Receita de Macarrão à Carbonara

Famoso molho para massa com creme de leite, ovo, bacon, manteiga e queijo parmesão. Estupendo, impossível resistir.

Receita de Macarrão à CarbonaraIngredientes massa

 

  • Meio pacote de macarrão tipo espaguete (250 gramas)
  • 2 e meio litros de água
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva
  • 1 colher (chá) de Ajinomoto

Ingredientes molho

  • 1 xícara (chá) de bacon bem picado, frito e escorrido (200 gramas)
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 colher (café) de Ajinomoto
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
  • 1 + 1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco (250 gramas)

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande, cozinhe o macarrão, em fogo alto, na água fervente temperada com o azeite de oliva, o sal e o Ajinomoto, por cerca de 12 a 15 minutos, ou até que esteja “al dente”.
  2. Enquanto isso, em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo para derreter. Junte o bacon frito e o macarrão, e misture bem.
  3. Tempere com sal e o Ajinomoto. Acrescente o ovo, misturando bem e adicione finalmente o creme de leite. Mexa e retire do fogo. Transfira para um prato de servir, polvilhe com o queijo ralado e sirva em seguida.

Dicas de mãe

Rendimento: 4 a 6 porções.
Não deixe o macarrão esfriar para que não grude.
Se você preferir um prato diferente, substitua o bacon por calabresa bem picadinha, o parmesão por mussarela e leve ao forno para gratinar.
Ajinomoto é um tempero que realça o sabor natural dos alimentos. O nome Ajinomoto significa “essência do sabor”, uma referência a sua capacidade de tornar as preparações mais saborosas.
Ao contrário do que muitos pensam, o “Aji-no-moto” não é sal e, portanto, não salga os alimentos. Por não salgar, não deve ser utilizado em substituição ao sal, mas sim, junto com os temperos habituais e o sal.

Massas,
FavoriteLoadingAdicionar ao meu Livro
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

17 comentários para “Macarrão à Carbonara”

  1. Chef Cristiane Vasquez 28/4/2009

    Ajinomoto estraga o sabor dos alimentos e para nós gastronomos nao seve para nada! isso é glutamato mossodio.

  2. Losana 11/6/2009

    Em consulta feita à Aji-No-Moto; recebi resposta conforme e-mail abaixo trancrito:

    “Prezada Sra Losana,

    Recebemos seu contato no qual solicita informações sobre a origem, função e a segurança do produto “AJI-NO-MOTO”.

    AJI-NO-MOTO® é um realçador de sabor que dá um toque especial que pode ser utilizado no início, durante ou finalização do preparo , deixando seus pratos muito mais saborosos.
    AJI-NO-MOTO®, cujo único ingrediente é o glutamato monossódico, é reconhecido internacionalmente e produzido há mais de 100 anos no Japão. O glutamato monossódico é formado pelo aminoácido ácido glutâmico + sódio) este está presente naturalmente em diversos alimentos de origem animal e vegetal, como o tomate, o queijo parmesão, leite materno entre outros.

    Informamos que o AJI-NO-MOTO® é extraído de um processo natural de fermentação do melaço da cana-de-açúcar. O processo de fermentação também é utilizado na produção de outros produtos como a cerveja, por exemplo, que é extraída após a fermentação da cevada.
    Diversos órgãos internacionalmente reconhecidos, como o Codex Alimentarius (criado pela FAO / OMS – Food and Agricultural Organization / Organização Mundial de Saúde) e o JECFA (Comitê de Experts sobre Aditivos Alimentares), utilizados como referência mundial, reconhecem a segurança de consumo do glutamato monossódico, não estabelecendo limites máximos de consumo diário. Nos Estados Unidos o AJI-NO-MOTO® é classificado como um ingrediente GRAS, Generally Recognized as Safe (Geralmente reconhecido como seguro), que o coloca na mesma categoria de outros ingredientes alimentícios populares, tais como sal e pimenta.

    No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do Ministério da Saúde, responsável pela regulamentação, fiscalização e controle de aditivos e alimentos no país, aceita as avaliações do Codex Alimentarius e do JECFA, classificando, através da Resolução n° 386/99, o realçador de sabor glutamato monossódico como um produto de boas práticas de fabricação (BPF ) (quantum satis), ou seja, seu uso está baseado na quantidade suficiente para se obter o efeito tecnológico desejado no alimento, portanto não há nenhum limite máximo de consumo estabelecido.

    Estamos lhe enviando, via Correios, informativos mais detalhados sobre o glutamato monossódico.

    Agradecemos a oportunidade de lhe prestar esclarecimentos e continuamos à sua disposição.

    Atenciosamente,
    Central de Relacionamento Ajinomoto”

  3. Luana 10/8/2009

    Olà!Mee nome è Luana,sono italiana e moro in un lugar onde la “pasta alla matriciana” è ben conhecida!rsrsr
    Desculpa a nostra carbonara è diferente: no tem manteiga e non tem Aji-no-moto mais!,tem azede de oliva e pimenta do reino.Depois,vcs fritta de bacon in azede de oliva,coloca sobre eli 1/2 culher de vinho branco e deixar evaporar a fogo auto.Depois,coloca a crema de leite e pimenta do reino.Misturar tudo isso con a macaronada e o final,junte 1 ovo na macaronada a fogo baixo,mistura e no final,parmesao e di novo azeido di oliva . :-)
    E sou italiana e moro em Parma -Italia-

  4. Sol 22/12/2010

    Olá
    Boa tarde
    Hoje estive em um almoço de confraternização e foi servido este macarrão delicioso, é um manjar dos deuses
    gostoria de faze-lo aqui em casa mas, tenho um grande problema, minha família não gosta de carne suína, bacon ou de derivados suínos
    posso fazer essa receita com cubinhgos de frango? por exemplo?
    Um abraço.

    • Losana 22/12/2010

      Olá Sol!
      Sim; utilize ingredientes de sua preferência.
      Beijos

  5. Taty 20/9/2011

    Nossa que receita polêmica………..
    uahauhauahauahaua
    adoro tudo isso aqui….
    liga não losana…..cada um tem seu jeito….

  6. Eunice 24/1/2012

    Olá, o uso de Aji-no-moto descaracteriza completamente o estilo: “À CARBONARA”, fica mais para “À JAPONESA” rsrsrs.

    • Losana 26/1/2012

      Olá Eunice!
      Utilize tempero de sua preferência.
      Beijos

  7. Luana 4/4/2012

    Nossa que confusão prefiro a receita com calabresa,mussarela e sem o aji-no moto bjus

  8. Andressa Bastos 11/7/2012

    Losana…1°Gostaria de te agradecer,pois depois do seu site, meu amor por gastronomia passou a dobrar de tamanho.2° Sei que cada um tem sua opnião, mais se não estão satisfeitos com a sua ajuda que procurem outro site( Que eu duvido que irão encontrar),pois se vc acha que não deve colocar o igrediente na receita, não coloque, apenas substitua.Penso que não há necessidade nenhuma dessa discussão de coolocar ou não o ajinomoto.PESSOAL COLOQUEM SE QUISER, é apenas uma sugestão dela, se vc fez desse jeito e viu que deu certo, e quer apenas repassar suas experiencias, infelismente esse pessoal que só criticou são um bando de mal agradecidos. obrigada Losana, e continue com esse seu site maravilhoso, pois são minoria os que criticam.Bjão.

  9. Dani 29/7/2012

    É verdade Andressa, concordo com vc… tem pessoas que se acham na cozinha e criticam o modo do outro que faz diferente… acho que para cozinhar todos nós temos seu jeito e cabe a cada um passar da sua forma e assim nós vamos aprendendo com os outros, mas tem pessoas que se acham aí criticam as outras pessoas… infelizmente! Losana, não esquente com essas coisas, a receita é ótima e cada um tem a seu gosto e não se descute. Abraços!

  10. Marcondes Barriga 2/8/2012

    Concordo Dani, cozinhar, cada um tem sua forma. Por isso a culinária é uma arte tão rica que eu adoro. Realmente eu amo comer os pratos feitos pelos amigos, que são diferentes dos meus. E eu nunca consigo fazer uma receita igualzinho é ensinado.

  11. THELMA OSTA SILVA 18/10/2012

    MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITO BOM ESSSAS RECEITAS VCS ESTÃO DE BARABENS

  12. Gabriel 7/4/2013

    Que merda de confusão cada um faz como quiser!!!!!!!

  13. Val 28/4/2013

    O ajinomoto pode ser dispensado, os ingredientes que estao na receita ja estao e sao muito bom. Este realçador de sabor nao acrescente em nada e alem do mais,tudo que é artificial faz mal à saude. Ha tem bacon frito!!! Outra coisa, NAO SE DEVE AQUECER AZEITE!

  14. Adriana Corpo 6/6/2013

    Ajinomoto é mesmo,glutamato monossódico e,a título de informação,deve ser utilizado com CAUTELA!!,principalmente por pessoas hipertensas,pois tudo que contém a palavra “Sódico”,é derivado de Sódio e causa alguns problemas de saúde.Se isso for substituído por ervas frescas,ou secas,dará um sabor diferente e mmuuuuiiiitttooo mais natural,sem causar nenhum mal à saúde.

  15. Congelados Dona Julia 14/6/2014

    Sou japonesa e a minha família sempre cozinhou delícias com ajinomoto. Todos, graças à Deus temos uma saúde de ferro. A prova maior disso é meu avô com 97 anos, que tenho ctz que dá um show de saúde em muitos aí que se dizem ” chef ” e abominam o ajinomoto. Gente, acho que não precisa postar tantas críticas, se não gostou não entre mais no blog. Simples! E se ajinomoto fizesse esse mal todo ele já seria proibido e a minha família já teria morrido há tempos.
    Abraços e parabéns pelas receitas.

Deixe o seu comentário