Para evitar que as bactérias ataquem nosso organismo, é preciso tomar alguns cuidados.

Intoxicação alimentar: é uma infecção causada por bactérias.

A salmonela é uma delas e também a mais frequente, geralmente decorrente do
Receita de Intoxicação Alimentar


manuseio, preparo ou estocagem incorreta dos alimentos. A boa higiene e conservação da comida são fundamentais para evitar a contaminação.

Alguns elementos que podem ocasionar a intoxicação:
Leite, maionese, nata, queijo fresco, carne, peixe cozido, farinha, manteiga, etc.,quando submetidos à temperatura de 25 a 30ºC, provocam intoxicações no organismo.

Por isso, a manutenção desses alimentos sensíveis em baixa temperatura torna-se indispensável.
Os alimentos enlatados, quando não herméticamente fechados, também podem causar intoxicações. Portanto, apesar de uma recomendação muito divulgada, lembramos que lata estufada é sinal de que o alimento está estragado.

Cogumelos e mandioca: Existem determinados tipos de
cogumelos e de mandioca (a chamada mandioca brava) que
são venenosos. Se você tiver dúvidas quanto aos cogumelos
faça o seguinte teste: cozinhe-os colocando no recipiente uma colher de prata; se esta não ficar preta é sinal de que os cogumelos são comestíveis.
Já com referência à mandioca brava, a instrução é mais rigorosa: quem não a conhece, não coma!

Frutos do mar: Mariscos, peixes e camarões podem ser altamente tóxicos se não forem escolhidos e prepa rados com extremo cuidado. A seleção para mariscos e mexilhões é fácil: basta cozinhá-los em água e sal: os que não abrirem estão estragados. Já para peixes e camarões, o cheiro é indicação segura. No caso dos peixes, repare ainda que os olhos estejam brilhantes, as guelras vermelhas, as escamas firmes e a carne consistente.

Sintomas da intoxicação: náusea, dor abdominal, vômito, diarréia, febre, dor de cabeça e cansaço. Os sintomas podem aparecer minutos após a ingestão da comida contaminada ou até 48 horas. É sempre aconselhável procurar um médico o mais rápido possível e nunca tomar medicamentos por conta própria.

Para se recuperar: Tomar bastante água ou sucos.
Frituras, alimentos gordurosos e pesados devem ser abolidos.
Repouso é aconselhável.

Dicas e curiosidades
FavoriteLoadingAdicionar ao meu Livro
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

8 comentários para “Intoxicação Alimentar”

  1. Down 19/9/2011

    Bom, estou com umas cosseiras no corpo todo e algumas bolinhas tipo de alergia, Não sei oque eu faço para pelo menos aliviar ou passar logo de vez, eu confio em deu rezei varias vezes pedi a ele para me ajudar, e hoje quero a ajuda de vocês também para me ajuda, tenho 16 anos e estou sofrendo com isso, caso vocês sabem alguma coisa boa para passar ou aliviar, manda um recado no meu e-mail. Por Favor

    DEUS É FIEL, E AMA VOCEIS

    • Losana 19/9/2011

      Olá Dow !
      O recomendado é ir ao médico e, urgente.
      Abraços

  2. Down 28/9/2011

    Obrigado Losana, Eu fui ao médico Ele me passou um Rémedio Gostoso, rs.

  3. Down 28/9/2011

    Ele tinha passado um remédio doçe kkk

  4. Andreas 11/12/2011

    Já sofri uma intoxicação comendo camarão em um país estrangeiro. Nunca passei tão mal na minha vida. Achei que fosse morrer. E de fato, o primeiro sintoma é uma forte dor de cabeça acompanhada de todos outros sintomas mencionados aqui. Gostaria de voltar a comer frutos do mar sem medos e com ingredientes escolhidos criteriosamente. Esse é o primeiro artigo que encontro dando dicas de como escolhê-los. Obrigado pelas dicas!

    Abraços!

  5. Silmara 1/2/2012

    nossa agredito que tive uma intoxicao alimentar hoje …acabei de ler a sua materia e os sintomas que estou sentindo sao os mesmos …obrigada pelas dicas estou bebendo bastante liquidos….

  6. Elaine 24/6/2013

    Olá querida nossa faz apenas 2 semanas que eu estou trabalhando com chocolates fazendo trufas, menina eu to ficando enjoada so com o cheiro pois eu so comi 2 e como eu faço pra poder continuar trabalhando com chocolate e sem enjoar no final do dia de trabalho , obg fica com Deus. bjs.

    • Losana 26/6/2013

      Olá Elaine!
      Há três opções:
      – acostumar/suportar
      – não trabalhar com chocolate
      – a utilização de máscara para odores. Encontra para venda em casa/lojas de materiais para construção.
      Beijos

Deixe o seu comentário