A receita de Torresmo (Pré frito) apresenta fases e segredos para que se obtenha aquele torresmo pururuca, crocante e que derrete na boca.
Que tal também comercializar o Torresmo (pré frito)? Também, não resista a essa delícia no seu dia a dia!!
- 1 kg de toucinho picado
- Óleo
- Sal
Modo de Preparo
- Corte o toucinho em pedaços não muito pequenos.
- Tempere com sal a gosto mas não exagere.
- Coloque um fio de óleo em uma panela e leve ao fogo alto para que esquente bem o óleo.
- Acrescente o toucinho e frite até começar a dourar, isso leva mais ou menos 10 minutos.
- Retire o torresmo da gordura, coloque sobre papel toalha e deixe esfriar por no máximo meia hora.
- Coloque o torresmo em saquinho plástico já etiquetado informando a primeira fase do processo e leve para congelar (geladeira ou freezer) por no mínimo 6 horas.
- Depois desse tempo, repita o processo, retirando o torresmo do freezer.
- Frite em bastante óleo já bem quente deixando pururucar e dourar mais um pouco.
- Retire o torresmo da gordura, coloque sobre papel toalha e deixe esfriar por no máximo meia hora.
- Coloque o torresmo em saquinho plástico já etiquetado informando a segunda fase do processo e leve para congelar (geladeira ou freezer) por no mínimo 6 horas.
- Na última fase, torne a fritar e deixe dourar ao seu gosto. Sirva.
Dicas de Mãe
O torresmo é um prato típico da culinária paulista e mineira. Sirva com feijoada ou simplesmente puro acompanhado de uma boa cerveja gelada.
O sal: a quantidade poderá ser 1 colher (sobremesa) rasa. Deixe o toucinho temperado com sal em repouso por uns 5 minutos antes de fritar.
É importante que se respeite o tempo de fritura, de freezer e modo de embalar. Com 1 kg de toucinho o rendimento será aproximado de 300 gramas de pururucas.
14 comentários para “Torresmo Crocante (Pré-frito)”
muito boa dica, nunca acertei fazer torresmo vou tentar fazer assim
maravilhoso vou fazer p o fim de semana para os amigos.
Vou experimentar esta receita. Adoro torresmos , mas não sabia bem como fazer. Agora vou tentar. Obrigada pelas dicas.
o que vem acontece se eu colocar bicarbonato nele?
Olá!
A receita não pede bicarbonato. Há quem goste de colocar alegando que é um auxilio para que o torresmo fique bem mais crocante e pururuca.
Beijos
Uma dúvida , coloco torresmo congelado , óleo quente ? Ou deixo descongelar ? Obrigada
Olá Romilda!
Congelado (item 6 do modo de preparo).
Veja item 8 do modo de preparo.
Beijos
Duas perguntas
• a segunda e a terceira fritura após retirar do freezer, pode ser na própria gordura da primeira fritura?
• depois da segunda vez q o torresmo for levado ao freezer ele pode ser guardado antes da última fritura para servir fora da geladeira? Ou t q ficar no freezer até a hora de fritar para servir?
Olá Jack!
– Note que a primeira fritura é feita com um fio de óleo, ou seja, pouco óleo.
A segunda fritura, já é em bastante óleo. Se preferir, esse óleo poderá ser aproveitado para a terceira fritura. O ideal seria não aproveitar para essa finalidade (utilizar óleo “novo”).
– Deixe no freezer. Você pode fazer a última fritura no dia que pretenda servir.
Abraços
Quando o torresmo estiver pré frito posso finalizar no microondas? Se puder quantos minutos?
Olá Poliane!
Não recomendado mas, isso não impede que faça a experiência.
Beijos
oi tenho uma pergunta
Esse toucinho tem que ser de porco caipira.
Olá Joseane!
Para torresmo poderá utilizar panceta ou toucinho tradicional.
Beijos
Pessoal, essa receita da certo sim, mas imagine se precisar do torresmo pro almoço, tem que começar a fazer 2 dias antes ? Complicado né! Siga minha dica, afinal toda dica é bem vinda: Corte o toucinho em cubos, tempere com sal, deixe uns 10 minutinhos pra pegar tempero. coloque um fio de óleo numa panela, coloque o toucinho mesmo com panela fria , fogo alto por 3 minutinhos, vai mexendo, até que então, abaixe o fogo, sim, deve manter fogo baixo daí por diante, sem pressa, vá mexendo de 5 em 5 minutos só para não grudar ou estourar. Após uns 20 minutos vai perceber que soltou bastante gordura, então começe a mexer mais constantemente para não estourar e sujar o fogão. Sempre fogo baixo, quando chegar nos 50 minutos, já terá soltado bastante gordura e começar a dourar o torresmo. Após 1 hora mexendo sempre, perceber que o couro começa a criar bolhas, então tire e coloque no prato com papel toalha. Nisso já se passou + ou – 1:05 hrs então deixe descançar por 20 minutos , tanto faz fora ou dentro da geladeira. Aí sim aqueça novamente o óleo, fogo medio pra alto pra ficar bem quente, e volte a colocar o torresmo pra concluir, mexendo sempre, verá que vai começar a pururucar e boiar sobre o óleo, atenção para mexer sempre , vai começar a dar estalos, é o efeito pururuca, cuidado para não queimar o óleo e ficar com cheiro… pronto.. tudo isso em torno de 1:40 hrs aproximadamente, e não 2 dias ….vale tentar, fiz e todos elogiaram .. Minha próxima vou tentar esse processo mas antes de tudo vou cozinhar por 15 minutos antes, pois acredito que vai encurtar o tempo na hora que for pra panela no fogo baixo… aí depois conto o resultado …bjs. ..