananas nanicas bem maduras.
    Beijos

  188. Olá Losana,
    Vou fazer pirulitos de chocolate para festa do meu filho com 1 semana de antecedência, posso fazer e deixa-los na geladeira na parte mais baixa já embalados dentro de um recipiente ou deixo em temperatura ambiente?? Bjos

  189. Olá Maicon!
    Trufas ou bombons com frutas in natura a validade é muita curta; no máximo 2 dias.
    É importante que sua namorada teste o prazo de validade das receitas que ela utiliza.
    Beijos

  190. Olá Osiane!
    Que glacê?
    Beijos

  191. Bom dia, Losana! Parabéns pelo site e obrigada por todas essas informações!!! Gostaria de saber qual o prazo de validade para docinhos de leite em pó fora da geladeira (uso: leite em pó, açúcar de confeiteiro, leite condensado e corantes- todos os ingredientes crus). Beijos!

  192. Olá Ariane!
    Em temperatura ambiente.Chocolate não suporta umidade.
    Beijos

  193. Olá Diana!
    Prazos de validade são aproximados. Para docinhos é de 5 dias; no máximo 7.
    Docinhos vão ressecando e perdendo a qualidade com o passar do tempo.
    Beijos

  194. losana na verdade esse sue blog ja e um curso e aqui que muitas pessoas aprede receitas e tira as suas duvida oi quero fazer caixias e banha no cho mi ajude eu faço essa caixa de glace real ou de fondant e depois banha as caixa no cnocolate e essa pasta americana posso tanbem usa tam fazendo a caixas mi ajude por favor

  195. Olá Osiane!
    Que tipo de caixa pretende fazer??
    Beijos

  196. oi tem ovo e duas banda serto e essa caixinha e as quatro bandas teria formas para eu fazer as quatro banda mi tire essa duvida posso fazer com fond ou glace real e banha no cho sim ou nao losana estou muito feliz porque ja estou fazendo os meus bombons e vedendo nao sei nada comparado a senhora mais comecei com o pouco que eu sei obrigado esse seu site.mi ajudou muito queria receber sua receitas abraçao

  197. Olá Osiane!
    Colocando seu e-mail aqui no blog; sempre será avisada de novas publicações.
    Beijos