Receitas de Mãe

https://www.receitasdemae.com.br

Que Tipo de Chocolate devo Utilizar?

Como os diferentes tipos de chocolate produzem resultados diversos na culinária, é importante sabermos que tipo de chocolate deveremos utilizar para determinada receita.

Os melhores chocolates contêm uma elevada proporção tanto de massa de cacau como de manteiga de cacau.  No comércio você encontrará diversos tipos e marcas de chocolate e aí precisamos conhecer a matéria-prima para obtermos sucesso com nossos produtos à base de chocolate.

Encontramos nas melhores casa do ramo o Chocolate e a Cobertura “tipo” chocolate.

Receita de Que Tipo de Chocolate devo Utilizar? - que-tipo-de-chocolate-devo-utilizarChocolates: O verdadeiro chocolate. Chocolate nobre ou puro.

Coberturas (“tipo”chocolate): Chocolates fracionados e chocolates hidrogenados. Com alto índice de manteiga de cacau, derrete com facilidade. Facilita o acabamento e o brilho nas coberturas.

Os chocolates podem ser classificados quanto à variedade e, em função dos diferentes tipos de gordura utilizados em sua produção.

Quanto à  gordura

Quanto mais gordura na matéria-prima, menos cacau e menor valor.

  • Nobre: Exige temperagem/ choque térmico para se obter , brilho, uma textura que o faça derreter na boca e sucesso com o produto final.
  • Fracionado: De brilho acentuado, dispensa a temperagem/choque térmico. Indicado para banhar e usar em decorações.
  • Hidrogenado: Indicado para decorações superficiais por ter sabor desagradável ao paladar.

Quanto à variedade – Variedades mais comum dos chocolate nobres

  • Chocolate ao leite: por conter leite em pó, possui um gosto mais adocicado. Pode ser misturado com o chocolate amargo para se obter um chocolate menos doce.
  • Chocolate meio amargo: Semelhante ao amargo mas com açúcar.
  • Chocolate amargo: Pouco refinado, não contém leite, de paladar amargo e cor escura é chamado de chocolate puro. É o mais saudável entre os chocolates tradicionais.
  • Chocolate branco: considerado a ovelha negra dos chocolates. O chocolate branco é composto por manteiga de cacau com gorduras, açúcar e leite em pó. O doce não usa na sua composição o grão do cacau que é o principal ingrediente dos chocolates. Como tem alto teor de gordura, derrete mais rápido, mas também encaroça ou cozinha mais rápido. Sendo assim, é necessário derretê-lo sempre muito lentamente.
  • Chocolate ao leite diet: com alta dose de gordura para compensar a falta de açúcar. Pessoas em dieta calórica o consomem erroneamente; é altamente calórico.
  • Chocolate Blend: Harmonia entre o Chocolate ao Leite misturado ao Chocolate Meio Amargo.

Outros

  • Chocolate em pó: feito de amêndoa de cacau e sem manteiga. O chocolate em pó pode ser encontrado nas versões amargo, meio amargo e doce. O que varia é a porcentagem de cacau. O chocolate em pó amargo é conhecido como cacau em pó (100% cacau).
  • Cacau em pó: o mais utilizado é o cacau em pó natural. Há dois tipos de cacau em pó; o Natural e  o Alcalino.
  • Achocolatados: alta porcentagem de sacarose e outros açúcares e baixo porcentual de cacau em pó. Não o utilize quando a receita pede chocolate em pó.

Quanto ao formato

Quanto ao formato, chocolates são comercializados em diversos formatos: gotas ou moedas, barras, granulados, etc.

Dicas de Mãe

Faça ovos de Páscoa com chocolate nobre. Mesmo preferindo os chocolates fracionados, o ideal é que recheios de bombons e massas de trufas, além de outras iguarias, sejam feitos com chocolate nobre.
Benefícios do chocolate: Nutritivo, aplicação em tratamento estético, antidepressivo, efeitos cardioprotetores, melhora o sistema imunológico, os flavonóides como antioxidante e efeitos benéficos para prevenir o câncer.

O chocolate é capaz de estimular a produção de serotonina (substância cerebral que dá sensação de prazer e calma), por isso muitos professores recomendam aos vestibulandos comer chocolate antes ou durante a prova do vestibular.

Não dê chocolate para os animais. Chocolate é mortal para animais, principalmente filhotes (cães, gatos, hamsters, papagaios, cavalos).


Receitas de Mãe: https://www.receitasdemae.com.br/receitas/que-tipo-de-chocolate-devo-usar/

Facebook: http://facebook.com/receitasdemae

Copyright © 2014 Receitas de Mãe. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.