Há oito mil variedades de arroz. Confira os que mais consumimos e seus benefícios!
Arroz Agulhinha ou Branco
Esse tipo de arroz possui grãos longos e finos e, é polido industrialmente. É o tipo mais comum de arroz. Para prepará-lo utilize uma xícara de arroz para duas xícaras de água.
Arroz Parboilizado
Consta que é o mais consumido pelos brasileiros. Por ser parcialmente fervido; o processo permite que os nutrientes da casca passem para o grão. Ao fazê-lo, dificilmente perde o ponto.
Esse tipo de arroz possui cor escura, possui três vezes mais fibras e é rico em vitaminas. Não é descascado e nem polido. Por ser integral, necessita de cozimento prolongado.
Arroz Cateto ou Japonês
Você também encontra esse tipo de arroz na versão integral. Por possuir muito amido, é necessário que fique de molho antes de usar. É ideal para pratos da culinária oriental.
Arroz Arbóreo e Arroz Carnaroli
Arroz de grãos curtos e amarelados. Liberam bastante amido durante o cozimento, deixando-os cremosos. Ideal para fazer arroz doce ou risotos.
Arroz Vermelho
De grão longo, sua maior característica é a película vermelha que o encobre. Esse tipo de arroz ajuda na redução do LDL (colesterol ruim) no sangue.
Arroz Selvagem
Saiba que não é um arroz de verdade. É um grão rico em proteínas possuindo parte externa firme e interior macio e claro.Pode ser preparado misturado com o arroz branco.
Arroz Indiano ou Basmati
Esse tipo de arroz dispensa temperos e, possui aroma adocicado de nozes. Com o processo de cozimento, seus grãos ficam soltos e secos.
Dicas de Mãe
O arroz integral é o mais saudável por conter boa fonte de fibras, vitaminas e minerais.
Para refogar, utilize o alho no final da preparação do arroz e não no começo. Isso conserva o princípio ativo alicina, eficaz no tratamento de doenças coronarianas.
Lavar ou não o arroz é opcional e não devemos entrar em polêmica.
Para fazer um bom arroz soltinho: Depois de retirar impurezas do arroz, lave em água corrente e depois, seque um pouco os grãos com o auxílio de papel toalha. Isso evita que o arroz fique empapado ao final do cozimento. Além dos seus temperos preferidos, um fio de óleo é mais que suficiente para temperar. Água fria ou quente para preparar o arroz só muda o tempo de preparo do alimento. Depois do arroz cozido, solte os grãos com o auxílio de um garfo.
1 comentário para “Arroz – Os Mais Consumidos”
Adorei as Dicas. Obrigado. Boa Noite.