Receitas de Mãe

https://www.receitasdemae.com.br

O Sucesso do Trabalho com Chocolate

Receita de O Sucesso do Trabalho com Chocolate - o-sucesso-do-trabalho-com-chocolate

Dê exclusividade ao chocolate

Não faça outras coisas enquanto trabalha com o chocolate. Ele exige vigilância constante para não passar o tempo ideal de derretimento, secagem e endurecimento.

Calor do ambiente

O ideal é trabalhar em ambientes refrigerados por ar condicionado. Na impossibilidade de fazer esse investimento, não cozinhe enquanto está lidando com o chocolate. Além de aquecer o ambiente, vai enchê-lo de vapor. A temperatura ambiente deve estar ao redor de 20 a 22ºC.  A melhor solução é trabalhar à noite, quando a temperatura é mais baixa.

Nunca esqueça: Cuidado com a água! Não deixe nenhuma gota de água entrar em contato com o chocolate. Lembre-se de que todos os utensílios devem estar completamente secos.

Principais tipos de chocolate

Chocolate hidrogenado (Cobertura) – Os hidrogenados levam o título de cobertura. São aqueles onde a manteiga de cacau foi substituída por óleo extraído da soja e, portanto, não é considerado um chocolate nobre. Custa mais barato, é mais fácil e mais rápido de trabalhar, pois dispensa o resfriamento. Encontrado nas mesmas versões do chocolate nobre (ao leite, meio amargo, branco e colorido), é ideal para a decoração em geral. É encontrado em barras ou pastilhas.  Tem qualidade inferior em sabor e textura quando comparado à dos chocolates nobres.

Chocolate nobre: É aquele que contém alto percentual de manteiga de cacau em sua composição. É o único chocolate verdadeiro. Exige temperagem (chReceita de O Sucesso do Trabalho com Chocolate - Tiposdechocolateoque térmico) para garantir a facilidade de manuseio, brilho e uma textura que o faça derreter na boca.

Chocolate Dietético: Também chamado diet, próprio para atender a certos tipos de patologia como, por exemplo, o diabetes. O termo light é para alimentos que apresentam redução de, pelo menos, 25% do valor calórico total. Entre o chocolate normal e o diet, a diferença de calorias é muito pequena, apenas 16kcal. Por isso, o chocolate diet não é adequado para regimes de emagrecimento mas sim para atender a quem não pode consumir açúcar refinado.

Fracionados (Cobertura) – Os fracionados são feitos com a gordura extraída de um coco denominado palmisde que acentua mais o sabor do chocolate e melhora a sua textura. De brilho acentuado, dispensa a temperagem.

Temperagem

É o nome técnico do processo de derretimento e resfriamento do chocolate nobre (inclusive o diet), antes dele ser empregado.

Derreta o chocolate: pique a barra de chocolate com a faca de serra e coloque-o numa tigela bem seca e livre de gordura. Leve ao banho-maria: não deixe a água ferver. Um pouco antes de levantar fervura (quando a água começar a soltar bolhinhas) retire do fogo. mexa sem parar até derreter o chocolate, cuidando para não deixar respingar água dentro da tigela. Algumas pessoas preferem derreter o chocolate no microondas mas, cuidado, a potência deverá ser média em torno de 1 a 2 minutos (depende do microondas).

Resfriamento: derretido o chocolate, faça o resfriamento, colocando a tigela numa vasilha com água fria. Quando o chocolate alcançar 28ºC ele estará pronto para ser trabalhado. Não tendo termômetro culinário à mão, faça o teste colocando um pouquinho de chocolate no lábio inferior – a sensação deve ser de frio.

Secando na geladeira

O chocolate enformado deve ser coberto com papel alumínio, para evitar umidade e a contaminação de odores. O tempo de secagem na geladeira não deve ultrapassar 3 minutos, para não provocar manchas no chocolate. Nunca use o freezer pois o choque térmico que ele provoca faz a fôrma suar e essa umidade vai comprometer o produto.

Dica

Esvazie a prateleira superior da geladeira onde você colocará o chocolate produzido. Outros alimentos da geladeira devem ficar nas prateleiras e gavetas mais inferiores.

Algo saiu errado com o seu chocolate ? Veja em dicas e curiosidades, o que pode ter acontecido.


Receitas de Mãe: /receitas/o-sucesso-do-trabalho-com-chocolate/

Facebook: https://facebook.com/receitasdemae

Copyright © 2014 Receitas de Mãe. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.