Termos e técnicas culinárias

Nada de mistérios: aqui você se familiariza com os principais termos e técnicas, tipos de preparação e utensílios usados na culinária.

Abafar – cozinhar sem água, usando o próprio líquido do alimento e em fogo baixo, em panela untada (com óleo, manteiga ou margarina), que permanece tampada durante todo o processo.

Aferventar – cozinhar ligeiramente o alimento, em água ou outro líquido, em ponto de fervura, durante um curto espaço de tempo.

Al dente – expressão italiana usada para indicar o ponto de cozimento exato para o macarrão, para o arroz e para os legumes. O alimento deve estar cozido mas firme, resistindo à mordida (ao dente).

Amaciar – modo de tornar legumes, carnes e peixes mais macios. Para os legumes, basta uma fervura leve. Para as carnes, usa-se batê-la ou deixar de molho na vinha-d’alhos, envolver em fatias de mamão verde ou banhar com iogurte. Os peixes ficam mais tenros regados com suco de limão.

Amassar – pressionar a massa com as mãos, misturando bem, até que ela fique com a textura uniforme.

Apurar – técnica culinária que consiste em obter um paladar novo, pela combinação de sabores, adicionando substâncias aromáticas ao ingrediente principal, ou pela redução do caldo, com a consequente concentração de sabor. Esse processo pode ser feito a frio ou sob a ação do calor. Quando se tratar de apurar uma calda, significa o mesmo que apertar o ponto, isto é, deixá-la engrossar até o ponto recomendado na receita.

Aromatizar – técnica utilizada para alterar o perfume de um prato ou alimento, usando substâncias vegetais, de aroma penetrante, como baunilha, canela, casca de laranja, de tangerina ou de limão, anis, hortelã, água de flor de laranjeira, de rosas, vinho do Porto, licores etc.

Assadeira – fôrma de alumínio ou outro metal, sem tampa, quadrada, retangular ou redonda, de tamanhos variados, que pode ter ou não revestimento antiaderente.

Assado – qualquer peça de carne de boi, carneiro, porco ave ou peixe cozido por meio de calor seco. Esse processo pode ser feito no forno, no espeto ou na grelha. Figurando sempre como prato de resistência, é considerado o ponto alto da refeição.

Assar – processo de cozimento com calor seco e direto, no forno, na grelha ou no espeto, em que o alimento é tostado até adquirir uma crosta externa que impede a saída do suco, deixando-o úmido e cozido por dentro. No caso de carnes, é indicado apenas para as grandes e tenras. O alimento pode ser regado algumas vezes com um molho, caldo ou vinha d’alhos durante o processo. No caso de massas ou pães, uma certa quantidade de vapor é produzida pela umidade contida no alimento. Determinadas massas assadas sem tampa formam crosta na superfície. Para retardar essa formação, coloca-se também uma fôrma refratária com água dentro do forno para gerar vapor, o que permite maior tempo de crescimento. Massas mais delicadas, como as de pudim, devem ser assadas em banho-maria, que reduz o calor na parte de fora da fôrma.

Banho-maria – método que consiste em tornar mais lento o cozimento ao colocar o recipiente com a receita dentro de outro, com água fria, para evitar o contato direto com o calor, no fogo ou no forno.
Algumas vezes, a receita exige água já quente no banho-maria.
Uma dica para evitar que o alumínio escureça durante o banho-maria é pôr algumas rodelas de limão na água.

Bater – técnica culinária usada para misturar ingredientes de forma rápida, incorporando ou agregando ar aos alimentos e provocando mudanças no volume, na cor, na textura e na consistência. Esse processo pode ser feito com o auxílio de uma colher, de um batedor de mão ou em batedeira elétrica, para que haja incorporação de ar. O tamanho da tigela usada também é importante. Se for muito grande ou muito pequena, será difícil bater corretamente, e os ingredientes podem não ficar bem misturados.

Calda – é uma solução de açúcar em água fervente, que fica mais grossa ou mais rala dependendo da quantidade de açúcar em relação à água. Em uma calda rala, a proporção é de 1 1/4 xícara de açúcar para 2 1/2 xícaras de água. Para uma calda média, usa-se 2 xícaras de açúcar para 2 1/2 xícaras de água. Numa calda grossa, a proporção é de 2 1/2 xícaras de açúcar para 2 1/2 xícaras de água.
De acordo com o tempo de cozimento, a calda perde mais ou menos água, ficando mais ou menos concentrada e com características diferentes que se chamam pontos de calda. Chama-se ponto de fio. quando a calda puxada com um garfo forma longos fios finos, à medida que vai esfriando no ar. Quando um pingo da calda em água formar uma bola macia ao ser apertada entre os dedos, está no ponto de bala mole O ponto de bala dura é quando a calda pingada em água resulta em uma bolinha firme. Para obter o ponto de transparência, mergulhe o cabo de uma colher na calda e, em seguida, em água fria: o cabo fica coberto por uma camada transparente e crocante, mas ainda maleável. O ponto de espelho é quando a calda no cabo da colher fica transparente, dura e quebradiça depois de mergulhada em água fria. Para o ponto de pérola, deixe a calda escorrer ao longo de uma colher de pau invertida e observe se ela forma uma pequena bola na extremidade da colher. Para obter o caramelo, faz-se a calda de açúcar queimado, derretendo-o em fogo brando até formar uma cor dourada. Ainda quente, pode envolver doces pastosos e frutas, forrar fôrmas para pudim: essa técnica se chama caramelar. Depois de frio, o caramelo fica vitrificado e pode ser usado para decorar cremes, sorvetes e tortas.

Corar – técnica culinária que consiste em dar cor dourada e aparência apetitosa aos alimentos, empregando calor forte, do fogão ou do forno, com o auxílio de gordura, gema de ovo, café forte, açúcar ou molho de soja, entre outros, de acordo com o alimento e a indicação da receita.

Cozer – método que consiste em cozinhar em água ou em qualquer outro líquido, mergulhando o alimento ou mantendo-o no vapor.

Cozimento a vapor – técnica culinária que consiste em levar a carne, o peixe ou a verdura ao fogo em uma panela especial, tampada, com furos no fundo e colocada sobre outra, contendo água fervente, cozinhando os alimentos no vapor. As panelas a vapor podem ser feitas de aço, ferro, plástico ou bambu. O cozimento a vapor é indicado para vegetais, porque conserva melhor a cor, a textura e os nutrientes. Pudins, massas e bolinhos também podem ser preparados com essa técnica que dispensa gordura.

Embutidos – são produtos feitos com carne de diversos tipos, temperada e acondicionada em membranas resistentes ou tripas. Os tipos mais comuns são a mortadela, a linguiça, a salsicha, o salsichão e o salame.

Empanar – técnica culinária que consiste em envolver um alimento numa massa semilíquida de farinha de trigo ou de rosca, leite e ovos batidos antes de fritá-lo ou levá-lo ao forno.

Flambar – técnica usada para “passar pela chama” certos alimentos. Adiciona-se ao prato uma quantidade de bebida, em geral conhaque, calvados, armanhaque ou rum, ateando-se fogo em seguida. Nesse processo o álcool evapora, deixando o alimento com o sabor e o aroma da bebida. Pode-se flambar o prato durante o cozimento ou apenas no momento de servir, aquecendo-se a bebida em uma concha de metal e colocando fogo em seguida, para derramá-la incandescente sobre o prato.

Fondant – cobertura doce de textura lisa e consistência dura, depois de seca. É feita com açúcar de confeiteiro ou glicose, água e cremor tártaro e usada para recobrir bolos e pequenos doces.

…aguarde mais itens…


82 comentários para “Glossário”

  1. HELENA ELIAS 23/6/2009

    MUITO BOA ESTAS TÉCNICAS DE COZIMENTO.

  2. Edna Aparecida Silva 14/12/2009

    bonissimo ,muito bom mesmo

  3. Laylane Janaína 18/3/2010

    Amei esse glossária, afinal sou amante da cozinha, amo cozinhar e é bom compartilhar nossos e gostos com alguém que tem gostos incomuns aos nossos para um maior aprendizado.
    Amei o site ta de parabéns…

  4. Patricia 27/3/2010

    faço minhas as palavras da Laylane…

  5. Sandra Rocha 17/7/2010

    Procurando a receita de clace mármore, encontrei este site tudo que estou abrindo!!!é muito bom ter todos os recursos, dicas em um lugar só!!PARABÉNS…estou me especializando em bolos, já faço bolos aqui em casa para aniversário dos meus filhos mais agora resolvi ganhar dinheiro tbm…olha e com certeza vocês estaram em meus favoritos!!estou adorando e já vou fazer agora um bolo para o aniversário para amanhã(domingo)bjsss

    • Losana 18/7/2010

      Olá Sandra!
      Espero ter contribuído para seu sucesso.
      Beijos

  6. Bianca Peçanha 6/9/2010

    olá losana gostaria de uma resposta sua não sei ser pode me ajudar mais queria saber o valor que eu cobro de um bolo decorado. ex:de 20pedaços,30,50 e100pedaços. grato beijos

    • Losana 7/9/2010

      Olá Bianca!
      Você sabe quanto pesa um bolo de 20 pedaços, 30, 50 e 100 pedaços ??
      Em sua região, quanto cobram o quilo do bolo decorado ? Já pesquisou isso ?
      O bolo deverá ser pesado e calculado seu valor por quilo. Deve-se levar em conta também o recheio, cobertura e mão de obra.
      Depois divide-se o valor por 20, 30, 50 ou 100 pedaços. Aí você saberá quanto custa o pedaço do bolo.
      Beijos

  7. Solange Carvalho 9/9/2010

    as receitas saõ de dar agua na boca, faceis de fazer e deliciosas pra comer.

  8. Amina 25/10/2010

    gostaria de saber como se pode fazer a massa americana rançosa.
    quando cheira a ranço, qual solução?

  9. Amina 25/10/2010

    como posso utilizar massapão rançoso?

    • Losana 25/10/2010

      Olá Amina!
      Não trabalho com massapão.
      Beijos

  10. Adriana Salvador 7/11/2010

    Pesquisando encontrei seu blog estou procurando uma alternativa de renda com receitas de biscoitos tem alguma dica para me passar exemplo como calcular preço de venda, incrementar embalagem.
    Agradeço desde já se puder me orientar.

    Beijos.

    Adriana

    • Losana 9/11/2010

      Olá Adriana!
      Aqui, em dicas e curiosidade, há publicação sobre isso que talvez possa interessar (colocando preços nos produtos e qual o melhor preço).
      Com relação a embalagens, você deverá fazer pesquisa em lojas/casas de embalagens sempre se atualizando com novidades do mercado.
      Biscoitos poderão ser acondicionados em saquinhos e, até em caixas com visores. A decoração fica por conta de sua criatividade com laços de fitas e etiquetas (de ocasiões como Natal, Páscoa, etc; etiquetas de validade… …)
      Desejo sucesso.
      Beijos

  11. Leticia 27/11/2010

    Achei esse espetaculo de site por acaso. E de cara me apaixonei!!!!
    estava procurando uma simples pizza de liquidificador e achei tanta coisa boa, que minha boca encheu de agua so de olhar o que tinha alem da pizza….
    Virei fã viu??!!

    • Losana 27/11/2010

      Olá Leticia!
      Grata.
      Seja bem vinda
      Beijos

  12. Lucyana Sodre 7/12/2010

    SO TENHO QUE PARABENIZA-LA POR NOS AJUDAR DESTA MANEIRA.MORO EM PORTUGAL E FIQUEI APAIXONADA POR TANTA DELICADEZA EM TODAS EXPLICAÇOES.OBRIGADO.

    • Losana 8/12/2010

      Olá Lucyana!
      Grata
      Beijos

  13. Teca 19/12/2010

    vc tem a receita do docinho de macã para rechear pastelzinho

    • Losana 20/12/2010

      Olá Teca!
      Seria esta ? Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 2 xícaras (de chá) de passas sem sementes, 1 colher (de sopa) de manteiga e 4 maçãs raladas. Modo de preparo: Leve ao fogo baixo o leite condensado, as passas e a manteiga, mexendo sempre até obter um creme consistente. Retire do fogo, junte as maçãs raladas, misture bem e deixe esfriar.
      Beijos

  14. Rosalia 6/1/2011

    entrei hoje e adorei….parabens….
    amooooooo culinaria.

    sou de guarulhos sp abraços, Deus abençõe.

    Rosália

    • Losana 6/1/2011

      Olá Rosalia!
      Grata
      Seja bem vinda
      Que Deus abençoe a todos nós.
      Beijos

  15. Rosalia 6/1/2011

    Olá …vou fazer um bolo com cobertura de marshmellow,e por cima quero colocar uma geleia de morango fina ….´preciso de uma receita dessa geleia,, pode ser com gelatina..??
    poderia me ajudar, me enviando..?
    fico grata…..abraços

    • Losana 8/1/2011

      Olá Rosalia!
      Não entendi seu bolo. A geléia você poderá peneirá-la. Poderá também utilizar geléia de brilho
      Não tenho no momento receita de geléia.
      Beijos

  16. Isabel 17/3/2011

    Ola!!!!!Adorei seu site.Parabens.
    Gpstaria de saber se vc tem alguma receita de bolo que nao vai
    manteiga e pouco açucar e que fique bem fofinho?????Beijos

    • Losana 17/3/2011

      Olá Isabel!
      Receitas diet ou pão-de-ló.
      Beijos

  17. Jaqueline 23/3/2011

    Ola Losana.
    Losana presico da sua ajuda vou fazer o aniversario da minha sobrinha de 15 anos e vou servi uma jantar mais não sei o que eu possa servi antes do jantar. Voce pode me da uma dica Beijos

    • Losana 23/3/2011

      Olá Jaqueline!
      Não disse o que servirá no jantar.
      A entrada já é considerada parte da refeição principal (seria a sua introdução ao jantar), ela deve combinar com o prato principal em sabor e grau de sofisticação.
      Beijos

  18. Jaqueline 23/3/2011

    Uma comida simples arroz branco,feijâo de caldo com bacon e calabresa, e estrogomofe de frango . Ede sobrimesa mousse de maracuja.

  19. Sandra 13/4/2011

    Adoro as receitas de vocês,acho bem legal como são apresentadas e como são fáceis de fazer. Estão de parabéns.gostaria de saber como fazer flores com chantily? posso misturar algum produto com ele? bjs

    • Losana 13/4/2011

      Olá Sandra!
      Flores de chantilly ?
      Veja aqui no blog: Flores Comestíveis.
      Beijos

  20. Celsa 24/5/2011

    Boa noite!losana Parabéns suas receita ssão maravilhosas!
    Eu gostaria de saber como fazer para imprimir o livro de receitas que selecionei?
    Desde já eu agradeço>

    • Losana 25/5/2011

      Olá Celsa!
      Passei seu pedido para depto técnico.
      Beijos

  21. Lilian 1/8/2011

    olá boa tarde ! Gente amei este site é completo d+ amei achei o que eu precisava e muito mais

  22. Edna 5/8/2011

    boa tarde!Amei este site .Acho que aprendo a confeitar bolos vou tentar.beijos

    • Losana 5/8/2011

      Olá Edna!
      Seja bem vinda!! Boa tarde!
      Beijos

  23. Ana Maria 8/8/2011

    Bom dia Losana, meu nome é Ana Maria e por meio do seu site comecei a vender deliciosos biscoitos que estou aprendendo no seu site, mas estou com um pouco de dificuldade ao calcular o preço, a quantidade que devo vender, responda para o meu email…preciso das suas opniões e conselhos, aguardo anciosa seu retorno.

    • Losana 8/8/2011

      Olá Ana Maria!
      No blog, há uma categoria chamada Dicas e Curiosidades onde há várias publicações que possam interessar a você.
      Nesta categoria veja as seguintes publicações:
      – Colocando Preços nos Produtos (Segunda versão)
      – Qual o melhor preço?
      Beijos

  24. Bruna 17/9/2011

    bom dia,gostaria de saber se tem como eu substituir o acucar refinado por outro produto,pois na minha cidade nao tem,so tem o super refinado.é para pasta elastica

    • Losana 17/9/2011

      Olá Bruna!
      Use então, esse super refinado.
      O açúcar refinado é aquele comum do dia a dia que costumamos usar até para adoçar um simples café com leite. Segue algumas dicas:
      O açúcar de confeiteiro (Glaçúcar) é mais fino. Na falta desse, é só bater açúcar refinado no liquidificador e depois peneirar.
      O açúcar impalpável, também fino, é acrescido de amido de milho.O açúcar impalpável é geralmente feito com açúcar de confeiteiro e adicionado amido de milho (maisena). Você pode também fazer em casa; é só por no liquidificador o açúcar de confeiteiro Glaçúcar e liquidificar e acrescentar o amido de milho, para cada 500gr de açúcar de confeiteiro 3 colheres de amido de milho. Peneire.
      Beijos

  25. Bruna 19/9/2011

    bom dia!muito obrigado por ter respondido,pois adoro seu site,agora preciso fazer outra pergunta,gostaria de saber como coloca os desenho q fazemos com a pasta elastica,no bolo com a pasta americana,pois n consigo

    • Losana 19/9/2011

      Olá Bruna!
      Colamos com cola de CMC ou glacê real. O glacê real é melhor para colar decorações já secas.
      Beijos

  26. MARIA EDILANIA 24/9/2011

    losana bom dia !
    tenho que fazer um bolo boneca para colocar sobre outro bolo .como faço para o bolo de baixo não afundar e boneca ficar em cima do bolo ?
    beijos obrigado

    • Losana 24/9/2011

      Olá Maria Edilania!
      Dica econômica: A boneca deverá estar em cima de uma base de papelão plastificado. Utilize palitos (aqueles para fazer espetinho de churrasco). O bolo de baixo já deverá estar coberto com glacê. Corte uns seis palitos da altura do bolo de baixo. Forre-os com papel alumínio, depois com filme plástico e enfie os palitos exatamente onde ficará apoiada a boneca. Em cima dos palitos, coloque a base de papelão e monte a boneca.
      Ou compre em casas de produtos culinários para confeitaria/festas; a base de papelão que deverá ser recortada no tamanho que preferir e as colunas de suporte.
      Desejo sucesso.
      Beijos

  27. MARIA EDILANIA 25/9/2011

    oi losana fiz o bolo e ficou lindo até eu mesma me surpreendi pela minha capacidade .obrigado pela dica foi ótima .eu fui muito elogiada
    beijos .muito obrigadooooooooooo

    • Losana 25/9/2011

      Olá Maria Edilania!!
      Parabéns pelo seu sucesso!!
      Beijos

  28. Paulo 3/10/2011

    boa noite!gostaria de saber se vc sabe como se faz o papel de arroz.paulo aguardo

    • Losana 4/10/2011

      Olá Paulo!
      Os ingredientes usados no papel arroz são: Fécula de Batata, Óleo Vegetal e Água.
      O papel-arroz é feito de fécula de batata e arroz, com validade de 18 meses a partir da data de fabricação (industrializado).
      Abraços

  29. Jessica 21/12/2011

    Olá, eu gostaria de saber qual é o significado de espelhar

    Grata

    • Losana 22/12/2011

      Olá Jessica!
      Tornar liso, brilhante. Em doces o espelhamento é feito com calda.
      Beijos

  30. Ligia 23/12/2011

    Eu estou tentando fazer uma paella valenciana e na receita está dizendo que é para espelher o camarão. O que isso significa?
    obrigada

    • Losana 23/12/2011

      Olá Ligia!
      Selar. Ou seja, uma rápida e leve fritada nos camarões.
      Beijos

  31. Rayane 6/1/2012

    eu queria saber se vc tem alguma receita de torta salgada de pescada…(sardinha em lata!)
    nao tô achando…
    me ajuda! :(
    espero respostas
    bjim

    • Losana 7/1/2012

      Olá Rayane!
      Veja aqui no blog:
      – Torta salgada prática
      – Torta saborosa de atum. Nessa; pode substituir o atum por sardinha.
      Beijos

  32. Zenaide 25/1/2012

    como faço para me cadastrar amei esse site

    • Losana 26/1/2012

      Olá Zenaide!
      Colocando seu e-mail no blog; sempre será avisada de novas publicações.
      Beijos

  33. Gabriela 19/4/2012

    ola querida, eu novamente. eu queria saber se vc tem alguma receita daquele chocolate em barra que fica todo furadinho da NESTLÉ? eu nao me lembro o nome mas a senhora deve saber de qual falo né bjs..

    • Losana 19/4/2012

      Olá Gabriela!
      As receitas caseiras para Suflair espalhadas pela internet nunca funcionam: bater, aquecer no micro-ondas e acrescentar fermento em pó, só resultam em um chocolate de gosto ruim e todo esburacado.
      Veja os ingredientes do suflair: chocolate e gás carbônico. Mas o segredo está na quantidade de leite em pó da fórmula: é ela que regula a quantidade e formação das bolhas. “O leite possui uma proteína, a caseína, que forma redes que seguram naturalmente o ar”, diz Valdecir Luccas, engenheiro químico e pesquisador do Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas.
      Beijos

  34. Janaina Alves Da Silva 28/4/2012

    nossa como eu adorei encontrar este site estar sendo de uma valia danada
    olha gostaria k vcs me dissesem por quanto tempo devo conservar docinhos
    de leite em po,pois irei fazer pro niver de minha netinha mas nao tenho
    ideia quantos dias antes poderei faze-los.conto com sua ajuda
    e um bjinhu!jana

    • Losana 29/4/2012

      Olá Janaina!
      Docinhos ressecam e perdem a qualidade se feitos com muita antecedência.
      O recomendado é sempre fazer o mais próximo possível ao dia do evento.
      Docinhos tradicionais de festa; 5 dias.
      Beijos

  35. Aline 11/8/2012

    ola lozana.td bem.preciso de uma dica.tenho um bolo de 15 anos pra faser.a aniversariante quer o bolo de glace marmore.ela quer o bolo por fora todo branco.e por cima quer colocar uma foto.(papel de arroz);vc acha que uma foto tipo envelhecida(preto e branco) fica legal.ou coloco a foto normal mesmo.nunca fiz o glace marmore.sera que vo conseguir?

    • Losana 12/8/2012

      Olá Aline!
      Vai conseguir; seja confiante!
      Utilize papel de arroz com foto natural. É para uma jovem de 15 anos.
      Beijos

  36. Aurecy 10/9/2012

    Gostei das dicas. Parabéns pelo site. Vc pode me dar uma dica para reutilizar um pão caseiro de arroz que fiz e ficou muito duro? A massa não cresceu. Dá para fazer um pudim ou vou ter que jogar fora mesmo?

    • Losana 11/9/2012

      Olá Aurecy!
      Particularmente, não aproveitaria. Às vezes, devemos nos conformar com certas perdas culinárias.
      O que garante, que no aproveitamento, isso não prejudicará sua saúde??
      Beijos

  37. MILA 13/10/2012

    Olá Losana tudo bem? eu gostaria que vc por favor me ensine como fazer aqueles desenhos em cima do bolo que é feito com chocolate e depois com um palito se faz uns riscos será que vc entendeu o que quero aprender por favor me ensine pois acho que fica bonito muito obrigada e aguardo resposta.

    • Losana 14/10/2012

      Olá Mila!
      Veja aqui no blog, a publicação:
      – Bolo Dois Amores
      Seria isso??
      Beijos

  38. Daisy 8/1/2013

    Parabéns! nossa amei o seu site!
    Aprendi muito e já virei fã! Adoro cozinhar!
    Boa Semana!

  39. Susana 21/1/2013

    Oi!!! Que blog MaRaViLhOsO!!! Estou começando agora na arte de confeitar, gostaria de receber dicas de como decorar tortas (passo a passo). Grata.

  40. Aline 28/2/2013

    oi losana,td bem.vou fazer um bolo e um dos recheios é abacaxi.gostaria q vc me dissesse qual o outro recheio posso fazer.nao sei ao certo qual combina com abacaxi.o q vc acha.o de abacaxi é receita sua.sempre faço ela.uma delícia.entao me diga outra que combine.por favor.obg.bjos

    • Losana 2/3/2013

      Olá Aline!
      Pode ser glacê de chocolate. Veja receitas aqui no site.
      Pode aplicar em bolo de abacaxi, dará contraste de sabores. O sabor doce do chocolate com a fruta.
      Beijos

  41. Rose 18/4/2013

    Bom dia!
    Quero muito te agradecer pela receita maravilhosa essa do pão de ló versátil, muuuuuuuuuuuito boa mesmo! fiquei encantada com o resultado da massa. Parabéns!

  42. Dacidalva De Moraes Herzeg 21/6/2013

    Ótimas receitas!
    Obrigada!
    Um grande abraço!

  43. Mirelle 2/7/2013

    nossa que site maravilhoso,estou mais curiosa ainda pra saber seu blog ,andei pesquisando mas,não encontrei,parabéns pelo site.

  44. Umara 11/9/2013

    Gostaria de uma receita de bolo de baunilha e chocolate para uma forma de 25×10, pois nao estou conseguindo fazer nem um bolo, moro num lugar muito quente. O meu bolo fica muito seco. Vc tem alguma que leve margarina? Me ajude por favor…. Mande passo a passo. Ficarei muito grata.

    • Losana 14/9/2013

      Olá Umara!
      Visite nossas categorias de :
      – Bolos
      – Bolos e doces artísticos
      Beijos

  45. Roseane.maria 5/4/2014

    Queria.saber.o.que.e.emusante

    • Losana 6/4/2014

      Olá Roseane!
      Emusante? Seria emulsificante?
      O emulsificante e o pó de liga neutra são responsáveis por deixar o sorvete caseiro mais parecido com o sorvete cremoso industrializado.
      Emulsificante: Tem a função de deixar a massa do sorvete mais uniforme, melhorando a incorporação de ar, aumentando o volume e dando aspecto aerado. Esse ingrediente também contribui para aumentar a resistência ao derretimento e impede a formação de cristais de gelo.
      Pó de liga neutra: Ajuda a manter a massa do sorvete estável, deixando a textura mais cremosa e consistente. Também evita a formação de cristais de gelo.
      Beijos

  46. Elizete Barbosa 9/4/2014

    Bom dia!Losana estou precisando pintar a pasta de Azul tiffany será que pode me ajudar.Me indicaram para comprar sky blue icing color muito lindo a cor mas não é acho que tem que misturar com outra cor.Essa cor é mais verde clarinho.Há esse corante é da Wilton bjs

    • Losana 9/4/2014

      Olá Elizete!
      Já experimentou o corante gel na cor azul turquesa (Arcolor) vendido em lojas de produtos culinários para festas?
      O azul Tiffany é o nome dado à cor da assinatura da Tiffany & Co, a joalheria de Nova York, popularizada pelo filme de Audrey Hepburn, Bonequinha de Luxo.
      É a cor do momento para festas.
      Trabalhe em um local bem iluminado.
      Com a mistura de verde, azul e branco; é fácil chegar a uma cor bastante parecida com a original.
      Importante: a cor branca da pasta também conta na hora das misturas de pasta e corantes.
      Misturando os corantes: Experimente a mistura de azul-claro com verde. Faça isso adicionando o verde aos poucos e misture bem. Ajuste adicionando branco. Misture bem.
      Faça antes uma experiência em pequena porção de pasta. Adicione a mistura de corantes na pasta. Amassar a pasta até sua homogeneização completa.
      Pode experimentar também a mistura de corantes na proporção de: 9 gotas de azul celeste + gotas de amarelo limão.
      Beijos

  47. Elizete Barbosa 11/4/2014

    Losana muito obrigado pela resposta e carinho vou fazer o teste e te falo Bom final de semana.

  48. Rosangela 12/6/2015

    ola,losana,uma vez vi uma rerceita sua de torta de banana com calda creme que ja sai do forno pronta,so que perdi enao acho a mais no site.tem como voce me ajudar?

    • Losana 19/6/2015

      Olá Rosangela!
      São tantas as receitas…seria a Torta Choconana? Bolo cremoso de banana? Torta de bananas?…
      Beijos

Deixe o seu comentário