Receita de Pão de Mel – Dicas

O que atrai? Um pão de mel simples ou um decorado? Podemos decorar o pão de mel com glacê, com pasta americana, com transfers, com frutas secas e cereja, com papel de arroz, etc. Também podemos dar formatos variados aos pães de mel.

Você sabia que o Pão de Mel pode ser assado em assadeiras/tabuleiros para bolos? Depois, é só usar cortadores apropriados retirando as porções com cuidado.

Se preferir, asse a massa em forminhas individuais. Há forminhas redondas e quadradas. Há também as redondas com fundo removível.
As forminhas são mais utilizadas na comercialização do Pão de Mel. As redondas: numero 0 = 4cm de diâmetro, número 1 = 5,1 cm, número 2 = 6,5 cm e número 3 = 7,4 cm de diâmetro.

Tempero:Receita de Pão de Mel   Dicas

Em casas/lojas de produtos culinários para confeitaria/festas ou casas de produtos naturais, você poderá encontrar pronto, tempero para Pão de Mel. Caso não encontre; veja substitutos para o tempero:

  • 1 colher (de chá) de canela em pó
  • 1 colher (de café) de cravo em pó
  • 1 pitada de noz moscada.

Faltou mel?
Poderá substituir o mel por favinho ou glucose amarela. Favinho é um tipo de glucose, que barateia a receita substituindo o mel.

Dicas para a massa:

Sempre peneire a farinha de trigo. Isso evita resíduos e deixa a massa mais aerada. Prefira untar as fôrmas com margarina sem sal derretida. Desenforme os Pães de mel ainda mornos e coloque-o para esfriarem em uma grade que permita a ventilação também por baixo dos pães. Os pães de mel deverão estar frios para iniciar o processo de rechear.

Dicas sobre o banho de chocolate:

O ideal é sempre banhar os Pães de mel com 90% de chocolate ao leite misturado com 10% de chocolate meio amargo ou meio a meio.

Com chocolate fracionado; se for a sua preferência: Não é necessário a temperagem/choque térmico. Dê preferência para derreter o chocolate em banho-maria no fogão. É muito fácil queimar o chocolate no micro-ondas. A água do banho-maria não deve ferver; quando formar bolhinhas (40 a 45ºC), desligue o fogo. Coloque o refratário com o chocolate na panela de maneira que o refratário fique bem encaixado na panela de baixo não deixando passar vapor de água para o chocolate. Este refratário ou panela não deve encostar na água quente, ou seja, o chocolate derreterá com o vapor de água. Mexa o chocolate até derreter. Deixe o chocolate esfriar um pouco antes de dar o banho nos pães de mel. O tempo de secagem do chocolate é de até 20 minutos. As rebarbas de chocolate (excesso) retirados dos pães, podem ser devolvidas ao refratário, desde que não estejam misturadas aos ingredientes da massa ou decoração, ou seja, o chocolate deverá estar limpo.

Embalagem – dicas:

Em casas de embalagens, encontrará saquinhos, fitinhas, etiquetas, caixinhas, enfim, tudo para finalizar o produto.
Antes de embalar, o chocolate do banho, deverá estar bem seco.
Ao colocar pão de mel em saquinho; procure tirar o máximo possível de ar de dentro do saquinho.
Ao comercializar, não  esqueça de colocar etiqueta com dados sobre o produto.

Validade

Validade: 10 a 12 dias (Verão) e 20 dias (inverno) quando bem acondicionados. Se forem recheados e, dependendo do recheio a validade cairá para 5 a 7 dias.

Dicas de Mãe:

Veja aqui no blog Recheios para pão de mel, Pão de mel (versão 1), Pão de mel (Versão 2), Pão de mel cremoso, Bombom rocambole de pão de mel, e Pão de mel gelado.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
4.8 de 5 votos

Por - Veja mais receitas com: ,

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

61 comentários para “Pão de Mel – Dicas”

  1. obrigada as suas receitas são ótimas.

  2. Olá td bem?olha eu acho que faltou alguns ingredientes na receita,pois so ta indicando a quantidade de canela,cravo e noz moscada,fico aguardando a receita completa.

  3. bom dia suas receitas são maravilhosas aproveito para ganhar um extra obriga.

  4. Olá Luzia!
    Essa publicação é só de dicas.
    Veja aqui no blog Recheios para pão de mel, Pão de mel (versão 1), Pão de mel (Versão 2), Pão de mel cremoso, Bombom rocambole de pão de mel, e Pão de mel gelado.
    Beijos

  5. Érika Monduzzi 23/10/2011 às 16:23:27

    Oi Losana, não encontrei aqui a quantidade de mistura pronta para pão de mel que substitui os itens separadamente na receita Pão de Mel versão 2. Quero substituir a canela, o cravo e a nóz moscada por uma coisa só, ou seja, a mistura pronta. Por isso te perguntei isso na outra mensagem. Tenho medo de colocar muito e o gosto ficar forte.

  6. Olá Érika!
    Vamos por partes… o tempero completo que é vendido em casas de produtos naturais ou casas de produtos culinários para confeitaria, já contem a canela em pó, o cravo em pó, noz moscada em pó, etc.
    Quando não encontramos o tempero completo costumamos colocar exatamente o que está descrito na publicação Pão de mel – Dicas, ou seja, colocamos 1 colher (de chá) de canela em pó, 1 colher (de café) de cravo em pó e uma pitada de noz moscada.
    Ou, dependendo, a receita não pede o tempero completo e sim, já indica as quantidades exatas de cada tempero que deverá colocar.
    Quando encontramos o tempero completo, colocamos uma colher (de sopa) de tempero.
    Com tempero completo ou temperos avulsos, o sabor é mesmo acentuado em qualquer receita.
    Caso não queira sabor acentuado; diminua as quantidades.
    Esclarecido??
    Beijos

  7. Adorei as dicas para o pão de mel. Achei muito interessante. Estou começando minha confeitaria e essas dicas são todas muito boas.Parabens!!!

  8. Losana o pao de mel pode ser por que preço? como calculo? E tbem quero dica de como confeitar, passo a passo, de maneira que fique diferente dos tradicionais… dicas
    obrigada

    Esmeralda

  9. Olá Esmeralda!
    Valores variam muito de região para região. Terá que pesquisar em sua cidade como estão comercializando.
    Veja aqui no blog, na categoria de Dicas e curiosidades, as publicações:
    - Qual o melhor preço?
    - Colocando preços nos produtos (Segunda versão)
    Beijos

  10. Oi Losana!
    Minha filha ama pão de mel e gostaria muito de fazer a receita de bolo de pão de mel para ela de aniversário! Porém não consegui achar nem o cravo em pó, nem o tempero pronto. Você pode me dar alguma dica de lugar onde comprar? Moro em Recife também e já procurei até no mercado São José e imediações.
    Obrigada!

  11. Olá Daniele!
    Já procurou em casas de produtos naturais?? Ou mercado Municipal?? Onde vendem chás, ervas, castanhas, granola,… …
    Procurou em casas de produtos culinários para confeitaria?? Procurou em Feiras livre (banca de condimentos)??
    Beijos

  12. ADOREI,SUAS DICAS, FAÇO PÃO DE MEL PRA VENDER, E ESTE SITE ME AJUDOU MUITO, COM MINHAS DUVIDAS, OBRIGADA MESMO DE CORAÇÃO… BJUS

  13. rosa maria pereira ribeiro 27/4/2012 às 12:41:13

    BOA TARDE LOSANA MINHA PROTETORA NA HORA DO VOMOS VER? É QUE VOU FAZER 500 BEM CASADO E GOSTARIA QUE VC ME MANDASSE UMA RECEITA + EM CONTA E QUE FIQUE BEM GOSTOSO E AQUELA CALDA CROCANTE QUE BANHA ELE.UM ABRAÇO.

  14. ola meu nome é zeneide sou de sorocaba e estou abrindo uma loja de doce,e adoreei suas receitas.séria possivél vc me enviar receita de pão de mel e onde encontrar os produtos e dicas???aguardo retorno via email…bjs

  15. Olá Zeneide!
    Analise as receitas aqui do blog. Veja categoria de doces.
    Encontra em Mercado Municipal de sua cidade ou lojas de produtos naturais.
    Beijos

  16. olá, meu nome é Fabiane e trabalho com bombons finos recheados e suas dicas me ajudaram muito.Pretendo fazer pães de mel para vender também
    e com suas receitas vou fazer experimental.
    um grande abraço!

  17. valquiria yoshikawa 18/5/2012 às 01:39:35

    oi tudo bem entao eu fiz um curso de pao de mel mas o problema ta no bhanho pq eu banho ele no chocolate e tenho q espera seca pra embalar mas dentro da embalagem ele depois de horas ele ta suado ou esbranquicado nw sei o q fazer o q sera ?? eas trufas mesma coisa ea professora disee pao de mel duracao 15 dias recheio de doce de leite

  18. Olá Valquiria!
    Chocolate não suporta umidade e, espero que não esteja colocando o pão de mel na geladeira.
    O pão de mel deve estar bem frio antes de rechear e antes de banhar. O banho deve estar bem seco antes de embrulhar.
    Se estiver utilizando chocolate nobre para o banho; a temperagem/choque térmico do chocolate deve ser correto. Quando o choque térmico não foi dado corretamente ocorre série de problemas com o chocolate.
    Eu utilizo chocolate fracionado de boa qualidade para dar banho no pão de mel. O chocolate fracionado não precisa de temperagem.
    Beijos

  19. VALENTINA DE PAULA GARCIA 14/9/2012 às 11:00:44

    SOU FÁ DE PÃO DE MEL FAÇO PIRULITOS ESSAS DICAS SÃO MUITO PRODUTIVAS TENHO FEITO VARIEDADES DE PIRULITO DE PÃO MEL E POSSO GARANTIR QUE SÃO PRATICOS E DELICIOSOS PARABENS.E QUE DEUS OS ABENÇOE BJS

  20. Alessandra Lanzillotta 29/10/2012 às 18:36:17

    Losana, desculpe incomodar. Mas tanto o pão de mel como os cake pops sofro com isso de molhar no chocolate derretido e depois retirar. Eles escorrem e depois quando coloco em algum recipiente esperando esfriar “amassa” o chocolate e muitas vezes sai. Como você faz?

  21. Olá Alessanda!
    Procedimentos normais como todos que fazem pão de mel ou cake pops.
    Beijos

  22. Gostaria de saber se o Pão de mel recheado com doce de leite e brigadeiro também tem a durabilidade de 15 dias

  23. Olá Lilian!
    Prazos de validade são padrão e aproximados. Não existe tabela de prazos de validade para todas e quaisquer receita
    O ideal é que teste o prazo de validade de seus produtos para que você tenha uma segurança maior.
    Lembre-se sempre que prazos longos comprometem a qualidade do produto.
    Beijos

  24. parabens pelas dicas, Deus te abençoe! seja sempre assim… Por favorooor!!! Envia-me atraves de e-mail como aplicar o transfer no pao de mel.

  25. Lozana, o que posso fazer comj os recortes que sobram do bem casado. Me dê uma receita bem boa pois agora comecei a fazer para vender e não quero desperdiçar os recortes.Muito obrigado. BJS

  26. Olá Gilda!
    Sobremesas como pavê. Utilize os “recortes” intercalados com creme e frutas (creme de confeiteiro, doce de leite, chantilly ou outro).
    Para vender: Bem casados no copinho. Faz o maior sucesso! (como o pavê só que em copinhos)
    Beijos

  27. Losana! muito obrigado por suas sugest]aoes, principalmente do bem casado no copinho. Bjs. Gilda

  28. Prezada Losana, adorei as dicas!Pois bem, eu uso o chocolate ao leite puro da garoto para glassar os pães. Porém, às vezes, cquando não faço a temperagem correta eles perdem o brilho e não ficam duros. Estou pensando em usar o fracionado. Gostaria de saber sua opinião: o chocolate fracionado tem umsabor inferior ao “nobre” normal? Você sabe se existe o chocolate fracionado da garoto? Grata.

  29. Olá Fernanda!
    A maioria utiliza o fracionado para cobrir os pães de mel.
    O chocolate fracionado é inferior ao nobre.
    Há no comércio chocolate fracionado de boa qualidade. Para casquinhas de bombons ou banhos é muito utilizado o fracionado. Já os recheios e massas de trufas, o ideal é utilizar o nobre. Para “cascas” de ovos de Páscoa faça com o nobre.
    Aqui, não vejo chocolate fracionado da Garoto para venda.
    Beijos

  30. Losana, muito obrigada pela resposta!

  31. olá Losana!
    eu vendo pães de mel ha 2 anos já mas gostaria de saber como conservar melhor os pães já segui varias dicas guardo eles na geladeira mas depois de alguns dias eles ficam duros e acabo perdendo o produto como posso conservá-los para que isso não aconteça? e por quantos dia? desde já obrigada!

  32. Olá Losana!!
    Vi em um site que pães de mel podem ser congelados já prontos, ou seja, recheados e com cobertura. O que vc acha?
    Bjs e obrigada.

  33. Olá Alessandra!
    Pão de mel é “temperamental” ; devem estar completamente frio antes de rechear ou banhar se não eles mofam. Devem secar bem antes de serem embalados.
    O prazo de validade, para pão de mel tradicional, se bem embalados e conservados em local fresco, é de aproximadamente 20 dias.
    Já o pão de mel cremoso, por levar creme de leite no recheio, a validade é menor. Como prazos de validade são aproximados e depende de como os recheará e conservará o produto; sugiro que teste a validade de seus produtos.
    Veja aqui no site, a publicação:
    - Pão de Mel – Dicas
    Beijos

  34. Olá Viviam!
    Não faço congelamentos. Particularmente não gosto de congelados.
    Beijos

  35. maria aparecida demetrio 14/2/2013 às 19:48:33

    Losana, estou fazendo pão de mel para venda, preciso acrescentar o recheio de maracujá, estou em dúvida como faze-lo e se usar creme de leite, pode ser de caixinha, e suco concentrado de maracujá. Preciso urgente de sua receita que confio de olhos fechados . Beijos. Obrigada .cida SP.

  36. Maria Simon Proença 15/2/2013 às 22:51:45

    Adorei as receitas e pretendo fazer em seguidsa a de bolo de mel. Eu faço chocolates (bombons, pirulitosd, pop tops, etc), que comercializo, mas de um tempo para cá tenho muito visto e ouvido falar em “Chocolate Fracionado”. Tu poderias me explicar o que é isso? Desde já, muito obrigada. Maria simon Proença.

  37. Losana muito obrigada pela resposta me ajudou muito beijos

  38. Olá Maria Aparecida!
    Há muitas receitinhas de recheio de maracujá:
    - 250 gramas de chocolate branco derretido misturado com 100 ml de creme de leite e 50ml de suco concentrado de maracujá ou
    - 300 gramas de chocolate branco derretido misturado com 100 ml de creme de leite e 5 colheres (sopa) de suco concentrado de maracujá.
    Note que entre uma e outra não é grande a diferença. Pode utilizar creme de leite de caixinha.
    Beijos

  39. Olá Maria Simon!
    Chocolate que não precisa de temperagem/choque térmico, tem custo mais baixo e deixa a desejar no sabor.
    Muito utilizado em banhos de bombons trufados e casquinhas de bombons.
    Beijos

  40. Ola Losana!
    Não consigo encontrar o cravo em pó, como continuar a receita se não o encontro?(não moro no Brasil) Obrigada

  41. Adorei seu site.
    Gostaria de tirar um dúvida.
    Faço pães de mel para vender mas, com este calor que está fazendo, o chocolate utilizado no banho não está aguentando e derrete. Utilizo o chocolate fracionado. Houvi falar que uma maneira do chocolate suportar mais as temperaturas do verão, é adicionar manteiga de cacau. Isso é correto? Se for, quanto de manteiga de cacau devo adicionar?
    Grata,
    Mychelle.

  42. Olá Eliane!
    E o próprio cravo? Você encontra? Se sim, poderá moer e depois peneirar.
    Se não tiver alternativa, terá que fazer a receita sem o cravo.
    Beijos

  43. Olá Mychelle!
    Não utilizo a manteiga de cacau para esse fim mas que eu saiba, serve para eliminar a temperagem/choque térmico de chocolate nobre.
    Veja também o que respondi para a Sheyla (07/03/2013) na receita de Ovos de Páscoa Recheados e Crocante (Mycryo/manteiga de cacau).
    Há quem utilize 1 colherinha de café de álcool de cereais no chocolate derretido afirmando que assim é o segredo para que o chocolate não derreta.
    Veja também aqui no site, a publicação:
    - Chocolate não é sorvete.
    Beijos

  44. Gostei muito do site quero saber qual é melhor cobertura para utilizar em pão de mel e bolos para vender,como não conheço muito sobre chocolate,quero trabalhar vendendo pão de mel e bolos,e com tempo aprender fazer trufas também,quais são os recheios que vende mais,tem que ter um capital para começar a fazer doces em casa para vender?Quero saber tudo sobre chocolate,marcas.

    Beijos

  45. Olá Fabianne!
    Não faça estoque, comece com pouco e à medida que sua clientela for aumentado poderá aumentar sua produção.
    Abaixo de todas as receitas, nos comentários há dicas imperdíveis e até receitinhas. Verifique!
    Beijos

  46. Boa tarde! Uso o chocolate meio amargo fracionado para banhar os pães de mel. Depois de bem secos embalo com papel filme para depois colocar nas caixinhas. Mas tenho percebido que quando vou comer, a casquinha vai se quebrando… pq está acontecendo isso??? Obrigada

  47. Olá Andréa!
    O ideal seria que utilizasse chocolate nobre (o chocolate puro) ou seja sua base é manteiga de cacau e não gordura vegetal, por isso tem o sabor mais gostoso e a textura mais macia.
    Beijos

  48. Olá, boa tarde! Gostaria de saber, por favor, como posso cortar os paes de mel se utilizar um tabuleiro grande para assar? Posso cortar com faca normal? Obrigada

  49. Olá Laila!
    Até pode cortar com faca mas será difícil ter um corte regular para redondos. Há quem faça pão de mel quadrado e também retangular.
    Saiba que há cortadores próprios para isso e não é caro (redondo, quadrado e retangulares). Você encontra em casas que vendem produtos culinários para festas/confeitaria.
    Beijos

  50. Boa tarde!!! Adorei as dicas, amis preciso tirar uma dúvida.qual a temperatura do chocolate para banha os paes de mel.
    obrigada!!

  51. Olá Silvania!
    Dependerá do chocolate que irá utilizar.
    Com chocolate fracionado ou nobre, verifique sempre as instruções do fabricante no rótulo da embalagem.
    Beijos

  52. Olá Losana, adorei seu site, minha dúvida é como banhar o pão de mel? Observo que quando banho um a um ele fica com muito chocolate. Fica uma camada muito grossa de chocolate e altera bem o paladar no meu gosto. Tem alguma dica? Com afeto Sandra

  53. COMO FAÇO PARA ARMAZENA MEU PAO DE MEL, DEPOIS DE EMBALODOS, NA GELADEIRA OU FORA DA GELADEIRA, E POR QUANTOS DIAS DURA O PAO DE MEL.

  54. Gostaria de saber se posso substituir o mel por melaço de cana, comprei tres vidros e agora nao sei se serve =-… Obrigadaaa.

  55. Olá Sandra!
    Verifique seus procedimentos ao derreter o chocolate. Talvez esteja “queimando” o chocolate.
    É muito fácil estragar o chocolate quando o derretemos no micro-ondas.
    Verifique também a temperagem se estiver trabalhando com chocolate nobre.
    Não é o fato de banhar um a um o problema.
    Beijos

  56. Olá Fabiana!
    Pão de mel é “temperamental” ; devem estar completamente frio antes de rechear ou banhar se não eles mofam. Devem secar bem antes de serem embalados.
    O prazo de validade, para pão de mel tradicional, se bem embalados e conservados em local fresco, é de aproximadamente 20 dias.
    Não coloque na geladeira principalmente porque chocolate não suporta umidade.
    Abaixo de todas as receitas, nos comentários, há dicas imperdíveis e até mesmo receitinhas. Vale a pena conferir!!
    Beijos

  57. Olá Mallu!
    O ideal seria utilizar o mel mas isso não impede que faça uma experiência e teste.
    Saiba que o mel é considerado um fraco substituto para o melaço, logo conclui-se que o melaço poderá provocar alterações significativas no sabor do pão de mel.
    Beijos

  58. Posso usas formas de fundo falso para pães de mel? Será que não derrama a massa? Bjs.

  59. Olá Arlete!
    Pode sim, do contrário não venderiam esse tipo de forma para pão de mel.
    Beijos

  60. Gostaria de saber porque meu pao de mel quebra muito noa hora de banhar
    faço uma receita tradicional e fica muito boa, mas quando vou banhar ela quebra muito

  61. Olá Marilucia!
    Algo está errado no procedimento de banho.
    Para facilitar, utilize garfo especial tipo pinça.
    Para ver o garfo, clique em: http://www.lojatiamarlene.com.br/secao/44255/Gafos-Para-banhar
    Beijos