Receita de Cupcake Arco-Íris

Uma receita com dicas imperdíveis! Já imaginou essa opção de Cupcakes Arco-Íris imperando no Dia das Crianças? A criançada vai adorar! Deixe também que eles participem do momento da execução dos bolinhos.

Receita de Cupcake Arco-Íris - cupcake-arco-iris

Ingredientes para a massa dos Cupcakes

Massa de sua preferência, mistura para bolo pronta ou a massa básica relacionada abaixo.

Ingredientes

  • 2 xícaras + ¾ (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de manteiga  (200g)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 4 ovos grandes
  • Corantes em gel de várias cores

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180°C.
  2. Peneire a farinha e reserve.
  3. Na batedeira; bata a manteiga até que fique bem cremosa. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo por 2 minutos, até que a mistura fique bem fofa. Acrescente os ovos um por um, e bata bem após cada adição.
  4. Fora da batedeira, acrescente a farinha, intercalando com o leite. Acrescente a essência de baunilha e por último o fermento. Não bata a massa, apenas misture levemente.
  5. Divida a massa igualmente em pequenas porções, de acordo com o número de cores que quer colocar no  cupcake. Acrescente quantas gotas de corante forem necessárias em cada porção sendo cada uma de uma cor  e misture bem, para que fique uniforme. Coloque um pouco de cada massa colorida dentro das forminhas, uma de cada vez, formando camadas e leve ao forno.
  6. Coloque a massa nas forminhas, mas não ultrapasse ¾ da forma.
  7. Leve para assar por aproximadamente 20-25 min. Retire do forno.

Modo de preparo da Cobertura

Receita de Cupcake Arco-Íris - Fotolia_42508244_XS

Poderá utilizar cobertura de sua preferência ou escolher a de seu agrado na nossa categoria de Glacês e coberturas.
Tinja três ou quatro porções do glacê com corante em gel sendo cada porção de uma cor.

Coloque as três ou quatro massas de cobertura (uma de cada cor) lado a lado dentro do saco/manga de confeitar. Para facilitar utilize a dica de colocar a manga de confeitar vazia dentro de um copo alto deixando as bordas para fora e para baixo do copo. Coloque as porções de glacê lado a lado, levante a manga de confeitar e utilize.

Dicas de Mãe

Os ovos e a manteiga deverão estar em temperatura ambiente.
Há no comércio forminhas de papel com listras coloridas imitando o Arco-Íris.

Coloque a massa nas forminhas apenas na hora de assar, não deixando a massa crua nas forminhas de papel por muito tempo, pois elas podem absorver um pouco a umidade da massa e ao assar ela descola da forminha. Essa dica aliás vale para fazer qualquer receita de cupcake.

Devido a uso de corantes, que tiram um pouquinho o gosto do bolo ou cupcakes , poderá acrescentar um pouco a mais de essência de baunilha na massa ou umedecer o bolo ou cupcake, depois de assados e ainda quentes com um pouquinho de calda pronta para sorvete .

Deixe os cupcakes esfriarem um pouco antes de desenformar.
Rendimento aproximado de  22 Cupcakes.

Doces, Bolos e Doces Artísticos, Bolos,
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Outras receitas que você vai adorar:

Receba grátis receitas no seu e-mail:

37 comentários para “Cupcake Arco-Íris”

  1. Luzitania 30/9/2012

    oi boa noite amei a receita do cupcake de arco-ires ficaram lindos obrigada por ter emviado essa receita para mim.beijos fica com deus.

  2. Neli Martins 1/10/2012

    Que idéia mais legal!Meus netos vão se divertir rs!
    Losana, gostaria de saber se há alguma forma de você ensinar a fazer uns palhaçinhos de glacê real feito com bico pitanga e colorido com essa mesma técnica dos cupcakes. São lindos e muito alegres de se ver em um bolo.Acho que vai ficar um charme pra combinar com esses cupcakes. Vou ficar aqui esperando rs…
    Um início de semana repleto de vitórias.Pra todos nós.
    Bjs

  3. Nayara 1/10/2012

    ola boa noite
    estava vendo sobre pasta americana vc disse q para colar e bom usar o glace real mais qual deles pois achei quatro versoes no site obrigada

    • Losana 2/10/2012

      Olá Nayara!
      Glacê real comum ou pode também utilizar doce de leite.
      Beijos

  4. Gisa 2/10/2012

    Obrigda Losana por ter um blog como o seu, que pode tirar tantas dúvida.Fico grata também por enviar-me ótimas receitas.Um abração!!

  5. Simone 3/10/2012

    ola losana, tbem> tenho um bolo pra fazer com recheio de doce de leite com coco, mas não sei qual outro recheio combina com o primeiro. pode me dar ideias> por favor. e outra coisa é se dá pra fazer um bolo retangular com um menor por cima mas cobertos com chantilly>

    • Losana 4/10/2012

      Olá Simone!
      Quando um recheio é muito doce, o outro, deverá ser mais leve/”neutro”. O próprio chantilly da cobertura poderá ser o segundo recheio ou creme de confeiteiro.
      Tanto o chantilly quanto o creme de confeiteiro podem ser enriquecidos com frutas.
      Receita de creme de confeiteiro aqui no blog.
      Difícil sugerir e opinar quando é uma questão de preferência. Não conheço suas preferências.
      É possível fazer o bolo como descreveu mas talvez seja necessário (dependendo do peso do bolo) base, suporte, para que o bolo de cima não afunde no de baixo.
      Beijos

  6. Carmem 4/10/2012

    Boa noite, primeiramente queria lhe agradecer pelo site, pois ajuda muitas pessoas,. Minha dúvida é
    a seguinte, vou fazer um bolo de 2 andares quadrado 40/30 de pasta americana, quero rechear com o recheio tipo beijinho, gostaria de saber qual recheio combina, para fazer o 2º, outra coisa posso fazer este bolo no dia seguinte, ele pode azedar por causa do coco, ou posso deixar na geladeira e tirar horas antes da cobertura. Deste já lhe agradeço.

    • Losana 6/10/2012

      Olá Carmem!
      Recheio também depende da preferência da pessoa/ ou cliente.
      Recheio tipo beijinho combina com massa de chocolate. Se utilizar massa branca poderá fazer um recheio de chocolate ou de abacaxi.
      Utilizando coco seco não azedará. Não utilize coco fresco.
      Bolo com pasta americana não pode ficar na geladeira.
      Se o bolo sem a cobertura, ficar na geladeira, deverá ser retirado horas antes para que volte à temperatura ambiente para depois poder cobrir com pasta. Ou seja, o bolo não pode estar gelado para cobrir com a pasta americana.
      Beijos

  7. Simone 5/10/2012

    Losana, muito obrigada pelas dicas. foram bem valiosas.
    grande abraço

  8. Geraldina 5/10/2012

    Olá LOSANA
    Bom dia. Quero agradecer, pela sempre gentileza de me enviar as maravilhosa receitas,cujas normalmente copio pela impressora e uso sempre que as necessito. Sempre guardadas com carinho. Receba um abraço carinhoso. Geraldina

  9. Alessandra 5/10/2012

    Olá Losana, vou fazer um casamento praiano, cujo o local é realmente a beira do mar, o bolo que será uma torre de cupcake ficará em um local coberto com telhas, venta um pouco, o cupcake terá aquelas voltinhas de marshamallow, estou preocupada se segurará, será que existe alguma cobertura que fique firme?

    • Losana 8/10/2012

      Olá Alessandra!
      Intempéries climáticas pode prejudicar qualquer tipo de cobertura.
      Se não estiver muito quente e ficar abrigado do vento; pode resistir. Difícil saber em certas condições atípicas.
      Beijos

  10. Carmem 14/10/2012

    Bom dia Losana, Eu desiti não fazer o bolo arco-iris pois vai dar muito trabalho, e eu vou estar sozinha para fazer tudo, Então olhando no site vi este cupcake arco- iris e achei que poderia fazer, as minhas dúvida são as seguinte: como vou esta muito ocupada no dia anterior a festa, posso fazer eles uns 2 dias antes da festa ( como guardar ), outra coisa queria fazer a cobertura com ganache de chocolate branco e tingir cada um com uma cor de cobertura, nas cores da festa(Vermelho, verde, amarelo,azul e branco) como eu poderia fazer isso , se puder me passa a receita deste ganache. Que Deus te abençõe.

    • Losana 16/10/2012

      Olá Carmem!
      Ganache branco (outra receitinha para sua coleção): 750g de chocolate branco e 225ml de creme de leite. Aqueça o creme de leite em uma panela pequena até quase ferver. Não deixe ferver. Despeje o creme de leite quente no chocolate branco, mexendo para que todo o chocolate derreta. Se ao derreter o chocolate você achar que já ficou frio, coloque 20 segundos no microondas para esquentar e ajudar a derreter todo o chocolate.
      Se utilizar creme de leite que contenha soro; retire-o.
      Na receita acima há dicas para fazer a cobertura sair do bico colorida.
      Beijos

  11. Carmem 17/10/2012

    Bom dia, como vc fez para os cup ficarem com esta coloração linda depois do corte, pois vi uma menina fazendo na net, colocando 2 colheres de cada cor 9 Massa) uma em cima da outra, e o resultado final ficou muito feio tanto por cima dos cup, como na hora que cortou.

    • Losana 18/10/2012

      Olá Carmem!
      Da mesma forma.
      Uma massa boa e não colocar muitas cores, afinal, o bolinho é pequeno.
      Beijos

  12. Denise 23/10/2012

    tenho uma encomenda para um aniversario em dezembro e minha cliente qr glace em cima será que o glace real aguenta bastante tempo?ele fica tipo suspiro bem duro???

    • Losana 23/10/2012

      Olá Denise!
      Um glacê real bem feito, bem batido, fica firme e ao secar fica duro.
      Cupcake por si só já é um bolinho meio seco e, com glacê real, além de seco (tanto o bolinho quanto o glacê) ficará muito doce.
      Beijos

  13. Denise 23/10/2012

    Ok obrigada por responder..
    O que vc me sugere pra fazer a cobertura pois ela escolheu cobertura de brigadeiro beijinho e glace,mais como vai ficar muito doce oque vc me sugere por no lugar do glace?
    bjus

    • Losana 23/10/2012

      Olá Denise!
      Visite nossa categoria de glacês e coberturas.
      Veja também a publicação: Cupcake e suas coberturas.
      Beijos

  14. Catia Maria Depret 2/12/2012

    Olá Losana fiquei encantada com sua pagina!dicas maravilhosas e praticas para o nosso dia a dia…vc com certeza é uma pessoa especial continui assim;desejo muita luz em seu caminho!!! um grande abraço.

  15. Mariana 17/12/2012

    Otimas receitas adorei ….. Parabens

  16. Jandira 22/1/2013

    eu achei super incrivél este saite

  17. Silvia 5/2/2013

    óla,olha eu assisti uma vez na última novela da rede globo(avenida Brasil)A INALGURAÇÃO DE UMA LOJA DE CUPCAKES da personagem vivida pela Alexia e lá ela falava da gelatina de frutas vermelhas eu gostaria de saber se vc tem alguma receita dessa gelatina de frutas vermelhas.Link em anexo.de antemão obrigada.bjs

    • Losana 11/2/2013

      Olá Silvia!
      Acredito que tenha, preciso verificar.
      Beijos

  18. Silvana Moreira Lopes 5/2/2013

    amei os kopks

  19. Larisa 1/5/2013

    esses cupcake
    sao d+++++++++
    eu amoooo!!!!

  20. Maria Pinheiro 10/5/2013

    Não consegui postar na parte de Pasta americana. Vou postar aqui minhas duvidas, se puder me ajudar fico agradecida. Vou fazer um bolo com cobertura de pasta americana comprada, quantos dias antes posso fazer as flores e como guarda-las? Posso usar mousse de chocolate branco e preto para o recheio? Com quanto tempo antes devo fazer o bolo e rechear para poder cobrir? tenho que guarda-lo em geladeira por algumas horas e depois tira-lo e deixar por mais quantas horas antes de cobrir? Para uma forma de 35 cm quanto vai de pasta? Adoro suas dicas

    • Losana 14/5/2013

      Olá Maria Pinheiro!
      Modelagens com pasta americana podem ser feitas com bastante antecedência. Acondicione em caixas de papelão próprias para doces em local fresco, arejado e cobertos protegidos da luz. Protegidos da luz para quando forem coloridos, não desbotem. Não tampe a caixa, cubra as modelagens com papel toalha ou tule para não abafar as peças.
      Bolos com mousse, geralmente são refrigerados. Isso também facilita para que você possa fazer o bolo com antecedência uma vez que o bolo dá muito trabalho no momento de decorar.
      Dica: Como o bolo terá cobertura de pasta americana, o bolo deverá ser refrigerado sem a pasta. Cubra o bolo com papel filme ou alumínio para proteger o bolo na geladeira.
      Depois de 5 horas fora da geladeira, o bolo voltará à temperatura ambiente e poderá ser coberto com a pasta.
      Se preferir, poderá colocar uma gelatina sem sabor incolor na mousse para que fique firme, fica perfeito para recheios (dissolva a gelatina normal como manda no pacote).
      Dica: Com 1200 gramas (1,2 kg) de Pasta Americana poderá revestir 1 bolo redondo de 30cm aproximadamente ou um bolo retangular de 25 x 35cm aproximadamente.
      Abaixo de todas as receitas, nos comentários, você encontra todas essas dicas e outras. Também encontrará até receitinhas. Não perca e sempre verifique!
      Beijos

  21. Maria Pinheiro 15/5/2013

    Obrigada pelas dicas, amei. No caso vou fazer uma mousse com 400 g de chocolate ao leite picado
    200 g de creme de leite
    2 colheres (sopa) de gelatina em pó sem sabor
    50 ml de água morna
    200 ml de chantilly gelado batido (medir antes de bater)esse recheio pode ficar fora da geladeira depois qu eu cobrir o bolo?

  22. Mariaa 12/8/2013

    amei

  23. Nilse 1/2/2014

    Losana, adorei todas as receitas. bjs

  24. Sandra 24/2/2014

    Boa Noite!Gostaria de saber como colocar as massas coloridas dentro da manga de confeitar, pois qdo faço com uma só é fácil, mais 04, sou leiga nesta parte.
    Por favor, preciso desta resposta até 5ª feira, pois tenho uma festa de aniversário para animar.
    Fico aguardando,
    obrigada,

    Sandra

    • Losana 25/2/2014

      Olá Sandra!
      Bom dia!
      Há três métodos para escolher e experimentar:
      1 – A maneira mais prática – Cada cobertura colorida em saquinhos individuais (cada saquinho com uma cor) e todos os saquinhos já perfurados introduzidos na manga de confeitar. Ao começar a utilizar, depois de cada aperto na manga, gire a manga para que ela não fique sempre na mesma posição em sua mão.
      2 – Outro método – “Riscar” a manga de confeitar na vertical com corante em gel . Três ou quatro cores diferentes e com cuidado colocar o creme/cobertura em seu interior.
      3 – Colocar as coberturas já coloridas lado a lado na manga (posição horizontal). Levante a manga e utilize.
      Desejo sucesso.
      Dê notícias.
      Beijos

  25. Adriana 21/5/2014

    Adorei! Vou fazer essa receita hoje para meu filho.grata por nos ensinar

Deixe o seu comentário