Receita de Sopas, cremes e caldos

Aqui temos 3 receitas diferentes pra te esquentar neste inverno.

Minestrone

Ingredientes: 2 cenouras médias; dois tomates sem pele e sem sementes; 1 pedaço pequeno de nabo; 3 talos de aipo; 1 cebola média; 2 fatias de bacon; 1 colher (de sopa) de azeite de oliva; 1 cravo-da-índia; 1 litro e meio de caldo de carne; Sal e pimenta a gosto; 1 raminho de salsa; 2 talos de cebolinha; 2 colheres (de sopa) de arroz; meia cabeça de repolho pequena e queijo parmesão ralado.

Modo de preparo: Corte em pequenos pedaços cenouras, tomates, nabo e aipo. Pique o bacon, frite-o no azeite, adicione os vegetais, refogue-os por 10 minutos, junte caldo, cravo e temperos. Deixe cozinhar por meia hora, junte arroz, repolho cortado em tirinhas finas e cozinhe por mais meia hora. Tire os raminhos de salsa, a cebolinha e sirva com parmesão.

Receita de Sopas, cremes e caldosCreme de ervilhas

Ingredientes: 250 gramas de ervilhas secas; 1 peito de frango com osso; óleo; 1 talo de salsão; 1 cebola; 1 xícara (de chá) de creme de leite; 100 gramas de bacon; sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Tempere o peito de frango com sal e pimenta. Aqueça um pouco de óleo em uma panela de pressão, acrescente o frango e deixe grelhar. Enquanto isso, corte salsão e cebola em cubos pequenos e reserve. Quando o frango estiver bem dourado, junte cebola, salsão, refogue, adicione água fevente, ervilhas, tampe a panela e deixe por 15 minutos, depois que começar a chiar. Retire do fogo (só abra a panela depois que estiver sem pressão), separe o frango e bata os demais ingredientes no liquidificador. Coloque na panela novamente, acrescente o creme de leite e deixe ferver. Desfie o frango, transfira para uma frigideira com o bacon picado, leve ao fogo e deixe tomar gosto. Distribua o creme nos pratos e coloque por cima frango e bacon. Sirva a seguir.

Caldinho de feijão

Ingredientes: 3 conchas de feijão cozido (com seu caldo), 2 colheres (de sopa) de óleo, 4 dentes de alhos amassados, 50 gramas de bacon picadinho, ½ linguiça defumada picadinha, 2 folhas de louro, 1 cebola pequena picada, coentro picadinho, ½ litro de água, temperos a gosto como sal, pimenta-do-reino e pimenta-malagueta.

Modo de preparo: Bata o feijão cozido com a água no liquidificador. Coe e reserve. Em uma panela com óleo, refogue o bacon, o alho, a linguiça e a cebola. Acrescente o caldo de feijão reservado, tempere com os temperos e deixe cozinhar por alguns minutos. Sirva em canecas ou cumbucas, pulverizado com o coentro.

Sopinha de Carne com macarrão Cabelo de Anjo

Ingredientes: 2 litros de água; 300 gramas de músculo; 1 dente de alho socado; 1 cebola picada ou ralada; 2 colheres (de sopa) de azeite; 1 tomate picado; 1 cenoura ralada; 2 xícaras (de chá) de macarrão cabelo-de-anjo; Sal a gosto; salsinha picada; queijo parmesão ralado.

Modo de preparo: Em uma panela de pressão, frite a carne no óleo. A seguir, acrescente e refogue alho, cebola, tomate, sal. Acrescente água, cozinhe por 30 minutos ( com a tampa da panela fechada). Depois, retire a pressão da panela para depois abrí-la e adicione a cenoura e o macarrão e cozinhe por mais 10 minutinhos. Coloque em uma sopeira, salpique queijo ralado e salsinha picadinha.

Dica de Mãe:

Verifique outros sabores aqui no blog, na categoria de Sopas e Caldos.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
3.85 de 13 votos

Por - Veja mais receitas com: , ,

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

13 comentários para “Sopas, cremes e caldos”

  1. adorei essas receitas.Trabalho de cozinheira quanto mais receitas puderem me mandar eu agradeço.abraço cris.

  2. claudia cristina 31/5/2011 às 14:35:45

    amei essas receitas.Trabalho de cozinheira se puderem me mandar mais receitas eu agradeço muito.pretendo abrir um negocio pra mim para ajuda familiar.beijos claudia cristina.

  3. Muito boa a receita do caldinho de feijão. Combina demais com esses meses mais frios do ano!!!

  4. Dulce Maria Siqueira 20/6/2011 às 14:28:48

    Descobri hoje suas receitas e amei.Copiei varias.Fico agradecida se puder incluir meu email :dulce.siqueira@gmail.com, sempre que houver novas receitas.OBRIGADA.

  5. Olá Dulce!
    Seja bem vinda.
    Procure em sua caixa de entrada uma mensagem de verificação de FeedBurner’s “FeedBurner Email Subscriptions,” o serviço de email que envia cadastros para Receitas de Mãe – Nova receita para você. Você precisará clicar no link anexado nesta mensagem para ativar seu cadastro que foi feito com sucesso.
    Beijos

  6. Bom dia, Estou amando todas as receitas e estou fazendo um cadernos especial. Gostaria de receber receitas diet. Trabalho como auxiliar de cozinha num hospital e temos que fazer um cardápio balançado, e nossa nutricionista incumbiu a cada auxiliar para preparar uma receita por dia. E como eu não sou cozinheira, mas estou la aprendendo. Gostaria de receber ajuda de voces. Por favor, podem me enviar receitas diets? E tbm receitas de sopas (não precisa ser diets.)Preparamos as refeições normais com cada dieta específica para os pacientes, mas também preparamos refeições normais para os médicos e funcionários. Podem me socorrer. Estão me ensinando a cozinhar e estou amando, mas também quero apresentar coisas novas e amei este site. Um grande abraço.

  7. Olá Maiza!
    Anotei seu pedido.
    Beijos

  8. muito boas as sopas.

  9. Amo tudo que você faz.
    acho tudo de tão bom gosto e fineza!
    bjos… me mande receitinhas faceis e caseiras. please!
    Um lindo e gostoso dia pra VocÊ!!

  10. Maria Jose Fonseca Moreira Almeida 28/9/2012 às 03:20:09

    prazer conhecer voce em receitas da mamae, sou apaixonada em cozinhar suas sopas sao divinas, gostaria muito de poder receber novas receitas sua. ficaria super hiper agradecida por isso. beijoca e continue assim fazendo sempre essas coisinhas gostosas. fique com DEUS

  11. Olá Maria Jose!
    Seja bem vinda.
    Cadastre-se. Entrando no blog à direita, um pouquinho abaixo, há o: Receba receitas digite seu e-mail
    Beijos

  12. ÓTIMAS RECEITAS!!

  13. NOSSA DOS CALDINHOS!!..que maravilha,fiz e adorei,amo tudo isso,peço com carinho que me mandepelo meu email.obrigado!!..

Deixe o seu comentário


Em caso de dúvidas sobre as receitas, primeiro utilize o nosso campo de pesquisa, em cima à direita.