Com placas, arabescos e enfeites de chocolate você poderá decorar dando um toque pessoal, especial e, até mesmo de sofisticação em bolos, tortas, docinhos, sobremesas, cupcakes e, outros.

Escolha o chocolate de sua preferência e mãos à obra; verá que é fácil fazer. Por que não economizar e fazer em casa?

Receita de Placas, Arabescos e Enfeites de Chocolate Você poderá fazer as peças com antecedência guardando-as em caixas próprias para armazenagem de doces. Você encontra essas caixas em casas de embalagem.

Derreta o chocolate e tempere-o se necessário. Há chocolates que necessitam de temperagem/choque térmico. A temperagem do chocolate garante a rápida solidificação do chocolate, o brilho de sua superfície e uma textura que derrete na boca.

Para fazer Arabescos

Escolha o desenho preferido que pode ser: desenhos aleatórios descontraídos, coração, trevo,…
Passe o desenho com caneta ou lápis em folha de papel manteiga. Vire a folha. Reserve.
Coloque o chocolate derretido em um saco de confeitar com bico perlê fino ou coloque o Receita de Placas, Arabescos e Enfeites de Chocolate chocolate em saquinho plástico pequeno e corte uma pontinha do saquinho plástico. Preencha as linhas do desenho com o chocolate.
Espere secar e delicadamente descole o desenho feito de chocolate do papel tomando cuidado para não quebrar.

Para fazer Folhas

Derreta 50 gramas de chocolate e aplique no verso de folhas de roseira ou laranjeira Verifique o verso da folha. É desse lado que pincelará o chocolate. Depois das folhas limpas e completamente secas, pincele-as com o auxílio de um pincel, o chocolate derretido. Espere secar e retire delicadamente a folha. Enfeite tortas de frutas usando folhas sempre em quantidade ímpar: a distribuição e o efeito ficam mais bonitos.

Receita de Placas, Arabescos e Enfeites de Chocolate Para fazer Laços

Aqui será necessário tiras de folha de acetato; tantas quantas forem necessárias para fazer um belo laço. As tiras você encontra prontas em boas lojas/casas de produtos culinários para festas ou em casa de embalagens. Em papelaria você encontra em tamanho grande como folha de cartolina e em diversas gramatura. Gramatura é o peso em gramas medido por metro quadrado de uma folha de papel.
Espalhe 175 gramas de  chocolate derretido sobre oito tiras de 3,5 cm x 20,5 cm (deixe 5 cm de borda de cada lado de cada fita, sem chocolate para que possa manusear as fitas) e alise com uma espátula de maneira que não fique muito fino e nem muito grosso. Espere alguns minutos para que o chocolate perca um pouco o brilho indicando que vai secar. Dobre as fitas ao meio, prenda com clips e leve-as à geladeira por 5 minutos. Retire o clips, remova o acetato com cuidado e enfeite o bolo ou torta formando um laço. Os laços também poderão ser feitos com tiras de transfers. Nesse caso, não será necessário o acetato. O laço ficará estampado.

Para fazer RendasReceita de Placas, Arabescos e Enfeites de Chocolate

Com 100 gramas de chocolate derretido e o saco de confeitar, faça fios de 1 mm em movimentos aleatórios em cima de papel manteiga colocado préviamente dentro de uma assadeira /tabuleiro. Leve a fôrma à geladeira por alguns minutos para o chocolate secar. Retire e com uma faca, quebre a renda em pedaços médios irregulares. Essas rendas servem para decorar laterais de bolos, tortas ou simplesmente enfeitar tortinhas, cupcakes, etc.

Para fazer canudos

Corte quadrados de acetato em tamanhos de sua preferência e faça a mesma técnica utilizada para fazer rendas. Depois de seco, ao retirar o acetato, obterá canudos rendados.

Receita de Placas, Arabescos e Enfeites de Chocolate Para fazer placas e como cortá-las

Em tábua de cozinha, sobre folha de papel manteiga ou folha de transfers, espalhe chocolate derretido com auxílio de uma espátula grande. Espalhe de maneira que a camada de chocolate não fique muito fina e nem muito grossa. Bata a tábua na pia da cozinha com leves batidas para deixar o chocolate nivelado. Se o tempo estiver quente leve rapidamente para a geladeira o suficiente para que o chocolate perca o brilho indicando que o chocolate está começando a secar. Em temperatura ambiente esse processo leva de 5 a 8 minutos. Comece a cortar o

Receita de Placas, Arabescos e Enfeites de Chocolate

Por Receitas de Mãe

chocolate com auxílio de cortadores de sua preferência. São cortadores de alumínio

facilmente encontrados em casa/lojas de produtos culinários para confeitaria/festas. O chocolate não pode secar totalmente, o que dificultará cortá-lo.


Dicas de Mãe

Na utilização de folha de transfers:  Não esqueça de colocá-la com o lado certo para cima, ou seja, com o desenho voltado para a parte que vai ter contato com o chocolate.
Não deixe de visitar nossa categoria de Dicas e curiosidades com diversas publicações sobre trabalhos com chocolate.
Veja aqui no blog também Bombons com transfers (passo a passo)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
4.27 de 15 votos

Por - Veja mais receitas com:

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

50 comentários para “Placas, Arabescos e Enfeites de Chocolate”

  1. Oi obrigada pelas receitas fico feliz en recebelas, preciso de uma dica estou começando a fazer bolo confeitado , sei fazer ele fica bem gostoso só ñ sei confeitar direito ñ consigo deixar o bolo bem retinho em cima pra confeitar com chantily ele fica meio torto como faço pra deixar retinho em cima, faço sempre o redondo pois acho mais fácil pra trabalhar bjus fia com Deus.

  2. cOISAS DE MAMA MESMO……..HUM….DELIIIIIIIIIIICIAS

  3. isabel cristina vieira 28/9/2011 às 14:08:51

    adorei as decorações com chocolates as placas os laços, adorei bem criativo e da um charme só parabéns.

  4. estou começando a trabalhar com pirulitos de chocolate…
    gostaria de receber receitas soh com chocolates…
    adorei as q recebi… obrigado!!!

  5. maria aparecida 28/9/2011 às 19:47:20

    suas dicas são muito boas e suas receitas ótimas creio que a maioria ou todas foram testadas pq são boas obrigada cidinha guarujá sp

  6. Achei o máximo !Assim que eu fizer direi como foi o método realizado por vocês,mas desde já acredito que será um sucesso.
    Abraços!

  7. muito obrigada por essas reseitas que vc me enviou!!! sobre como fazer arabesco e enfeites de chocolates eu adorei!!! obrigada de coraçao. todas receitas que vc me envia sao maravilhosas!!!bjs querida.

  8. nossssssssaaaaaa adorei todas as receitas , muito obrigado, tudo de muito bom gosto adoro essas decorações,parabéns a todos .

  9. adorei essas decorações, são lindas

  10. Maria Jacinta 28/9/2011 às 21:55:20

    Olá, sempre quando abro meus emails, logo vou às receitas. Esses arabescos estão lindos demais, muito sugestivos. Parabéns

  11. Olá Patricia!
    Às vezes, os bolos não saem retos como gostaríamos. Então, temos que usar alguns “truques”.
    A parte mais nivelada de um bolo é exatamente aquela que esteve em contato com o fundo da fôrma. Esta parte deverá ficar em cima. Ou seja, o bolo de “ponta cabeça”. Se ainda assim estiver desnivelado, temos que compensar com pequenos retalhos de massa (que retiramos da parte que ficou alta para colocar na parte que ficou mais baixa). Esses pequenos retalhos retiramos de dentro do bolo quando o cortamos para rechear. Ou colocamos um pouco mais de recheio do lado mais baixo do bolo. Assim, em cima o bolo ficará reto o que ajudará no confeitar com o chantilly. Conseguiu entender?
    Beijos

  12. gostei muito dessa dica com chocolate ,pois estou começando fazer bolo agora pra vender e como nao tenho muita experiencia esses truques me ajudaram muito. um abraço

  13. Ola… Amo suas receitas… mas será q vc pode me ajudar??? Eu vi umas placas de chocolate coloridas… listradas, ou riscadas… as riscadas eu tenhu uma ideia d como fazer mas as listradas naum… vc pode me dar alguma dica!?

  14. Olá Bruna!
    Onde viu?? Também quero ver para saber se é o que estou pensando.
    Beijos

  15. Foi no Blog ela até tem um q ao invés de placas é uma fita inteiriça… lindo!

    Aguardo sua resposta!

  16. Olá Bruna!
    As fitas inteiriças é uma técnica também utilizando tira de folha de acetato. Passa-se o chocolate na tira, aguarda uns minutos para o chocolate endurecer um pouquinho mas ainda estar úmido e abraça o bolo com a fita.
    Depois de seco, retira-se a fita de acetato. A tira de acetato deverá ter o tamanho do perímetro do bolo.
    Difícil explicar por aqui; me escreva depois dizendo se entendeu.
    Nas placas listradas eu utilizo uma espátula plástica dentada; daquelas que pintores utilizam para fazer desenhos em paredes. Faça o mesmo processo explicado acima: passe o chocolate preto na fita de acetato, depois passa a espatula dentada retirando o excesso de chocolate. Passe essa espátula do início até o fim sem retirar a espátula da fita. Se necessário passe a espátula mais de uma vez. Depois é só preencher os espaços vagos com chocolate branco. Com a espátula dentada; você pode “correr” com ela em linha reta ou em zig zag.
    Você encontra a espátula dentada em lojas de produtos culinários para confeitaria ou compre em lojas que vendem tintas para parede.
    Beijos

  17. Losana… mto obrigada… vou tentar fazer ai t falo se eu entendi msm… rsrsrsrs!

    Beijo!

  18. Obrigada, adorei as receitas, bjs, abraços

  19. Olá Losana, para fazer aqueles rabiscos em cima do bombom (coisa simples), vou utilizar o bico e saco de confeiteiro. No entanto minha dúvida é.. faço com chocolate fracionado para endurecer mais rapidamente fora da geladeira ou pode ser com o puro? Os saquinhos são laváveis ou devo jogar fora depois do primeiro uso? obrigada!!!

  20. Olá Karen!
    Pode fazer com o chocolate que preferir.
    Os saquinhos poderão ser os próprios, os de plástico e até mesmo de papel manteiga.
    O ideal seria os descartáveis.
    Beijos

  21. silvia alves magalhaes 24/11/2011 às 20:56:40

    queria saber qual chocolate posso usar para fazer os arabescos mas que ele nao derreta

  22. Olá Silvia!
    Chocolate só derrete se não foi feito corretamente a temperagem do chocolate (isso quando necessário) ou quando em ambientes extremamente quentes.
    Pode fazer com chocolate de sua preferência ou o fracionado.
    Beijos

  23. Pedro henrique 17/12/2011 às 23:00:44

    adoreii minha tia ela adora ver estes comentários pq ela aprende muito com eles e ela é aprendiz de confeitaria

  24. Olá Pedro!
    É isso aí…é nos comentários e nas respostas que tem muitas dicas.
    Beijos

  25. maria de lourdes araujo 2/1/2012 às 14:18:29

    Boa tarde ! olha tem um velho ditado vivendo é aprendendo! vc é abençoada!!!!! vc é maravilhosa estou me aperfeicoando a cada dia com vc .Cadia é um novo aprendizado jesus abençoie vc e sua familia visito seu blog todos os dias,tb recebo todos os dias novas novidades me cadastrei kkkkké por isso hoje te desejo que esse 2012 seja o ano de muitas realizações para vc e toda sua familia……. feliz 2012 feliz tudooooooooooo

  26. Olá Maria de Lourdes!
    Grata
    Feliz 2012 com muita saúde e realizações!!!
    Beijos

  27. MARIA DE LOURDES 5/1/2012 às 15:34:17

    OBG PRA VC TAMBEM UM 2012 CHEIO DE PAZ
    ADOREI SEUS CONHECIMENTOS AMEI TUDO UM BEIJO

  28. ola td bem? eu moro na frança e gosto muito de fazer bolos c estes desaines de chocolate, vou tentar fazer, adorei suas receitas e dicas.bjs.fc c. Deus.

  29. Jaqueline Aparecida 24/1/2012 às 21:45:20

    adorei essas dicas,pois era tudo o que eu queria para deixar meus bolinhos simples com cara de confeitaria

  30. Maria de Lourdes 9/2/2012 às 23:14:10

    Estou encantada com as receitas e dicas.Tem me valido muito.
    Recebo sempre elogios, graças a voçes.Muito obrigada.Tudo de bom.
    Bjs.

  31. Fico encantada com as dicas e receitas deste blog, por favor mande no meu email a resposta, quero saber o seguinte faço bombons e misturo o chocolate fracionado e um pouco do chocolate nobre, desta forma preciso dar o choque térmico? por favor me responda quero aprender com quem entende bem como vcs. Bjus

  32. Olá Leninha!
    Exemplo: Utilizando dois terços de chocolate fracionado mais um terço de chocolate nobre; não precisará dar choque térmico. Duas partes de fracionado para uma parte de nobre.
    Beijos

  33. Olá Losana, trabalho com cozinha há mais de 20 anos, e agora estou abrindo meu atelie de bolos personalizados, decorados com pasta americana e afins. Faço ovos trufados personalizados também, e nunca tinha visto um espaço com tantas dicas honestas passadas sem interesse algum. Parabéns, mesmo para mim que ás vezes faço cursos de aperfeiçoamento, algumas vezes falta a verbas, então pesquiso na net, e achar seu espaço foi uma benção na minha vida. Muito obrigada. Agora uma dúvida, o alcool de cereais realmente é necessário para que o chocolate não derreta facilmente? Ele muda o sabor do chocolate? Beijos e obrigada.

  34. Olá Ladypepper!
    Não é realmente necessário.
    Em regiões muito quente há quem utilize para garantir o endurecimento do chocolate. É usado somente algumas gotinhas ( em pouco chocolate)
    Não altera o sabor do chocolate.
    A proporção é de 1 colher (de café) para 1 kg de chocolate.
    Beijos

  35. solange esmeraldino 11/4/2012 às 17:45:41

    Ola Losana,amo trabalhar com chocolate e suas dicas me ajudam bastante,
    gostaria de saber se e´possivel refazer o chocolate q ja foi feito,tipo
    barras e casquinhas sem recheio?Grata.

  36. Olá Solange!
    Sim; é possível.
    Beijos

  37. bruninhadmelo 18/4/2012 às 14:30:29

    Ola Losana… estou sonhando com rosas de chocolate… eu vi videos delas com glucose, outras com ganache, e ainda usando moldes de silicone… vc poderia de ajudar??? Aguardo respostas!

  38. Olá Bruninha!
    Veja aqui no blog as publicações:
    - “Pasta americana de chocolate”
    - Pastilhagem de Chocolate Branco e Preto
    Beijos

  39. queria fazer pirulito com arabescos de chocolate. fiz um teste derretendo chocolate e fazendo desenhos e coloquei para gelar na geladeira. na hora de tirar ele ficou grudado e logo que tirei ele derreteu todo. como faço para ficar duro e nao amolecer?

  40. Olá Carla!
    Veja aqui no blog, na categoria de Dicas e curiosidades, a publicação:
    - Chocolate não é sorvete.
    Beijos

  41. neide grosso campos santos 17/5/2012 às 20:14:27

    Oi, adorei td que vi,receitas, arabescos…mas gostaria muito de ter técnica para decorar bem linda as minhas trufas,bombons,etc.
    Eu tenho feito uns riscadosnas trufas mas naum tem ficado bom…por favor me ensine
    bjsssssssssssssssss aguardo

  42. Olá Neide!
    Não se preocupe tanto. Riscados não ficam mesmo extraordinariamente perfeitos, afinal, são bombons caseiros e decorados manualmente.
    Muitos confeiteiros também não se preocupam se os riscados estão perfeitos. São riscos aleatórios.
    Para um perfeito riscado deverá ter totalmente o controle/domínio de suas mãos e muito tempo de prática.
    Poderá decorar bombons e trufas com transfers, com pasta americana, com frutas secas,… …
    Beijos

  43. Oie! olha eu aqui de novo..rsrs
    Bom, amanhã tenho que entregar um bolo para aniversário surpresa do marido da minha dentista. Ela me pediu que escrevesse no bolo. Aiai.. fico tremola só de pensar. Uma amiga me deu a dica de escrever com chocolate no papalel manteiga e depois colocar no bolo. Bom, vc poderia me dar mais dicas a respeito?
    O bolo será de sensação, terá uns pedaços de chocolate e morangos no recheio, é uma delicia. Vc me aconselha na decoração usar morangos? (se sim eles terão que ser inteiros?) Vou usar chantily na decoração.
    Pensei em fazer esses arabescos ai com chocolate e colocar como infeite, mas não tenho muita segurança. O que posso fazer?
    Um forte abraço!!!

  44. Olá Eliana!
    Acredito que já tenha entregado o bolo; devido às minhas atividades, não consigo ficar direto no blog. Assim mesmo, segue algumas dicas.
    Podemos escrever de várias maneiras em bolos. Calda de sorvete pronta, frutas picadas, geléias, chantilly, chocolate derretido, com doce de leite … …
    Há no mercado um corante americano da Wilton chamado Sparkle Gel, que vem em uma bisnaga, e dá para escrever.
    Pode-se escrever também com pasta bem molinha, ( se o tempo estiver muito seco, acrescente um pouqinho de gordura vegetal), e faça uma cobrinha bem comprida. Escreva com ela, torcendo e formando as letras no formato cursivo.
    Corante em gel diluido em um pouquinho de conhaque ou rum; com pincel e pouco de prática, dá para escrever.
    A empresa Mago vende kit com 5 canetas coloridas para decorar bolos, doces e biscoitos. A tinta é atóxica. Cores: amarelo, azul, preto, verde e vermelho. Dá para recarregar com corante líquido.
    Beijos

  45. Muito obrigada!
    Eu escrevi com chocolate, deu certo.
    Valeu as dicas! :)

  46. Olá Losana, tudo bem com você?Estou iniciando minha carreira como boleira, eu moro em uma cidade muito quente que dica você pode me dar para que eu possa fazer um bolo (exemplo de brigadeiro que ele não quebre ao meio),porque isso aconteceu comigo recentemente…rsrs…entrei em desespero, mas consegui consertar com raspas de chocolate…rsrs….Mas não foi o que minha cliente me pediu…ela queria com granulado por cima…então venho te pedir ajuda e dicas para eu agradar cada vez mais minhas clientes….Desde já agradeço a atenção.
    BEIJOS.

  47. Olá Karen!
    Muitos fatores podem contribuir para que um bolo se quebre.
    O principal é não exagerar no recheio e no molhar o bolo. Deve-se umedecer o bolo levemente e nunca próximo às bordas e no topo/em cima onde haverá contato com a cobertura/glacê. Também deverá ter extremo cuidado no transporte do bolo.
    Beijos

  48. isolete r preis 17/6/2013 às 22:04:36

    isolete170614
    adorei todas as ticnicas de arabescos todos muiiitos legais parabens.

  49. edna mara de toledo 5/8/2013 às 20:36:32

    Olá, tudo bem? por favor estou desempregada e gostaria muito de fazer pirulitos coloridos de chocolate e queria que voces me mandassem receitas se fosse possível desde muito obrigada.

  50. muito legal e ao mesmo tempo delicioso!!!!!