Recebo muitos comentários e, nesta época próxima à Páscoa, são comentários aflitos e até desesperados com relação ao derretimento de produtos à base de chocolate. Veja alguns:

- “… depois que desenformo; os bombons estão derretendo …”

- “… porque minhas trufas ficam moles depois de prontas …”
- “… meus ovos de Páscoa estão derretendo …”

Todo o processo de trabalho com o chocolate é obviamente delicado e deve ser minuciosamente observado para que nenhum descuido ocorra. Um erro pode desencadear a perda da produção inteira de produtos à base de chocolate.
No verão, procure trabalhar com chocolate nos períodos mais frescos, ou seja, pela manhãzinha ou à noite.

Acondicione os chocolates em local fresco e arejado. Ambientes quentes amolecem os produtos feitos à base de chocolate. Chocolate não derrete como sorvete. Quando isso acontece é porque não foi dado corretamente o choque térmico no chocolate ou os produtos ficaram expostos a altas temperaturas.

Receita de Chocolate não é SorveteDerretendo o chocolate

Deve-se evitar altas temperaturas no derretimento do chocolate tanto no micro-ondas quanto em banho-maria no fogão.
Se usa micro-ondas para derreter o chocolate; cuidado! Muito fácil aquecer em excesso o chocolate queimando-o, ou seja, o chocolate sofre alta temperatura.

Quando o chocolate sai totalmente derretido do micro-ondas, significa que ele já passou do ponto de temperatura suportável. O chocolate só deve ser aquecido, no máximo, até 42 graus.

Mexa bastante o chocolate na fase de derretimento e resfriamento.
O micro-ondas é muito prático, mas você já notou a diferença no chocolate quando derretido no micro-ondas e, entre derreter em banho-maria na chama do fogão?

O banho-maria

A água do banho-maria não pode ferver (começou formar bolhinhas, desligue a chama) e a tigela com chocolate não deve encostar na água. O chocolate derreterá com o calor do vapor d’água. A tigela do chocolate deverá estar totalmente encaixada na panela para evitar que o vapor da água vá para o chocolate.

A temperagem

A fase de temperagem, como o nome sugere, é o momento no qual o chocolate nobre é temperado para passar do estado líquido ao sólido por meio de processo de cristalização.
Uma temperagem bem feita é responsável pela rápida solidificação/secagem do chocolate, pelo brilho da superfície, maciez da consistência e textura que derrete na boca, maior durabilidade e portanto boa qualidade do produto.

Quando bem temperado; o chocolate terá maior resistência ao calor, caso contrário, poderão surgir diversos problemas e, um deles, é o chocolate derreter.

O segredo

O segredo para que seus produtos à base de chocolate não derretam como sorvete está no “temperar” / dar choque térmico no chocolate. Depois do chocolate resfriado, verifique a temperatura encostando um pouco de chocolate no lábio: a sensação deve ser de gelado.

Se você tiver um termômetro, o que é o ideal,  a temperatura deve ser entre 28 e 30 graus (ideal para o chocolate ser moldado). Vale a pena investir num termômetro digital culinário. Não esqueça: o termômetro só deve encostar no chocolate.

Geladeira e freezer

Receita de Chocolate não é Sorvete
Por artempano56

Chocolate não combina com geladeira e freezer. O chocolate captura umidade, modifica estrutura, sabor e aroma do chocolate. Chocolate não pode ser guardado na geladeira.
Chocolate guardado na geladeira; quando depois colocado em temperatura ambiente o chocolate suará, ficará manchado e esbranquiçado dando o aspecto de que está estragado. Logo, ficando impróprio para comercializar.

Quando levamos as fôrmas, com bombons ou ovos na geladeira; deve-se respeitar o tempo de resfriamento do chocolate. É para resfriar e não gelar o chocolate. Retire da geladeira tão logo verifique que a fôrma ficou opaca inclusive no fundo da fôrma. Se o fundo da fôrma não ficou opaco; os bombons ou trufas não soltam com facilidade das fôrmas.

O chocolate Branco

Para o chocolate branco não há técnicas e nem truques. O que precisa é muita paciência. O chocolate branco é composto por manteiga de cacau com gorduras, açúcar e leite em pó. O doce não usa na sua composição o grão do cacau que é o principal ingrediente dos chocolates. Como tem alto teor de gordura, derrete mais rápido, mas também encaroça ou cozinha mais rápido. Sendo assim, é necessário derretê-lo sempre muito lentamente.

Mexa lentamente o chocolate (não bata) até que ele derreta. Aí que entra a paciência, talvez dependendo da quantidade de chocolate a ser derretido, deverá repetir a operação de esquentar a água.
No micro-ondas não coloque muito chocolate de uma vez para derreter; coloque aos poucos e verifique sempre de 15 em 15 segundos mexendo o chocolate.

Dicas de Mãe

Chocolate granulado

Ao comprar chocolate granulado, cuidado para não comprar “gato por lebre”.
Há chocolate granulado que na realidade não é chocolate e, sim confeito. Não derrete, pesa no bolo e por isso afunda. Ruim ao paladar quando colocado em docinhos como brigadeiro.

Quando for comprar chocolate granulado faça o seguinte: faça um teste. Pegue o pacotinho de chocolate granulado e tente com as pontas dos dedos esmagar alguns granulados (dentro do pacote). Se ele desmanchar rapidamente dentro do pacote pode comprar que é bom. Se não desmanchar e notar que é duro; não compre.
Ah, também verifique que o granulado tenha a cor de chocolate. Os muito escuros não são bons.

Gotas de chocolate

Indicadas para massas densas como por exemplo a de pães, panetones, roscas, etc.
Para massas mais leves utilize pequenas raspas de chocolate. Passe a barra de chocolate por um ralador.

Visite nossas categorias de Dicas e Curiosidades onde encontrará publicações sobre trabalhos com chocolate e a categoria de Bombons e Trufas.

Dicas e curiosidades,
FavoriteLoadingAdicionar ao meu Livro
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

123 comentários para “Chocolate não é Sorvete”

  1. Maria De Lourdes Araujo 9/2/2012

    obrigada minha linda ,vc é maravilhosaaaaaaaaa!
    olha eu moro em salvador sol e calor nordestino !ja imaginou chocolate não resiste a calor mas aquela marca conhecida como a melhor eu fui fazer ovos de páscoa com resfriamento tudo certinho no dia seguinte desastre totall.Nenhum esta bom todos moles gostosos mas molengos amo fazer trufas bomboms mas os ovos ainda não comsigo legalkkkkkkkkkkkbeijos meu amor tenha um 2012 lindo de grandes alegrias e muitas realizações

    • Losana 9/2/2012

      Olá Maria de Lourdes!
      Grata
      Também desejo a você um 2012 repleto de saúde e realizações.
      Beijos

  2. Faby ;) 9/2/2012

    Amei essa “aula” de chocolate tão bom como comer é preparar e ter a certeza de que sairá perfeito. Amo trabalhar com chocolate é a minha paixão!!!!
    Bjs Faby

  3. Vera 9/2/2012

    Muito legal estas dicas!! sempre tive dúvidas quanto ao choque térmico
    essas dicas tmb servem p o chocolate fracionado?
    obg!! abracos

    • Losana 9/2/2012

      Olá Vera!
      Chocolate fracionado não precisa de choque térmico.
      Beijos

  4. Cassia 9/2/2012

    olha eu faço pra vender e deixo sim na geladeira eles ficam bonitos e durinho,uso papel chumbinho e pronto .pois se deixar ele para fora ai fica mole e improprio para o consumno pois derrete tudoooooooooo,por favor me explique não complique

    • Losana 9/2/2012

      Olá Cassia!
      Bombom que derrete em temperatura ambiente; é bombom que não foi dado corretamente o choque térmico.
      Ambiente muito quente contribui para que chocolates fiquem amolecidos. Repare que nos supermercados os ovos de Páscoa são colocados próximos às gôndolas refrigeradas porque ali o ambiente está mais fresco/mas não gelado.
      Quando um cliente desembrulhar um bombom que tenha ficado todo o tempo na geladeira; vai deparar com um bombom manchado/ esbranquiçado e com certeza irá reclamar e até devolver o produto.O bombom sua ao voltar à temperatura ambiente e mancha o chocolate.
      Na dúvida, leia novamente com atenção a publicação: Chocolate não é sorvete.
      Beijos

  5. Carmem 9/2/2012

    Parabens pelo saite, gosto de ler suas dicas.
    Gostaria de Receber um receita de pão de mel, faço docinhos para festa a um ano, e estou tendo muita encomenda de pão de mel, gostaria de receber uma receita bem pratica e gostosa para casamento, fiz varios cursos de doces, mas o de pão de mel ainda não tive oportumidade de fazer. obrigada boa sorte nos negocios.

  6. Hilda Dru 9/2/2012

    como faco para calcular o preco de um ovo de pascoa?

    • Losana 9/2/2012

      Olá Hilda!
      Pesquise a concorrência aí de sua cidade para saber quanto os outros cobram pelo mesmo produto que você vai fazer.
      O preço de venda do seu produto deve abranger todos os custos da sua produção e mais o lucro que você espera obter.
      Deve receber pelo que investiu, receber pelo teu trabalho e ainda ter um lucro.
      Há quem coloque 100% sobre todo o custo.
      Aqui no blog, na categoria Dicas e curiosidades, há 2 publicações sobre colocação de preços. Verifique !
      Beijos

  7. Neli Martins 9/2/2012

    Losana, vc é o máximo!
    Obrigada pelas dicas.
    Beijos

  8. Rosi Mancin 9/2/2012

    Amei essa publicaçào,pois amo trabalhar com chocolate.A minha dùvida è:
    como trabalho em restaurante ,faço os copinhos de chocolate com mousse diversas e tenho que deixà-los em geladeira,estou agindo errado,altera muito o sabor?? Obrigada………..Mil beijos……………………..

    • Losana 11/2/2012

      Olá Rosi!
      Uma mousse bem geladinha é bem melhor do que uma quente; mesmo porque, a mousse requer refrigeração.
      Já o chocolate não combina com freezer e geladeira. Comprovado que o chocolate captura umidade, modifica estrutura, sabor e aroma do chocolate. Em temperatura ambiente o chocolate suará e ficará manchado.
      O ideal seria que os copinhos não fossem de chocolate; o que não impede que a mousse, em outro tipo de copinho, seja servida com chocolate.
      Beijos.

  9. Rosangela 14/2/2012

    amo suas receitas gosto de bools,sobremesas beijos

  10. Fernanda 26/2/2012

    Ola, Losana, adoro seu site!! qdo o ovo de pascoa vai a geladeira ou congelador ?

    • Losana 27/2/2012

      Olá Fernanda!
      Quando? Só quando nas fôrmas.
      Nada de congelador.
      Nessa publicação, Chocolate não é sorvete, leia o item que fala sobre geladeira.
      Beijos

  11. Maria Julia Fernandes Bertoldo 1/3/2012

    quero receita de truffas e receita de varios sabores de recheios para truffas bjos obrigada pela atenção

  12. Vânia 6/3/2012

    Nossa Losana essa dica de que chocolate não é sorvete salvou a minha vida eu usei o chocolate garoto blend, achei que estava fazendo a temperagem correta, mas eu encostei a vasilha na água quando fui derreter enfim só sei que meu ovo virou sorvete mesmo kkkkkkkkkkk, mas também não sei se este chocolate serve para ovos de páscoa porque na embalagem está escrito cobertura de chocolate ao leite + meio amargo achei que era certo pois algumas pessoas dizem fazer ovos de páscoa com este chocolate ai amiga me esclace isso por favor… bjoss este site foi o unico que tem uma explicação excelente amei bjos bjos!!!!

    • Losana 7/3/2012

      Olá Vânia!
      Quando for fazer ovos dê preferência pelo ao leite, meio amargo ou amargo.
      O chocolate para cobertura tem alto índice de manteiga de cacau, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade. É ideal para finalizar outros doces, facilita o acabamento e o brilho nas coberturas.
      Beijos

  13. Maria Angélica 15/3/2012

    Obrigada Losana, que dicas maravilhosas, valeu e muito. Um beijo.

  14. Lucia 16/3/2012

    meu chocolate ficou mole depois de pronto !!!!!!!!!! pelo que eu li na super aula ,foi falta do choque termico certo.posso derreter esse chocolate e usar novamente ???? não vai ter perigo dele ficar mole novamente? adorei as suas dicas !!! bjs.

    • Losana 16/3/2012

      Olá Lucia!
      Você disse “falta do choque térmico”.
      Não sei que chocolate usou.
      Chocolate nobre precisa de temperagem/choque térmico.
      Até pode derreter novamente o chocolate.
      O choque térmico deve ser correto para que não haja problemas com o produto final.
      Evite ficar derretendo várias vezes o mesmo chocolate; perde características originais.
      Beijos

  15. Lucia 19/3/2012

    ola Losana , muito obrigada pela resposta !! Valeu muito mesmo !!!! Agora tõ sempre ligada aqui no seu site tirando minhas dúvidas !!!bjs p/ vc !!! Deus te abençoe grandemente !!!!!!!!!

  16. Vânia 20/3/2012

    Oi Losana, tentei de todas as formas fazer os ovos de páscoa, fiz as temperagens corretas, deixei fora, para secarem mas eu não sei o que acontece, eles não derretem mas ficam com o aspecto emborrachado não faz aquele craker entende que eu quero dizer? rsrsrs e eu usei chocolate nobre garoto, harald, talvez porque a minha casa é quente sei la rsrs to desanimada amigaaa bjosss!!!!!

    • Losana 21/3/2012

      Olá Vânia!
      Entendi o que explicou…com certeza algo foi feito errado. Queimou o chocolate, ou seja, sofreu alta temperatura.
      Isso é muito fácil acontecer principalmente quando usamos o micro-ondas. Particularmente gosto de derreter o chocolate em banho-maria no fogão.
      Você leu a publicação: Chocolate não é sorvete.?
      Não desanime!! Errar faz parte do aprendizado.
      Beijos

  17. Vanessa 21/3/2012

    olá ,bem tinha feito uma aula que a dica era deixar chocolate 3 dias na geladeira e depois que retirar embrulhar antes de suar dessa forma não derrete ,mas perde a qualidade ,gostaria de saber assim que o chocolate resfriar e você desemformar já pode embrulha e se ele suar o certo é deixar tomar um pouco de ar e o saquinho de plástico trasparente para o caso de pirulito de chocolate é ou não indicado
    eu fiz o o ovo dando choque térmico mesmo assim ficou esbranquiçado e após eu tirar da geladeira amoleceu só os bombons não amoleceram,gostaria de saber tambem se bombom feito de amendoin e bala de licor dura quanto tempo ,desde já agradeco ,adorei as dicas

    • Losana 21/3/2012

      Olá Vanessa!
      O chocolate deverá secar por no mínimo de 6 a 8 horas antes de embrulhá-los.
      Saquinhos deverão ser próprios para alimentos.
      Choque térmico não foi correto.
      Gotas de licor; verifique o prazo de validade das gotas.
      Veja aqui no blog:
      - Chocolates – prazos de validade
      Beijos

  18. Vânia 21/3/2012

    Obrigada querida!!! eu li sim, com certeza fiz alguma coisa errada, mas vou continuar tentando… muitissímo obrigada pela atenção bjos bjos bjos!!!!!!

  19. Luz 21/3/2012

    minha linda!moro no Rio de Janeiro e está mto quente aqui,pela primeira vez peguei uma encomenda de bombons chocolates e tô vendo que não é tão simples assim.Como vou fazer bombons quatrocentos pra sábado sem leva-los a geladeira e minha casa é muito quente estou desesperada.quando posso fazer esses bombons com este clima e deixá-los em temperatura ambiente?nunca trabalhei com chocolates.só Jesus na causa.rsrsrsrs.me ajuda

    • Losana 22/3/2012

      Olá Luz!
      Procure trabalhar com o chocolate bem pela manhãzinha ou à noite.
      Terá que conservar os produtos prontos em local fresco, arejado e abrigado de insetos.
      O ideal seria ambiente com ar condicionado mas sem deixar o ambiente úmido.
      Beijos

  20. Ana Celia 23/3/2012

    losana posso banhar o pao de mel com chocolate derretido ainda quente, ou devo esfriar pra depois banhar o pao de mel, e por favor qual o prazo de validade das trufas,

    • Losana 23/3/2012

      Olá Ana Celia!
      Não; espere o chocolate ficar quase frio.
      Veja a publicação: Chocolates – Prazos de validade.
      Beijos

  21. Ana Celia 23/3/2012

    faço trufas de limao , coco e maracuja, ,qual prazo de validade , ,bjuss obrigada

    • Losana 23/3/2012

      Olá Ana Celia!
      Prazos de validade são aproximados e alguns produtos (os mais tradicionais) apresentam prazos e, outros não.
      Não existe uma tabela padrão (completíssima), que apresente prazos de validade de todos os produtos à base de chocolate.
      Por isso, é importante que cada um teste o prazo de validade de (suas receitas) de seus produtos.
      Veja a publicação: Chocolates – Prazos de validade.
      Beijos
      Beijos

  22. Ana Celia 23/3/2012

    posso guardar pao de mel e trufas na caixa de papelão fora da geladeira ou mesmo dentro? njus

    • Losana 23/3/2012

      Olá Ana Celia!
      Na geladeira não. Chocolate não suporta umidade.
      Beijos

  23. Ana Celia 23/3/2012

    posso embrulhar pao de mel em papel chumbo bjus

    • Losana 23/3/2012

      Olá Ana Celia!
      Até pode; mas não é o mais indicado.
      Beijos

  24. Cassia 26/3/2012

    obriga LOSANA,VOU TENTER POIS FAÇO ELES DE MADRUGADA E DOU CHOQUE TERMICO CORRETO,O CLIMA AQUI É CALOR EM UMA É POCA E AGORA EM ABRIL VAI ESFRIAR UM POUCA VOU TENTAR DEIXAR ELES FORA E DEPOIS VOU EMBRULHAR COM PAPEL CHUMBINHO,QUERO SABER SE TENHO QUE TABEM COLOCAR O PAPEL DE PLASTICO OU O CHUMBINHO SO TA BOM

    • Losana 26/3/2012

      Olá Cassia!
      Em casa, depois de estarem devidamente secos, pode deixá-los só embrulhados em papel chumbo.
      Atenção: Bombons não devem ser vendidos só embrulhados em papel chumbo.
      Beijos

  25. Viviane 26/3/2012

    ola gostaria de saber,quando eu termina de trufar os ovos nao posso embrulha, mas no papel chumbo eu posso? ou nao?aonde eu ponho?posso usar ventilador quando estou fazendo os ovos adoro suasdicas bjs

    • Losana 27/3/2012

      Olá Viviane!
      O ideal para se trabalhar com os ovos de Páscoa é bem pela manhã ou à noite pois o ambiente não estará quente.
      Deverão estar bem secos para depois embrulhar em papel chumbo.
      Acondicione os ovos em uma caixa de papelão ou plástico para que não caiam e se quebrem. Coloque-os em local fresco, arejado e longe de insetos.
      O ventilador vai só circular o ar e não refrescá-lo como um ar condicionado. Não direcione o ventilador para os doces pois poderá estar infectando o chocolate com resíduos presentes no ar.
      Beijos

  26. Ana Celia 28/3/2012

    obrigada losana pela resposta, me ajudou muito, bjus

  27. Regina Oliveira 28/3/2012

    Losana. Estou fanzendo chocolate para vender na pascoa (minha primeira vez). Trabalho com cobertura garoto ao leite. Faço todo o processo de derreter e temperagem (uso termometro culinário para nao errar). Levo a geladeira a 1ª vez, deixo por 7 minutos, depois coloco novamente e mais 7 minutos, por ultimo tenho que deixar por mais de 20 minutos para desgrudar. O problema é que quando tiro o chocolate da geladeira, ele fica opaco, sem brilho.

    • Losana 29/3/2012

      Olá Regina!
      O chocolate só deve ficar na geladeira até a fôrma ficar opaca. Não deve gelar o chocolate e sim somente resfriá-lo.
      Quando fica muito gelado; sua, perde o brilho e pode ficar esbranquiçado ao voltar à temperatura ambiente.
      Para que o chocolate fique com brilho, boa textura e quebra (crocancia), a temperatura dele nunca pode ultrapassar 45ºC ao derretê-lo.
      Beijos

  28. Vanessa Fortunato 31/3/2012

    Olá, faço trufas e bombons,mais onde eu moro e muito calor, eu posso armazenar minhas trufas na ultima grade da geladeira, em temperatura mínima, pois elas não derretem mas a textura fica um pouco mais macia quando fora da geladeira,aqui a temperatura normal e de uns 35°c aproximadamente, e não tenho ar condicionado em casa, nesse caso oq devo fazer?

    • Losana 1/4/2012

      Olá Vanessa!
      Como deve saber não é indicado chocolates em geladeira mas isso não impedirá que faça essa experiência. O ideal seria em local fresco,arejado e protegidos de insetos.
      Beijos

  29. Mariangela 3/4/2012

    Oi Losana,

    Fiz um curso de ovos na garoto e a professora falou para colocarmos a temperatura da geladeira no mais alto, e qdo ficasse opaca tira da geladeira e já embrulha, isso é correto?

    • Losana 3/4/2012

      Olá Mariangela!
      Faça a experiência; deve-se dar crédito ao professor.
      Eu aprendi e faço diferente.
      Beijos

  30. Mariangela 3/4/2012

    Uma vez deixei o chocolate secando e o mesmo ficou horrivel, o que fiz de errado, ele precisava ficar coberto com papel manteiga?

    Conhecer esse site foi a melhor coisa que me aconteceu, realmente vc é uma pessoa muito abençoada.

    bjs

    • Losana 3/4/2012

      Olá Mariangela!
      Não é nada fácil trabalhar com chocolate. Muitos pensam que é só derreter,enformar e desenformar. Há técnicas para todo o processo de trabalho com chocolate.
      Qualquer erro em algum procedimento; coloca tudo a perder.
      O chocolate quando vai à geladeira é para resfriar e não gelar o chocolate. Tão logo, a fôrma fique opaca, retire da geladeira. Quando o chocolate fica tempo demais na geladeira, ao voltar para temperatura ambiente, sua em demasia. Isso provoca manchas no chocolate.
      Não cobre com papel; tem que secar.
      Beijos

  31. Camila 5/4/2012

    Olá Losana!

    Essa técnica pode ser usada para fazer cobertura para biscoitos? Se sim, eu teria que resfriar o chocolate em um recipiente com água gelada, mergulhar os biscoitos e deixar secar na geladeira para endurecer?
    E não entendi muito bem a parte do banho maria, como a tigela com o chocolate não irá encostar na água da panela?

    Obrigada

    • Losana 6/4/2012

      Olá Camila!
      Se usar chocolate nobre precisará fazer a temperagem/choque térmico.
      Se usar chocolate fracionado não precisará fazer. Nesse caso utilize chocolate fracionado de boa qualidade.
      Mergulhe os biscoitos, coloque-os em assadeira forrada com papel manteiga e leve para geladeira por meio a 1 minuto. Retire e deixe secar mais à temperatura ambiente.
      Lembre-se sempre: é para resfriar o chocolate na geladeira e não para gelar. Quando gela demais, depois o chocolate sua ao voltar à temperatura ambiente e o chocolate ficará manchado.
      Banho-maria: coloque água na panela de baixo de maneira que a água não encoste na tigela (de cima) que tem o chocolate. Essa tigela tem que estar bem encaixada na panela. O chocolate derreterá com o vapor de água formado entre a panela e tigela.
      Beijos

  32. Camila 6/4/2012

    Oii Losana ! :]

    Deu tudo certinho! Graças as suas dicas de choque térmico no site e pela sua resposta. Muito obrigada!!

    Beijos

    • Losana 7/4/2012

      Olá Camila!
      Fiquei feliz em saber de seu sucesso.
      Feliz Páscoa!!
      Beijos

  33. Olivia 9/5/2012

    OLA LOSANA SEMPRE QUE DERRETO O CHOCOLATE NO BANHO MARIA ELE FICA GROSSO SERA QUE A MARCA DO CHOCOLATE.NAO CONSIGO BANHAR OS BOMBOMS COM CHOCOLATE TAO GROSSO.NUNCA USEI CHOCOLATE FRACIONADO OU COBERTURA SERA QUE SE EU USAR PARA BANHAR MEUS MORANGOS COM COBERTURA DE BRIGADEIRO BRANCO VAO MUDAR O SABOR?

    • Losana 9/5/2012

      Olá Olivia!
      Chocolate nobre e chocolate cobertura (fracionado, hidrogenado) são tipos de chocolate.
      Procure usar chocolate puro/nobre para fazer recheios de bombons ou massas das trufas. Para que tenham boa qualidade.
      Utilize o chocolate fracionado (que não precisa de choque térmico) para fazer as casquinhas de bombons ou banhos nas trufas ou frutas.
      Beijos

  34. Divanilza 11/5/2012

    GOSTARIA DE SABER COMO,REALMENTE, SE LIMPA FORMAS DE SILICONE POIS DIZEM QUE NÃO SE PODE LAVAR E SIM AQUECER COM SECADOR DE CABELO E DEPOIS PASSAR UM PANO LIMPO QUE TODO O RESIDO DE CHOCOLATE SAI… COMO SE LIMPA ????

    • Losana 12/5/2012

      Olá Divanilza!
      Limpe com pano umidecido em aguá morna. É o que faço com minhas fôrmas.
      Beijos

  35. Divanilza 11/5/2012

    QUERO FAZER PARA O DIA DOS NAMORADOS, CESTA DE CHOCOLATES ENTÃO, PODE ME DAR A DICA DO QUE VAI EM UMA CESTA DE CHOCOLATE??? QUANTOS ITENS???QUAL A MELHOR MARCA DOS ITENS QUE VÃO NA CESTA ???? ENFIM, TUDO QUE POSSA FALAR SOBRE CESTA DE CHOCOLATE. DESDE JÁ TE AGRADEÇO. BEIJOS MIL E FIQUE COM DEUS….

    • Losana 12/5/2012

      Olá Divanilza!
      Sempre visando o perfil do presenteado ou preferências do cliente que encomendou a cesta.
      Utilize produtos de qualidade.
      Itens: achocolatado, refrigerante ou bebida, cookies, pão de mel, capuccino de chocolate, mini bolo, chocolate ( em barra, bombons, palitos de chocolate, trufas,…).
      Dependendo do tamanho da cesta: 10, 15 ou 20 itens.
      Complementos: cartão para mensagem, guardanapos, presente ( livro, DVD,…)
      Beijos

  36. Divanilza 14/5/2012

    OBRIGADA PELAS DICAS…. BEIJOS MIL E FIQUE COM DEUS.

  37. Divanilza 17/5/2012

    GOSTARIA DE SABER POR QUANTO DEVEMOS USAR AS FORMAS DE SILICONE POIS AS MINHAS FORMAS DEPOIS DE USÁ-LAS UMAS 4 VEZES, ELAS FICAM FEIAS, OPACAS…QUAL O PRAZO(MAIS OU MENOS) DE VALIDADE DESTE TIPO DE FORMA?QUANTAS VEZES DEVEMOS USÁ-LAS PARA DEPOIS DESCARTAR????
    BEIJOS MIL E FIQUE COM DEUS…

    • Losana 17/5/2012

      Olá Divanilza!
      Geralmente vem com dados informativos pelo fabricante.
      Há forminhas para cupcakes que suportam mais de 3.000 utilizações.
      Beijos

  38. Catherine Castro 19/5/2012

    Olá, tudo bem? Gostaria que respondesse a uma duvida, esses dias eu tentei derreter chocolate branco em banho maria, mas ele não derretia corretamente, ai eu quis trocar e tentar derreter no microondas, só que ele endureceu e começou ficar esfarelado. Por que isso ocorreu? Obrigada.

    • Losana 20/5/2012

      Olá Catherine!
      O branco não é chocolate e sim um doce.
      Veja mais dicas aqui no blog, na publicação:
      - Que Tipo de Chocolate devo Utilizar?
      Beijos

  39. Denise 21/5/2012

    Olá tudo bem? amei as suas dicas são maravilhosas e esclarecedoras, eu gostaria que me ajudasse pois faço truffas e pão de mel porem surgiu a oportunidade em uma festa junina de fazer morangos e uvas no palitos com chocolate a minha duvida é se tenho que dar choque termico no chocolate para banhar as frutas bjs obrigada

    • Losana 21/5/2012

      Olá Denise!
      Eu faço assim: Para cada 100 gramas de chocolate meio amargo ou ao leite derretido; acrescente 3 colheres de creme de leite. Misture bem e empregue.
      Beijos

  40. Denise 21/5/2012

    Oi Losana então não dou choque termico só misturo o creme de leite no caso posso levar minha derretedeira no evento e fazer na hora que da certo??? bjs e muito obrigada por sua dedicação…bjs

    • Losana 22/5/2012

      Olá Denise!
      Utilizo Harald Top Cobertura sabor Chocolate ao Leite. Esse, não precisa de choque térmico.
      Derretedeira só serve para derreter o chocolate. Faça a mistura fora da derretedeira.
      Passe os espetos pela mistura. Espere o chocolate endurecer um pouco antes de levantar os espetinhos.
      Se está muito insegura; faça um teste em casa antes para ver se gosta.
      Beijos

  41. Regiane 29/5/2012

    Ola!!!! Estou começando nesse mundo da confeitaria e gostei muito do seu blog, ate indiquei ele no meu!!!! Eu faço bastante receitas com chocolate, mas sempre uso o fracionado(nao precisa temperar) pois coo nao tenho curso de confeiteira e pouca pratica, tenho medo de errar na hora de temperar. Vc acha que a qualidade fica muito inferior???? Queria muito sua dica e ajuda!!!! Obrigada

    • Losana 30/5/2012

      Olá Regiane!
      O ideal é que se faça o recheio de bombons ou massas de trufas com chocolate nobre.
      As casquinhas de bombons ou banho de trufas podem ser feitos com chocolate fracionado mas de boa marca.
      Invista num termômetro culinário (não é tão caro) e, não terá problemas em temperar chocolate nobre.
      Desejo muito sucesso para você.
      Beijos

  42. Gi-lima 30/5/2012

    nossa adorei suas dicas faço bom bom e trufas e estava com os mesmos problemas da demais.. so ficou uma duvida…nao posso embrulhar a trufas e os bom bom assim que desenformo? outra coisaas trufas vao melhor no parte do frrezer ou na parte de baixo da geladeira?fico grata se puder responder…beijos

    • Losana 31/5/2012

      Olá Gi-lima!
      Não deve embrulhar de imediato. Devem estar bem secos.
      Bombons e trufas prontas: Fora da geladeira; chocolate não suporta umidade.
      Beijos

  43. Larissa 31/5/2012

    Ola, primeiro gostaria de agradecer pelas inumeras dicas! Agora a minha duvida eh: ao fazer a tempera do chocolate! Vi no site da chocolandia que o chocolate meio amargo deve ser derretido de 40 a 45 graus e a tempera de 30 a 31 graus…mas essa temperatura da tempera e a temperatura final de Todo o chocolate? Isto eh, eu vejo videos onde as pesoas pegam uma parte do chocolate colocam na pedra de marmore, checam a temperatura, e depois voltam a misturar esse chocolate ao restante da panela. Eu ate comprei o termometro…como saber qual a quantidade de chocolate devo fazer a tempera no marmore? E qual a temperatura dessa tempera? E qual a temperatura final para todo o chocolate? Desculpe esse monte de perguntas, e os erros de acento..meu teclado eh japones e nao tem como utiliza-los. Desde ja agradeco!!

    • Losana 1/6/2012

      Olá Larissa!
      1 – É a temperatura final de todo o chocolate.
      2 – Pode ser em parte como pode ser também todo o chocolate.
      Há várias maneiras de resfriar o chocolate.
      Veja aqui no blog, a publicação:
      - Chocolate – Resfriamento/Choque térmico
      Beijos

  44. Gi-lima 3/6/2012

    oi!!!losana tenho uma duvida aonde deixar as trufas sei que os bom bom nao podem ir ao freezer mas e as trufas onde devo colocalas na hora de modelar o processo da casquinha? e depois que colocar o recheio fico grata se puder responder a cada momento surgem tantas duvidas??? mas tenho aprendido muito com suas dicas..beijos

    • Losana 4/6/2012

      Olá Gi-lima!
      Quando prontos, nem bombons e nem trufas, não devem ficar na geladeira.
      As trufas verdadeiras/legítimas não são enformadas ou banhadas. São somente passadas no cacau em pó.
      Mas, aqui no Brasil, as enformadas e banhadas, teimam em chamar de trufas.
      Processo de casquinhas: só vão para a geladeira para resfriar e não gelar. Isso, tanto antes quando vamos fazer as casquinhas quanto depois que estiverem recheadas e cobertas com chocolate. A fôrma ficando opaca retire imediatamente da geladeira. Desenforme. Deixe bombons ou trufas secarem em temperatura ambiente.
      Na dúvida, escreva novamente para mim.
      Beijos

  45. Keli 4/6/2012

    oi,adoro seu site e venho sempre acompanhando,e tenho uma duvida .é sobre uma trufa de abacaxi,a minha receita é de leite condensado,abacaxi picado(a fruta descascada),margarina.só que as primeiras vezes que fiz deu certo ,agora está qualhando.fica com gostinho de ambrosia,cheio de bolinhas,vc saberia me dizer o que esta acontecendo.era pra ficar igual um brigadeiro de abacaxi.pois antes ficava.bjs e obrigada

    • Losana 5/6/2012

      Olá Keli!
      A acidez do abacaxi pode causar esse problema. Procure utilizar abacaxi bem doce.
      Beijos

  46. Keli 5/6/2012

    MUITO OBRIGADA LOSANA TE ADORO,ADORO SEU SITE BJS

  47. Patricia Carvalho De Andrade 16/7/2012

    Nossa, amei essas dicas… Que site maravilha!

  48. Isis 24/7/2012

    Olá! *—-*
    Li em uma de suas dicas que o bombom não pode ser embrulhado só no papel chumbo, como tenho que embrulhar então?

    • Losana 24/7/2012

      Olá Isis!
      Quando os bombons forem vendidos avulsos; devem ser embrulhados com papel chumbo e embalagem própria para bombons ou trufas.
      Quando os bombons forem vendidos em caixas próprias para bombons; poderão ser embrulhados somente em papel chumbo.
      Além das embalagens próprias para bombons e trufas, podemos embrulhar com papel celofane transparente ou colorido e, até mesmo com tecido estampadinho ou tule. Ficam uma graça!
      Beijos

  49. Isis 24/7/2012

    Ah obrigada losana!
    Você é muito gentil beijos *–*

  50. Thaiana 31/7/2012

    Olá Losana, meu noivado será dia 18 de agosto e eu já gostaria de começar a fazer os bomboms sem recheio. Será que consigo conservá-los até lá sem colocá-los na geladeira? Corre risco de estragar?

    • Losana 3/8/2012

      Olá Thaiana!
      Chocolate não suporta umidade de geladeira. Chocolate não deve ser guardado na geladeira, ao voltar para temperatura ambiente, sua e provoca manchas no chocolate.
      Embrulhe-os e conserve-os em caixas próprias para doces em local fresco e arejado.
      Beijos

  51. Claudia 22/8/2012

    Olá Losana…Adorei suas dicas sobre chocolate eu faço os copinhos de chocolate e recheio com mousses de limão, maracujá e strogonoffe de nozes mas se ficarem muitos expostos começam a derreter o que posso estar fazendo de errado, faço a temperagem como descreveu acima. me oriente por favor…bjs Claudia

    • Losana 23/8/2012

      Olá Claudia!
      O segredo está no “temperar” / dar choque térmico no chocolate. Tem certeza que está fazendo tudo corretamente??
      Beijos

  52. Joyce 29/8/2012

    Oi Losana,hoje vi aqui muitos comentários sobre temperagem/choque térmico.Mas tenho uma dúvida terrível,para fazer a ganache de chocolate ao leite ou branco é preciso dar esse choque térmico?porque eu tenho vérias receitas de trufas banhadas que não vai no molde que só é a ganache gelada por 6 a 8 horas e depois fazer as bolinhas e banhar no chocolate fracionado.Nesse processo eu uso chocolate nobre para fazer a ganache,é necessário o choque térmico?Me ajude por favor,bjs.

    • Losana 29/8/2012

      Olá Joyce!
      Para ganache não é necessário a temperagem do chocolate nobre.
      A temperagem do chocolate nobre se faz necessário principalmente quando queremos fazer cascas/casquinhas e banhos de chocolate.
      O chocolate fracionado não necessita de temperagem.
      Beijos

  53. Joyce 29/8/2012

    Olá Losana,muito obrigado pela sua prontidão em responder a minha dúvida,eu estou muito satisfeita com a atenção que você dá aos seus admiradores aqui do blog.Obrigadooooo.

  54. Joyce 29/8/2012

    Losana,eu tenho outra dúvida.Aqui na minha cidade(Salvador-Bahia)todas as trufas tem as mesmas embalagens,parecem todas o mesmo produto,eu pensei em fazer diferente,em cima das casquinhas quero fazer umas linhas finas da cor do sabor da trufa tipo:trufa de limão coberta com chocolate ao leite linhas verde,porem para embalar eu pensei no papel celofane para que os clientes vejam minhas decorações nas casquinhas.essa embalagem que quero fazer está correta?vai prejudicar a qualidade do meu produto?será que eu sou obrigada a embalar com papel chumbo e depois com o celofane?me ajude mais uma vez por favor.bjs.

    • Losana 30/8/2012

      Olá Joyce!
      Para destacar com linhas verdes (trufa de limão): as linhas deverão ser feitas com chocolate branco tingido de verde (corante próprio para chocolate). Tem que ser corante próprio para chocolate. Uma pitadinha de corante é suficiente para tingir. Esse corante rende muito. O chocolate branco pode ser o fracionado que não precisa de temperagem.
      Pode embalar com celofane de modo que o fechamento da embalagem fique por baixo do bombom. Não prejudica a qualidade do produto. Note que há caixas de bombons com tampa transparente, sendo vendidas, onde os bombons dentro da caixa não ficam embrulhados exatamente para o consumidor visualizar os bombons.
      Beijos

  55. Joyce 30/8/2012

    Mas uma vez obrigadoooooooooooooooo,eu estou apendendo muito com suas orientações.Com a ajuda de Deus vou por em prática essas dicas e seguir em frente com meus alvos.Xau até mais.

  56. Ana Claudia 17/9/2012

    Olá Losana, eu começei fazendo chocolates qd quiz fazer para o aniversário da minha filha, bom acabei fazendo para vender, tenho a minha primeira entrega agora dia 21/09.
    Eu uso chocolate fracionado harald melken, pois acho o sabor maravilhoso, eu li, que o chocolate não pode ir a geladeira, como faço então?
    Qt tempo mais ou meno leva para ele gelar eu poder desemformar e embalar? Trabalho com pirulitos e bombons maciços.Outra duvida é como faço para tranporta-lo? Desculpe tantas perguntas.

  57. Ana Claudia 17/9/2012

    Outra dúvida, com chocolate fracionado, devo coloca-lo na geladeira para gelasr assim que eu coloca-lo nas forminha, esperar a forma ficar opaca, retirar desenformar e embalar em saquinhos de celofone?
    Quantos tempo consigo manter a qualidade dos chocolates já embalados?

    • Losana 18/9/2012

      Olá Ana Claudia!
      O chocolate pode ir para a geladeira nas formas para resfriar. Não pode gelar. Quando as formas ficarem opacas, retire as formas da geladeira e desenforme o chocolate. Chocolates prontos não devem ser guardados na geladeira porque, ao voltar para temperatura ambiente, suam e provocam manchas no chocolate.
      Dependendo do molde utilizado, de 3 a 5 minutos, o molde fica opaco pronto para desenformar o chocolate.
      Nunca coloque os moldes no freezer para apressar o processo.
      Não é conveniente que se desenforme o chocolate e já embale. Devem estar bem secos.
      Utilize caixas próprias para doce para transportar os bombons ou outras embalagens de sua preferência.
      Veja aqui no blog:
      - Trufas e Dicas
      - Chocolates – Prazos de Validade
      - Chocolate – Conservação e prazos de validade.
      Beijos

  58. Joyce 23/9/2012

    Olá Losana,boa noite,fiz minha primeira experiencia com minhas trufas,mas cometi alguns erros,o primeiro foi colocar as formas para resfriar no congelador porque achei que na geladeira demorava muito,e outro erro é que nao soube esperar o tempo certo do chocolate secar.o resultado foi que o chocolate suou muito e quando eu tocara para embalar ele manchava e ficava a marca dos meus dedos,ficou gostoso mais nao ficou bonito.Losana quanto tempo mesmo preciso esperar para as formas ficarem opacas na geladeira?e quanto tempo o chocolate demora pra secar e eu poder embalar?espero retorno obtigado.

    • Losana 24/9/2012

      Olá Joyce!
      Dependerá do tipo de forma e tipos de doces. Exemplo: bombons maciços (aproximadamente 15 minutos) levam mais tempo do que simples casquinhas (de duas camadas) para bombons (para que formas fiquem opacas). Casquinhas; aproximadamente 3 a 5 minutos.
      Não tem jeito; tem que ficar de olho e sem ficar abrindo muito a geladeira.
      Pirulitos, dependendo do formato e da quantidade de chocolate utilizado, 10 minutos.
      O chocolate deverá secar por no mínimo de 6 a 8 horas antes de embrulhá-los.
      Beijos

  59. Joyce 24/9/2012

    Obriga Losana mais uma vez pela ajuda,bjs.

  60. Osiane 19/10/2012

    ola losana gosto de sua dicas por que voce nao ingana niguei por o que esta acontesendo e que muitos chefes estao encinado as pesoas a forma errada de se trabalhar com cho so por apessoa e iniciate beijao;;;

  61. Osiane 19/10/2012

    losana mi tire essa duvida manteiga e manteiga de cacau dar brilho no chocolate sim ou nao losana estou trabalhando com chocolate nobre para fazer as casquinhas e para o recheio e mais caro mais vali apena….

    • Losana 19/10/2012

      Olá Osiane!
      A manteiga de cacau já é um dos principais ingredientes do chocolate.
      Há quem adicione mais manteiga de cacau para que se obtenha um chocolate de consistência mais fina.
      Beijos

  62. Osiane 19/10/2012

    losana no momento estou colocando 1/2 colher de sapa de azeite para 1kg de cho losana como eu nao tenho arcondicionado o que estou fazendo ou termina de fazer os meus bomboms coloco no isopor com 2 garrafa pequenas coberto com um papelao e coberto com papeu manteiga mantem os meu bomboms durinhos pos e so para manter na temperatura mi dis uma coisa quando voce dis caixa de camisa e caixa de isopor sim ou nao beijaaao amo o seu trabalho;;;

  63. Osiane 19/10/2012

    oi por enquanto estou colacando gotas tabem de rum no meu chocolate fas o mesmo efeito do alcool sereais sim ou nao losana fis um texte de validade fis o recheio rechiei os bomboms no oitavo dia e comi minhas filhas comerao tambem o que aconteseu pouco istante eu passaei muito mau maus esta ansa de vometo a febre ja minhas filhas nao sentiro nada entao fiquei com muito medo pelos meus cliente pois eu trabalho por encomeda pra anivesario etc por enquanto sao pouco clientes entao passo para os meus clientes que meu bomboms so dura 5 dias pois senti na pale de passar mau depois de comer o bombom com 8 dias pois nao quero pregudicar niguem nao vendo bombom depois dos 7 dias de feito pois e du geito que voce dissi no 8 dia comassa entrar fugos.nao uso comservante nei vou usa pois os meus bomboms sao artesanais beijaaaaaao;;;

  64. Osiane 22/10/2012

    valaeu losana losana moro em fortalwza ceara aqui losana e muito quente eu obiservo quando caixas de chocolate e barras para minha filha como garoto e outros que quando e no supermecado que tem arcodi os bombom e durinho mais quando compro em mercantio que nao tem arcodi os bombom vem tudo mole o alcoo sereais e melhor do que o rum no choco beijos;;;

  65. Osiane 22/10/2012

    losana o melhor para banhar o chocolate e o nobre ne beijao;;;;;;;

  66. Lucia 29/10/2012

    Olá ,Losana, estou com uma duvida danada. trabalho com harald cobertura fracionada blend,mas agora meus bombons estao derretendo mesmo na caixa de isopor, q transporto pra vender no serviço.o que fazer pra isso nao acontecer? me disseram q tem um xarope de glucose q ajuda, será verdade isso?Aguardo respostas, se possivel no meu email.bjs.. Adoro seu site ,estou aprendendo muiiitoo..

    • Losana 31/10/2012

      Olá Lucia!
      Desconheço.
      Nem os chocolates industrializados resistem ao calor excessivo.
      Para que os chocolates caseiros fiquem mais firmes e não derretam com esse calor; costumam utilizar álcool de cereais (para chocolate nobre).
      Para 1 kg de chocolate em barra, use 1 colher de café de álcool.
      Beijos

  67. Ivani A C Viana 6/11/2012

    Losana,
    Derreti cobertura fracionada para banhar docinhos, porem o chocolate ficou muito grosso, não fluia como dever ser, tornando o trabalho inviavel. Usei o microondas e tomei todos os cuidados utilizando potencia media e mexendo de 30 em 30 segundos. O que pode ser ??? não é a primeira vez que isso acontece.
    Grata

    • Losana 10/11/2012

      Olá Ivani!
      Talvez a qualidade do produto.
      Veja aqui no blog, Maçãs coloridas. Fiz com chocolate fracionado.
      Beijos

  68. Ivani 10/11/2012

    Você poderia me dizer o chocolate que você utilizou para as maças coloridas ??

    Bjs
    Ivani

    • Losana 12/11/2012

      Olá Ivani!
      Harald Confeiteiro fracionada cobertura sabor chocolate branco.
      Beijos

  69. Cintia 20/11/2012

    Oi Losana! Em alguns comentários você menciona o chocolate Harald. Sempre que vou comprar essa marca fico na dúvida em qual tipo comprar: Confeiteiro, Top ou Melken. Você sabe qual a diferença de um para o outro, ou até mesmo o mais adequado para trufas?
    Obrigada. Parabéns pelo site, ajuda muito!

    • Losana 22/11/2012

      Olá Cintia!
      Poderá utilizar chocolate de marca de sua preferência.
      Há muitos tipos e sabores (Haarald). Alguns são fracionados (não precisam de choque térmico/temperagem) e outros precisam.
      Visite os sites da Garoto, Nestlé e Harald. Assim você terá maiores detalhes e poderá visualizar melhor os produtos e recomendações do fabricante.
      Beijos

  70. Ines 17/12/2012

    Estou viciada nas suas dicas! Vc é incrível! Muito obrigada por compartilhar sua arte com a gente… Que Deus lhe abençoe e lhe de em dobro! Desde que eu descobri o seu site estou super empolgada com a confeitaria. Mas sou apenas uma iniciante e tenho uma duvida: para fazer o ganache de chocolate é necessário temperar o chocolate ou basta derreter e acrescentar os demais ingredientes? Agradeço desde já a sua atenção.

    • Losana 18/12/2012

      Olá Ines!
      Não precisa temperar.
      Que Deus abençoe a todos nós.
      Beijos

  71. Amaury 14/1/2013

    Muito boa estas dicas!! Faço bombom da marca “TOP meio a marco e ao leite” e da Nestle a casca dom bom sempre fica dura não sei o que fazer para o a casquinha do bombom fique
    Por favor qual a marca melhor.
    Desde muito obrigado bj

    obg!! abracos

    • Losana 16/1/2013

      Olá Amaury!
      Chocolate nobre (precisa de choque térmico) é melhor que o chocolate fracionado (que não precisa de choque térmico).
      As melhores marcas que encontramos aqui em minha cidade são Nestlé, Garoto e Harald.
      Beijos.

  72. Divanilza 27/1/2013

    Olá Losana.O ano passado fiz ovos de pascoa e vendi. Entrou um bom dinheiro.Usei a marca Harald (chocolate ao leite) e este ano estou usando a mesma marca mas o blend que é a mistura do chocolate ao leite e chocolate meio amargo e comprei as formas suiças ; comecei a fazer os ovos e até agora deu tudo errado. Achei que fosse a forma por ela ser um pouco diferente da bwb então troquei a forma mas ainda continuo errando não sei onde pois o chocolate faço a temperagem mas quando tiro da geladeira ele fica grudado nas forma.
    para saber se o ponto certo da temperagem coloco o mesmo nos lábios e quando está frio, é que coloco nas formas mas mesmo assim para desenformar,é uma catastrofe. pode me dizer onde estou errando????
    Será pelo fato de conter o meio amargo é que não estou conseguindo????

    • Losana 28/1/2013

      Olá Divanilza!
      Não é pelo fato de conter o meio amargo.
      Cuidado ao derreter chocolate no micro-ondas. É muito fácil, queimar o chocolate. Não se percebe que o chocolate queimou/sofreu alta temperatura. Veja mais na publicação aqui do site: Chocolate não é sorvete.
      Se derreter o chocolate em banho-maria: a água da panela não pode ferver. A tigela que contém o chocolate não pode encostar na água. O chocolate derreterá pelo vapor da água.
      A sensação de frio deve ser, na realidade, de gelado.
      Verifique também instruções do fabricante na embalagem do produto.
      Beijos

  73. Divanilza 28/1/2013

    OK. MUITO OBRIGADA PELO TOQUE. ESTAREI MAIS ATENTA E VOU PROVIDENCIAR UM TERMÔMETRO CULINÁRIO…BEIJOS MIL E FIQUE COM DEUS. OBRIGADA POR SEMPRE NOS AJUDAR….

Os comentários estão fechados.