Receita de Os Bolos Artísticos da Erika

Os Bolos Artísticos da Erika são uma sensação à parte, superaram todas as expectativas…deu até dó de cortá-los! Bolos feitos com muita criatividade, carinho, capricho e muita dedicação.

Só temos a agradecer de coração à Erika a atenção e por ser uma pessoa maravilhosa que compartilha. Parabéns pelo profissionalismo que dedica ao seu trabalho!!! Trabalho reconhecido e recomendado!!!

Bolo fundo do mar com a técnica vidrada

Depoimento da Erika

Receita de Os Bolos Artísticos da Erika - os-bolos-artisticos-da-erika
Por Receitas de Mãe/ Por Erika A.de Aguiar

“Este bolo em questão, foi uma encomenda. A pessoa que pediu não queria fazer o uso de papel arroz, mas queria um bolo que tivesse a aparência de uma pintura, por isso, corri atrás da técnica vidrada. Foi a primeira vez que a fiz, mas não encontrei dificuldades, mesmo sendo um bolo de oito tabuleiros!!!!

O que cansa muito!rsrs. O bolo possui uma massa branca comum, seu recheio foi de doce de leite com doce de coco em duas camadas, sua cobertura na parte de cima em mármore e nas laterais em chantilly com amendoin moído(para imitar areia de praia).

O desenho foi todo feito no papel manteiga, onde eu fui refazendo o contorno com chocolate fracionado derretido, após o desenho ter secado eu virei a folha do desenho cuidadosamente encima do Mármore, ou seja na superfície do bolo.

Fui passando a espátula até o chocolate soltar do papel e ficar no bolo, e depois fui tingindo a geléia aos poucos nas cores dos desenhos e, preenchendo os mesmo com paciência e ajuda de palito de churrasco. PS= como o bolo era muito grande, eu sugeri o tema fundo mar, pelas possibilidades de encontrar muitos personagens. Lembrando que a geléia de brilho caseira eu peguei no seu site e as demais são comuns, porém receitas de família.

A minha dúvida foi como fazer um bolo vidrado, de como fazer uma geléia/gelatina de brilho, para preencher os desenhos do bolo que era muito grande! e a Sra. Losana me salvou com sua receita e suas dicas, estou muito feliz porque consegui e não teria conseguido sem esse empurrão!!! Mais uma vez Obrigada!!!”

Ingredientes da massa do bolo branco

Receita de Os Bolos Artísticos da Erika - Bolofundodomar
Por Receitas de Mãe/ Por Erika A.de Aguiar
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 500 ml de leite integral
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 4 ovos
  • 1 tablete de margarina em temperatura ambiente
  • 1 colher (café) de baunilha

Modo de preparo da massa

Bater os ovos, o açúcar e a margarina em velocidade média por 2 minutos; até que fique bem cremosa e, depois adicione a farinha, o leite e a baunilha batendo em velocidade máxima.

Depois que a massa estiver bem homogênea, desligue a batedeira e, só aí incorpore levemente o fermento até criar umas bolinhas na superfície. Coloque para assar em forno médio por 45 a 50 minutos.

Ingredientes do recheio de leite de coco

  • 1 kg de doce de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 vidros de leite de coco
  • 700 gramas de coco ralado seco

Modo de preparo do recheio

Coloque na panela o coco ralado, o leite condensado, o leite de coco e misture até soltar da panela. Deixe esfriar. Depois de frio incorpore o doce de coco ao doce de leite, misture bem e pronto.

Receita de Os Bolos Artísticos da Erika - Bolococoric
Por Receitas de Mãe/ Por Erika A.de Aguiar

Ingredientes Cobertura Mármore

  • 2 pacotes de Glaçúcar (açúcar de confeiteiro)
  • ½ vidro de leite de coco
  • ½ pacote de gordura vegetal hidrogenada
  • 1kg e ½ de açúcar união
  • Corante em gel azul anil

Modo de preparo da cobertura

Bater a hidrogenada, o leite de coco e o Glaçúcar peneirado, até que fique bem branquinho e após com as mãos vá incorporando o açúcar união até que a massa solte das mãos.

Cobertura das laterais de Chantilly
Utilizo uma cobertura industrializada da marca Arcolor.
Neste caso, cobri o chantilly com amendoim torrado e moído, para dar o efeito da areia de praia.

Ingredientes Geleia de brilho caseira

  • 1 litro de água
  • ½ kg de açúcar
  • 200 gramas de glucose
  • Essência de sua preferência
  • 100 gramas de amido de milho (Maisena)
  • Corante (opcional)

Modo de preparo

Receita de Os Bolos Artísticos da Erika - cocoric2
Por Receitas de Mãe/ Por Erika A.de Aguiar

Leve ao fogo a água, o açúcar, a glucose e deixe ferver bem. Dissolva o amido em um pouco de água e coloque devagar na mistura fervente mexendo bem até cozinhar. Fora do fogo acrescente a essência e se for o caso o corante.

Dicas da Erika

“O bolo Cocoricó também com a técnica vidrada.
Losana, estou enviando outra foto(bolo Cocoricó) com a mesma técnica, mas este foi todo coberto com chantilly, o que percebi que facilitou a realização da técnica vidrada, uma vez que o chantilly absorve um pouco a geléia, a receita foi a mesma, mas é um bolo de 3 tabuleiros”.
Dicas e fotos gentilmente enviadas pela Erika A. de Aguiar

Bolos e Doces Artísticos
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Outras receitas que você vai adorar:

Receba grátis receitas no seu e-mail:

80 comentários para “Os Bolos Artísticos da Erika”

  1. Alcinda Pereira 13/2/2012

    lindos os bolos e muito bem explicados. Alcinda

  2. Joyse Xavier 13/2/2012

    Achei muito legal a técnica vidrada, pois estou começando a fazer bolos artístico vou testar. obrigada pelas dicas.

  3. Joyse Xavier 13/2/2012

    Olá Lousana,gosto muito das suas dicas, por isso preciso de sua ajuda vou fazer um bolo de bodas de pérolas e preciso de ajuda de dicas, pois a cliente não quer o bolo de massa elastica, ela quer o bolo de massa de marmore. Que tipo de recheio devo usar. Obrigada

    • Losana 13/2/2012

      Olá Joyse!
      Veja aqui no blog: Festival de recheios.
      Beijos

  4. Ulismar 13/2/2012

    Parabéns,pelos bolos artísticos. obrigada.

  5. Rossilane Dutra 13/2/2012

    bom dia!!!!
    esse tablete de margarina equivale a quantos gramas,outra duvida……..essa massa é leve?tipo pao de ló?
    obrigada desde já
    bjos

    • Losana 13/2/2012

      Olá Rossilane!
      Tablete de 100 gramas. Não é pão de ló; consistência de um bolo.
      Beijos

  6. Maria Lucia Lima Da Silva 13/2/2012

    esta técnica vidrada é feito o desenho sempre no papel manteiga e prenchido com chocolate? ou existe outra maneira de faze-los.

    • Losana 13/2/2012

      Olá Maria Lucia!
      O desenho não é preenchido e sim contornado.
      Pode contorná-lo com doce de leite só para passar o desenho no bolo e depois, se preferir, pode contornar novamente no bolo com chocolate.
      Beijos

  7. Marlene 13/2/2012

    parabens , amei estes bolos , ficaram lindos , quero receber mais dicas de bolos de pastas , pois estou inciando no ramo e isto irà me ajudar muito .obrigada

  8. Evanilde 13/2/2012

    adorei seu bolo erika eu gosto muito de fazer bolo,até faço para os meus filhos gostaria muito e de fazer para vender mas tenho um pouco de medo de não ficar bom .os meus filhos gosta muito dos meus bolo. mas quem sabe eu chego lá mas estou adorando as suas receitas obrigada bejus…

  9. Elenice Do Pilar De Paula 13/2/2012

    Parabèns, muito lindo seus bolos…

  10. Susana 13/2/2012

    Parabéns!! Estão magnificos.

  11. Gilmara Aline 13/2/2012

    Olá Losana,parabéns pelas receitas são maravilhosas.Gostaria de receber dicas de decoração para doces finos,casamento,15 anos etc.obg aguardo ansiosa as novidades.

  12. Erika Aguiar 13/2/2012

    Este bolo tem a consistência de bolo mesmo, não de pão de ló e eu prefiro cobrir o desenho no papel para depois transpassa-lo ao bolo, pois no papel se o chocolate pingar ou vc errar um pedacinho do desenho, é só esperar secar um pouco e retirar o pedacinho do chocolate que está errado!!Uma dica a aqueles que estão com medo de errar…tente pq eu não sabia como fazer, peguei a dica da Losana e fui em frente, taí o resultado!!! Obrigada a todos pelo carinho e pelos elogios.Bjs Bjs

  13. Maria Lucia Lima Da Silva 13/2/2012

    Ok,obrigado pela dica vou tentar fazer em casa, caso dê certo passarei a fazer para encomenda,pois já trabalho com confeitaria ha mais de 15 anos,não sabia esta técnica,obrigado.

  14. Lucia Maria Do Carmo 13/2/2012

    Achei muito boa essa tecnica ficou lindo Parabéns.

  15. Joyse Xavier 14/2/2012

    ok, vou olhar,bjs

  16. LAURENICE NÉRIS 14/2/2012

    gostaria de saber melhor como se faz essa tecnica vidrado,ñ enti na hora de preencher os desenhos,faço bolos decorados com doce de leite em pó,sera q da certo???

  17. ADRIANA 17/2/2012

    E adoro este site, porquedaqui eu tiro varias ideias para o meu bufet, daqui ja tirei varias receitas e melhorei ainda mais.
    PARABENS continuen assim cada vez melhor.
    Parabens a toda equipe.

  18. Regina 17/2/2012

    sao lindos os bolos, mas eu tenho so uma duvida, a assadeira que voce usa, qual é o tamanho dela, quantos centimentros ela tem. voce citou que o bolo de peixinho foi oito tabuleiros. oito contando so embaixo, ou duas massas para cada camada? esta é minha duvida. obrigada. parabens mesmo pelo seu talento.

  19. America 18/2/2012

    América Achei muito interessante vou fazer espero que fique muito bonito e gostoso.

  20. Neli Sepulveda 21/2/2012

    Parabéns,
    Achei lindo, continue assim.

  21. Erika Aguiar 22/2/2012

    Regina,eu utilizei oito tabuleiros, mas corto e remonto meus bolos nos aros, portanto não tenho uma contagem certa de quantos foram embaixo ou na parte de cima, eu faço assim: eu corto o bolo em tiras e forro o fundo, coloco o recheio, mais bolo em cima, mais recheio e fecho o aro com bolo. Os aros podem ser encontrados em lojas de festas, tem vários formatos e tamanhos.
    E sempre asso em tabuleiros retangulares grandes, pq economiza tempo e gás!mas os remonto no formato e tamanho que eu desejar, entendeu?

  22. Erika Aguiar 22/2/2012

    Laurenice, depois de colorir a geléia, indico que vc vá colorindo em poucas quantidades, pq o desenho não exige muita geléia! vc pode por a geléia em saquinhos de sacolé e fazer um furinho, daí vai preenchendo dentro dos desenhos e com ajuda de um palito de churrasco vc vai espalhando bem devagar para não borrar e tbm não colocar muita geléia para que a mesma não transborde pela barreira que o chocolate faz! quanto ao doce de leite em pó, eu não conheço, portanto não sei se daria certo, só posso dizer que a geléia é a mais indicada para este tipo de técnica, senão acho que o desenho pode vir a ficar fosco!!espero ter ajudado.bjs

  23. Erika Aguiar 22/2/2012

    Regina, só para ser mais clara o bolo todo foi um total de oito tabuleiros.espero ter ajudado, bjs.

  24. Maria Conceição De Sousa Pantoja 24/2/2012

    Achei os bolos da Erika simplesmente um luxo. Parabéns!

  25. Carla 25/2/2012

    Não consegui transpor o desenho de chocolate para o bolo. Ao colocar a folha de papel manteiga e puxá-la, o chantilly e parte do chocolate ficavam no papel. Tentei 3x e desisti. Vou comemorar meu aniversário amanhã com bolo decorado com ganache! Parabéns Erika por trabalho tão bonito e bem executado. Agora tenho certeza que deu muito, mas mauito trabalho mesmo.

    • Losana 26/2/2012

      Olá Carla!
      Não desista; se tivesse lido a resposta que dei para Maria Lucia nos comentários abaixo da receita; teria conseguido.
      Da próxima vez tente com doce de leite em vez de chocolate.
      Parabéns pelo aniversário!!!
      Beijos

  26. Carla 26/2/2012

    Tentarei, Losana. Realmente não vi a dica do doce de leite. Como estava bem explicado, fui direto para a preparação. Só não sabia que teria tanta dificuldade em trabalhar com chocolate derretido! Obrigada por tudo. Ah, meu bolo com sua receita de ganache foi um sucesso. Beijos

  27. Rafaela Oliveira 26/2/2012

    Parabéns,adorei os bolos e a tecnica, vou experimentar, sucesso sempre!!!

  28. Idete Maria Dos Santos 27/2/2012

    vou tentar fazer a cobertura do bolo decorativo, tomaras que consiga.

  29. Nate 27/2/2012

    olá losana vou fazer esse bolo a massa depois eu te falo se deu certo.
    adoro sua dicas.

  30. Lucelita Maria L.Lira 28/2/2012

    Achei esses bolos muito bonito,vc está de parabens Erika.Também com dicas da Losana vc tem razão dar tudo certo é só prestar atençao e ir em frente.Beijos

  31. Miriã 29/2/2012

    olá por favor preciso fazer um bolo do ben 10 para meu filho que fará 7 anos me da uma sugestão? abrigado

    • Losana 1/3/2012

      Olá Miriã!
      Bolo: poderá ser coberto com glacê ou pasta de sua preferência.
      Decoração: poderá ser feito com pasta americana (modelagens) ou utilização de papel de arroz.
      Beijos

  32. Nate 29/2/2012

    olá losana fiz a massa do bolo e uma delicia fica fofinha adorei.
    agora vou tentar fazer a cobertura decorativo.

  33. Cristina 29/2/2012

    Gostei da explicação de como confeitar um bolo com gel de brilho,parabéns Erica.

  34. Erika Aguiar 3/3/2012

    Carla, puxa…queria muito que vc tivesse conseguido, algo deve ter dado errado, o chantilly precisa ter uma boa consistencia e estar bem alisado, o chocolate precisa secar bem, vc observa que ele começa a soltar sozinho da folha, e tbm é necessário muita paciência para ir passando a mão ou uma estátula sobre a folha, assim vc vai percebendo aos poucos que o chocolate esta soltando do papel e ficando na superfície do bolo, mas tem que ter a mão leve, senão danifica o chantilly mesmo! mas não desista, pq se eu consegui vc consegue também, tenho certeza! abraços.

  35. Nate 16/3/2012

    olá losana fiz a decoração do bolo ficou muito lindo. adorei o geleia de brilho . obrigada.

  36. Michele Freixo 14/4/2012

    Ola eu li os vossos relatos e fiquei inprecionada , estou a me aventurar em fazer bolos decorativos e gostaria que me esclarecessem umas duvidas . Vou fazer um bolo e me disseram para fazer o desenho com chocolate em papel vegetal .qual e a receita do chocolate ? Qual bico devo usar ??? Posso colorir com o gel de brilho feito em casa misturado com corantes ??? Ajudem pois sou nova nisto

    • Losana 14/4/2012

      Olá Michele!
      Deviam ter te explicado tudo.
      Não me disse como vai fazer o bolo.
      Qual a cobertura que utilizará??
      Preciso de detalhes pois há processos diferentes.
      Beijos

  37. Michele Freixo 16/4/2012

    ola desculpa nao colocar qual bolo ia fazer . o bolo e pao de lo com recheio de doce de ovos coberto com chantily e preciso colocar em cima dela o gormit senhor da floresta . se eu for desenhar com chocolate qual e a receita ? e colorir ? da para ser o este gel de brilho caseiro? se eu resolver colocar uma foto em obreia tb posso passar este gel em cima???

    • Losana 17/4/2012

      Olá Michele!
      Geralmente o bolo é coberto com pasta americana e, modelagem também com pasta americana.
      Se preferir colocar papel de arroz , veja aqui no blog, publicação: Papel de arroz.
      Desenhando em bolo: desenho é transferido para bolos cobertos com pasta americana. É feito o desenho em papel manteiga e, esse papel é colocado em cima do bolo já coberto. Contorna-se todo o desenho marcando a pasta americana que está no bolo. Retira-se o papel e contorna todo o desenho que ficou marcado na pasta com glacê, doce de leite ou chocolate derretido. Depois, preenche todo o desenho com geleia de brilho tingida nas cores necessárias. É tingida com corante em gel.
      Beijos

  38. Drica 24/4/2012

    Gostaria de saber qual a quantidade de pasta americana industrializada eu uso para um bolo de 2 andares feito numa forma de 26 e outra de 22.
    faço niver agora dia 1 de maio e preciso ter uma base.
    Desde já obrigada!

    • Losana 26/4/2012

      Olá Drica!
      Para você ter uma idéia; 1kg e 200 gramas de Pasta Americana pronta, revestem 1 bolo redondo de 30cm ou um bolo retangular de 25 x 35cm.
      Parabéns pelo aniversário!!!
      Beijos

  39. Lucelia 24/4/2012

    oi Erica aguiar qual e a receita do seu bolo e como faso o recheio e quanto tempo o bolo pode ficar fora da geladeira beijuuusssss gostei muito

  40. Erika Aguiar 7/5/2012

    Lucelia,
    a receita do bolo está todinha acima das postagens, tem a receita da massa, do recheio, da cobertura e do gel de brilho, quanto ao tempo, eu costumo fazer com um dia de antecedência, mas os deixo no ar condicionado direto até a hora de entregar!abs

  41. Odete 15/5/2012

    Boa tarde preciso fazer um bolo par meu sobrinho com papel arrozcom personagem carros e gostaria que desse um dica vou cobrir o bolo com chantilly na branca e detalhes vermeho me ajude o corante gel mix se eu coloca fcará um pouco vermelho e se coloco o corante bater junto ou deois de bater por favor me ajude mostrando uma fot de bolo é sexta aogoa?????

    • Losana 15/5/2012

      Olá Odete!
      Veja aqui no blog a publicação: O preto e o vermelho para bolos.
      No momento, não tenho foto.
      Beijos

  42. Sergina 19/5/2012

    Olá Losana e Érika Aguiar!!
    Gostei muito, tanto da receita quanto da explicação, Érica,
    se expressou muito bem, parabéns!!
    Losana, estou amando receber suas receitas!!!
    Grande abraço às duas!!!

  43. Ozimeria 22/5/2012

    estou apaixonada por todos os bolos,vc Erika tem mesmo uma mao divina parabéns.

  44. Erika Aguiar 24/5/2012

    Sergina e Ozimeria, obrigada, fico feliz que tenham gostado, nunca em toda a minha vida eu poderia imaginar que meus bolos agradariam a tantas pessoas, fico orgulhosa e cada vez mais aplicada na realização dos meus sonhos…

  45. Nubia 27/5/2012

    losana por favor qual o tamanho da forma que a erica utilisou para essa massa de bolo bjs

  46. Michele Freixo 5/6/2012

    Olá espero que possam me ajudar .estou a pensar em fazer um bolo pao de lo branco ,pao de lo de chocolate com recheio de baba de moca , coco e limao coberto com chantily. Mas queria a decoracao de frutas .mas a duvida E a seguinte fica bem eu colocar gel de brilho em cima das frutas ? E o recheio combina com as frutas ou e melhor colocar outra decoracao??? E se tiverem outra sugestão eu aceito

    • Losana 5/6/2012

      Olá Michele!
      Os recheios devem ser doces para dar contraste com as frutas. Retire limão do recheio.
      Sim; deve-se colocar o gel de brilho em cima das frutas para que não oxidem.
      Veja aqui no blog a foto da publicação: Torta de Frutas para o Dia das Mães
      Beijos

  47. Michele Freixo 6/6/2012

    Obrigada pela dica adorei …..o bolo e só para o dia 28 de Junho mas gosto de estar preparada …beijocas e espero que a minha duvida ajude mais alguem

  48. Cristiane 6/6/2012

    Pode guardar a geléia de brilho caseira fora ou dentro da geladeira.

    • Losana 8/6/2012

      Olá Cristiane!
      O ideal é não guardar e sim utilizá-la totalmente.
      Caso precise guardar, conserve-a na geladeira.
      Beijos

  49. ANGELA APARECIDA GALVAO LEITE 7/6/2012

    oi losana boa tarde gostaria de saber como fas essa técnica vidrada se puder me responder obrigada adoro estas dica sua depois que achei voce estou aprendendo muito comesei fazer bolos pra fora e já aprendi muitas coisas aqui com voce se puder me responder agradeço muito obrigada vc é 1000

    • Losana 8/6/2012

      Olá Angela!
      Nessa publicação dos bolos artísticos da Erika, é mencionado como se faz.
      Beijos

  50. Evelyn 8/6/2012

    Olá Losana
    Quero agradecer o imenso carinho que tem conosco respondendo as nossas dúvidas,domingo tenho um bolo de chá de bebê para fazer, minha família diz que meus bolos são uma delícia, mas nunca confeitei um bolo. Isso mudou depois que vi esses bolos da Érika e da Joyce, então fui a uma loja especializada e comprei todo o equipamento necessátio para começar a confeitar o bolo. Ontem fiz a metade da receita do glacê de leite em pó e ela ficou perfeita!! ela cresce muito rápido e é uma delícia!! Fiquei impressionada,porque eu ñ gosto de glacê e esse ñ fica “grosseiro como você disse parece um chantilly”, depois virei uma forma de bolo redonda e começei a utilizar os bicos para ver se eu tinha jeito, começei com o pitanga aberta e sairam lindos, com o bico folha consegui fazer efeito de babado em volta da forma toda, e o melhor deixei o bolo falso na cozinha e ele ñ derreteu está tudo perfeito. Eu nunca tinha pego em um bico de confeitar, depois que conheci seu site, descobri com o que realmente quero trabalhar, já me metriculei no curso da Wilton e começo mês que vem! Moro no Rio de Janeiro tenho 25 anos e só tenho a agradecer por vc ser essa luz que nos tira as nossas dúvidas. Um beijo grande, e que Deus sempre te abençoe por que você está ajudando o próximo sem receber nada em troca , vc com certeza tem um lugarzinho lá no CÉU.

    • Losana 8/6/2012

      Olá Evelyn!
      Grata.
      Fiquei feliz em saber de seu sucesso com suas experiências e da decisão em fazer o curso.
      Desejo todo sucesso a você.
      Que Deus abençoe a todos nós.
      Beijos

  51. Evelyn 8/6/2012

    vou tirar uma foto do bolo e vou enviá-la a você bjs

  52. Skarlaty 17/6/2012

    com o que você desenhou no papel manteiga na cobertura do bolo? adorei a receita!!!

  53. Alaide 26/6/2012

    Ola Losana,é a primeira vez que entro nesse site amei,não entendi como faz o desenho no papel para transportar para o bolo,devo desenhar com o chocolate ou fazer um bolo á parte e recortar?

    • Losana 27/6/2012

      Olá Alaide!
      Veja explicação da Erika.
      Beijos

  54. Keilla Maiana 5/7/2012

    parabens os bolos são lindos,um mais lindo que o outro e enteressante. Beijo e sussesso com seus bolos.

  55. Renata 6/7/2012

    ola… queria saber se a geléia de brilho caseira nao mancha o papel de arroz???

  56. Renata 6/7/2012

    ola como poço enviar a foto do bolo que fiz com essa tecnica para vcs..

    • Losana 7/7/2012

      Olá Renata!
      Utilize geleia que não seja à base de água para a utilização de papel de arroz.
      Foto – Entrando no blog, à direita há: “Envie sua receita clicando aqui”.
      Beijos

  57. JulianaPereiraSoares 12/10/2012

    gostei muito do seu trabalho e vai me servi de espiraçâo pois irei trabalhar nessa àrea se puder me enviar novidades desde jà agradeço.abraço e sucesso.

  58. Rose 9/11/2012

    Encontrei agora o seu blog e simplesmente me apaixonei por tudo.Agradeço ao Cara la de cima todos os dias por existirem pessoas maravilhosas como vocês. Parabéns e obrigado.

  59. Zuleika 23/11/2012

    olá, estou conhecendo agora o seu blog achei muito bom, estou com uma dúvida cruel e gostaria que vc me ajudasse, mandei fazer um bolo p meu sobrinho que faz aniversário no dia 15/12 e gostaria que a cobertura fosse de chantilly, só que aqui na minha cidade não encontramos creme de leite fresco, mas só o de caixa (amália ou bunge), porém, aqui é muito quente,só que agora é período de chuva e a pessoa q vai fazer o bolo disse não ficar bonita e bem a decoração pro esse motivo do tempo e tb que o tamanho do bolo é grande, são 2 formas retangulares das gdes, aí decidiu que usaria marschemelow (não sei se escreve assim)por que iria tb ficar um tempo exposto e não teria problemas em derreter, porém, o que eu queria mesmo era que a cobertura fosse de chantilly. o que vc me aconselha? obrigada. aguardo resposta.

    • Losana 29/11/2012

      Olá Zuleika!
      Aqui encontramos o creme de leite fresco e, por isso, é muito utilizado para fazer o verdadeiro chantilly.
      Industrializado: Muito firme e alegam que é muito resistente ao calor, é o da marca Hulalá Platinum.
      Em localidades muito quente o ideal seria marshmallow sem claras.
      Beijos

  60. Marcia 18/12/2012

    Olá!
    Onde posso encontrar a glucose para a geleia de brilho, onde moro não encontro o produto. Posso trocar por mel?

  61. Francilene 15/1/2013

    muito lindo o bolo ,parabéns! Gostaria de saber o tamanho do tabuleiro para a massa branca que você usou. quadradoqual cm e se eu for usar redondo qual cm posso usar! bjs

  62. Gilmara 19/2/2013

    oi gostaria de saber se o glace marmore pode ser feito so com o açucar impalpavel,pois vi uma receita que era gordura,leite de coco e o açucar impalpavel.obrigada

Os comentários estão fechados.