Consumindo alimentos naturais já suprimos a cota necessária de sal para manter o bom funcionamento do nosso organismo.

Elimine o sal das refeições que prepara em casa. Vá eliminando-o aos poucos. Aposte nos condimentos e ervas aromáticas facilmente encontradas em casa de produtos naturais, feiras livres ou mercados municipais. Ganhamos em saúde e os pratos ficam mais saborosos.
O que dá sabor à comida, são os temperos que adicionamos nela.

Alguns aliados da sua saúde

Louro:

Usado no cozimento de feijão, feijoadas, moluscos e carnes de panela. Um de seus principais benefícios é estimular o sistema digestivo.

Alho:

Muito usado em carnes, feijão, frangos e molhos. Auxilia no alívio da bronquite, tosses, resfriados e tem propriedades diuréticas, anti-inflamatória e antifúngica.

Receita de Condimentos e Ervas Aromáticas - condimentos-e-ervas-aromaticas

Cebola:

Muito utilizada em saladas, molhos, carnes, etc. Bem recebida na maioria dos pratos. A planta fortalece o sistema imunológico, combate bactérias e fungos, previne tumores e impede a formação de coágulos.

Orégano:

Usado em receitas à base de tomates, queijos ou ovos e também em feijão branco. Em chás, as folhas do orégano alivia bronquite, tosse e cólicas intestinais. Suas folhas tem ação antioxidante e evitam a hipoglicemia (baixa do açúcar no sangue).

Salsinha:

Muito apreciada em saladas, molhos, carnes, etc. Ajuda suavizar dores do estômago e combater doenças do coração. Conhecida também por salsa-de-cheiro.

Pimenta-do-reino:

Em grãos ou moída é ótima. Muito usada em feijão, saladas temperos para carnes, sopas, molhos, etc. Possui ação anticoagulante, antioxidante e previne gripes e resfriados.

Cebolinha:

Em saladas, sopas, ovos, peixes, refogados, legumes, etc. É da família da cebola e, é rica em vitaminas A, B e C. Contém uma boa dose de enxofre, associado ao combate de doenças cardiovasculares.

Cominho:

Encontrado em grão ou em pó. Muito usado em queijos, pães, assados, hambúrgueres, tomates, batatas, etc. Tem propriedades digestivas, afrodisíacas e diuréticas.

Alecrim:

Adorada em carnes, frutos do mar, marinados e refogados de legumes. Retarda o envelhecimento (antioxidante) e é também diurética. protege contra o câncer e auxilia também na digestão.

Tomilho:

Apreciada em pratos que levam queijo ou tomate e churrascos. Auxilia melhorando o fluxo sanguíneo e alivia os sintomas das dores musculares e da artrite. Possui ação diurética, antifungicida e anti-inflamatória.

Dicas de Mãe:

Não esqueça que os alimentos industrializados já são carregados de sódio. Os mais salgados: molhos, produtos em conserva e embutidos.
Quem abusa do sal aumenta o risco de ter hipertensão, derrame cerebral, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer no estômago, catarata…
Não deixe de ver mais dicas imperdíveis aqui

Mundo Gourmet, Dicas e curiosidades

Outras receitas que você vai adorar:

Receba grátis receitas no seu e-mail:

10 comentários para “Condimentos e Ervas Aromáticas”

  1. Narcisa 9/1/2012

    amo suas receitas

  2. Ana Paula Luiz 28/1/2012

    Adorei suas dicas são muito inportante para nossa saúde nota millllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  3. Nildes Rodrigues 29/1/2012

    Muita boa a receita do sal feito com ervas.Por favor enviem para o meu e-mail que acabei de me cadastrar.

  4. Elida Dias 4/1/2013

    Ola, estou adorando receber e-mail de voces, cada receita maravilhosa. Ficaria muito grata se me enviassem a receita do sal feito com ervas. Obrigada

    • Losana 6/1/2013

      Olá Elida!
      O sal de ervas é feito assim: em porções, em quantidades iguais, de alecrim, manjericão, orégano e sal comum. A mistura pode ser usada em qualquer alimento.
      Bata os ingredientes no liquidificador. Guarde em pote de vidro bem fechado e use no lugar do sal comum.
      Beijos

  5. Elida Dias 8/1/2013

    Losana, muito obrigada pela sua resposta, mas apenas pra tirar duvidas………essas ervas sao frescas sao secas? Obrigada novamente pela atençao.

    • Losana 10/1/2013

      Olá Elida!
      Secas (para o sal de ervas).
      Dica: Faça potinhos de sal de ervas para presentear as amigas.
      Beijos

  6. Ana Maria 14/3/2013

    Olá!!! estou amando receber receitas e dicas, têm sido de grande importancia pra mim.
    Losana, preciso de uma dica sua, comecei a vender bolos, pães, biscoitos…entre outros alimentos e, gostaria de saber se pode me indicar um site que dê aulas virtuais para esse fim.
    Te aguardo.
    Bjos

    • Losana 16/3/2013

      Olá Ana Maria !
      Desconheço mas há bons vídeos no YouTube e talvez alguns possa ajudá-la.
      Beijos

  7. Osmar 5/5/2014

    pretendo plantar ervas aromáticas.Gostaria de dicas

Deixe o seu comentário