Receita de Queijos

Queijos: Popular em vários lugares do mundo, o queijo possui uma infinidade de sabores, formas e textura. Cada localidade desenvolve suas próprias variações, expandindo assim cada vez mais o número de opções desse alimento. Há centenas, talvez milhares de queijos no mundo. Aprenda a distinguir os principais e a usá-los de forma apropriada.

Curiosidade: Mussarela, muçarela, musarela ou mozzarella ? A correta grafia do queijo – A Academia Brasileira de Letras informa que as formas registradas oficialmente são: muçarela ou mozarela

Queijos italianos:

Queijo Gorgonzola – É um queijo com veias azuis (fungos), feito de leite de vaca e sabor forte. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado. Usado em molhos, pastas e com torradas.

Queijo Mussarela – A Mussarela é um queijo feito de leite de búfala ou de vaca. A de leite de vaca é firme e boa para pizzas e recheio de massas, como a lasanha.

Queijo Parmesão – O parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade. É usado ralado sobre vários pratos. Quando novo, é bom aos pedaços.

Queijo Provolone – O provolone é um queijo de leite integral de búfala ou de vaca com uma pele macia, é forte e perfumado. Ele é produzido principalmente nas regiões da Itália da Lombardia e Veneto. Bom sózinho e em sanduíches.

Queijo Ricota – O Ricota é um queijo fresco e leve. É um queijo feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. O ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve. É apreciado como recheio de massas, em pastas e tortas doces.

Mussarela de búfala - Vem em bolinhas na salmoura ou no soro. Bom ao natural e em saladas.

Grana Padano – Parmesão de excelente qualidade. É usado ralado em massas e carpaccios.

Pecorino – Parmesão de leite de ovelha. É usado em massas e fundamental no molho pesto.

Mascarpone – É cremoso. É ingrediente de pratos salgados e doces, como o Tiramisù.

Queijos franceses:

Queijo Roquefort – O Roquefort é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. É um queijo branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característico de matriz azul.Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado. Por ser macio, fica ótimo em molhos.

Queijo Camembert – Camembert é um queijo macio, cremoso e tem uma casca de mofo – que se come. Seu nome vem da vila de Camembert . Quando fresco, o Camembert tende ser esfarelento e é relativamente duro, porém característicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece. É excelente aperitivo.

Queijo Brie – É um dos queijos franceses mais antigos. O Brie é um queijo macio – cremoso feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor pálida e  sabor forte. Bom com uva Itália, com torradas e em risotos.

Queijo Chèvre – É macio e feito de leite de cabra. Com sabor e textura variados, é bom em saladas e pastas.

Saint Paulin – É firme porém cremoso. Excelente em massas.

Queijos ingleses:

Queijo Cheddar – O Cheddar é uma criação inglesa, embora muitos achem que seja americano. É um queijo amarelo pálido, firme, com sabor pronunciado. É originário da vila inglesa de mesmo nome. É ótimo em sanduíches.

Queijo Cottage – O Cottage é feito com leite desnatado, tem baixas calorias, é uma coalhada de queijo com sabor suave. Ele é drenado, mas não prensado, então fica algum soro de leite. Cottage não envelhecido. Perfeito para sanduíches e pastas.

Queijos holandeses:

Queijo Gouda – O queijo Gouda é feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro. É macio e tem sabor suave. Muito usado como aperitivo.

Queijo Edam – O Edam é tradicionalmente vendido como esferas com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela. Ingrediente fundamental do “molho quatro queijos”. Acompanha vinho tinto.

Queijos suíços:

Queijo Emmental – Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço. O Emmental é um queijo amarelo, duro, firme e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Servido puro e no fondue.

Queijo Gruyère - O queijo Gruyère é amarelo e feito de leite de vaca. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos e dispersos buracos. O nome vem da cidade de Gruyères na Suíça. Bom para gratinados, sopas e no fondue.

Queijos brasileiros:

Queijo Prato – Invenção mineira boa para sanduíches e aperitivo. O nome se deve ao formato achatado.

Requeijão – É uma pasta cremosa. Costuma ser servido com pães ou com doces.

Catupiry - O requeijão brasileiro desta marca, mais firme, é famoso por seu uso em pratos salgados. Catupiry é uma marca (empresa) registrada de uma indústria que desde 1911 em Minas Gerais produz requeijão.

Reino – Firme e redondo. É bom puro.

Minas - Pode ser curado. É servido com pão ou com doces. Com goiabada, faz o “Romeu e Julieta”.

Outros :

Cream cheese – Queijo untuoso mas firme, espalhável, com alto teor de creme de leite que se obtem da centrifugação da coalhada. Pode ser natural ou adicionado de sabores. Muito consumido na Inglaterra, EUA e toda Europa. É usado em sanduíches, em patês ou como ingrediente para o cheese cake.

Queijo Estepe -Originário das estepes russas, este queijo é fabricado a partir do leite de vaca. Apresenta uma textura semi-dura e massa semi-cozida, de cor amarelo-palha, com sabor frutado ligeiramente doce. Geralmente é consumido puro ou em molhos 4 queijos. Por ter uma textura fatiável, serve para compor sanduíches e aperitivos.


21 comentários para “Queijos”

  1. Darlane 17/7/2009

    achei interessante e esclarecedora.
    obrigada.
    Darlane

  2. Andréa Ghetti 27/10/2009

    Olá,
    quero fazer uma receita de Terrine com Queijo Roquefort, mas não encontro na minha cidade p/ comprar. Gostaria de saber que outro queijo pode substituí-lo.
    Obrigada.

  3. Losana 28/10/2009

    Olá Andréa!
    Conheço terrine com queijo Gruyère.
    Que tal um teste com queijo Gorgonzola; apesar de feito com leite de vaca, tem características semelhantes.
    Bjs
    Losana

  4. Talia 8/12/2009

    adorei as dicas de queijos e eu fiz os sorvetes e ficaram deliciosos.bjos parabens

  5. Jeane 17/12/2009

    Posso substituir a ricota pelo queijo minas numa receita de lombo recheado?

    • Losana 19/12/2009

      Olá Jeane!
      A ricota é mais leve.
      Isso não impede que façamos experiências.
      Que tal tentar a substituição?
      É inovando que surgem receitas maravilhosas.
      Beijos
      Losana

  6. Maria Elisabete Francia 30/9/2010

    sera que consigo uma receita de queijo camembertsem ter que pagar por ela e se eu tiver que pagar, é muito caro?
    Grata
    Elisabete

    • Losana 30/9/2010

      Olá Maria Elisabete !
      Entendi que você quer receita cujo um dos ingredientes seja o queijo Camembert. Correto ?
      Anotado seu pedido. Aqui não tem que pagar nada. Estou atendendo pedidos à medida que eles chegam.
      São muitos e variados os pedidos.
      Beijos

  7. Mirelle 19/11/2010

    COMENTÁRIOS BASTANTE CURIOSOS, ADOREI. BEM ESCLARECEDOR. PARABÉNS!

  8. Talita 2/12/2010

    Gostaria de saber de um queijo para substituir o nosso requeijao. Eu moro na Belgica e aqui eu encontro alguns queijos cremosos, mas nada como o requeijao. Gosto muito de fazer a receita de camarao na moranga e ate agora nao acrtei com o queijo, pq, apesar de serem cremosos tambem possuem muito sabor, o que faz muita diferenca na receita.
    Muito obrigada.

    Talita

    • Losana 6/12/2010

      Olá Talita!
      Aqui no blog, há receitas de requeijão caseiro. Verifique! Experimente!
      Beijos

  9. Julia 25/7/2011

    Tenho uma receita de batatas com queijo na qual sempre usei o cheddar mas aqui onde moro é tão difícil de encontrar. Qual queijo posso usar para substituí-lo? Obrigada.

    • Losana 25/7/2011

      Olá Julia!
      Substituições nunca são perfeitas e podem não dar o resultado esperado.
      Substitua por queijo de sua preferência ou por requeijão com cheddar de consistência firme
      Beijos

  10. Daiene 10/7/2012

    Para sopa de broccoli com cheddar, o que poderia usar como substituição. Se pede 2 xicaras de cheddar e onde moro não encontro, apenas aquele em copo tipo requeijão. Sei q subustituições não são a mesma coisa, mas as vezes se aproximam… E antecipadamente agradeço sua gentileza na consultoria culinaria!

    • Losana 11/7/2012

      Olá Daiene!
      Pode utilizar o requeijão cheddar (vendidos em potinhos de 200 gramas).
      Pode substituir por catupiry. O cheddar tem um sabor mais forte e característico, enquanto o catupiry tem um sabor mais suave.
      Beijos

  11. Reinaldo 7/12/2012

    Peguei uma receita de bolo de fubá que vai queijo de minas frescal, mas aqui no Japão não tem, o que tem mais parecido é a ricota e o cream cheese, voce dar uma dica o que pode substituir. Antecipadamente agradeço pelas dicas sobre queijos.Abraços.

    • Losana 11/12/2012

      Olá Reinaldo!
      Poderá substituir por outro queijo fresco, de pouca maturação.
      Saiba que substituições nunca são perfeitas e podem não dar o resultado esperado.
      Abraços

  12. Jane 19/1/2013

    Tenho intolerância à lactose e adoro pizzas, massas, etc.Há possibilidade de substituir o queijo ralado e a mussarela por outra coisa saborosa ?
    Obrigada

  13. Roli 1/6/2013

    Parabéns pelo blog. Muito útil.
    Você poderia sugerir uma substituição para o queijo cottage? É para misturar em uma massa de pão. Moro em cidade pequena e o comércio não tem essa variedade…
    Grata. Abraços

    • Losana 2/6/2013

      Olá Roli!
      O cottage é um queijo “magro”, ou seja, com pouca gordura, sendo uma das melhores opções para o cardápio para quem está de dieta.
      Poderá substituir por ricota ou outro de sua preferência que tenha as mesmas características do cottage.
      Beijos

Deixe o seu comentário