Fazer chocolate caseiro exige cuidados muito especiais. O sucesso depende de um certo conhecimento prévio. Mesmo que sua produção seja doméstica, confira aqui dicas importantíssimas para garantir o sucesso de público e, se for o caso, de vendas!

Receita de O Sucesso do Trabalho com Chocolate - o-sucesso-do-trabalho-com-chocolate

Dê exclusividade ao chocolate

Não faça outras coisas enquanto trabalha com o chocolate. Ele exige vigilância constante para não passar o tempo ideal de derretimento, secagem e endurecimento.

Calor do ambiente

O ideal é trabalhar em ambientes refrigerados por ar condicionado. Na impossibilidade de fazer esse investimento, não cozinhe enquanto está lidando com o chocolate. Além de aquecer o ambiente, vai enchê-lo de vapor. A temperatura ambiente deve estar ao redor de 20 a 22ºC.  A melhor solução é trabalhar à noite, quando a temperatura é mais baixa.

Nunca esqueça: Cuidado com a água! Não deixe nenhuma gota de água entrar em contato com o chocolate. Lembre-se de que todos os utensílios devem estar completamente secos.

Principais tipos de chocolate

Chocolate hidrogenado (Cobertura) – Os hidrogenados levam o título de cobertura. São aqueles onde a manteiga de cacau foi substituída por óleo extraído da soja e, portanto, não é considerado um chocolate nobre. Custa mais barato, é mais fácil e mais rápido de trabalhar, pois dispensa o resfriamento. Encontrado nas mesmas versões do chocolate nobre (ao leite, meio amargo, branco e colorido), é ideal para a decoração em geral. É encontrado em barras ou pastilhas.  Tem qualidade inferior em sabor e textura quando comparado à dos chocolates nobres.

Chocolate nobre: É aquele que contém alto percentual de manteiga de cacau em sua composição. É o único chocolate verdadeiro. Exige temperagem (chReceita de O Sucesso do Trabalho com Chocolate - Tiposdechocolate

oque térmico) para garantir a facilidade de manuseio, brilho e uma textura que o faça derreter na boca.

Chocolate Dietético: Também chamado diet, próprio para atender a certos tipos de patologia como, por exemplo, o diabetes. O termo light é para alimentos que apresentam redução de, pelo menos, 25% do valor calórico total. Entre o chocolate normal e o diet, a diferença de calorias é muito pequena, apenas 16kcal. Por isso, o chocolate diet não é adequado para regimes de emagrecimento mas sim para atender a quem não pode consumir açúcar refinado.

Fracionados (Cobertura) – Os fracionados são feitos com a gordura extraída de um coco denominado palmisde que acentua mais o sabor do chocolate e melhora a sua textura. De brilho acentuado, dispensa a temperagem.

Temperagem

É o nome técnico do processo de derretimento e resfriamento do chocolate nobre (inclusive o diet), antes dele ser empregado.

Derreta o chocolate: pique a barra de chocolate com a faca de serra e coloque-o numa tigela bem seca e livre de gordura. Leve ao banho-maria: não deixe a água ferver. Um pouco antes de levantar fervura (quando a água começar a soltar bolhinhas) retire do fogo. mexa sem parar até derreter o chocolate, cuidando para não deixar respingar água dentro da tigela. Algumas pessoas preferem derreter o chocolate no microondas mas, cuidado, a potência deverá ser média em torno de 1 a 2 minutos (depende do microondas).

Resfriamento: derretido o chocolate, faça o resfriamento, colocando a tigela numa vasilha com água fria. Quando o chocolate alcançar 28ºC ele estará pronto para ser trabalhado. Não tendo termômetro culinário à mão, faça o teste colocando um pouquinho de chocolate no lábio inferior – a sensação deve ser de frio.

Secando na geladeira

O chocolate enformado deve ser coberto com papel alumínio, para evitar umidade e a contaminação de odores. O tempo de secagem na geladeira não deve ultrapassar 3 minutos, para não provocar manchas no chocolate. Nunca use o freezer pois o choque térmico que ele provoca faz a fôrma suar e essa umidade vai comprometer o produto.

Dica

Esvazie a prateleira superior da geladeira onde você colocará o chocolate produzido. Outros alimentos da geladeira devem ficar nas prateleiras e gavetas mais inferiores.

Algo saiu errado com o seu chocolate ? Veja em dicas e curiosidades, o que pode ter acontecido.

Dicas e curiosidades,
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Outras receitas que você vai adorar:

Receba grátis receitas no seu e-mail:

71 comentários para “O Sucesso do Trabalho com Chocolate”

  1. Viv Ian 8/3/2010

    mneus ovos estao derretendo o que eu preciso fazer para que isso nao aconteça

    • Losana 8/3/2010

      Olá Vivian!
      Veja aqui no blog, em Dicas e Curiosidades, o que deu errado com seu chocolate.
      Beijos
      Losana

  2. Andreza 13/6/2010

    olá losana!gostaria de saber o que fazer para que o chocolate não fique com gosto diferente,que chamamos gosto de sabão me responda por favor.beijos!

    • Losana 13/6/2010

      Olá Andreza!
      A maioria dos chocolates hidrogenados têm “gosto de sabão”.
      Utilize sempre os chamados chocolates “nobres”; ou seja, os de boa qualidade.
      Compensa pagar um pouquinho mais, assim, terá clientes fiéis.
      Beijos

  3. Ieda Muller 4/9/2010

    comcordo, um beijão!

  4. Gina Silveira 15/1/2011

    adorei as dicas são otimas vou seguir bjs

  5. Maria Evanir Vieira De Oliveira 11/3/2011

    Olá bom dia
    Quero dizer que gostei muito,
    muito obrigada pelas dicas,
    abraços!!

    • Losana 11/3/2011

      Olá Maria Evanir!
      Fiquei feliz que gostou.
      Beijos

  6. MATHEUS 24/3/2011

    boa tarde .eu queria saber porque meu chocolate naõ quis sair da forma demorou mas naõ saiu .ensebou….matheus de montes claros.. um forte abraço.rsp….

    • Losana 24/3/2011

      Olá Matheus!
      Alguns tipos de chocolate necessitam do correto choque térmico.
      Na categoria Dicas e curiosidade há publicação: O que deu errado com meu chocolate?
      Abraços

  7. Tatiana 9/4/2011

    Voce tem alguma receita de pao de mel recheado??? E tambem gostaria de saber a validade das trufas em temperatura ambiente. Tem como fazer trufa sem o uso de conhaque ou outra bebida alcoolica? Isso interfere na validade? Desculpa as varias perguntas… ja virei a net de cabeca pra baixo e nao encontro estas respostas. Obrigada e parabens, voce tem um blog MARAVILHOSO!!!

    • Losana 9/4/2011

      Olá Tatiana!
      Acredito que tenha; vou verificar.
      Vários fatores interferem no prazo de validade: ingredientes utilizados no recheio, modo de preparo, etc…
      Bombons ou trufas com bebida alcoólica; quinze dias.
      A bebida alcoólica ajuda prolongar um pouco o prazo de validade.
      Por isso é importante que cada um teste os prazos de validade de suas receitas.
      Bombons não devem ficar na geladeira porque ficam “esbranquiçados” e a clientela não compra por acharem que estão estragados.
      A solução seria um ambiente fresco, arejado ou, até mesmo com ar condicionado.
      Há quem arrisque e coloca na parte mais baixa do refrigerador.
      Na categoria de Dicas e curiosidades aqui do blog, há muitas publicações sobre chocolate. Verifique!
      Beijos

  8. Maria Lucia 14/4/2011

    Gostaria de receber receitas de ovos de pascoa, simples e recheado pois preciso fazer e nao sei direito.
    obrigada
    Maria Lucia

    • Losana 16/4/2011

      Olá Maria Lucia!
      Veja aqui no blog publicação intitulada: Ovos de Páscoa Básico, Recheado e Trufados Caseiro.
      Beijos

  9. Ruth 5/10/2011

    Ola já faço bombons,ovos há muitos anos gostaria de aperfeiçoar em recheios pois p/manter a qualidade eu msm que faço os recheios tdo caseiros,e se existe algum tipo especifico de geladeiras para este serviço as vezes não consigo fazer mais pois tenho geladeira comum. obrigada

    • Losana 6/10/2011

      Olá Ruth!
      Não existe tipo específico de geladeira.
      Chocolate na geladeira: captura umidade, modifica a estrutura, sabor e aroma do chocolate. Chocolate não pode ser guardado na geladeira; fica manchado/esbranquiçado dando aspecto de que está estragado.
      Beijos

  10. Paula 14/12/2011

    olá losana eu comprei um chocolate em grande quantidade mas depois que provei não gostei ele parece margarina como posso fazer pra usar ele para cobrir as minhas trufas … será que posso temperar ele? e com o que?… bjs….

    • Losana 15/12/2011

      Olá Paula!
      Não sei que chocolate comprou; veja na embalagem instruções do fabricante se o chocolate precisa de temperagem/choque térmico.
      Por não ser um chocolate de sabor agradável; utilize-o somente para banhos ou cascas de bombons.
      Beijos

  11. Sheila 14/3/2012

    olá losana gostaria de saber como faço colomba pascoal

    • Losana 14/3/2012

      Olá Sheila!
      Veja essa receita aqui no blog (Categoria de bolos).
      Beijos

  12. Mainara 27/3/2012

    gostaria de saber qual a melhor marca de chocolate para ovos de pascoa

  13. Mainara 27/3/2012

    gostaria muito de saber losana pois gostaria de trab com trufas e pao de mel para vender mas tenho duvidas. um abraço

    • Losana 27/3/2012

      Olá Mainara!
      Questão de preferência. Entre três marcas boas, conhecendo as três, poderá preferir trabalhar mais com uma do que com as outras.
      Garoto, Harald, Nestlé.
      Utilize chocolate nobre para os recheios (de bombons e trufas). Para banhos ou casquinhas de bombons/trufas pode utilizar o chocolate fracionado.
      Beijos

  14. Christhiany 4/4/2012

    Olá, Losana!! Muito interessante o seu blog. Parabéns pelo excelente trabalho.
    Vou casar em setembro e gostaria de fazer as trufas e bombons para o meu casamento. Como pretendo fazer uma grande quantidade, posso fazer todas as casquinhas primeiro, depois rechear e finalizar? Utilizarei amarula e ou conhaque em alguns recheios. Pretendo começar uma semana antes. É adequado armazenar os bombons em caixas de camisas com papel manteiga? Se puder me ajudar com outras dicas, agradeço muito desde já.
    Fique com Deus.
    Bjsss

    • Losana 5/4/2012

      Olá Christhiany!
      Pode sim fazer as casquinhas antecipadamente. Até pode armazenar em caixas de camisa forradas com papel manteiga desde que as caixas não tenham odores característicos. Chocolates absorvem odores. Geralmente doces são armazenados em caixas próprias para doce encontradas em casas de embalagens.
      Beijos

  15. Gabriela 18/4/2012

    nossa é muito complicado mexer com o chocolate, mas não vou desistir. È pq eu ainda não estou sabendo temperar ele, na verdade tenho mesmo é que comprar um termômetro culinário pois ele esta derrentendo muito fácil ao sair da geladeira. E sem falar que moro no interior do MS, aqui é muito quente mesmo a noite, e não tenho um local refrigerado. mas tenho uma duvida. Posso derreter o chocolate em uma vasilha de plástico ou em panela de alumínio? um abraço…

    • Losana 18/4/2012

      Olá Gabriela!
      Plástico.
      Algumas gotas de álcool de cereais no chocolate ajuda com que ele não derreta tão facilmente.
      Beijos

  16. Renata 26/4/2012

    Excelente instrução , adorei!Gostaria de saber nomes de outras marcas de chocolate para fazer trufas e doces que não derreta na mesa de doce e que não tenha aquele gosto de chocolate hidrogenado. As únicas que conheço é harold, melken, nestle e garoto. Envie as melhores. Obrigada!

    • Losana 26/4/2012

      Olá Renata!
      Veja aqui no blog, na categoria de Dicas e curiosidades, a publicação:
      – Que Tipo de Chocolate devo Utilizar?
      Beijos

  17. Valdirene 5/8/2012

    gostaria de saber a maneira mais pratica e rapida de fazer trufas?

    • Losana 6/8/2012

      Olá Valdirene!
      Veja aqui no blog, a publicação:
      -Trufas Diversas e Simples
      Beijos

  18. Kely Barcelos 3/9/2012

    Bom dia, Losana, estou passando aperto com meus bombons. Eu coloco em banho maria e o chocolate simplesmente fica super grosso,impossibilitando de banhar os bombons e mesmo colocar na forminha…fica muito grosso.Não sei o que fazer,já perdi mto chocolate. Me dê uma dica?Obrigada….
    OBS:Estou usando chocolate de cobertura fracionada da Garoto.

    • Losana 3/9/2012

      Olá Kely!
      Faz os procedimentos corretamente??
      – A água do banho maria não pode ferver. Quando começar a formar micro bolhinhas, desligue o fogo.
      – A tigela onde está o chocolate, deve encaixar perfeitamente na panela de modo que vapor de água não vá para o chocolate e, a tigela não encoste na água.
      Utilize o chocolate quando quase frio.
      Beijos

  19. Kely Barcelos 3/9/2012

    Losana,

    Então não pode deixar encostar nada???Acho que o erro está aí…a panela pode ser de inox ou só de vidro??Muito obrigada…

    bjoss

    • Losana 3/9/2012

      Olá Kely!
      É…você cozinhou o chocolate.
      Particularmente, quando faço em casa, encaixo um “pirex” redondo (de vidro) em uma panela de alumínio pequena. Fica bem encaixada e não deixo que a água da panela encoste no pirex.
      Beijos

  20. Kely Barcelos 4/9/2012

    Muito obrigada,Losana,irei fazer mais um teste…Mas foi complicado,viu? Pois, no começo ficou até mais ou menos,depois ficou duro tipo sorvete quase derretido,sabe??E foi mto difícil banhar os bombons…o garfinho despencou…afff,não é tão fácil como imaginei!!!!Obrigada pelas dicas..bjos

  21. Elisangela 11/9/2012

    Olá Losana, amei muito seu blog todos os post mostram o seu amor pelo chocolate ! Muito bom, parabéns.

    Tenho uma duvida, gostaria de saber se trufas já prontas e embrulhadas com papel alumínio, podem ser guardadas dentro de isopor, na geladeira, se não, qual o melhor jeito de guarda-las e se sim, quanto tempo podem ficar na geladeira. Obrigada.
    beijoos.

    • Losana 12/9/2012

      Olá Elisangela!
      Chocolate não combina com umidade de geladeira. O chocolate gelado ao voltar para temperatura ambiente, suará e provocará manchas no chocolate.
      Beijos

  22. Vani 17/9/2012

    oi Losana,
    estou comrçsndo s trsbslhsr com copinho e caixinha quadrada de chocolate, comprei a cobertura da garoto Blend, mas depois de prontos e coloco p secar está derretendo…, qual o melhor chocolate p fazer? já fiz pirulitos com harald e ficaram ótimos, mais muitas pessoas reclamam do sabor….

    • Losana 18/9/2012

      Olá Vani!
      Quando a temperagem/choque térmico do chocolate não é feito corretamente, o chocolate apresenta problemas.
      Derreta e tempere a cobertura Blend, até que ele atinja a temperatura correta para moldagem (29ºC).
      Veja aqui no blog, a publicação: Chocolate não é sorvete.
      Beijos

  23. Jo 28/9/2012

    preciso de ajuda estou fazendo alfajor quando termino esta lindo, mais depois de algum tempo o chocolate começa a tricar, criando fissuras. banho no chocolate fracionado… onde estou errado???

    • Losana 29/9/2012

      Olá Jo!
      Talvez esteja errando na qualidade do chocolate. Já tentou mudar de marca??
      Difícil saber sem ter conhecimento da qualidade de seus ingredientes e sem ver seus procedimentos ao fazer.
      Beijos

  24. Osiane 17/10/2012

    ola losana noa vou mais trabalhar com cho fracionado ou cho rui vou trabalhar com cho nobra tanto para banhar como para o recheio e mais caro mais vali apena fico tristi ou fazer este cusos pala internete e esses fhefe dizem que e para pessoa banhar o cho com cho fracionado sabendo que nao e bom e nen o serto pois nao vai dar um bom resutado no trabalho da pessoa so por a pessoa e aprendis e encina o que e errado vou trabalha com marcas melhore e mais cara como pierri lindt marcoli e vou vender bem mais caro por que vali apena estoupesquizando as malhore marca de cho e mais caro para vender tambem mais caro beijao;;;

    • Losana 17/10/2012

      Olá Osiane!
      Veja aqui no blog,a publicação:
      – O Sucesso do Trabalho com Chocolate
      Beijos

  25. Osiane 29/11/2012

    losana eu novamente o vhovolate da garoto que eu uso tambem to com apuga de tras da orelha pois nao dis que e chocolate nobre como vou saber losana mi tire essa duvida;;;

  26. Osiane 29/11/2012

    losana estou pessando fazer augu diferente geleia de azeitona para rechear o bombom e fondant ou um creme criado por mim beijos afinau tem muuita gente que gosta de azeitona ja ciei um cremi de azeitona que ficuo maravilhosa;;;;

  27. Osiane 29/11/2012

    losana esto pesquisando e vejo que o chocolate belga e um bom chocolate para trabalhar voce ja esprementou essi chocolate o chocolate lindt ja estou trabalhando com ele tambem pois e fasio encomtrar ele aqui en fortaleza ceara mais o belga estou tentando cosegir um representante beijosss;;

  28. Osiane 29/11/2012

    losana posso pegar um secado e coloca prosimo o chocolate para vou o ponto e deau em ves de levar novamante ou banho maria pos ja vi isso so nao sei se e o serto beijao;;;

    • Losana 30/11/2012

      Olá Osiane!
      Chocolate nobre: É aquele que contém alto percentual de manteiga de cacau em sua composição. É o único chocolate verdadeiro. Exige temperagem (choque térmico) para garantir a facilidade de manuseio, brilho e uma textura que o faça derreter na boca.
      Chocolate: não sendo nobre, estará escrito na embalagem que é fracionado ou hidrogenado.
      O chocolate Belga é considerado um dos melhores chocolates do mundo há mais de um século.
      Lindt é sinônimo do melhor e mais tradicional chocolate suíço, sendo apreciada no mundo todo.
      Secador: não recomendado.
      Beijos

  29. Layse 18/1/2013

    Comprei uma panela de alumínio especialmente para derreter choclate,só que sempre derreto em vasilhas de vidro….Será que há algum problema em derrete´lo na panela de aluminio?

    • Losana 18/1/2013

      Olá Layse!
      Há panelas banho-maria de alumínio (próprias) para derreter o chocolate. Poderá utilizar esse tipo de panela ou continuar a derreter em vasilhas de vidro (sempre em banho-maria).
      Beijos

  30. Terezinha 24/1/2013

    Olá! Pretendo fazer ovos de pascoa para reforçar o orçamento, tentei fazer um para experimentar e ficou grudado. Posso fazer a primeira camada de chocolate cobertura e as demais com o nobre? Beijos.

    • Losana 27/1/2013

      Olá Terezinha!
      Derreteu o chocolate no micro-ondas?? Utilizou o chocolate ainda quente??
      Se não acertou temperar/choque térmico do chocolate, não adiantaria fazer a primeira camada com um tipo e as outras com o nobre. As outras camadas com o nobre também não dariam certo.
      Beijos

  31. Ferreira 23/2/2013

    Faço ovos de chocolates nobres e fracionados ambos quando são retirados com brilho rapidamente embrulho com papel chumbo, mas depois que desembrulho percebo que o brilho não é mais o mesmo, parece ser uma cor morta. E se eu embrulha-se com papel alumínio?

    • Losana 25/2/2013

      Olá Leandro!
      O problema não é o papel e sim procedimentos.
      1 – O chocolate deve estar bem seco antes de ser embrulhado. O chocolate deverá secar por no mínimo de 6 a 8 horas antes de embrulhá-los.
      2 – Com chocolate nobre se faz necessário a temperagem/choque térmico correto. O choque térmico bem feito, é responsável pela rápida solidificação/secagem do chocolate, pelo brilho da superfície, maciez da consistência e textura que derrete na boca, maior durabilidade e, portanto, boa qualidade do produto.
      Abraços

  32. Karina 24/2/2013

    Olá Losana,

    Quero fazer ovos de páscoa e gostaria de usar chocolate belga, tem alguma indicação? Para ovos trufados, posso usar chocolates amargos para não ficar tão doce?

    • Losana 25/2/2013

      Olá Karina!
      O ideal seria o chocolate meio amargo para ovos trufados mas isso não impede que utilize o amargo.
      Belga: aqui encontramos Chocolate Belga CALLEBAUT.
      Curiosidade: O que torna os chocolates belgas especiais: o melhor processamento do cacau e da massa do chocolate, resultado de avançadas tecnologias da indústria local
      Marca preferida pelos especialistas: Pierre Marcolini
      A razão da escolha: os grãos de cacau que servem como base para a produção desses chocolates são importados de plantações reconhecidas por produzir as melhores sementes do mundo – o que lhes confere um sabor raro
      Beijos

  33. Vanessa 10/3/2013

    Olá Losana,
    Tenho uma grande quantidade de ovos de pascoa estou usando harald fracionado ao leite e meio amargo quero saber se preciso dar choque térmico ja que na embalagem diz q não e se posso fazer com antecedência e depois só decora -los pois são personalizados . Outra coisa fiz um e ficou suado e não secou mais oq houve?

    • Losana 11/3/2013

      Olá Vanessa!
      Não é necessário choque térmico em chocolates fracionados.
      Pode fazer com antecedência (as cascas)
      Cuidado ao derreter o chocolate, a pressa é inimiga da perfeição. Se o chocolate sofrer alta temperatura no derretimento, ocorrerá problemas.
      Verifique na embalagem, instruções do fabricante.
      Beijos

  34. Vanessa 10/3/2013

    Como devo conserva-los até a decoração e que tipo de chocolate utilizo para fazer a decoração?

    • Losana 11/3/2013

      Olá Vanessa!
      Em local fresco, arejado e protegido de insetos. Pode acondicioná-los em caixas de papelão próprias para doces. Dependendo do tamanho das cascas dos ovos, poderá utilizar caixas maiores.
      O ideal seria utilizar o chocolate fracionado somente para decorações ou casquinhas e banhos de bombons.
      Para ovos de Páscoa (cascas) deveria ser utilizado chocolate nobre mas você já disse que está utilizando o fracionado.
      Como já sabido, o chocolate fracionado deixa a desejar no sabor.
      Não perca as dicas nos comentários abaixo de qualquer receita aqui do site. Até receitinhas você encontra nos comentários.
      Beijos

  35. Viviane 12/3/2013

    Olá,estou tendo dificuldade em dar choque termico com chocolate da garoto não tenho a pedra de marmore, porém estou fazendo o choque na agua gelada como indicação da embalagem,ai eu misturei com o fracionado ai deu certo,uso o fracionado da harald top e misturado até q fica muito bom,mas queria acertar no choque termico,estou fazendo casquinhas para fzer bombons,já vi na internet pessoas q colocam gostas de alcool de cereal dizem q fica durinho o chocolate , bom nunca tentei tenho medo de perder o chocolate.Me ajude por favor obrigada.

    • Losana 12/3/2013

      Olá Viviane!
      O chocolate que não precisa de temperagem/choque térmico é o chocolate fracionado, ou seja, não é chocolate nobre (aquele que precisa de temperagem).
      Como já é sabido o chocolate fracionado deixa a desejar no sabor, logo, não é ideal para cascas de ovos de Páscoa ou cascas de bombons e banhos de trufas.
      No chocolate nobre é comum utilizarem 1 colher de café de álcool de cereais para 1 kg de chocolate em barra.
      Em regiões muito quente é comum utilizarem o álcool de cereais porque deixa o chocolate mais firme evitando assim o fácil derretimento do chocolate exposto à altas temperaturas.
      Beijos

  36. Leda 13/3/2013

    Oi, olha estou tentando preparar ovos de pascoa p ajudar no orçamento, mas estou tendo dificuldade no coque térmico, estou pensando em comprar um termômetro, mas ele eh bem caro.

    Eu moro em Recife e aqui eh muito quente principalmente essa epoca, a temperatura interna na minha casa deve estar em torno de 30 graus e as cascas estao derretendo. Estou em desespero.

    Comprei o chocolate ao leite melken e p conseguir um chocolate mais durinho gostaria de saber se posso misturar com o meio amargo da nestle.

    A minha grande duvida eh com um ambiente tao quente o q posso fazer? Vi a dica do alcool de cereais, mas onde posso armazenar esse chocolate numa cidade tao quente ja q n posso colocar na geladeira.

    Pensei em tentar novamente o choque térmico e deixar os chocolates secando no ar condicionado pelas horas indicadas ate secar e embrulhar, mas e depois o q eu faço? E se qd tirar do ar condicionado eles derreterem? Onde posso guardar? Estou precisando muito desse dinheiro dos ovos.

    Obrigada e qualquer coisa pode me mandar um e mail.

    • Losana 15/3/2013

      Olá Leda!
      Uma alternativa é você climatizar uma caixa de isopor grande de 130 litros. Encha garrafas pet com água e coloque para congelar. Depois de pronto coloque as garrafas na caixa de isopor. Por cima das garrafas coloque um papelão grosso ou cadernos de jornais. Isso servirá para separar os ovos das garrafas. A temperatura da caixa ficará bem abaixo dos 30 graus, ou seja, ambiente dentro da caixa semelhante a sala com ar condicionado. Quando notar que a água das garrafas não estiverem mais congeladas, troque-as por outras congeladas.
      Se preferir, poderá substituir as garrafas por gelo reciclável ou “recipientes” com gelo em gel.
      Coloque a caixa de isopor no ambiente mais fresco de sua casa.
      Resultado dos ovos dentro da caixa: ovos nem gelados e nem derretidos, ou seja, ovos no ponto.
      Vale lembrar: Choque térmico – Uma temperagem/choque térmico bem feita é responsável pela rápida solidificação/secagem do chocolate, pelo brilho da superfície, maciez da consistência e textura que derrete na boca, maior durabilidade e portanto boa qualidade do produto.
      Beijos

  37. JUCELE 13/3/2013

    Olá!
    Losana vou fazer ovos de páscoa, e estou com uma dúvida!
    Posso derreter quantas vezes o chocolate depois que já fiz a primeira temperagem e ele endureceu?

    Bijos e obrigado.

    • Losana 15/3/2013

      Olá Jucele!
      É polêmica essa discussão.
      Recomendo no máximo 2 vezes.
      Procure derreter pouco para que tenha tempo o suficiente para trabalhar o chocolate e o necessário para que não haja sobras.
      Apesar de não ter nada a ver com chocolate, podemos analisar outras coisas como por exemplo o feijão já pronto. Se ficarmos requentando incessantemente o feijão, no final, ficará horrível. Com o arroz pronto, vai ressecando até ficar duro. Enfim com qualquer prato.
      Se ficarmos derretendo o mesmo chocolate várias vezes; perde características originais.
      Evite ficar derretendo várias vezes o mesmo chocolate.
      Beijos

  38. Luciana 13/3/2013

    Olá Losana estou fazendo umas casquinhas quadradas de chocolate fracionado, só que moro na Bahia aqui está muito quente o que devo fazer pra armazena-lo.Posso guarda-lo na geladeira? Me ajude por favor obrigado!

    • Losana 15/3/2013

      Olá Luciana!
      Nada de geladeira! Chocolate não suporta umidade de geladeira.
      Uma alternativa é você climatizar uma caixa de isopor grande. Encha garrafas pet com água e coloque para congelar. Depois de pronto coloque as garrafas na caixa de isopor. Por cima das garrafas coloque um papelão grosso ou cadernos de jornais. Isso servirá para separar os ovos das garrafas. A temperatura da caixa ficará bem abaixo dos 30 graus, ou seja, ambiente dentro da caixa semelhante a sala com ar condicionado. Quando notar que a água das garrafas não estiverem mais congeladas, troque-as por outras congeladas.
      Se preferir, poderá substituir as garrafas por gelo reciclável ou “recipientes” com gelo em gel.
      Coloque a caixa de isopor no ambiente mais fresco de sua casa.
      Resultado dos ovos dentro da caixa: ovos nem gelados e nem derretidos, ou seja, ovos no ponto.
      Vale lembrar: Choque térmico – Uma temperagem/choque térmico bem feita é responsável pela rápida solidificação/secagem do chocolate, pelo brilho da superfície, maciez da consistência e textura que derrete na boca, maior durabilidade e portanto boa qualidade do produto.
      Beijos

  39. Cinthia Ap. 14/3/2013

    olá losana, comprei uma panela de aluminio daquelas de banho maria para derreter meus chocolates gostaria de saber se é correto derreter direto na panela ou o certo e derreter em um recipiente de vidro, mais uma vez agradeço….bjs

    • Losana 16/3/2013

      Olá Cinthia!
      Há no comércio panelas próprias para derreter o chocolate, de todos os tipos. Há as de alumínio.
      Algumas pessoas por não terem a panela própria ou por preferência, encaixam um refratário de vidro numa panela de alumínio qualquer.
      O problema não é a panela ser de alumínio e sim o modo correto de utilizá-la.
      Quando a água começar a formar bolhinhas (quase ferver), desligue o fogo. A panela de cima onde estará o chocolate não deve encostar na água.
      O chocolate derreterá com o calor do vapor d’água. Esses procedimentos evitam que o chocolate queime e traga problemas futuros.
      Quando digo que o chocolate queima, quero dizer que o chocolate sofre alta temperatura (temperatura em demasia).
      Beijos

Os comentários estão fechados.