Dizem que você não sabe nem fritar um ovo; que não sabe nem o que é ovo pochê? Confira as dicas e receitinhas dessa publicação!

Já experimentou retirar os ovos de uma receita? Não experimente; a receita não dará o resultado esperado. Por isso, o ovo é o coringa de certas receitas.

Receita de Ovo - O coringa das receitas - ovo-o-coringa-das-receitas

Ovo frito

Para fazer ovo frito estrelado, a frigideira antiaderente deve ser maior do que o espaço que o ovo vai ocupar. Isso para que você possa ter espaço para conseguir com uma escumadeira ou colher pegar o óleo e jogar sobre o ovo.
O tempo para fritar um ovo é de , no máximo, 40 segundos, para a gema mole e, de 50 segundos, para a gema dura.
Prepare assim: Coloque 1 xícara (chá) de óleo em uma frigideira e deixe esquentar bem. Quebre com cuidado 1 ovo dentro de uma xícara. Quando o óleo estiver bem quente, despeje com cuidado o ovo, de modo que a clara vá primeiro e a gema vá por último. Pulverize o ovo com um pouco de sal. A clara ficará branca e leitosa, com bordas rendadas e, a gema ficará com uma fina e leve película mais durinha. Esse é o momento para retirar o ovo da frigideira se desejar um ovo com gema mole. Para gema dura; deixe mais tempo.

Dicas de Mãe

Sempre lave em água corrente os ovos antes de utilizá-los.
Teste sempre os ovos. Coloque o ovo em um copo cheio de água. Se o ovo boiar; está estragado. Se afundar; está bom.
Não utilize ovos gelados. Retire da geladeira 40 minutos antes de fritá-lo.
Evite usar ovos gelados no preparo de suflês e bolos porque não se misturam bem com os outros ingredientes, soltam água ao aquecer e as claras não crescem nem endurecem bem.

Ovo Pochê

O ovo pochê é preparado sem fritar. Ideal para quem faz dieta para emagrecer, para quem não gosta de frituras e para crianças pequenas. Em uma panelinha, coloque 2 xícaras de água ou mais, para ferver. Quebre o ovo em uma xícara e não deixe que gema e clara se misturem. Despeje o ovo delicadamente na água fervente, pulverize sal a gosto e com uma colher vá jogando água sobre o ovo. Retire com escumadeira antes que a gema endureça. Tempo aproximado de 50 segundos. A quantidade de água é muito importante; o ovo deve flutuar na água.

Ovos de 3 minutos

Coloque água para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque os ovos delicadamente. Espere 3 minutos e retire-os da água. Retire o ovo com uma concha de sopa, passe rapidamente na água fria
Sirva num porta ovos. Retire o tampo e qualquer pedaço da casca que possa ter caído no ovo. A clara deve estar levemente firme e a gema mole. Tempere com sal. Sirva imediatamente, pois são gostosos quentes.

Ovo cozido

Coloque água para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque os ovos delicadamente. Espere 10 minutos e retire-os da água. Deve descascá-los ainda quentes porque, quando esfriam, a casca gruda e costuma estragar a aparência do ovo descascado. Pode descascá-los debaixo de uma torneira em água corrente.

Dica de Mãe

Veja aqui no blog, receitas de omelete.

Para Solteiros, Mundo Gourmet, Dicas e curiosidades

Outras receitas que você vai adorar:

Receba grátis receitas no seu e-mail:

9 comentários para “Ovo – O coringa das receitas”

  1. Marly 2/2/2012

    valeu por todas as receitas adoreiii

  2. Suéli 4/2/2012

    Muito bom,amo ovos de todo geito, delicia!!

  3. Conceição L.jinkings 3/5/2012

    eu já fazia esses ovos,mas não só com água, colocava no caldo de legumes fica um delicia com um molho.só não sabia que o nome era poche.

  4. Gleise Miranda 7/5/2012

    Gente esse site é uma salvação para nós solteiros, eu sei cozinhar muitas coisas mais esse site é exelente vale a pena conferir…adorei!!!

  5. Andrea 29/5/2012

    Uma dica saborosa de ovo pochê é da forma que meu pai faz!
    Em casa, meu pai prepara o arroz normalmente, e quando começa a secar ( a água já reduziu bem, mas ainda tem uns 2 milímetros cobrindo o arroz)ela quebra 2 ou 3 ovos delicadamente por cima, coloca um pouquinho de sal e polvilha orégano, ou cheiro verde. Tampa e deixa a´te que o arroz seque por completo (+- 3 minutinhos).
    Fica delicioso!

    • Losana 29/5/2012

      Olá Andrea!
      Grata pela dica.
      Beijos

  6. Ana E 18/10/2012

    Como eu só conheci esse site hoje??? Era tudo o que eu precisava kkkkkkkkkkk.Credo, nem um ovo direito eu sabia fazer.

  7. Arlete 3/6/2013

    estava procurando uma receita de pão de ló e massa de torta salgada mais facil e menos complicada do que estas que achamos em revistas, e olha achei muito mais do que isto, amei este site, tudo de bom, e as dicas MA RA VI LHO SAS, tenham todos uma semana de paz e luz…

  8. Maria Clara 26/11/2014

    amei demaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisssssssssss

Deixe o seu comentário