Receitas de Mãe

https://www.receitasdemae.com.br

Banho-maria

Receita de Banho-maria - banho-maria
Por Receitas de Mãe

Por que para esse processo simples; o nome Banho-maria? Segundo a Wikipédia, esse processo recebe esse nome em honra à famosa alquimista, Maria, a Judia, a quem atribui-se a invenção do processo.

O método banho- maria serve para aquecer uniformemente e lentamente as substâncias líquidas ou sólidas num recipiente, submergindo-o noutro, onde há água fervente ou quase. Esse método evita o aquecimento excessivo do alimento que nunca será submetido a uma temperatura superior a 100ºC. Uma técnica para cozimento à base de calor indireto; também muito usada para o derretimento de chocolate.

Chocolate em banho-maria:

Poderá utilizar um refratário de vidro redondo próprio que se encaixe

Receita de Banho-maria - Panelapudimbanho-maria2
Por Receitas de Mãe

perfeitamente na panela pundinzeira de banho-maria. Retire a fôrma de alumínio e encaixe seu refratário.

Coloque água na panela e verifique que o refratário não toque na água. Retire o refratário. Esquente a água, não deixe que ferva. Retire do fogo, encaixe o refratário com o chocolate picado e mexa até que quase todo o chocolate esteja quase todo derretido. Cuidado para não respingar água dentro do chocolate. Retire o refratário e continue a mexer o chocolate para que termine de derreter todo o chocolate. Isso evita o superaquecimento que prejudicaria o chocolate.
Saiba que há diferença no chocolate derretido no micro-ondas e do chocolate derretido na panela de banho-maria no fogão.

Muitos pudins são feitos em banho-maria no fogão ou no forno.

Receita de Banho-maria - Panelapudimbanho-maria3
Por Receitas de Mãe

Pudim em banho-maria no fogão:

O ideal é utilizar panela própria. Veja fotos.
Cuidado ao comprar sua pudinzeira de banho-maria!!
A pundizeira para banho-maria no fogão deverá ter, tanto a panela inferior como a superior, as bordas voltadas para fora da panela. Veja foto
Quando a borda da panela superior for interna, ou seja, abaixo da borda da panela inferior, não compre. Por que ? Por que quando a água ferver, corre-se o risco da água entrar dentro da panela do pudim estragando o preparado.
Um pudim pequeno em média leva 1 hora para ser cozido; logo, receita dobrada=tempo dobrado. A cada meia hora, verifique o nível da água dentro da panela e acrescente mais um pouco. Nunca deixe a água da panela secar.

Pudim em banho-maria no forno:

Para economizar gás, afervente antes, água em uma chaleira.
Coloque a água fervente em uma assadeira/tabuleiro e coloque dentro desse, a fôrma já com o pudim preparado. Não coloque muita água para que ao ferver a fôrma do pudim não fique “dançando” dentro da assadeira. Tenha em mente que no forno o tempo é maior e seu pudim estará pronto quando estiver dourado e firme.
No forno você tem a opção de utilizar refratários de vidro apropriados no formato que desejar para assar seu pudim. Se preferir, já sirva no próprio refratário não tendo a necessidade de desenformar. Já fiz no forno e ficou com uma casquinha dourada linda por cima.

Dicas de Mãe:

Para evitar que a água do banho-maria escureça a panela ou a assadeira de alumínio, coloque fatias de limão na água. Não interferirá em nada no sabor do pudim, apenas  manterá o alumínio claro.

Depois de assado, espere que o pudim esfrie, leve para gelar e só depois desenforme.


Receitas de Mãe: /receitas/banho-maria/

Facebook: https://facebook.com/receitasdemae

Copyright © 2014 Receitas de Mãe. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.