Esclareça suas dúvidas aqui, antes de ir ao supermercado. Girassol? Canola? Milho? Soja? Amendoim? Arroz refinado? Gergelim? Não fique mais perdendo tempo no supermercado em frente a gôndola de óleos. Ômega3, 6 ou 9? O que é e para que serve.

Receita de Óleos - oleos
Por Taras Kalapun

O melhor óleo, será sempre o que tiver menor valor para gordura saturada e maior para monoinsaturada, vitaminas e ômegas. Todos os óleos são ricos em gorduras (lipídios), importante fonte energética para o organismo. Funcionam como veículos para a absorção das vitaminas A,D,E,K e atuam na síntese de hormônios, como cortisol, estrógeno, progesterona e testosterona.

Esclareça aqui sua  dúvida:

Os óleos vegetais trazem benefícios à saúde e oferecem em média, 115 calorias por colher (de sopa).

Óleo de Milho: Contém ômega6 e baixo teor de gordura saturada. É bom para massas doces. Em confeitaria, é o óleo mais usado.

Óleo de soja: Com ômega6, ajuda a regular os níveis de colesterol. Vai bem em doces ou salgados, especialmente frituras.

Girassol: Com ômega3, 6 e 9 e vitamina E, é rico em gorduras monoinsaturadas, que aumentam o colesterol HDL (bom) e reduzem o LDL (ruim). Serve para conservas e cozidos.

Canola: Tem ômega3 e, como o óleo de girassol, é rico em gorduras monoinsaturadas e previne doenças cardiovasculares. Ideal para peixes, legumes e verduras.

Amendoim: Com vitamina E e ômega6. Recomendado para frituras e também dá sabor a pratos frios.

Arroz refinado: Comparado aos outros óleos, este tipo é 20% menos absorvido pelos alimentos e, por isso, é um dos mais indicados para frituras.

Gergelim: É rico em ômega6 e 9, funcionando como antioxidante. na cozinha dá um toque especial a receitas orientais, mediterrâneas e saladas.

Azeite virgem de oliva (ou azeite): O azeite é muito dispendioso, é mais pesado que os óleos comestíveis comuns e pode tornar-se indigesto, sobretudo nas frituras. Por isso é mais recomendável usá-lo apenas nas saladas; finalização de um cozido ou assado; nas pastas árabes e nos pratos cujas receitas o indicam.

Ácidos ômega:

Ômega 3 – ácido alfa linoléico: Participa do processo de manutenção do equilíbrio hormonal saudável. Antioxidante e imunoestimulante previnem doenças degenerativas.

Ômega 6 – ácido linoléico: Ajuda a reduzir o nível de colesterol indesejado, contribuindo para manter o sistema cardiovascular saudável.

ÔMega 9 – ácido oléico: Seu efeito é notado em todas as enfermidades degenerativas e cardiovasculares, e problemas relacionados ao sistema nervoso central.

Atenção!!! Um único alimento não cura e não impede a manifestação de doenças. A adição desse alimento à dieta pode ajudar você a ter uma alimentação mais saudável e ainda a ajudar na prevenção de algumas doenças.

Descarte o óleo de cozinha sem agredir a natureza.

Confira também o segredo da dieta mediterrânea.

Dicas e curiosidades
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Outras receitas que você vai adorar:

Receba grátis receitas no seu e-mail:

15 comentários para “Óleos”

  1. Maria Do Carmo Barros De Souza 14/7/2010

    Gostaria de receber receitas saldáveis e emagrecedoras

    • Losana 16/7/2010

      Olá Maria do Carmo!
      Anotado seu pedido.
      Beijos

  2. Daniela 17/11/2010

    Olá, adorei estas dicas sobre os óleos. Mas tenho dúvida, estou usando o Canola uns 3meses me disseram que é o melhor pra uso diário, sempre usei soja mas sei que não é tão saudável. Aqui em casa tem um menino de 5 anos, eu e meu marido com 38anos.
    Posso continuar com este ou troco novamente?
    Adorei o site, principalmente as receitas, huuuummmmmmmm.
    Parabens!
    Abraços

    • Losana 17/11/2010

      Olá Daniela!
      O óleo de canola é o que tem menos gordura saturada, portanto o mais indicado (mais saudável; o indicado por nutricionistas)
      Beijos

  3. Paula Monteiro Ferrucci 7/3/2011

    Gostaria de receber receitas saudaveis e que sirvam para emagrecer!!!Bjos e obg…

  4. 23/4/2012

    Boa Tarde Losana! Eu posso copiar este post de Óleo com a foto?
    Tem que pedir licença da foto para Taras Kalapun?
    Aguardando um retorno seu… Por favor… Obgda!

    • Losana 23/4/2012

      Olá Jô!
      Pode copiar. Deverá citar a fonte do post e da foto incluindo links de acesso dos originais.
      Beijos

  5. 23/4/2012

    Losana… Obgda pelo retorno eu não consegui o link da foto onde vem escrito embaixo por Taras Kalapun como vc postou, salvando a imagem o nome não salva, por este motivo eu resolvi não postar. Parabéns pelo seu trabalho! Ótima semana pra vc… Bjus!

    • Losana 23/4/2012

      Olá Jo,
      Não desista! haha
      É simples, não precisa sair exatamente como fizemos aqui. Você pode colocar a foto e no final do seu post escrever:
      “Fonte da imagem em: http://www.flickr.com/photos/xslim/409871565/
      “Fonte da receita: http://www.receitasdemae.com.br/receitas/oleos/
      O autor da foto permite o uso da imagem seguindo as condições definidas nesse link: http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/deed.pt
      Dê uma pesquisada no google sobre “creativecommons”, pode ser interessante para você que também produz conteúdo na internet.
      O importante mesmo é deixar em algum lugar as referências, por dois motivos: respeitar os direitos autorais promovendo uma política de “boa vizinhança” entre nós que produzimos conteúdo na internet; e também possibilitar que os seus leitores possam navegar pelas fontes citadas se aprofundando no que tiverem interesse.
      Beijos

  6. 23/4/2012

    Losana obgda pela dica! Mas esta semana eu me surpreendi qdo eu vi um bolo personalizado feito e fotografado por mim, no Google postado em um blog, colocaram uma moldura e até o meu link, mas o que me preocupou foi que a receita da massa do bolo abaixo da minha imagem era completamente diferente da minha receita postada para os meus seguidores, como sou responsável pelos meus posts, consegui entrar em contato com a pessoa e resolver amigavelmente. Obgda pela atenção dispensada… Bjus!

  7. Elizangela 13/4/2013

    losana, fiquei sabendo dos beneficios do oleo de amendoim, mas nao consigo achar p vender,sera q poderia me passar a receita?

  8. Edson 22/8/2013

    Losana,bom dia!
    Losana; fui imformado que o óleo de soja,na fritura ,é rico em colesterol.e no bolo assado no forno,no caso envolvido na massa ele muda também suas propriedades?

    • Losana 24/8/2013

      Olá Edson!
      Não tenho essa informação.
      O óleo impede que o glúten (a rede) se forme. Ele envolve as moléculas de proteínas da farinha, impedindo a ligação entre elas, o que proporciona mais maciez à massa.
      Sinto não poder ajudá-lo com mais informações.
      Abraços

  9. Edson 25/8/2013

    Olá Losana!
    Tenho recebido o seu retorno e quero agradece-la.Foi muito útil esta outra informação,embora não tenha sido suprido na dúvida que tenho.Losana,pode ter certeza que vou me valer do seu conhecimento,para tirar outras dúvidas que eu venha ter.
    sem mais,obrigado!

Deixe o seu comentário