Alguns cuidados a serem observados, ao usar a pasta americana.

Receita de A Pasta Americana e seus Segredos

Ingredientes

O equilíbrio dos ingredientes faz toda a diferença. Como também o uso de medidas corretas, textura, densidade e até temperatura, influi no resultado final da pasta americana.

Água:

Utilizar a quantidade indicada, sem acrescentar ou reduzi-la.

Margarina:

Aconselha-se a utilizar as margarinas destinadas à culinária, as chamadas “Forno e Fogão”, “Culinária” e etc … porque são elaboradas para uso culinário, e portanto possuem uma quantidade de água reduzida em relação às margarinas comuns.
Caso não encontre este tipo de margarina, o melhor é optar por uma margarina que possua um alto teor de lipídeos, de 80% de lipídeos, a 65-70% .

Outra dica importante em relação à margarina, ou gordura vegetal, é utilizá-la em temperatura ambiente, porque se ela estiver gelada, pode acontecer de você deixa-la em banho maria por mais tempo que o normal para poder derretê-la totalmente, e este “tempo à mais”, faz parte da água evaporar, desequilibrando a quaReceita de A Pasta Americana e seus Segredosntidade correta dos ingredientes, e assim prejudicando o resultado final da pasta.

Gelatina:

Utilize gelatina sem sabor e incolor.
Não esquente a água do banho-maria antes; a gelatina hidratada pode ser neutralizada. O banho-maria deve começar do frio para o mais quente e não diretamente no quente.

Glucose:

Aconselha-se utilizar a glucose branca. Embora o produto chamado “Karo” seja uma glucose, ele tem textura e densidade diferentes, enquanto que a glucose branca, costuma ser mais densa e menos líquida.

A quantidade aqui é muito importante, pois apesar de ser 1 colher de sopa, ela precisa estar com a medida correta.
Deve-se usar medidas padronizadas.

Açúcar impalpável:

Ele é diferente do açúcar de confeiteiro .O açúcar impalpável é o que tem adição de amido de milho na sua composição.

A quantidade do açúcar vai variar conforme a quantidade dos outros ingredientes. Logo, não se pode afirmar a quantidade exata que a receita utiliza.
Entretanto, para se saber o ponto certo da pasta, vá acrescentando o açúcar aos poucos.
Colocar aproximadamente 350g a 400gr de açúcar. Adicionar a quantidade necessária enquanto for amassando. No início a massa apresenta-se grudenta.

Conforme for recebendo mais açúcar, a pasta vai tomando forma.
Quando os dedos ficarem marcados nela, sem que ela esteja grudando mais nas mãos, é hora de parar de acrescentar o açúcar, pois já atingiu o ponto ideal.

Quanto mais sovar a pasta, mais macia e elástica ela ficará.

Aplicação:

A pasta feita para cobrir o bolo, deve ser utilizada prontamente: fez a pasta, cubra o bolo imediatamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode “rachar” com mais facilidade.

Após cobrir o bolo com a pasta americana, não se deve armazená-lo na geladeira. A cobertura umedece e estraga.
Porém se sobrar pasta, pode-se guardar o restante em saco plástico bem fechado e em local seco e fresco (Tendo o cuidado para que a mesma não receba umidade).
Ela tem durabilidade de aproximadamente 15 dias.
Muitos recomendam não colocar na geladeira, para evitar pegar umidade.

Reutilização:

Depois de alguns dias, quando quiser reutilizar a pasta que foi feita dias atrás, ela estará seca e mais dura.
Colocar a mesma no micro-ondas por 3 à 6 segundos com 1 colher de café da margarina, ou da gordura hidrogenada, que foi usada para fazer a pasta, e amasse (sovar) bastante até voltar a ter a mesma textura.
Repita este processo até que ela fique boa de novo. Não precisa adicionar mais açucar.

Tingimento:

Pode-se usar 3 tipos de corantes para tingir a pasta americana:
anilina (corante) comestível, gel e líquido e em pó.

Corante em gel:

Com um palito de madeira, ou de plástico, aplicar o corante na pasta.
Amasse bem a pasta até incorporar todo o gel.
Repita o processo até obter a cor desejada.
A anilina em gel é muito concentrada, portanto, para as cores claras, deve-se tomar o cuidado de não colocar gel demais, porque a cor poderá ficar mais escura que o desejado.

Corante líquido:

Utilizado apenas com aparelhos de tingimento, conhecidos como “Aerógrafos”.

Corante em pó:

O dourado, prateado e perolado, existem apenas na versão em pó. Para incorporar a massa é necessário diluir o mesmo no álcool de cereais, ou em qualquer outra bebida branca que contenha alcool, e aplicar com um pincel no local desejado.
O mesmo vale para todas as cores de anilina em pó.

Cola:

Para colar a decoração feita em pasta americana, sobre um bolo coberto também com pasta, usa-se água em pequena quantidade através de um pincel, desde que a flor/figura que esteja sendo colada ao bolo, não esteja seco, caso contrário apenas o glacê real poderá servir de cola.
Portanto, deve-se colar com glacê real, as figuras, flores ou qualquer outro adereço feito em pasta americana que já estejam secas na hora da aplicação no bolo.

Dicas:

Quando sei, que não vou usar a pasta americana de imediato, eu a faço com a metade do açúcar recomendado. Guardo em saco plástico bem fechado dentro de pote também fechado para evitar a qualquer custo a umidade. No dia que vou usá-la, retiro-a da geladeira, espero ficar em temperatura ambiente e daí acrescento o restante do açúcar que faltava até dar o ponto. Não coloque açúcar demais; isso provocaria o rachamento da pasta.

A pasta americana não deve ser exposta à umidade.

Antes de colocar a pasta americana no bolo, passe por todo o bolo uma fina camada de glacê real. Isso servirá como uma espécie de cola para a pasta e dará melhor acabamento.

O bolo pronto não deve ser guardado na geladeira para que não haja alteração na consistência da cobertura.

Procure utilizar essências neutras, como a de baunilha, para não anular o sabor do bolo ou combine a essência com a massa do bolo. A melhor essência para pasta americana é a de amêndoas.

Glucose é o açúcar extraído do milho, transparente e com sabor menos doce que o açúcar da cana.
O açúcar impalpável, um tipo de açúcar de confeiteiro de textura mais fina, é fundamental para o bom resultado da receita.

A coloração com corantes em gel, é mais eficaz.
Acrescente o corante e amasse bem até obter uma coloração homogênea. Ao aplicar corante preto ou vermelho, deixe a massa descansar até obter as cores.

Nem a pasta americana e nem o glacê real devem ficar à luz, pois podem desbotar quando coloridos.

As diferenças climáticas (local seco ou úmido) alteram a quantidade de açúcar usada.

A mistura de uma receita de pasta elástica com meia receita de pasta americana é ideal para fazer drapeados em bolos artísticos.

Pesquisa em diversas fontes especialmente para você.

Glacês/Coberturas, Dicas e curiosidades
FavoriteLoadingAdicionar ao meu Livro
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

327 comentários para “A Pasta Americana e seus Segredos”

  1. Claudia 16/6/2010

    amei,tudo de bom,essas dicas são maravilhosa,ainda bem que tem pessoas que ainda dividem ideias,continuen assim,e esses bolos são maravilhosos.

  2. Ana 16/6/2010

    eu vi num programa da tv,a mulher cobrindo todo o bolo com uma massa branquinha de pasta americana,fica lindo,ela faz bolo p as atrizes…ela disse q foi feita só com açucar e gelatina em pó,ela só não falou a quantidade de cada um….dá certo mesmo fazer só com esses dois ingredientes?qual a quantidade,vc sabe me dizer?é uma pasta americana?parece que fica uma massa gostosa de trabalhar,branquinha.
    obrigada

    • Losana 17/6/2010

      Olá Ana!
      A receita não é só com esses ingredientes.
      Pasta americana: 250 ml de água, 5 colheres (de sopa) de gelatina em pó sem sabor, 7 colheres (de sopa) de gordura vegetal hidrogenada, 5 colheres (de sopa) de glucose e 2 a 3 kg de açúcar impalpável. Polvilhe a gelatina sobre um recipiente refratário com a água e espere hidratar. Leve ao banho-maria, até que se dissolva e fique transparente (Não esquente a água do banho-maria antes; poderá prejudicar a gelatina). Junte a gordura e a glucose e mexa ainda no banho-maria. Cuidado para a mistura não aquecer demais. Retire do fogo, espere amornar. Coloque aproximadamente um quilo de açúcar impalpável numa tigela, acrescente a mistura de gelatina e vá mexendo bem e aos poucos vá acrescentando mais açúcar até o ponto desejado. Quando a massa estiver mais firme, passe-a para uma superfície lisa e, sove até ficar bastante elástica.
      Beijos

  3. Cristina 10/7/2010

    Losana adoro suas receitas ja ate fiz alguma delas faço bolo pra fora preciso de mais dica suas sobre pasta americana

    • Losana 10/7/2010

      Olá Cristina!
      Qual é sua dúvida?
      Beijos

  4. Lais 29/7/2010

    Losana…
    Adoro fazer bolos e acho lindos os cobertos com pasta americana…
    Vou me aventurar pela primeira vez a faze-la. Mas ouvi que o bolo nao pode ir a geladeira.
    É verdade?
    Tenho que deixá-lo em temperatura ambiente?
    Nao posso cobrir um bolo gelado?

    Obrigada!!

    • Losana 29/7/2010

      Olá Lais!
      Sim, verdade.
      Sim; temperatura ambiente, logo, vai cobrir o bolo em temperatura ambiente.
      Os recheios terão que ser aqueles que não necessitem de geladeira.
      Beijos

  5. Shirley 14/8/2010

    Boa noite, Losana td bem? Gostaria de saber quais os melhores recheios para o bolo com pasta americana,se possivel as receitas.
    Obrigada,
    Bjos
    Shirley

    • Losana 14/8/2010

      Olá Shirley !
      Aqui no blog, na categoria recheios de bolo, procure por post intitulado Festival de recheios.
      Beijos

  6. Sandra 25/8/2010

    Olá! Gostaria de saber se posso molhar o bolo, com que molhar e qual a quantidade ideal de líquido para um bolo por exemplo de 30cm.
    Desde já agradeço!Um abraço!

    • Losana 26/8/2010

      Olá Sandra!
      Com que molhar ? Depende do recheio que utilizará.
      Quanto ? Mais ou menos meia xícara, ou seja, “respingos”. O bolo não deve ficar encharcado
      Beijos

  7. Sandra 26/8/2010

    Oi Losana!!!Muito obrigada pela a dica! Não tinha a menor idéia da quantidade, que é pouquíssima! Uma dúvida, o recheio também não pode ser muito molhado? Melhor usar pão de ló ou massa com margarina?
    Mais uma vez obrigada!Bjs!

    • Losana 26/8/2010

      Olá Sandra!
      A massa que preferir; o imprescindível é que o bolo não fique encharcado.
      Beijos

  8. Regina 9/9/2010

    Oi Losana! Obrigada pelas dicas… usei sua receita de pasta americana, fiz com gordura vegetal, e glucose transparente… e ficou meio amarelada, sei que a cor natural não é branquissima mas fica quase lá…. por que a minha ficou amarelada, tipo pérola?

    Beijos…

    • Losana 10/9/2010

      Olá Regina!
      A pasta natural não fica tão branca mesmo.
      Você utilizou glucose branca ?
      Algumas pessoas colocam corante em gel branco.
      Uma pasta americana branquíssima; só a da Marcela Sanchez (MS).
      Beijos

  9. Dilma Maria 17/9/2010

    amei,os bolos são lindos tudo de bom, agradeço a deus que existe pessoas como voce que dão dicas ,parabens pelos seus trabalhos são maravilhoso.preciso tirar uma duvida,e melhor o corante liquido ou em po para por cor na pasta americana,qual e melhor para trabalhar preciso tirar esta duvida. um beijo e abraços,que deus continui te abençoando. espero resposta.

    • Losana 17/9/2010

      Olá Dilma!
      Veja aqui, em dicas e curiosidades, uma publicação intitulada: Pasta americana e seus segredos.
      Beijos

  10. Eunice 1/10/2010

    Bom dia Losana!
    Faço bolos há 20 anos, mas só agora comecei a trabalhar com pasta americana. Gostaria de saber se posso decorar um bolo de casamento de aproximadamente 6kg na véspera pois a cerimônia será de manhã.
    Parabéns pelo seu trabalho !!!
    Obrigada.

    • Losana 1/10/2010

      Olá Eunice!
      Sim, fora da geladeira em local arejado, sem umidade e protegido de insetos.
      Beijos

  11. Sibelle 13/2/2011

    Estou encantada com a descoberta do seu blog….. Simplesmente maravilhoso! Obrigada por dividir o seu conhecimento e por não deixar que a gente faça feio na cozinha rsrsrsrs.
    Retornarei com o resultado da pasta americana.
    Beijos
    Que Deus continue te iluminando e à sua família.

  12. Ana Maria Dos Santos 18/2/2011

    OLÁ. ADOREI ESSAS DICAS. MUITO BOAS. ESTOU QUERENDO INVESTIR NESSA AREA DE BOLOS PARA FESTAS. COMO VER SOU INICIANTE MAS CHEGO LÁ.
    TENHO UMA DÚVIDA: COMO USAR A FORMA DE BOLO ISOPOR E A BASE DE ISOPOR?
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
    ANA

  13. Lucimaria 13/3/2011

    olá Losana adorei essas dicas.estou trabalhando nessa area de bolo resentimente e tenho muntas duvidas a princinpal e fiz um bolo e depois de augumas horas o bolo estava amolesendo e ate umas flores que eu tinha feito dias antes para um outro bolo que já tinha secado tanbem estava mole e pegajosa o dia estava chuvoso e abafado tem solução para este problema
    Obrigada pela atenção
    lucimaria

    • Losana 14/3/2011

      Olá Lucimaria!
      Infelizmente o clima enfluencia muito.
      A solução para dias assim muito úmidos seria ambientes com ar condicionado. Como o ar condicionado retira umidade do ambiente, tudo fica perfeito.
      Beijos

  14. Luciana 14/3/2011

    Olá Losana, gostaria de saber por favor se o glacê real é o melhor para colar a pasta no bolo. Ele não endurece muito? É verdade que não se deve usar doce de leite ou gel de brilho?
    Muito obrigada,um grande abraço!

    • Losana 14/3/2011

      Olá Luciana!
      O glacê real é mais indicado por ser branco e ajudar cobrir imperfeições. Deve-se passar fina camada por todo o bolo para servir de “cola” para a pasta americana.
      Gel de brilho não é recomendado.
      Há quem prefira passar doce de leite. Recomendado também por ser doce cozido.
      Beijos

  15. Angelia 23/3/2011

    Ola, eu trabalho sempre com pasta americana as vezes faço a pasta outras compro pronta tem muita diferença ou sovar bastante as duas da mesma forma da o mesmo resultado ,ou nao por que as vezes sinto q a comprada fica mais resecada o que devo fazer bjos obrigado desde já.

    • Losana 23/3/2011

      Olá Angelia!
      A pasta caseira é mais saborosa e poderá aromatizá-la com pouquinho de essência de sua preferência.
      As pastas prontas têm essência em demasia. A que acho melhorzinha é a pasta de chocolate branco da Arcolor apesar do aroma da pasta ser forte.
      Pasta ressecada: Provavelmente sua pasta ficou com muito açúcar. O açúcar deve ser acrescentado aos poucos e a cada adição de açúcar verifique se não gruda mais nas mãos.A dica é não grudar mais nas mãos mas, ao mesmo tempo, a massa deverá estar úmida e não ressecada. Na bancada pulverize pouco açúcar porque este será agregado na massa podendo fazê-la também ressecar.
      Beijos

  16. Eva Ferreira 7/4/2011

    Olá Angelia! Primeiramente, muito obrigada pelas suas dicas!
    Estou com um problemão! E talvez vc possa me ajudar… Fiz uns cupcakes para a pascoa com cobertura de brigadeiro e emcima deles coloquei uma cenourinha feita por mim com pasta americana comprada pronta. Fiz a cenourinha com 2 dias de antecedencia justamente p secar, mas depois de dia dos bolinhos embalados em saquinhos percebi q as cenourinhas estão derretendo! Num sei como resolver esse problema. Talvez por aqui em Natal está mto quente e as cenourinhas acabaram por absorver a umidade do brigadeiro. Tem solução?! Pensei em colocar um granulado e emcima dele colocar a cenourinha, para q assim diminua o contato com o brigadeiro… Num sei! O q vc me aconselha?!
    Fico agradecida se vc puder me ajudar!!! Forte abraço!!!

    • Losana 7/4/2011

      Olá Eva!
      Meu nome é Losana.
      É…há blogs e blogs. Dão idéias, sugestões mas não fornecem orientações e informações adicionais necessárias às receitas.
      Entendi que faz dias que os cupcakes estão embalados. Não deveria ter abafado (pode ocorrer problema de mofo) e nem colocado direto em contato com o brigadeiro (umidade). Sempre deixe para embalar o mais próximo possível do dia de entrega.
      A solução seria refazer as cenourinhas.
      A pasta americana da Arcolor, ela é boa para cobrir bolos e também para modelar. Quando for modelar (da próxima vez), coloque um pouquinho de CMC, para que as figuras sequem mais rápido.
      CMC é: carboximetilcelulose, um ingrediente que é espessante e também ajuda a pasta a secar mais rápido (tira umidade). Também serve para fazer cola comestível. O CMC também ajuda a dar elasticidade à massa elástica. É encontrado em casas/lojas que vendem produtos culinários para festas.
      Beijos

  17. Andreza 7/4/2011

    Olá Angelina!
    Parabéns pelo site! É fantástico!
    Tenho muita vontade de fazer bolos com pasta americana para vender, porém não faço idéia por onde começar e, depois de começar, como farei para vender…rs
    Gostaria de saber se para fazer os trabalhos com pasta americana a massa do bolo deve ser sempre a de pão de ló ou se posso fazer com outras massas. E o recheio? Existe recheios que não podem ser utilizados por causa da pasta americana?
    Você sabe me dizer para que serve a massa elástica e a massa de pastilhagem? Esta foto acima de um bolo com drapeados, este foi feito com que tipo de pasta?
    Vale mais a pena comprar as massas prontas ou faze-las em casa?
    MILHOES DE DESCULPAS POR TANTAS PERGUNTAS !!!!…rs
    Agradeço desde já a possibilidade da sua ajuda.
    Um grande abraço!
    Andreza

    • Losana 7/4/2011

      Olá Andreza!
      Grata
      Meu nome é Losana.
      Planejar, estudar e se organizar são os primeiros passos. Aqui no blog, na categoria Dicas e curiosidade, há publicações sobre como colocar preços nos seus produtos.
      Na categoria Glacês e coberturas há publicações de pasta americana, massa elástica e pastilhagem. Nas receitas há dicas.
      As massas do bolo não precisam ser necessariamente de pão-de-ló. Poderá utilizar massa de sua preferência.
      Para bolos com pasta americana os recheios devem ser apropriados, ou seja, aqueles que não necessitem de refrigeração.
      A mistura de uma receita de pasta elástica com meia receita de pasta americana é ideal para fazer drapeados em bolos artísticos (O da foto).
      Há no mercado massas prontas de boa qualidade. Mas sabe como é…tudo que é caseiro; é melhor.
      Abaixo de todas as receitas, há comentários e respostas com muitas dicas e até mesmo receitas.
      Beijos

  18. Andreza 13/4/2011

    Olá Losana !

    Uma prima minha pediu para que eu fazer o bolo de aniversário do seu filho agora para o final deste mês. O bolo é de pasta americana, ela quer um bolo redondo (forma redonda)com losangos brancos e pretos, fazendo uma espécie de bola de futebol. Tenho alguns conhecimentos técnicos, porque estou estudando a técnica desta pasta nos últimos meses, porém não tenho nenhuma prática, seria o meu primeiro bolo em pasta americana para testar minhas habilidades.
    Não sei se estou sendo corajosa demais ou arriscando demais uma coisa que poderá não dar certo.
    Você tem alguma dica / conselhos para eu me “aventurar” ??!!

    Beijos e obrigada!

    • Losana 13/4/2011

      Olá Andreza!
      Se já tem conhecimento técnico o suficiente; não há o que temer. Não deixe o medo travar você. Terá que ter uma primeira vez. Encare e enfrente!
      Vai dar certo!! Sempre pense positivo.
      Dica de cores: Trabalhos com pasta americana: o corante indicado é o em gel.
      O preto e o vermelho são as tonalidades mais difíceis de se conseguir. O vermelho e o preto são chamadas cores de descanso porque depois de descansarem, escurecem mais. Cuidado: excesso de corante pode fazer o glacê desandar, ou seja, perder o ponto. Para conseguir o preto, algumas pessoas misturam ao glacê, chocolate em pó com corante em gel preto ou corante em gel preto com corante em gel azul marinho. Outras, se satisfazem utilizando corante em gel cinza escuro que descansado chega muito próximo do preto total. O vermelho requer paciência; esperar pelo descanso, porque ele tende a ficar mais escuro. O vermelho da Wilton chega a um tom bem forte.
      Desejo todo sucesso para você.
      Beijos

  19. Mari 15/4/2011

    Oi Losana!
    Todas as dicas que vc passa são muito úteis para nós. Estava com um grande problema que é o da umidade dos tempos chuvosos nos acabamentos das peças de pasta americana que ficam desmanchando e li a sua resposta para Lucimara. Obrigada, vc já respondeu o que eu queria saber. Infelizmente só tem esse jeito trabalhar no ambiente com ar condicionado. Mas já testei o secador de cabelo para evitar que derreta e guardo em recepiente bem fechado forrado com papel toalha me ajuda bastante.
    Sempre que tenho duvida acompanho as dicas com o seu trabalho maravilhoso que é o de informar e ajudar muitas pessoas como eu que não tenho acesso a cursos. Não sou profissional, apenas alguem que se encanta com a arte de confeitar. Obrigada!!!
    Mil beijos.

    • Losana 15/4/2011

      Olá Mari!
      Com CMC a pasta americana fica mais firme e com secagem mais rápida.
      CMC é: carboximetilcelulose, um ingrediente que é espessante e também ajuda a pasta a secar mais rápido (tira umidade). Também serve para fazer cola comestível. O CMC também ajuda a dar elasticidade à massa elástica. É encontrado em casas/lojas que vendem produtos culinários para festas.
      Espero corresponder às expectativas de todos.
      Beijos

  20. AMANDA 29/4/2011

    ola, eu já tentei fazer a pasta americana mas quando acabei de fazer todo processo da receita ela ficou grudando na minha mão e ficou muito transparente tambem! sei que fiz algo de errado mas não sei oque por favor me ajude?

    • Losana 29/4/2011

      Olá Amanda!
      Pela sua descrição faltou açúcar.
      Beijos

  21. Gisele 2/5/2011

    Olá Losana, como vai? Estou pensando em me aventurar na pasta americana e criar uns cupcakes decorados para dar de lembrança para os padrinhos do meu casamento. Farei com pasta americana comprada. Minhas duvidas: com que antecedência posso modelar os bolinhos, levando em consideração que nas vésperas estarei bastante ocupada? Há a possibilidade de eles ficarem com aparência de rachado?
    Muito obrigada pela atenção.
    Gisele.

    • Losana 3/5/2011

      Olá Gisele!
      Pasta ameicana caseira racha porque foi colocado muito açúcar.
      Não ocorre esse problema com a pasta americana pronta.
      Veja aqui no blog, na categoria de Dicas e curiosidades a publicação intitulada: Dicas da hora-Cupcakes
      Beijos

  22. Arineide Lima 15/5/2011

    gente acabei de salvar a pasta americana ia jogar fora,estava desistindo
    de tentar estava cansada,quando achei estas dica que foi ecelente,muito obrigada mesmo.bs…..

    • Losana 15/5/2011

      Olá Arineide!
      Não tem de quê.
      Fico feliz em saber que ajudamos de alguma forma.
      Beijos

  23. Juju 16/5/2011

    Achei ótima suas dicas,porem tenho muitas dúvidas e inclusive pq quero fazer um bolo de chocolate com recheio de ganache coberto com a pasta americana .Minha pergunta é posso deixa-lo fora da geladeira não irá azedar?Obrigada

    • Losana 16/5/2011

      Olá Juju!
      Veja aqui no blog, post intitulado: Ganache. Veja dicas de mãe no final da receita.
      Beijos

  24. Andrea 9/6/2011

    Olá.Estou querendo fazer bolos para vender mas tenho duvida em relação ao valor e ao tamanho de bolos mais usados sendo quadrados, retangulares, e, redondos. Não sei como calcular pois tambem têm o recheio e cobertura. Muuuuito obrigada:)

    • Losana 10/6/2011

      Olá Andrea!
      No blog, há uma categoria chamada Dicas e Curiosidades onde há várias publicações que possam interessar a você.
      Nesta categoria veja as seguintes publicações:
      – Como calcular peso/tamanho de um bolo ou torta?
      – Dias da hora – Fôrmas/Fatias
      – Colocando Preços nos Produtos (Segunda versão)
      – Qual o melhor preço?
      Beijos

  25. Maria De Lourdes 11/6/2011

    Olá Losana!
    Menina amei o seu blog.Nunca havia feito um bolo confeitado,sendo que minha neta fará 4 aninhos no próximo dia 14 e quer o tema Branca de Neve.Fiz um bolinho em casa para teste e acho que exagerei no açucar,pois a pasta ficou com rachaduras.O que devo fazer nesse caso?Fiz a pasta totalmente caseira,existe algo que possa fazer caso isso ocorra novamente.Outra coisa farei o bolo e deixarei todo pronto,faltando apenas colocar a pasta que será feito na terça mesmo.Posso deixar a pasta já preparada e aplicar na terça?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Bj no coração!

    • Losana 11/6/2011

      Olá Maria de Lourdes!
      Exagerou no açúcar na pasta ou na mesa quando foi abrí-la. Sempre coloque o açúcar aos poucos e vá verificando, a cada adição de açúcar, se desgruda das mãos. Deve desgrudar mas a pasta ainda deverá estar úmida.
      Quanto mais você sovar a pasta, mais macia e elástica ela ficará, e com menos risco de ter rachaduras.
      O ideal não é consertar o ponto da pasta depois… mas, você pode experimentar colocando uns 15 a 20 segundos no microondas, para ficar mais fácil de trabalhar, e acrescente um pouco de gordura hidrogenada e gotas de água morna. Sove aos poucos e veja se consegue obter um bom ponto de novo.
      Pode deixar a pasta preparada sem colocar todo o açúcar, ensacada.
      No dia, complete com o açúcar restante.
      Beijos

  26. Chris 17/6/2011

    Se usar a Glucose amarela tem algum problema.??Fui comprar em lojas especializadas e me indicaram a errada…. :(

    • Losana 17/6/2011

      Olá Chris!
      Aconselha-se utilizar a glucose branca. Embora o produto chamado “Karo” seja uma glucose, ele tem textura e densidade diferentes, enquanto que a glucose branca, costuma ser mais densa e menos líquida. A glucose branca não deixa a pasta amarelada.
      Beijos

  27. Karin 21/6/2011

    Olá Losana, td bem?
    Gostaia de saber como faço para colar a pasta americana no bolo de isopor?
    Adorei as dicas…
    Bjos

    • Losana 21/6/2011

      Olá Karin!
      É só umedecer o isopor com água.
      Beijos

  28. Márcia Tavares 24/6/2011

    Oi Losana,adorei seu site,e espero que me ajude;gostaria de saber se esta pasta americana Arcolor(que se compra),vem ensinando de como utiliza-la,o que deve ser comprado para usar junto,ou devo procurar a receita,pois queria fazer o bolo de chá de panela de minha filha,o tema é festa junina(mas vai ser em julho).Não quero fazer feio,sei fazer bolo muito bem,mas nunca usei essa pasta,e confesso que estou com um certo receio.Vou fazer 2 bolos de 30cm,sendo que um recortarei para ficar em cima menor,quero fazer a pasta branca,bandeirinhas coloridas e se der colocar um casal com roupinha caipira em cima.Posso fazer o bolo na sexta e confeitar so no sábado.Desculpe o desespero e muito obrigada desde ja.

    • Losana 25/6/2011

      Olá Márcia!
      A Pasta Americana Arcólor é um produto que se apresenta pronto para usar, sem a necessidade da adição de nenhum outro ingrediente, bastando apenas manuseá-la até recompor sua elasticidade e maciez no instante de aplicá-la ou moldá-la.
      Aceita coloração, com corante em gel, sem modificação de sua textura e sabor.
      Depois de aplicada, a Pasta Americana Arcólor não deve ser levada à geladeira ou freezer, pois ao degelar terá sua superfície umedecida.
      Rendimento: 1200 gramas de Pasta Americana Arcólor revestem 1 bolo redondo de 30cm ou um bolo retangular de 25 x 35cm.
      Beijos

  29. Tamires 30/6/2011

    Olá …vou fazer o bolo para um casamento no civil, e para não gastar muito resolvi fazer eu mesma! Comprei a pasta americana pronta (arcor) … mas achei que ela tem um leve gosto de laranja … que recheio ficaria mais adequado?
    Existe algum produto para dar brilho ?
    Bjo … adorei o blog

    • Losana 1/7/2011

      Olá Tamires!
      Normal quando a pasta seca; ficar opaca. Há quem passe gordura vegetal e há quem passa geléia de brilho (com pincel e pouquíssimo).
      Cabe a você determinar qual o recheio ( mais ou menos doce) que se encaixa melhor ao seu perfil, sua preferência, seja pelo sabor ou pela praticidade.
      Beijos

  30. Arlinda 4/7/2011

    olá!fiz uma receita de pasta americana em casa (pois sou apaixonada pela arte de fazer bolos e estou tentando aprendê-la). mas a massa rachou toda e guardei ela toda quebradinha.mas não queria perdê-la. como posso fazer para recuperá-la e conseguir cobrir o bolo?e com essa mesma massa posso fazer flores, bichinhos, etc.. ou tenho q adicionar algum ingrediente?!!!! por favor se puder responder eu lhe agradeço muito!!!!

    • Losana 4/7/2011

      Olá Arlinda!
      Os motivos da pasta americana rachar: muito açúcar na massa ou na mesa na hora de abrí-la.
      O açúcar deve ser colocado aos poucos e a cada adição verificar se desgruda das mãos. A pasta deve desgrudar mas ainda estar úmida.
      Não sei em que ponto está a sua pasta mas já recuperei pasta só acrescentando pouquinho de água morna ou água morna com gordura vegetal.
      Se a sua pasta estiver com excesso de açúcar, ou seja, açúcar demais; não dá para recuperar.
      Beijos

  31. ROZILENE 6/7/2011

    UMA PERGUNTA POSSO TROCAR A GLUCOSE PELO MEL? SEU Q VAI DAR COR MAS A “KARO” TAMBÉM TEM COR, JÁ PROCUREI EM TODOS OS LUGARES E NEM A “KARO” ACHEI IMAGINA A GLUCOSE TRANSPARENTE? E ENTÃO POSSO TROCAR A GLUCOSE POR MEL?

    • Losana 6/7/2011

      Olá Rozilene!
      Pode.
      A glicose de milho tem um sabor muito suave. Já o marcante mel deixa o seu gosto característico em qualquer prato.
      Beijos

  32. Hellen 11/7/2011

    Nooooooooossa! adorei as dicas!

  33. Lucas 13/7/2011

    Losana, bom dia! sou confeiteiro a 2 anos e estou com um belo de um problema. moro em uma cidade pequena do noroeste do Paraná, e peguei um bolo de pasta americana com drapeados para fazer, porem nem um de nossos fornecedores tem CMC para nos fornecer, estou com medo de fazer tudo na pasta americana e não conseguir um resultado tão bom quanto o esperado, o que devo fazer? sera que se acrescentar mais gelatina na pasta a sua elasticidade ira aumentar ou não?
    desculpa as perguntas pois nunca fiz cursos, sou auto didata, e sempre fiz bolos artísticos para casamento e debutantes com chantili, trabalhando 2 e 3 andares.
    adorei as dicas.
    só mais uma pergunta que estou intrigado, para misturar a pasta elástica com a pasta americana, as duas devem estar totalmente prontas ou no processo de confecção da pasta americana acrescenta-se a pasta elástica que se encontra resfriada para só então acrescentar o açúcar até o ponto da massa?
    abraço forte!

    • Losana 15/7/2011

      Olá Lucas!
      Difícil sem usar o CMC uma vez que a própria massa elástica pede este ingrediente.
      Comuniquei-me com fornecedores que conheço; não eviam pelo correio.
      Não me disse para quando é o bolo; se desse tempo, eu mandaria pelo correio para socorrer você (na cortezia).
      Acréscimo de gelatina não aumentará a elásticidade, ao contrário, fará com que ela “encolha”…
      As pastas deverão ser misturadas já prontas.
      Desculpe a demora em responder; devido às atividades não posso ficar direto no blog.
      Quando precisar de alguma coisa, por favor, peça com bastante antecedência.
      Abraços

  34. Lucas 15/7/2011

    Losana se puder me socorrer o bolo é para o dia 13 de agosto!
    moro em Icaraíma-PR. CEP: 87530-000, RUA EXPEDITO VICENTE DA SILVA 753(CENTRO)
    NOME: LUCAS MAMEDE TALARIDI DOS SANTOS.

    • Losana 15/7/2011

      Olá Lucas!
      OK; aguarde.
      Abraços

  35. Vicencia 18/7/2011

    Olá, Lusana
    Morro no nordeste e aqui é muito umido e tem chovido muito,uso a pasta americana pronta, mas tenho um probleminha quando chove ela não seca. Estou com um bolo para este fim de semana e não sei o que fazer???
    Obrigado,
    vicencia

    • Losana 18/7/2011

      Olá Vicencia!
      Realmente em dias chuvosos e úmidos não é bom trabalhar com pastas e chocolates.
      CMC é: carboximetilcelulose, um ingrediente que é espessante e também ajuda a pasta a secar mais rápido (tira umidade). O CMC também ajuda a dar elasticidade à massa elástica. É encontrado em casas/lojas que vendem produtos culinários para festas.
      Deverá utilizar CMC na pasta.
      Beijos

  36. Lucas 19/7/2011

    olá Losana!
    recebi a entrega esta tarde, não tenho palavras para te agradecer!
    que DEUS proporcione muitas coisas boas, e te ilumine, muitas felicidades e realizações!
    OBRIGADO POR EXISTIR!
    QUE A FORÇA QUE TE FAZ NOS TRAZER TANTAS DICAS NUNCA SE ESGOTE E SIM REDOBRE!
    ETERNAMENTE GRATO :
    LUCAS MAMEDE.

    • Losana 20/7/2011

      Olá Lucas!
      Não tem de quê.
      Grata
      Fico imensamente feliz quando consigo ajudar.
      Não deixe de dar notícias.
      Desejo todo sucesso em seus empreendimentos.
      Abraços

  37. Fernanda 22/7/2011

    Ola Losana amei seu blog.
    é a 1º vêz que entro no seu blog e fiquei super encantada com as suas dicas, é muito dificil encontrar pessoas assim como vc disposta a ajudar os outros, parabéns!!!
    estou pretendendo fazer 2 bolos do níver dos meus filhos e queria tirar uma dúvida com vc.
    o chantily serve tbm para colar a pasta americana no bolo ou só o glacê real?
    e logo após eu aplicar a pasta americana posso decorar com umas rosas de chantily ou não?
    é a 1º vêz que vou me aventurar a fazer bolo com a pasta americana, estou acostumada com o chantily. rs

    obrigada por todas as dicas aqui postadas e aguardo a sua resposta.

    Deus continue te abençoando, muita páz e muito sucesso.
    bjusss.

    • Losana 24/7/2011

      Olá Fernanda!
      O recomendado seria glacê real ou argamassa que é uma mistura de farelo de qualquer bolo misturado com doce de leite.
      Não é recomendado geladeira para a pasta americana e o chantilly exige refrigeração.
      Beijos

  38. Fernanda 24/7/2011

    ATA MUITO OBRIGADA.
    BJUS

  39. Arlete 27/7/2011

    oi losana adorei suas dicas e gostaria de saber como faço para que a pasta americana nao desbote. pois fiz um bolo rosa e lilas e ele desbotou de um dia pro outro, ficou clarinho. oque devo faser para que ele nao desbote? abraços e obrigada

    • Losana 28/7/2011

      Olá Arlete!
      Algumas cores desbotam mesmo; principalmente rosa e violeta.
      Você deve deixar bolos ou enfeites protegidos de qualquer tipo de luz forte, para que não desbotem rápido.
      O recomendado é guardar o bolo e enfeites em local seco (não úmido) e escuro.
      Beijos

  40. Naiara Ferraz 28/7/2011

    Parabéns Losana por tanto conhecimento compartilhado! Deus a abençoe muito!

    • Losana 28/7/2011

      Olá Naiara!
      Grata
      Que Deus abençoe a todos nós.
      Beijos

  41. Ivone 28/7/2011

    Losana, estou começando a trabalhar com a pasta americana da Arcolor e quero fazer um bolo branco com um laço dourado. O problema é que não consigo que a pasta com o corante dourado fique com brilho e na cor exata do corante. Se puder me dar uma dica agradeço imensamente, bjs

    • Losana 2/8/2011

      Olá Ivone!
      Desculpe a demora em responder mas tive que viajar e dar toda a tenção para o casamento do meu filho.
      Os pós prateado, dourado e até perolado são produtos destinados para aplicação em detalhes decorativos de biscoitos, bolos, contornos, pinturas, escritas … …
      Estes pós podem ser diluídos em alcool de cereais ou bebida bem alcoólica como vodka ou rum branco e são aplicados superficialmente nos detalhes com auxílio de um pincelzinho.
      A prata pode ser utilizada como corante alimentar, mas apenas para colorir externamente os alimentos. Em determinados países o corante com prata está proibido.
      Esses corantes destas cores em pó não devem ser misturados diretamente na preparação, ou seja, diretamente no glacê ou no chantilly.
      Muitas pessoas utilizam diretamente na massa por desconhecer o perigo para a saúde dessa forma de aplicação.
      Beijos

  42. Libia 31/7/2011

    Olá, Losana, que bom que encontrei esse blog.Essa semana cobri um bolo com pasta tingida com vermelho. A pasta ficou ótima, mas no outro dia depois do bolo coberto, ele amanheceu com muito brilho, umido e pegajoso. Nao sei se foi por que chovia muito. Será q existe algo pra se fazer depois de coberto? a pasta estava com cmc.

    • Losana 2/8/2011

      Olá Libia!
      Desculpe a demora em responder mas tive que viajar e dar toda a tenção para o casamento do meu filho.
      Bolos com pasta não devem ser muito molhados com caldas principalmente em cima onde há contato com a pasta e nas bordas do bolo.
      Deve-se evitar trabalhar com chocolate e pastas em tempo de clima muito úmido. A umidade é muito prejudicial. Nem o CMC faz milagres nesse caso.
      Beijos

  43. Kelly Medeiros 2/8/2011

    Ola gostaria de saber se posso fazer eases bolos de caixinha e cobrir com a pasta Americana,nao sou boa na cozinha e todos os bolos que eu tento fazer saem ruim,so acerto com os de caixinha rsrsrs mas nao sei se ele aguentaria o peso da pasta Americana???
    Brigadinho

    • Losana 2/8/2011

      Olá Kelly!
      É só seguir a receita que escolher direitinho que seus bolos darão certo.
      A pasta americana não precisa ser grossa para pesar no bolo.
      Pode fazer com bolo de caixinha se preferir.
      Beijos

  44. Tereza Martins 3/8/2011

    Olá Losana!
    É a primeira vez que vejo esse blog e amei! comecei a me interessar por esses assuntos de bolos, recheios, e pasta americana agora, pq vou me casar em outubro e queria muito que meu bolo fosse “real”, pois agora a moda são bolos artísticos, e eu não consigo aceitar a ideia de um bolo lindo que eu não possa comer!!! como pode isso?! rsrs, enfim quero saber com que antecedência posso fazer um bolo desses e se pra bolos de andares é necessária uma sustentação especial por conta da pasta americana?
    Ah só mais uma dúvida, eu faço docinhos pra casamentos e gostaria de saber se o foundant serve também para cobrir bolos e se eu conseguiria uma aparência parecida com a da pasta americana nesse caso;?

    Muito obrigada desde já, muito sucesso e saúde pra vc, que vc continue assim sempre inspirando as pessoas, bjs

    • Losana 3/8/2011

      Olá Tereza!
      Grata
      O bolo cinematográfico é o preferido pelas noivas pela economia e praticidade. A vantagem é que não é preciso preocupar-se com a refrigeração do bolo e alguma surpresa ou acidente que possa ocorrer durante o transporte até a hora da festa.
      Às vezes apenas um dos andares é de bolo comestível, para os noivos poderem cortar para a tradicional foto com o bolo.
      O bolo verdadeiro fica na “copa” reservado e sob a responsabilidade dos garçons para que eles sirvam já fatiado aos convidados.
      É necessário colunas de sustentação para o bolo verdadeiro de andares. Dependendo dos recheios, os bolos deverão ser refrigerados separados e montados no local.
      O fondant não é recomendado para cobrir totalmente bolos.
      Beijos

  45. Ivone 3/8/2011

    Losana, muito obrigada pela atenção. bjs

  46. Bel 8/8/2011

    ótima sua receitas,parabéns.Por favor me dê uma luz:Quero pintar meu bolo de uma forma que fique partes mais claras e escuras(DEGRADÊ),só que para isto tenho que tingi-lo depois de coberto com a pasta americana no seu tom naturar”branca” Não tenho aerógrafo,Tenho a bombinha,poderia por favor me ensinar como fazer,e qual tipi de corante devo usar?A cor que quero é vermelho,tom sobre tom.muito obrigada,Deus lhe abençoe

    • Losana 11/8/2011

      Olá Bel!
      Grata
      Não sei que bombinha você tem mas o ideal seria aerógrafo. Corante líquido. Quando for trabalhar o degrade a dica é sempre começar pelo tom claro partindo para o vermelho escuro.
      Beijos

  47. Claudia Nunes 9/8/2011

    olá,adorei as dicas,consegui esclarecer várias de minhas duvidas,mas ainda fiquei com uma.depois de trabalhada,de cobrir o bolo a pasta americana tem que ser consumida no mesmodia.nocaso de eu cobrir panetones tenho que cobri-los no mesmo dia ou posso faze-los com 2 dias de antecedencia?elanão vai desandar?bjs e obrigada.claudia

    • Losana 11/8/2011

      Olá Claudia!
      Pasta americana não desanda.
      O bolo com pasta americana por ficar fora da geladeira; poderá ser feito com antecedência de 3 a 4 dias. No caso de bolos, os recheios deverão ser apropriados porque a pasta americana não deve receber refrigeração.
      Beijos

  48. Letícia Do N O Gonçalves 9/8/2011

    Boa tarde! Eu gostarai de aber como q eu faço pra tingir a pasta na cor dourada??? Pois tenho um bolo de casamento pra fazer com as flores douradas. Vc pode me indicar de qual a melhor maneira de trabalhar com as flores? No caso de biscut, glâce real, chantily ou a propria pasta?
    Aguardo a resposta.
    Um abraço

    • Losana 11/8/2011

      Olá Letícia!
      Os pós prateado, dourado e até perolado são produtos destinados para aplicação em detalhes decorativos de biscoitos, bolos, contornos, pinturas, escritas … …
      Estes pós podem ser diluídos em alcool de cereais ou bebida bem alcoólica como vodka ou rum branco e são aplicados superficialmente nos detalhes com auxílio de um pincelzinho. Poderá pintar totalmente as flores com o auxílio de aerógrafo ou pintar só os contornos das flores.
      A prata pode ser utilizada como corante alimentar, mas apenas para colorir externamente os alimentos. Em determinados países o corante com prata está proibido.
      Esses corantes destas cores em pó não devem ser misturados diretamente na preparação, ou seja, diretamente no glacê, na pasta ou no chantilly.
      Muitas pessoas utilizam diretamente na massa por desconhecer o perigo para a saúde dessa forma de aplicação.
      Beijos

  49. Sabrina 9/8/2011

    Ola losana e que vi uma receita de pasta america que so leva açucar e leite condençado da certo mesmo bjos

    • Losana 11/8/2011

      Olá Sabrina!
      Está perguntando ou afirmando??
      Beijos

  50. Vera Carti 10/8/2011

    Olá, Losana, parabéns pelo blog adoro todas as receitas e dicas. muito obrigada por compatilhar conosco tantas receitas maravilhosas e também por tirar nossa dúvidas.
    Deus te abençõe

    • Losana 11/8/2011

      Olá Vera!
      Grata
      Que Deus abençoe a todos nós.
      Beijos

  51. Mariade Fatima Madeira 10/8/2011

    estava querendo saber com quantos dias o bolo falso resiste com a pasta americana ja uso em bolo real adoro trabalhar com a pasta mas no isopor nunca fiz,vou fazer o bolo p/o casamento de minha sobrinha que vai casar em novembro estou muito feliz e anciosa.eu moro no RIO DE JANEIRO,ela moro no interior de campos dos goytacazes,por favor responda-me .bjs muito obrigada

    • Losana 11/8/2011

      Olá Maria de Fátima!
      Existe bolos falsos cenográficos de glacê real, pasta americana e biscuit. O modelo mais indicado é o biscuit, isso porque ele dá o mesmo efeito que os dois materiais citados anteriormente e porque ele não corre o risco de ser atacado por insetos (formigas, baratas, etc.). A pasta americana e o glacê real tem como base da receita o açúcar, já o biscuit tem a cola e o amido de milho industrial. Sem contar que para uso posterior (ou até mesmo vender) o biscuit pode ser mantido por anos e anos se bem acondicionado. A pasta americana, por exemplo, na melhor das condições de armazenamento se mantém por um ano.
      Beijos

  52. Lêila Cristiany 12/8/2011

    GOSTARIA DE sABER QUE PRODUTO SE USA EM CIMA DE PÃES P/ QUE OS MESMOS FIQUEM DOURADINHOS E BRILHANTES

    • Losana 12/8/2011

      Olá Lêila!
      Certas massas exigem ser pinceladas com gema antes da cozedura para ficarem mais brilhantes e douradas.
      Beijos

  53. Lêila Cristiany 12/8/2011

    AMEI AS RECEITAS SÃO MARAVILHOSAS E LINDAS TENHAM SEMPRE SUCESSO EM TUDO Q FAZ

  54. PATRICIA 17/8/2011

    OLÁ GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLOCAR PAPEL DE ARROZ EM CIMA DE UMA COBERTURA COM PASTA AMERICANA???
    OBRIGADA

    • Losana 17/8/2011

      Olá Patricia!
      Pode colocar o papel de arroz em cima da pasta americana.
      Veja aqui no blog, post intitulado: Papel de arroz.
      Beijos

  55. PATRICIA 17/8/2011

    Obrigada Losana pelas suas dicas..

  56. Aline 19/8/2011

    Oi Losana (sou eu de novo!! ; )

    Posso substituir a gelatina em po pela em folhas? Se puder, qual q quantidade?
    Obrigada e um forte abraco
    Aline

    • Losana 19/8/2011

      Olá Aline!
      O recomendado para pasta americana é a gelatina em pó.
      Na falta, há quem substitua por gelatina em folha.
      Nunca experimentei.
      Uma colher (de chá) de gelatina em pó é equivalente a uma folha de gelatina.
      Um sache da em pó (12 gramas) é equivalente a 5 folhas de gelatina.
      Beijos

  57. Aline 20/8/2011

    Muito obrigada… tentarei fazer com a gelatina em folhas depois escrevo contando o resultado ok?
    Obracos
    Aline

  58. Marye 20/8/2011

    losana e a primeira vez que acessei vc estava procurando receitas de cupcakes e te achei muito obrigada vc tem otimas receitas e dicas exelente amei tudo bjs quando fizer os cupcakes volto a te dar noticias obrigada

    • Losana 20/8/2011

      Olá Marye!
      Não tem de quê.
      Grata
      Seja bem vinda.
      Beijos

  59. Susana 20/8/2011

    Ola Losana,muitos parabéns por este maravilhoso Blog e por toda a informação que o mesmo contem.
    Sou de Portugal e faz uns 5 meses que descobri os bolos decorados com fondant e fiquei apaixonada por esta decoração.Já fiz alguns bolos decorados com esta pasta e adorei.Nem tudo foi maravilhoso,também tive alguns problemas com a humidade e em encontrar certos ingredientes,mas a Internet e maravilhosa para saber onde comprar os produtos que precisamos. Como sou principiante adorei seu blog pois explica muitas duvidas que eu tinha em relação a decoração de bolos.
    Muito obrigada e um abraço desde Portugal

    susana

    • Losana 20/8/2011

      Olá Susana!
      Grata
      Seja bem vinda !
      Fiquei feliz com seu comentário :)
      Beijos

  60. Daiana 22/8/2011

    Boa tarde,
    gostaria de saber se posso cobrir e fazer a decoracão transado e flores e moranguinhos com a prorpia pasta americana?e como posso fazer desnho de moranguinho e folhas.

    • Losana 23/8/2011

      Olá Daiana!
      Pode; poderá utilizar cortadores de massa, modelar.
      Há acessórios em casa/lojas de produtos culinários para confeitaria/festas que facilitam em muito esse trabalho.
      Beijos

  61. Ingrid 22/8/2011

    Boa noite!
    Gostaria de saber se existe pasta americana para bolos
    salgados.
    Obrigada.

    • Losana 23/8/2011

      Olá Ingrid!
      Sim; a falsa pasta americana.
      Beijos

  62. Ingrid 23/8/2011

    Por favor ,gostaria de saber se existe pasta americana para bolos
    salgados.
    Obrigada

  63. MARIA EDILANIA 29/8/2011

    OI LOSANA BOA NOITE
    COMO FAÇO PARA PASTA AMERICANA FICAR CINTILANTE OU SEJA BEM BRILHOSA
    AGRADEÇO DESDE JÁ

    • Losana 30/8/2011

      Olá Maria Edilania!
      Normal quando a pasta seca; ficar opaca. Há quem passe gordura vegetal e há quem passa geléia de brilho (com pincel e pouquíssimo).
      Beijos

  64. Jose Carlos Euzebio 31/8/2011

    Estas pastas (pasta americana e derivadas) podem ser práticas para trabalhar, de efeito visual interessante, mas o sabor é horrível, parece pasta de areia na boca, além do tom artificial que dá ao aspecto. As coberturas tradicionais (glace mármore, etc.) são saborosas, com textura de doce mesmo e não de algo artificial (não é por acaso que se chama “americana”).

    • Losana 1/9/2011

      Olá Jose Carlos!
      Concordo plenamente com você. Também não gosto de pasta americana mas respeito aqueles que a amam.
      Abraços

  65. Vera 4/9/2011

    Olá Losana querida, amo seu blog. Como ele tem me ajudado! Fiz meu primeiro bolo com pasta americana, ficou boa a massa, mas não deu pra cobrir o bolo todo, faltou nas beiradas.Resolvi fazer mais pasta, porém acabou o açúcar impalpável,improvisei batendo açúcar comum com amido no liquidificador, deu pra terminar, mas achei que ficou uma massa pesada, fiz só umas bordas pra cobrir onde faltou massa e guardei o restante da pasta em filme e saco plástico na geladeira. Dá pra aproveitar essa pasta que sobrou? Em até quantos dias? Tenho outras dúvidas, mas escreverei mais tarde. Beijos e aguardo resposta.

    • Losana 5/9/2011

      Olá Vera!
      Veja aqui no blog, na categoria de Dicas e curiosidades, uma publicação intitulada:
      – A pasta americana e seus segredos
      Beijos

  66. Greice 7/9/2011

    Óla! fiz a pasta mas agelatina não derreteu o suficiente o que faço?
    Posso par alguns segundo no microondas?
    obg.

    • Losana 7/9/2011

      Olá Greice!
      Sim mas não deixe ferver.
      Beijos

  67. Daiana 12/9/2011

    boa tarde,pra abrir a pasta americana tenho q povilhar o local pra nao grudar nou nao precisa, se for preciso o q usar?
    obrigado

    • Losana 12/9/2011

      Olá Daiana!
      Precisa polvilhar a mesa com um pouquinho de açúcar impalpável.
      Beijos

  68. Lecynara 15/9/2011

    Bom dia, fiz um bolo com a pasta americana da mix, mas to achando ele meio sem graça e embassado, eu posso passar aquele gel que usa nas folhas de arroz pra dar um brilho nele !?!

    Aguardo anciosamente sua resposta!!! bjO!

    • Losana 15/9/2011

      Olá Lecynara!
      Pastas são opacas mesmo e sem brilho.
      Geralmente passam levemente com pincel, gordura vegetal hidrogenada. O gel de brilho não seca,
      Beijos

  69. Rose 15/9/2011

    Como Consigo dar Um tom vermelho na pasta americana se quando coloco
    o corante vermelho a pasta fica rosa

    • Losana 15/9/2011

      Olá Rose!
      Verifique aqui no blog, na categoria de Dicas e Curiosidades o que diz a publicação:
      – O preto e o vermelho.
      Nessa publicação achará a resposta.
      Beijos

  70. Letícia Gomes 16/9/2011

    OLA! eu moro em Porto Velho-RO, e ñ consegui achar nem o corante em gel e nem o xarope de glicose eu posso substitui-los? Oq eu poderia usar no lugar deles? É a primeira vez q vou fazer a pasta americana me ajude por favor…

    • Losana 16/9/2011

      Olá Letícia!
      Como você viu na publicação, o corante tem que ser em gel.
      Há quem substitui a glucose branca por Karo mas este tem a consistência mais líquida e deixa a pasta amarelada.
      Infelizmente substituições na pasta; não trarão o resultado esperado.
      Beijos

  71. Maria 17/9/2011

    Olá Losana!
    Como tenho pouca experiencia gostava que me ajudasse em duas questões:
    na cobertura de bolos com pasta americana, qual deve ser mais ou menos a espessura para a massa? Num bolo (novelo de Lã)é necessário colocar a cobertura de pasta americana por baixo dos “fios”da lã?
    Obrigada
    Bjs

    • Losana 17/9/2011

      Olá Maria!
      Espessura entre 3 e 5 mm.
      Não; não é necessário. Eu indico uma fina camada de glacê real que servirá de “cola”para a pasta americana. Esse glacê real deverá ser na mesma cor dos fios de lã.
      Por que isso?? Porque se ficar uma falha entre os fios de lã; não chamará a atenção.
      Beijos

  72. Maria 19/9/2011

    Olá Losana
    Mais uma pergunta sobre os fios de lã,estes tem de leval aquele pó que é cola quando se estão a moldar para ficarem rijos,ou não é necessário?
    E flores ou qualquer outra aplicação,tambem levam a cola?
    Bjs

    • Losana 19/9/2011

      Olá Maria!
      Que pó??
      Nessa publicação: A Pasta americana e seus Segredos explica sobre cola.
      Beijos

  73. Mônica 19/9/2011

    Olá gostaria de saber com oq posso umidecer o isopor para aplicar a pasta americana, existe algum segredo na confecção de bolos falsos???
    Desde ja agradeço e adorei as dicas… beijoss.

    • Losana 19/9/2011

      Olá Mônica!
      Bolos falsos duram meses, cuidado com umidade (Não guarde na geladeira), cuidado com formiga, deixe o bolo em local escuro para que não desbotem as cores (caso houver cores), não abafe o bolo para que não ocorra o aparecimento de mofo.
      O ponto da pasta americana deve ser o correto, ou seja, não muito fina, não muito mole e não com muito açúcar. O que faz a pasta rachar é o excesso de açúcar na massa ou na mesa na hora de abrí-la.
      Na massa, vá acrescentando acúcar aos poucos até que verifique que desgruda das mãos. Deve desgrudar mas ainda estar úmida e não seca com excesso de açúcar.
      Para colar a pasta no isopor, basta passar um pincel ou esponja molhada com água no isopor (umedecendo-o), e cobrir como se fosse um bolo. A pasta adere ao isopor.
      Desejo sucesso.
      Beijos

  74. Cíntia Félix 19/9/2011

    Oi Losana, eu fiz um bolo de tamanho médio/pequeno, reguei e cobri com pasta americana. Devido minha falta de prática no manuseio da pasta, ele não ficou todo lisinho, mas ficou bonitinho. Não percebi se o fato de eu ter molhado o bolo influenciou. Depois lí aqui na net que não se deve molhar um bolo que será coberto com pasta america e por conta disso, o último bolo que quiz eu não molhei… ficou legal mas acho que não fez muito sucesso não…rs as pessoas gostam de um bolo molhadinho. Enfim, a gente deve molhar um bolo que será coberto com pasta americana? Se sim, qual a calda indicada? Obrigada!

    • Losana 20/9/2011

      Olá Cíntia!
      Pode sim molhar o bolo mas não encharcá-lo. A dica é não molhar próximo às bordas do bolo (laterais) e principalmente onde terá maior contato com a pasta. Por exemplo a parte de cima (a tampa) do bolo.
      Entendeu? Na dúvida escreva para mim.
      Beijos

  75. Gabriela 21/9/2011

    Olá Losana, estou admirada com tanta dedicação! Você responde a todos com tanta presteza e boa vontade, parabéns…Compartilhar conhecimento de forma tão aberta e solícita é algo quase impossível de se ver. Não sou do ramo, hoje resolvi pesquisar alguns cursos para começar a aprender a fazer massas e posteriormente a confeitaria em si. Não sei bem como começar, mas seu blog ja da mais vontade de pesquisar. Abraços, sucesso!

    • Losana 21/9/2011

      Olá Gabriela!
      Você vai amar os cursos. Ótimos também para fazer amizades e trocas de conhecimento. Há também cursos grátis que são geralmente oferecidos em casas de produtos culinários para confeitaria.
      Também desejo sucesso. Mande notícias sempre.
      Beijos

  76. Cíntia Félix 22/9/2011

    Oi Losana, muito obrigada pela resposta. Agora tenho outra dúvida. Quero comprar um prato para por meu bolo, e não sei qual é o nome exato da peça, não consigo encontrar em minha cidade e se eu soubesse o nome, poderia pedir para a loja encomendar… enfim, são estas peças planas, que parecem ser de plástico, não sei bem, onde se coloca o bolo confeitado. Acho que o nome não é suporte porque procuro pela internet, digitando “suporte” e aparecem uns com mais caros, altos… o que eu quero é simples, plano, e parece ter mais ou menos 1 ou 2 cm de expessura. Espero que possa me ajudar.

  77. Cíntia Félix 22/9/2011

    Oi Losana, é este tipo de prato onde estão estes bolos aqui:
    http://www.fabianalima.blog.br/picture_library/bolo2.jpg

    • Losana 23/9/2011

      Olá Cíntia!
      Esses parecem estar em bases de isopor. Base adornada com pasta e fitas nas laterais. É o que parece ser.
      Beijos

  78. Losana 23/9/2011

    Olá Cíntia!
    Não consegui ver…não abriu.
    Beijos

  79. Cíntia Félix 25/9/2011

    Oi Losana, muito obrigada! Vou procurar agora pela net e ver se encontro pra comprar. Tenha um ótimo domingo! Abraço!

  80. Daiana 26/9/2011

    boa tarde Losana, gostaria de saber como q faço pra que meu bolo coberto com pasta americana filisinho pois nao tenho pratica cobrir o bolinho da minha filhinha mais o acabamento nao ficou 100% tem como me ajudar pois vou me arriscar a fazer o bolo do aniversário dela de 1 aninho. por favor me ajuda

    desde ja

    • Losana 26/9/2011

      Olá Daiana!
      O bolo já deverá estar sem imperfeições antes de colocar a pasta. Não há cobertura que se sustente em imperfeições profundas.
      O alisamento de pastas, requer tempo e muiiiiiiiiiita paciência.
      O alisamento deve ser feito com acessório próprio para alisamento de pastas.
      Outra alternativa é montar o bolo em um aro ou fôrma com 10 cm de altura para que o bolo fique perfeito nas laterais principalmente.
      Beijos

  81. Joyce 28/9/2011

    Oi Losana…comprei uma pasta americana pronta..quero fazer um trabalho com ela e tenho uma duvida…sempre vejo que tem que usar cmc para colar as partes…mas onde eu moro nao vende…o que posso fazer?
    Obrigada.
    Abraço.

    • Losana 29/9/2011

      Olá Joyce!
      Para colar a decoração feita em pasta americana, sobre um bolo coberto também com pasta, usa-se água em pequena quantidade através de um pincel, desde que a flor/figura que esteja sendo colada ao bolo, não esteja seco, caso contrário apenas o glacê real poderá servir de cola.
      Portanto, deve-se colar com glacê real, as figuras, flores ou qualquer outro adereço feito em pasta americana que já estejam secas na hora da aplicação no bolo.
      Beijos

  82. Joyce 29/9/2011

    Oi losana…eu de novo…o glace de leite ninho nao serve nao? É que sempre faço ele para decorar os bolos…ja estou mais acostumada…kkk…entao…eu comprei uma pasta americana pronta da mix…vc sabe qual é? E fiz um bolo hoje e fiz umas florzinhas…mas acho que ela ficou um pouco seca…acho que coloquei o açucar errado…era impalpavel…depois que fui ver que fiz errado…coloquei o glaçucar…queria te mandar a foto do bolo pra vc ver como ficou…como faço? E depois de tirar a pasta da embalagem eu tenho que acrescentar o açucar impalpavel ate desgurdar das mãos? E depois de ficar alguns minutos sem mexer nela e ela ja ficar seca o que faço? Obrigada pela atençao…Beijos…

    • Losana 1/10/2011

      Olá Joyce!
      Veja novamente o que te respondi anteriormente. Veja o que disse sobre glacê real.
      O glacê de leite ninho serve sim para decorar bolo.
      Sei qual é a pasta. Siga as instruções do fabricante. Veja na embalagem.
      Para mandar receita/fotos é só clicar no “envie sua receita clicando aqui”.
      Beijos

  83. Claudia Rangel 30/9/2011

    Losana,
    Preciso de ajuda ! Trabalho fazendo doces nos USA, tenho q usar para cobrir os bolos brancos o Whipped (chantily). O problema é o seguinte :os corantes Preto, Vermelho ficam rosa e cinza, eu sei q são cores bases. Como preparo uma cobertura q fique vermelha, exemplo ? O q. posso substituir… como fazer, o q usar . Desde já agradeço e aguardo sua resposta

    • Losana 1/10/2011

      Olá Claudia!
      Por que o seu glacê fica cor-de-rosa?
      Quando o glacê ou pasta for branca: para fazer o vermelho; se não ficará rosa por causa da cor da pasta ou glacê, misture gotas do vermelho, uma gota do amarelo e uma de azul. Sempre a primeira cor em maior quantidade.
      Aqui no blog, na categoria de Dicas e curiosidades, há publicação intitulada: O preto e o vermelho para bolos.
      Verifique!!
      Beijos

  84. Isabel 1/10/2011

    Boa noite Losana
    Procuro receitas de bolos de aniversário para crianças e adultos que sejam diabéticos (como eu), será que a Srª tem algumas receitas apropriadas para nós?
    Haverá maneira de fazer pasta americana para enfeitar esses mesmos bolos, podendo a mesma eventualmente ser comida pelas crianças diabéticas?
    Aqui em Portugal não consigo encontrar dicas tão boas como as suas.
    Obrigada por partilhar, bem haja!

    • Losana 1/10/2011

      Olá Isabel !
      Vou verificar e selecionar.
      Não há pasta americana diet mas podemos pensar em substituições saborosas.
      Anotei seu pedido.
      Beijos

  85. Gustavo 2/10/2011

    Estou pasmo com o site e a sua atenção para com todos. O post já tem mais de um ano, realmente “de mãe”. Quero aprender a fazer bolos com a pasta, seria possivel colocar os itens que realmente são necessarios?
    ex. saco de confeiteiro? sou leigo na área.

    Minha experiencia em cozinha se restringe a cozinha japonesa e caseira não tenho contato algum com doces.

    • Losana 3/10/2011

      Olá Gustavo!
      Sacos e bicos para confeitar são utilizados para glacês.
      Para pasta americana: Rolo de abrir massa; alisador de massa, cortadores (de vários tamanhos e tipos), estecas e boleadores, carretilhas, espátulas, pincel, tesoura, essências, corantes,… … …
      Tudo dependerá da decoração que pretende fazer no bolo.
      Abraços

  86. Isabel 2/10/2011

    Muito obrigada pela sua gentileza.
    Fico a aguardar.
    Vocês têm muitos produtos aí no Brazil que nós desconhecemos cá, e que facilitam a confecção de receitas.
    Um beijo e mil agradecimentos.

  87. Claudia Rangel 2/10/2011

    Oi Losana

    Muitissímo obrigada pela dica, qd for testar te aviso .

    Abraços

    Claudia

  88. Mariana 4/10/2011

    olá. gostaria de saber se eh verdade que o bolo que vai pasta americana não pode ser molhadinho eo que posso fazer para o bolo ficar gostoso sem ser molhado, obrigadae abraços!!!!

    • Losana 4/10/2011

      Olá Mariana!
      Pode ser molhado sim mas não encharcado e a dica é: Não molhe proximo às bordas do bolo (laterais) e nem em cima (tampa do bolo). Ou seja, não molhe nas partes próximas onde ficará a pasta americana/ onde terá contato com a pasta.
      Beijos

  89. Mariana 5/10/2011

    muito obrigada, vou fazer o bolo depois eu te conto!
    beijos valeu pela atenção!!!

  90. Vanessa Oliveira 13/10/2011

    Losana, como devo guardar um bolo falso coberto por pasta americana? Ele deve ser coberto por algum plástico tipo celofane? Obrigada e parabéns pelo site.

    • Losana 13/10/2011

      Olá Vanessa!
      Local arejado e escuro (escuro para não desbotar cores). Cubra se possível com tecido de tule. Um tecido perfuradinho que permite ventilação (para não mofar), protege do pó e não permite entrada de formigas e outros insetos.
      Beijos

  91. Vanessa Oliveira 13/10/2011

    Olá Losana!
    Como devo conservar o bolo falso coberto de pasta americana? Devo cobri-lo com algum plástico tipo celofane ou deixo-o descoberto, apenas em local escuro.
    Minha outra dúvida é com relação ao docinho modelado de leite ninho, posso fazer com quanto tempo de antecedência?

    • Losana 13/10/2011

      Olá Vanessa!
      Qual docinho aqui do blog??
      Beijos

  92. Vanessa Oliveira 13/10/2011

    Losana me refiro aos bichinhos comestíveis feitos de leite ninho. Depois de feitos podem ir a geladeira? Faço quantos dias antes da festa?
    Obrigada flor!!!

    • Losana 14/10/2011

      Olá Vanessa!
      Não gosto de fazer com muita antecedência muitas coisas. Acho que perde a qualidade e ocasiona ressecamento.
      Na receita de Bichinhos comestíveis; leia as 3 dicas que tem lá.
      Verá que poderá fazer a massa num dia e na véspera os bichinhos.
      Tudo que é mais fresco é mais saboroso mas, se precisar colocar na geladeira por algum motivo, coloque em caixa plástica fechada. Ao retirar da geladeira, espere ficar em temperatura ambiente para depois abrir a caixa.
      Beijos

  93. Vanessa Oliveira 14/10/2011

    Losana você é 10!!!!!!!!!!!!

  94. Marinéia 18/10/2011

    Olá. Losana!
    Vou fazer um bolo com cobertura de pasta americana e todo pintado a mão. O corante deverá ser aplicado na pasta depois do bolo já coberto. Ele é todo colorido e deverá ser pintado com pincel e não com aerógrafo. como faço para diluir o corante em gel sendo que existem partes mais claras e outras mais escuras? É tipo o trabalho do artista Romero Brito.
    Aguardo resposta.
    Beijos

    • Losana 19/10/2011

      Olá Marinéia!
      Dilua a cor com corante em gel branco para fazer um degradê de uma única cor.
      Bolo artístico requer uma dose extra de tempo e paciência.
      Desejo sucesso.
      Beijos

  95. Andreza 19/10/2011

    Olá Losana!
    Parabéns pelo site! Sempre estou de olho nas novidades !!!
    Losana, tenho vontade de preparar alguns panetones e cupcakes decorados em pasta americana para presentar amigos e parentes no Natal, eu sei que a armazenagem desta pasta não pode ser feita em geladeira por causa da umidade, ressecamento e rachaduras, mas fora da geladeira, quanto tempo em média se preserva uma pasta americana feita em casa se armazenada corretamente? A branca e a colorida tem a mesma validade?
    O doce de leite tem o mesmo efeito de “colagem” do glacê real em bolos e outros?
    Agradeço desde já!!! Bjs.

    • Losana 19/10/2011

      Olá Andreza!
      Particularmente não gosto de guardar pastas.
      Ambas: Uma semana bem embalada em plástico fora da geladeira. A pré massa que chamamos de massa mãe (aquela que ainda não foi colocado todo o açúcar) 3 semanas na geladeira.
      O prazo de validade para os cupcakes com cobertura e decorados, varia bastante conforme a cobertura e recheio que você for usar. Em geral um cupcake decorado dura uns 3 dias. Prazo maior compromete a qualidade do produto. Se a pasta americana (decoração) for colorida, deverá ser abrigado em local escuro para que não desbotem as cores. Em caixas de papelão e não tampadas para não abafar e provocar mofo.
      Sempre recomendo termos em casa um pedaço de tecido chamado tule. É perfuradinho, ideal para cobrir sem abafar e proteger de insetos.
      Panetones decorado com pasta: Se, embalados com plástico ou celofane, corre-se o risco de a decoração com pasta americana, mofar. Pois estará abafado. O ideal seria fazer enfeites com pasta americana industrializada que é mais difícil de mofar. Deixe secar muito bem uns 10 dias. Colocar os enfeites nos panetones próximo ao dia de entrega. Ficaria lindo também, embalar os panetones em saquinhos/sacos feitos de tule coloridos. Isso ajudaria também a não abafar os produtos (panetone e enfeites). Faça os sacos em casa e amarre com fitas.
      O doce de leite puro ou misturado com farelos de bolo, também serve como “cola” para pastas em bolos.
      Será que ajudei um pouquinho?
      Beijos

  96. Erika 20/10/2011

    obrigada por dividir com nosco sua experiecia , gostaria de ajuda sua moro em fortaleza que é muito quente cobri um bolo com pasta industrializada e ele ficou amolescendo o neste dia choveu aqui o que eu devo fazer não tenho ar condicionado em casa tenho outra solução

    • Losana 21/10/2011

      Olá Erika!
      Realmente em dias chuvosos e úmidos não é bom trabalhar com pastas e chocolates.
      CMC é: carboximetilcelulose, um ingrediente que é espessante e também ajuda a pasta a secar mais rápido (tira umidade). O CMC também ajuda a dar elasticidade à massa elástica. É encontrado em casas/lojas que vendem produtos culinários para festas.
      Deverá utilizar CMC na pasta.
      Beijos

  97. Paula Lopes 21/10/2011

    Olá Losana!
    É a primeira vez que passo por aqui. Amei tuas dicas!!
    Gostaria de saber se você sabe onde consigo comprar uma placa de resina de losangulo para decorar laterais de bolo com pasta americana. Moro em Niteroi (pode ser por site).
    Agradeço desde já. Bjss

    • Losana 21/10/2011

      Olá Paula!
      Moro no sul do país e, no Rio de Janeiro não tenho referências.
      Já procurou em casas/lojas de produtos culinários para confeitaria/festas. Aqui, nessas casas, encontramos de tudo (fôrmas, acessórios) além dos comestíveis.
      Beijos

  98. Marinéia 21/10/2011

    Olá Losana!
    Obrigada pela dica. Pensava em usar corante branco, mas fiquei com medo de arriscar. Amo fazer bolos e quanto mais detalhado melhor.
    Parabéns pela dedicação. Que Deus abençoe sempre.
    Beijos

  99. Alice 23/10/2011

    losana a minha irmã vai casar e a prima vai cobri o bolo dela mais ela não tem nenhuma experiência em cobri bolo com pasta america a masa que ela comprou já é pronta tem algum secredo alguma dica pra vc da é simplismente abri a massa e cobri ou precisa coloca açucar o outro ingrediente a mais estou com medo de não dá certo porque mim diseram que essa massa é muito compricada de trabalha pode racha e outras coisas pode acontecer o casamento já sábado no dia 29/10 beijos obrigado

    • Losana 23/10/2011

      Olá Alice!
      É só seguir as instruções do fabricante no rótulo da embalagem.
      A massa já vem pronta para trabalhar; não precisa acrescentar açúcar.
      O que faz pasta americana rachar é excesso de açúcar quando a fazemos caseiramente.
      Beijos

  100. Wanda 23/10/2011

    Boa tarde Losana,
    Passei por aqui pela primeira vez procurando dicas e achei tudo! Parabéns pelo trabalho! Realmente é fantastico!
    Desculpe me intrometer, mas acho que o que Paula Lopes procura pode ser encontrado na Barradoce.com.br Comprei um marcador de losangos ontem!Chama-se Marcador almofadado – Di Viana R600 e custa R$14,90. Eles enviam por Correio. Não podia deixar de dar a dica. Tem bastante coisa lá.

    Espero que esteja em tempo pra ela.
    Mais uma vez parabéns e obrigada por toda ajuda.
    Bj.

    • Losana 23/10/2011

      Olá Wanda!
      Grata pela dica.
      Parabéns por ser uma pessoa maravilhosa que compartilha!!
      Já enviamos e-mail avisando a Paula.
      Beijos

  101. Alteniza 23/10/2011

    adorei muito o seu blog de receitas sao muito importante para mim pois vc faz parte de um dos degraus que estou alcançando pra a realizaçao dos meus sonhos obrigado por vc existir bjs altenizade boa vista roraima

    • Losana 24/10/2011

      Olá Alteniza!
      Grata.
      Desejamos sucesso em seus empreendimentos.
      Beijos

  102. Bete 24/10/2011

    Bom dia.
    Esse site é tudo de bom.
    Faço pão de mel e gostaria de saber como colar a pasta americana no pão de mel banhando de chocolate preto.Obrigado.

    • Losana 25/10/2011

      Olá Bete!
      Com gotas de chocolate derretido ou glacê real, ou ganache branco ou cola comestível de CMC. Depende da decoração.
      Beijos

  103. Paula Lopes 25/10/2011

    Obrigado Wanda!!Por te compartilhado comigo. Já encomendei!!!
    Losana fico imensamenta grata por ter me respondido tão rapido. O teu blog tem otimas dicas, que nos ajuda muito.Fiquei muito feliz em saber que ainda existem pessoas como você!Bjsss

  104. Jucineia Cardozo 26/10/2011

    posso utilizar geleia de brilho em cima dos arranjos prontos de pasta americana?

    • Losana 27/10/2011

      Olá Jucineia!
      Até pode mas saiba que a geleia de brilho não seca.
      Geralmente passam, finíssima camada, levemente com pincel, de gel ou gordura vegetal hidrogenada.
      Beijos

  105. Tatiana 26/10/2011

    Oi Losana! Amei seu site! As dicas e receitas são ótimas, parabens! Sou iniciante na área de bolos e tenho uma dúvida quanto a pasta americana que não achei no site, é o seguinte: qual a diferença da pasta americana, da massa elástica e da pastilhagem? E qual o uso correto pra cada uma? Sei que a pastilhagem fica dura e é recomendada pra flores, mas e as outras? A pasta americana e a massa elástica tem o mesmo uso?!? E o tal do mármore???
    Desde já agradeço e novamente parabens pelo site
    bj

    • Losana 27/10/2011

      Olá Tatiana!
      A confusão é normal uma vez que as receitas diferem entre umas e outras. Bem como, termos, com alguns chamando de pastas e outros de massas.
      É necessário esclarecer que no Brasil existem denominações e modos de utilização diferenciados de acordo com a região.
      São pastas com receitas diferenciadas para decorar bolos. Com a massa elástica dá para fazer flores, laços, babados, pois pode ser aberta em camadas bem finas sem rasgar e, é um pouco mais resistente à umidade do que a pasta americana. A pasta de goma, também pode ser esticada com espessura bem fina e, quando secar terá aspecto de porcelana bem dura. Algumas pastas são mais rijas que outras.
      Massa de pastilhagem é uma receita bem semelhante à pasta americana. Os ingredientes são praticamente os mesmos, mas por não ter gordura vegetal hidrogenada na pastilhagem, ela fica muito dura quando seca e, por isso ela é usada para se fazer peças e acessorios para decoração dos bolos.
      A pasta americana também chamada de covapaste é uma pasta de cobertura de bolos a base de açúcar. É utilizada na decoração de bolos artísticos pois esta pasta permite modelagem devido a sua característica de elasticidade. Muito utilizada atualmente em bolos de aniversários e casamentos. A mistura de uma receita de pasta elástica com meia receita de pasta americana, é ideal para fazer drapeados em bolos artísticos.
      Em algumas partes do país, chamam glacê real de glacê mármore. Para nós, há o glacê real e o glacê mármore, que diferem entre si. Nosso glacê mármore é semelhante à pasta americana mas é mais saboroso.
      Há receitas de pastilhagem para decorações mais rijas e, há para decorações mais macias e também saborosas.
      Com pastilhagem você poderá fazer inúmeras modelagens.

  106. Neide 28/10/2011

    Olá,gostaria de saber a quantidade de material pra fazer um bolo de noiva de 4kg ,após ficar pronto e decorado.

    • Losana 29/10/2011

      Olá Neide!
      Dependera da receita que escolher, dos recheios, cobertura e decoração.
      Depois que escolher e decidir; é só calcular quantidade de materiais a serem utilizados.
      Beijos

  107. Erika 31/10/2011

    obrigado que deus abençõe a todos sua dica foi maravilhosa

  108. Suhelene 31/10/2011

    olá Losana! gostaria de compartilhar minha dificuldade com pasta americana. Meus bolos nunca ficam perfeitos, nunca cai a massa direito no bolo sempre fica uma falha, voun tentar fazer sua receita de pasta e ver se dessa vez consigo, fico arrasada quando nao da certo, é impressionante! Se puder me de uns conselhos para nao rasgar a massa quando coloar no bolo! obrigada.

    • Losana 1/11/2011

      Olá Suhelene!
      Abra a pasta em tamanho bem grande para que ao colocá-la consiga cobrir com folga totalmente o bolo.
      A espessura da massa é de no mínimo 5 milímetros. Ou seja, nem muito fina e nem muito grossa. Depois da pasta aberta em mesa pouco polvilhada com açúcar impalpável, enrole-a no rolo de abrir massa.
      Desenrole-a com cuidado de fora, passando por cima do bolo e cobrindo-o totalmente.
      Quando a pasta fica com muito açúcar; ela racha. Então, não coloque muito açúcar na pasta e nem na mesa onde vai abrí-la.
      Tem que ter paciência para fazer.
      Depois do bolo coberto, vá com cuidado arrumando a pasta e não a estique porque poderá rasgar. Não puxe de cima para baixo. Ou seja, vá ajustando a pasta ao bolo sem esticar /puxar.
      Beijos

  109. Pat 1/11/2011

    Olá tudo bem?
    Gostaria de saber se na sua receita de pao de ló posso colocar chocolate?
    quero cobrir com pasta americana.
    obrigada, boa noite.

    • Losana 1/11/2011

      Olá Pat !
      Na massa?? Não pode.
      Veja aqui no blog, a receita de Pão-de-ló versátil. Nessa; pode.
      Beijos

  110. Pat 1/11/2011

    Obrigada!!! Vou ver. Boa noite. bjs

  111. Natália 3/11/2011

    Olá Losana,parabéns por todas as dicas e receitas… Parabéns mesmo. Vejo que tudo que você posta tem muita qualidade, são dicas excelentes!
    Abraços.

  112. Maria Juracy 4/11/2011

    toda vez q vou rechea um bolo de festa qdo faco o acabamento e desmancha,sera q e pq eu tiro as beradas do bolo e molho demais

    • Losana 6/11/2011

      Olá Maria Juracy!
      Podemos molhar um bolo mas não encharcá-lo.
      A parte de cima do bolo, onde irá o glacê ou pasta, não deve ser molhado. Também não deve ser molhado próximo às bordas do bolo.
      Beijos

  113. Tatiane 9/11/2011

    Olá Losana! Muito obrigada pelas dicas. Qual a proporção de corante em pó e bebida alcoólica? Quero perolizar a pasta americana para cobrir um bolo de casamento. Eu aplico o corante perolado na pasta americana já cobrindo o bolo, não é mesmo? Não corre o risco de umidecer a pasta americana? Obrigada.

    • Losana 9/11/2011

      Olá Tatiane!
      Está tudo errado.
      Quando queremos pintar detalhes em ouro ou prata; misturamos o pó dourado ou prata com bebida alcoólica.
      Para perolizar detalhes em pasta americana; utilizamos um bom pincel de cerdas macias, introduzindo-o diretamente no pó perolado e pintamos delicadamente os detalhes da decoração do bolo. Não se peroliza totalmente um bolo. Fica “pesado / carregado” demais. Ou seja, damos destaques somente aos detalhes da decoração.
      Isso não impedirá você de perolizar o bolo inteiro mas, lembre-se: pincel e pó comestível perolado. Nada mais.
      Beijos

  114. Eliza 9/11/2011

    losana como faço para pasta americana ficar dourado?
    porq toda vez q boto po dourada na massa fica fosca
    obrigado!!

    • Losana 9/11/2011

      Olá Eliza!
      Os pós prateado, dourado e até perolado são produtos destinados para aplicação em detalhes decorativos de biscoitos, bolos, contornos, pinturas, escritas … …
      Estes pós podem ser diluídos em alcool de cereais ou bebida bem alcoólica como vodka ou rum branco e são aplicados superficialmente nos detalhes com auxílio de um pincelzinho.
      A prata pode ser utilizada como corante alimentar, mas apenas para colorir externamente os alimentos. Em determinados países o corante com prata está proibido.
      Esses corantes destas cores em pó não devem ser misturados diretamente na preparação, ou seja, diretamente no glacê, pasta ou no chantilly.
      Muitas pessoas utilizam diretamente na massa por desconhecer o perigo para a saúde dessa forma de aplicação.
      Beijos

  115. Eliza 9/11/2011

    LOSANA para colorir a pasta de lilas como eu faço porque comprei o corante lilas fiou azul claro comprei corante roxo ficou azul marinho e todos dois e em gel que eu faço pra ficar lilas ajudeme bjs e obrigado

    • Losana 9/11/2011

      Olá Eliza!
      Experimente misturar vermelho+violeta=lilás
      Beijos

  116. Ariane 10/11/2011

    Ola,td bem?gostaria de saber como se usa a forma de fundo falso,não vaza massa?e qual melhor recheio pra cobrir com pasta americana?como e com que molhar o bolo?

    • Losana 10/11/2011

      Olá Ariane!
      Não, não vasa.
      Recheios consistentes e que não precisem de refrigeração.
      Com caldas (receitas aqui no blog) . Não encharque e não molhe próximo às bordas do bolo e nem em cima onde terá o contato com a pasta americana.
      Beijos

  117. Simone 11/11/2011

    Olá Losana… Parabéns pelo site e pelas dicas….
    Tenho uma dúvida, será que posso usar formas de silicone para biscuit para moldar a pasta americana? Gostaria de fazer umas flores para enfeitar um bolo….
    Obrigada pela ajuda!!!

  118. Cristina 11/11/2011

    gente preciso urgente de ajuda, eu mesma quero fazer o bolo da primeira comunhão de minha filha, mas tenho a seguinte dúvida para botar a pasta americana é preciso botas antes o glacê real me responda a festa vai se dia 26 agora

    • Losana 11/11/2011

      Olá Cristina!
      Antes de colocar a pasta no bolo, geralmente passamos por todo ele, uma fina camada de glacê real, ou doce de leite ou doce de leite misturado com farelo de bolo.
      Seja qual for que escolher; servirá de “cola” para a pasta americana.
      Beijos

  119. Sandra Grisotto 12/11/2011

    Ola Losana boa tarde!!
    PARABENSSSSS pelo blog.Entao eu faço bolos mas ja tive problemas no transporte dos bolos,encluseve tem 1 ano que nao faço bolos com Pasta Americana,pois sempre que tenho que levar pra montar na festa eu ocupo umas tres pessoas que nao queren mais me ajudar e nen meu esposo.Pois fico muito nervosa na hora de levar, fora que ja rachou desabou uffffffffffa ou ja traumatizei me de uma dica…Abraços..

    • Losana 14/11/2011

      Olá Sandra!
      Grata.
      É difícil mesmo. Já passei muito por isso. Tem mesmo (conforme o bolo) que montá-lo no local do evento.
      Para levar em carro: sempre no porta malas forrado com capa fina de espuma. A espuma compra-se por metros em casas de produtos para tapeçaria e estofamentos de sofás. Os bolos dentro de caixas de papelão próprias para bolos encontradas em casas de embalagens. As caixas não escorregarão por causa do forro de espuma do porta malas.
      Tem que ter paciência e manter a calma.
      O ideal seria que você fosse a motorista. Ir devagar nem que tenha que ir com pisca pisca alerta ligado. Não pode haver solacancos e nem freadas bruscas.
      É realmente estressante mas não tem jeito.
      Beijos

  120. Cristina 12/11/2011

    losana obrigada pela sua dica, se não fosse vc eu iria colocar sem nada beijos.

  121. Sandra Grisotto 14/11/2011

    Obrigada Losana.achei a diga bem legal forrado com capa de espuma vou tentar viu..Obrigada pela sua atençao..Muita saude pra voce Sandra

  122. Eliza 14/11/2011

    LOSANA eu fiz uma pasta americana na sexta para usar no domingo usei o pre marmore e abri a massa a massa quebrou teve que me vira nos 30 mastoso pasta que eu faço acomtece isso me ajude por favor

    • Losana 15/11/2011

      Olá Eliza!
      Sove bem a pasta antes de usar. Ao acrescentar açúcar no pré mármore; deverá acrescentar aos poucos e sempre testando a massa. Deve ficar úmida e não ressecada por excesso de açúcar. Ou seja, desgruda das mãos mas ainda está úmida.
      Pasta que quebra e racha é porque está com muito açúcar. Ou foi muito açúcar na massa ou na mesa na hora de abrí-la.
      Beijos

  123. Katiúscia Bilhalva 17/11/2011

    Boa tarde, estou com uma dúvida cobri o bolo(isopor)de três andares com pasta americana e gostaria de saber se tem problema de confeitar no outro dia, pode usar água para coloar ou tem que ser glace, já que a pasta secou. Obrigada

    • Losana 18/11/2011

      Olá Katiúscia!
      Aqui no blog, na categoria de Dicas e curiosidades, há a publicação intitulada:
      – A pasta americana e seus segredos.
      Veja nessa publicação dica sobre cola.
      Beijos

  124. Marga 18/11/2011

    Minha auxiliar colocou o bolo de pasta americana na geladeira, qaundo retirei estava dura e depois comecou a melar, esta no ar condicionado friu estou agindo certo?

    • Losana 18/11/2011

      Olá Marga!
      Pasta americana não suporta umidade da geladeira. A pasta “mela” mesmo.
      Bolos com pasta americana devem ficar à temperatura ambiente.
      O grande inimigo da pasta americana é a umidade, por isso bolo deve ser mantido num ambiente seco com a ajuda de ar condicionado ou até de aquecedores no inverno. O uso de ar condicionado deve estar em função que retire a umidade do ar
      Beijos

  125. Neyla Gonçalves 20/11/2011

    Olá losana, trabalho já um tempo com confeito de bolos com glacê e faço acabamentos com pasta americana,as minhas clientes gostam do meu trabalho( sabor e qualidade ),contudo muitas me pedem para fazer tb com pasta americana.Contudo, tenho medo, pois quando e tempo esfria tanto o glacê quanto a pasta americana nao secam e me dao muita dor de cabeça, pois me preocupo muito com a qualidade do meu trabalho. Gostaria de saber alguns conselhos seu tanto a respeito do glacê quanto da pasta. Agradeço desde já.PS: O GLACÊ QUE USO E COZIDO ( CLARAS : CALDA DE AGUA E AÇUCAR REFINADO)

    • Losana 21/11/2011

      Olá Neyla!
      Realmente o clima interfere em certas situações.
      Não tenha medo; a sua parte você faz perfeitamente. Depois do produto entregue; a responsabilidade é do cliente.
      É importante que você seja clara com seus clientes sempre informando “comportamento” de suas coberturas.
      Para a pasta americana, dependendo do clima, há aditivos que podem ser adicionados à massa como CMC e outros.
      De qualquer forma, estando frio e úmido ou muito calor, o ideal seria ambiente com ar condicionado na função que deixe o ambiente com clima agradável (Não para frio e úmido).
      Beijos

  126. Neyla Gonçalves 21/11/2011

    Obrigada LOSANA!!! SUA ATENÇAO E DESPREENDIMENTO SAO DEMAIS, DIFICIL DE VER HOJE EM DIA. JESUS ABENÇOE VC E SUA FAMILIA.

    • Losana 22/11/2011

      Olá Neyla!
      Grata.
      Que Deus abençoe a todos nós.
      Beijos

  127. Erica 22/11/2011

    olá losana eu pretendo fazer um bolo em forma de papai noel feito com pasta americana 2 dias antes da ceia de natal e deixar á noite com um ventilador p/ não derreter acha que vai dar certo? eu já o tinha feito antes p/ testar e ele ficou mole o que devo fazer p/ a pasta americana não derreter? é que onde eu moro é muito quente, acha que o ventilador vai resolver?

    • Losana 22/11/2011

      Olá Erica!
      Coloque um pouco de CMC na pasta quando a fizer.
      Acredito que o ventilador não resolverá o problema uma vez que ele só faz o ar circular.
      O ideal seria ambiente com ar condicionado na função que deixe o ambiente com clima agradável.
      Beijos

  128. Rose Petronio 23/11/2011

    Bom dia Losana, tudo bem?
    Eu nunca mexi com pasta americana, estou começando a fazer cupcakes para vender e gostaria de utilizar essa maravilha. Gostaria de saber se posso tingir a pasta americana e guardá-la tingida. Posso fazer os enfeites (árvorezinhas, sinos,…) e guardá-los para quando for usar para enfeitar os bolinhos? E como guardá-los? Me desculpe tantas perguntas mas quero começar bem, fazendo certo.
    Muito obrigada pela sua atenção.
    Aguardo resposta e com certeza farei mais perguntas, só quero aprender.
    Beijos da Rose.

    • Losana 23/11/2011

      Olá Rose!
      Procure sempre que fizer a pasta americana; usá-la de imediato. Só guarde sobras e, bem embaladas.
      Pode fazer os enfeites com antecedência e guarde-os em caixas próprias para doces mas não tampe, não abafe, deixe em local escuro (para não desbotarem) e protegidos de insetos.
      Procure ter um pedaço de tecido chamado tule (todo perfuradinho) para proteger os enfeites. Não abafa, protege do pó e insetos.
      Quando tiver tempo procure sempre ler os comentários abaixo das receitas. Há neles perguntas e respostas com dicas que poderão ajudá-la.
      Beijos

  129. Erica 23/11/2011

    olá losana, sou eu de novo, vc pode me dizer a quantidade de CMC que devo colocar na pasta americana? vou usar 2 caixas da arcolor…bjs adoro seu blog.

    • Losana 23/11/2011

      Olá Erica!
      Na pasta industrializada não coloque CMC; vai ficar dura e perder a elasticidade.
      Beijos

  130. Erika 23/11/2011

    estou cofusa pois decorei um bolo e aqui é muito quente mas estava chovosso e a massa não queria ficr firme vcs me indicaram cmc mas quando estiver quente e ele rachar o que fasso pois vi comentarios no site pra não usar cmc pois perde a elasticidade

    • Losana 24/11/2011

      Olá Erika!
      A pasta americana industrializada é um produto que se apresenta pronto para usar, sem a necessidade da adição de nenhum outro ingrediente.
      Uma pitada de CMC ; retira a umidade e deixa a pasta americana caseira mais firme.
      Pasta americana não suporta umidade; não pode ser colocada na geladeira e de preferência não fazê-la em dia úmidos e chuvosos.
      Pasta americana só racha quando foi colocado muito açúcar na massa ou na mesa na hora de abrí-la.
      Beijos

  131. Priscila Diniz 24/11/2011

    Eu simplesmente amei tudo!Muito obrigada por dividir seu conhecimento!!!
    Meu filho fará 1 ano dia 15 de dezembro e eu mesma tentarei fazer o bolo.Com suas dicas eu estou bem mais confiante!!!
    O tema será do Rei Davi, não tenho nenhuma idéia!!!!Ainda não encontrei um bolo que eu veja e diga: é esse! se por ventura você tiver algum bolo nesse estilo e puder me enviar por email, eu ficaria muitoooooo grata
    Desde já muito obrigada mesmo.

  132. Rose Petronio 24/11/2011

    Ok Losana, muito obrigada pela dica, Agora só mais uma dívida, toda vez que faço os bolinhos, sempre eles murcham depois, porque? Posso usar massa de bolo pronta?

    • Losana 24/11/2011

      Olá Rose!
      Que bolinhos??
      Beijos

  133. Wollace 24/11/2011

    olá…tudo bem?então,tenho 24 anos,trabalho e descobri o que todo mundo me diz ser um dom,fiz uma vez p uma amiga a dois anos atraz ehoje tem semana que é preciso eu não aceitar algumas encomendas senão não dou conta…qd etou fazendo os bolos e tortas parece que algo acontece e as sai tudo muito bonito…enfim,tem um perém,preciso aprender tecnicas,pois nunca fiz curso ou algo parecido,como tenho meu emprego o qual passo o dia,só me sobra tempo a noite,tempo esse que é usado para fazer as tortas,os bolos,cupcakes…então,vi sua atenção com todos que deixam msg,e gostaria de saber se vc tem livros,publicados por vc,e se existe cursos bons pela internet que eu possa fazer…desde ja agradeço sua atenção…

  134. Erika 24/11/2011

    obrigado pelas dicas ,que jesus e nossa senhora os abençoem

  135. Maria 25/11/2011

    Losana.. Adorei seu trabalho. Me tira uma dúvida. Se eu não tiver o açúcar impalpável para povilhar a mesa para abrir a pasta. Posso substituir por outro?
    Qual?
    Me ajude!!!!!!
    Grata.
    Maria

    • Losana 25/11/2011

      Olá Maria!
      O açúcar impalpável é acrescido de amido de milho.O açúcar impalpável é geralmente feito com açúcar de confeiteiro e adicionado amido de milho (maisena). Você pode também fazer em casa; é só por no liquidificador o açúcar de confeiteiro Glaçúcar e liquidificar e acrescentar o amido de milho, para cada 500gr de açúcar de confeiteiro 3 colheres de amido de milho. Peneire.
      Na falta de açúcar de confeiteiro (Glaçúcar), é só bater açúcar refinado ( o nosso açúcar comum do dia a dia) no liquidificador e depois peneirar.
      Beijos

  136. Maria 25/11/2011

    Losana.
    Muito obrigada mesmo de coração. Vc Salvou meu dia!!!
    Que todos so anjos de guarda lhe cubram de luz!!!!

    Beijos!!
    Maria.

  137. Lucelita Lira Novembro 25 De 2011 25/11/2011

    Boa Noite,Losana
    Estou com um probleminha sobre a pasta americana pois ja perdi 3 massas que esfarelou e não deu certo,estou decepcionada pois a primeira vez que fiz foi um sucesso.Vou tentar novamente relir todas as dicas

    • Losana 27/11/2011

      Olá Lucelita!
      Pasta que esfarela, quebra, racha: muito açúcar na massa ou na mesa na hora de abrí-la.
      Vá colocando açúcar aos poucos; a massa deverá desgrudar das mãos mas ainda estar úmida.
      Beijos

  138. Adriana Queiroz 26/11/2011

    moro em Fortaleza, perto da praia, e tenho muita dor de cabeça em épocas de chuva. existe algum milagre para driblar a umidade? pois em alguns locais não ar- condicionado? me ajude!

  139. Adriana Queiroz 27/11/2011

    olá Losana, rsrsrs, estava falando da pasta americana, desculpe se não me fiz entender. Mesmo assim agradeço a atenção!

    • Losana 28/11/2011

      Olá Adriana!
      Veja como escreveu anteriormente. Entendi que tem dor de cabeça por causa da umidade da região.
      Para pasta americana; utilize uma pitada de CMC na pasta. Serve como espessante, e também secante. Reduz a umidade da pasta.
      Beijos

  140. Lucelita Lira Novembro 25 De 2011 27/11/2011

    Boa Noite,Losana.
    Obrigada por suas dicas farei com bastante esmero para que tudo der certo.Desde já um grande abraço,desculpa mais é que só vc. A te mandarei noticia,mais foram duas decepcõesuma no aniversario da minha sobrinha e no meu filho que fez 6 aninho no dia 26/11/2011 fiz torta de chocolate para ele e p/ ela tentei glacê marmore deu pra tapiar mais não foi o esperado.Mais como sou Brasileira e não desisto nunca.Um grande abraço.Lucelita Lira.

    • Losana 28/11/2011

      Olá Lucelita!
      Errar faz parte do aprendizado. Não desista nunca!
      Beijos

  141. Rosi 29/11/2011

    olá losana!bom saber que temos profissionais como vc desposta a tirar as nossas duvidas,deus te abençõe por isto,vms lá,tenho que fazer um bolo de 3 andares ,pasta americana cor preta com estrelas prata ,gostaria de dicas não tenho muita pratica com a pasta americana,o 1 andar e grande e tenho duvidas em como cubrilo,se eu acertar o bolo em aro e depois com glace real o glace não secara ate abrir a pasta?e as estrelas pinto,ou corto ja na cor prata,vou comprar a pasta pronto da arcolor,o que faço pra não rachar desde ja agradeço e espero anciosa pela resposta( bolo todo preto com estrela em prata)responda por favor antes do dia 7/12/2011 bjusssss

    • Losana 30/11/2011

      Olá Rosi!
      Glacê real seca rapidamente. Quando a pasta estiver praticamente pronta; passe fina camada de glacê real no bolo e já coloque a pasta.
      Pasta americana só racha (caseira) quando foi colocado muito açúcar na massa ou na mesa na hora de abrí-la.
      Pinte as estrelas, só molhando o pincel no pó ou fazendo uma pastinha de rum ou vodka com pó prateado.
      Beijos

  142. Vania 1/12/2011

    Ola Losana! sou nova aqui. GOSTEI MUITO DO QUE VI, PARABENS. QUERO TIRAR UMA DUVIDA,POSSO POR FLORES DE PASTA AMERICANA SOBRE COBERTURA DE CHANTILLY? AGRADEÇO PELA RESPOSTA BEIJOS.

    • Losana 1/12/2011

      Olá Vania!
      Não é recomendado.
      Chantilly é muito úmido e pasta americana não suporta umidade. Pense nisso!!
      Beijos

  143. Larissa Toledo 1/12/2011

    Oi Losana! Parabéns pelo site! Você é muito dedicada! Então, quero fazer uns muffins com cobertura de pasta americana (vou modelar rosto de personagens bíblicos para o Natal) e gostaria de adiantar a modelagem com pasta americana, pois no fim de ano ficamos muito atarefadas, né? Minha dúvida é a partir de que dia já posso fazer o trabalho em pasta americana; se ele pode ficar fora da geladeira e como deve ser acondicionado esse trabalho…obrigada

    • Losana 1/12/2011

      Olá Larissa!
      Pasta americana não suporta umidade, logo, nada de geladeira.
      Acondicione em caixas de papelão próprias para doces e não tampe. Não pode abafar pasta americana. Pode mofar. Local fresco, arejado e escuro para que não desbote cores da pasta.
      Por isso, sempre aconselho que tenham tecido tule (tecido perfurado) para proteger trabalhos com pasta americana. Protege do pó, insetos e não abafa.
      Não esqueça da validade dos muffins que faz..
      Beijos

  144. Dricca 5/12/2011

    Adorei o seu site.Muitas informaçoes importantes.Entrei no ramo de cupcake e agora estou trabalhando com pasta americana pronta.
    Gostaria de saber:porque ela se quebra depois de modulada…quanto tempo dura para ser consumida…e se é posso guarda-las em caixa de papelao ja modulada para uma encomenda grande,e se nesse caso quantos dias antes eu começo a fazer.
    Espero a sua resposta com ansiedade e desde ja agradeço.
    Beijao da Dricca Cupcakes!!!!!!!

    • Losana 5/12/2011

      Olá Dricca!
      O único motivo que faz pasta quebrar/rachar: muito açúcar na massa ou na mesa na hora de abrí-la.
      Pasta industrializada: veja instruções do fabricante quanto à validade.
      Pasta americana não suporta umidade, logo, nada de geladeira.
      Acondicione em caixas de papelão próprias para doces e não tampe. Não pode abafar pasta americana. Pode mofar. Local fresco, arejado e escuro para que não desbote cores da pasta.
      Por isso, sempre aconselho que tenham tecido tule (tecido perfurado) para proteger trabalhos com pasta americana. Protege do pó, insetos e não abafa.
      Modelagens duram meses quando bem feitas e bem acondicionadas.
      Beijos

  145. Dricca 7/12/2011

    Adorei a sua resposta, muito obrigada,Espero poder contar sempre com a sua ajuda.Um beijao!!!!

    • Losana 7/12/2011

      Olá Dricca!
      Não tem de quê.
      Sempre tenho a esperança de poder corresponder às expectativas de todos.
      Se eu puder ajudar; pode sempre contar comigo.
      Beijos

  146. ANGELA 10/12/2011

    Ola Losana, moro na região serrana do Rio, e sabe como é aqui tem muita umidade, então nos dias de muita umidade, os meus bolos principalmente de casamente, que tem ficar perfeito, ficam a pastas não seca fica mole, há algum produto para tirar a umidade? gostumo colocar cmc, mas as veze não uso o suficiente, abraços.

    • Losana 11/12/2011

      Olá Angela!
      Infelizmente a umidade é inimiga de pastas.
      Costuma-se colocar 2 pitadinhas de CMC na pasta. Não podemos colocar muito porque a pasta ficará dura demais.
      Beijos

  147. Negachique 11/12/2011

    Amiga de Deus!

    Você salvou a minha vida…rsrsss
    fiz o bolo, cobri com a pasta, tudo ótimo, na hora do acabamento fiquei doida, nada colava os detalhes, até eu ler suas dicas, e faltam 4 hjora spara eu entregar o bolo…..kkk

    Obrigada
    beijo

  148. Fernanda 11/12/2011

    Boa noite Losana, tudo bem? Estou tentando fazer um bolo de quatro andares de isopor, mas ele não está fixando os andares de isopor, tudo o que faço parece que balança, tem algo que posso colocar além dos palitos? Obrigada, beijos.

    • Losana 12/12/2011

      Olá Fernanda!
      Não faço bolos cenográficos. Alem de palitos (enfiados entre uma base e outra), acredito que deva colar entre bases.
      Beijos

  149. Fernanda 12/12/2011

    Bom dia Losana, tudo bem, eu de novo rss. Fiz três bolos para aniversário de dois aninhos, e coloquei eles em um suporte, ficou muito bonito. O tema foi Minie rosa, hoje eu li aqui no blog que não pode misturar pasta americana com chantilly, mas os enfeites que eu fiz ficaram bem firmes, e a pasta utilizada foi comprada pronta, e somente as flores encostaram no chantilly, o problema é que no dia a chuvinha caiu sem parar, vc acha que pode ter dado problema? Beijos.

    • Losana 12/12/2011

      Olá Fernanda!
      O chantilly por ser cremoso e úmido pode provocar o amolecimento da pasta americana; por isso, recomendo evitar esse contato.
      Recomendo também evitar trabalhos com chocolate e pastas com clima úmido (chuvoso).
      Beijos

  150. Wollace 16/12/2011

    então…aos fim de semana é qd mais trabalho….rsrssrrssr…obrigado pela dica…..vc é maravilhosa!!!…vou deixar o link do meu face,se vc tiver um tempinho,adoraria ouvir uma opnião sua…um bom dia…obrigado

  151. CARLA 17/12/2011

    Losana gostaria de saber porque que toda vez que cubro um bolo com pasta americana a pasta rasga na hora de cobrir sempre cubro com massa pronta e se colocar gordura vegetal ela torna-se massa elástica.bjs obg.

    • Losana 17/12/2011

      Olá Carla!
      Pasta racha/quebra por um único motivo; muito açúcar na massa ou na mesa na hora de abrí-la. Ao colocar a pasta no bolo não pode puxar.
      Massa elástica e pasta americana são coisas totalmente diferentes.
      Massa elástica e pasta americana (receitas aqui do blog) já contêm gordura.
      Beijos

  152. Juliana 21/12/2011

    Olá eu colori a pasta americana com corante em gel e ela ficou mole e agarrando nas maos, uso açucar ou gordura vegetal para modelar? Preciso fazr bonecos!

    E quanto tempo mas ou menos ela leva pra endurecer? Ou seja, com quantas horas de antecedencia modelu?

    • Losana 22/12/2011

      Olá Juliana!
      A pasta não pode agarrar nas mão; está “fora do ponto”. Faltou açúcar.
      Para modelagens: para cada 300 gramas de pasta coloque meia colher (de chá) de CMC.
      CMC ajuda a pasta a secar mais rápido.
      Beijos

  153. Juliana 23/12/2011

    Mas eu comprei pasta pronta, e agora?
    Ta colorida e mole, como faço pra endurecer ela um pouco para modelar?se nao vou perder mta pasta!

    • Losana 23/12/2011

      Olá Juliana!
      Se acrescentar açúcar, poderá correr o risco da pasta rachar.
      O clima em sua cidade está úmido??
      Experimente acrescentar pitada de CMC na pasta.
      Beijos

  154. Deivid 5/1/2012

    oi meu bem gostaria de tirar uma duvida como eu faco para nao deixar as laterais de bolos aredondadas desde ja agradeco um abraco

    • Losana 6/1/2012

      Olá Deivid!
      É normal o bolo crescer e ficar arredondado nas bordas. Procuramos confeitá-lo na parte em que ficou em contato com a assadeira.
      Beijos

  155. Patricia 7/1/2012

    Bom dia Losana,quero te agradecer de coração,que Deus te abençoe graças a você,o aniversàrio do meu filhinho serà,uma maravilha. Muito obrigada.Beijos.

    • Losana 9/1/2012

      Olá Patricia!
      Não tem de quê.
      Parabéns para seu filho!!!
      Beijos

  156. Teresinha 13/1/2012

    oi;por favor me diz como e por quanto tempo eu posso guardar as sobra da pasta americana.

    • Losana 14/1/2012

      Olá Terezinha!
      Pode-se guardar em saco plástico bem fechado e em local seco e fresco (Tendo o cuidado para que a mesma não receba umidade).
      Ela tem durabilidade de aproximadamente 15 dias.
      Recomenda-se não colocar na geladeira, para evitar pegar umidade.
      Beijos

      Beijos

  157. Teresinha 15/1/2012

    Muito obrigada pela dica,vou fazer teste e volto a dizer se funcionou.

  158. Teresinha 15/1/2012

    oi me diz como e de que maneira eu poderia estar divulgando mais e mais meu trabalho.

    • Losana 16/1/2012

      Olá Terezinha!
      De todas as maneiras que imaginar e puder. Avisou vizinhos, amigos, parentes, …? Fez cartões? Anunciou?… ….
      Beijos

  159. Fabiana 16/1/2012

    Olá Losana, estou fazer o meu primeiro bolo falso para o aniver dos meus filhos, e o tema é homem aranha, o bolo tem dois andares, o primeiro é vermelho e o segundo é azul, mas achei que como usei cores viva…, ao secar ficou esbranquiçadas,não só o vermelho, azul como o preto também (usei para fazer a teia de aranha). Tem alguma coisa que eu posso passar no bolo pronto para realçar as cores? Sei que a pasta americana não combina com água, mas quando passa um pouquinho de água, fica uma cor linda. Bjs, aguardo uma dica.

    • Losana 16/1/2012

      Olá Fabiana!
      Passe finíssima camada,com auxílio de um pincel, geleia de brilho incolor ou gordura vegetal hidrogenada.
      Beijos

  160. Waléria 16/1/2012

    Olá adorei o seu tutorial mais tenho dúvidas!!!!
    O processo com um bolo quadrado é a mesma forma não é? E as sobras das laterais eu posso reaproveitar? se eu demorar muito a cobrir o bolo a pasta vai endurecer? eu posso guardar depois??
    Obrigada….

    • Losana 16/1/2012

      Olá Waléria!
      Processo: Sim.
      Reaproveitar: Pode.
      Recomendado: fez a pasta; já cubra o bolo para que ela não perca a elasticidade.
      Sobras podem ser guardadas embrulhadas em saco plástico.
      Beijos

  161. Suzana 17/1/2012

    oi, como devo fazer p cobrir um bolo falso de isopor com pasta americana? nunca usei, obrigada, espero resposta p e mail

    • Losana 17/1/2012

      Olá Suzana!
      Só umedecer (não encharcar) o isopor com água e colocar a pasta.
      Beijos

  162. Suzana 17/1/2012

    posso fazer a pasta e colocar qtos dias antes do aniversario?, obrigada pela atençao e pela informaçao, no caso deixar o bolo pronto e decorado

    • Losana 18/1/2012

      Olá Suzana!
      Respondo a muitos comentários…você está falando do bolo falso??
      Bolo cenográfico pode durar muitos meses. Só cuide com formigas, umidade e deixe o bolo em local escuro para que não desbotem as cores (caso haja na decoração).
      Não cubra o bolo; não pode abafar.
      Beijos

  163. Simone Lúcia 20/1/2012

    Olá Losana!
    Parabéns pelo seu trabalho e pela boa vontade em passar os teus conhecimentos,me ajudou muito as dicas que você dar ,são minhas dúvidas também que acabo tirando nas perguntas e respostas,te agradeço muito ,Deus abençõe você e sua família,bjux.

  164. Simone Lúcia 20/1/2012

    Olá Losana!Você pode me ajudar com uma receita de bolo de cinco quilos ?Como calcular os ingredientes e como calcular o preço?Obs:bolo de baunilha com recheio e coberto com pasta americana.Obrigado!

    • Losana 23/1/2012

      Olá Simone!
      Dica para facilitar: Depois de verificar todos os seus custos com qualquer receita, acrescente 10 ou 20% sobre esse total que são os insumos (gás, transportes, luz, água, detergente). Assim, obterá o custo total de sua receita. Multiplique por 3 e terá o preço final a ser cobrado. Uma parte é o custo, a outra parte é o seu trabalho e a terceira parte é o lucro que vai render. Não esqueça que o preço final também vai depender muito da região que será vendido o produto. Verifique em sua cidade como estão comercializando os bolos.
      Não abuse ao colocar o preço final do produto ou terá dificuldades com as vendas.
      Enfim, sua venda tem que cobrir seus custos totais e ainda dar lucro.
      Um bolo com uma média de 10cm de altura e com 2 recheios você poderá calcular pelo tamanho da fôrma: 30cm = 40 a 50 fatias (5Kg).
      Visite nossas categorias de Bolos, Recheios para bolos e a de Glacês e coberturas.
      Desejo sucesso.
      Beijos

  165. Talita 21/1/2012

    Olá Losana, muito legal seu blog, aprendi muito!
    Estou me aventurando em meu primeiro bolo com pasta americana, gostaria de tirar uma duvida, se for possivel.
    o bolo é para o dia seguinte as 14h. tem algum problema eu fazer o bolo todo hoje? ele terá recheio de chocolate branco e preto e será coberto com a pasta americana e decorado. Faço tudo na noite da vespera e deixo fora da geladeira? corre o risco de estragar?
    obrigada!

    • Losana 23/1/2012

      Olá Talita!
      Bom…já fez o bolo. Não deu para responder a tempo; não fico direto no blog devido às atividades.
      Tenho certeza pela sua descrição que tudo correu bem.
      Beijos

  166. Márcia Monte 21/1/2012

    Amiga Losama ,
    já faço bolo a algum tempo,mais os dois últimos q fiz ,depois q entreguei as donas começaram a derreter a pasta e soltar do bolo.O q pode ter acontecido?
    Obs.. coloquei CMC pra colar a pasta!
    Achei o máximo suas dicas,espero q vc possa mim ajudar, pois é muito chato entregar um bolo e depois as pessoas retornarem dizendo q estão triste pq a pasta derreteu!!afff…Mim ajuda pq agora estou com medo d fazer bolo e tenho 2 de casamento pra fazer mais estou insegura,conto com sua ajuda,bjks
    Márcia Monte ♥ 21/01/12

    • Losana 23/1/2012

      Olá Marcia!
      A pasta deve ser “colada” no bolo com glacê real, ou seja, aplique fina camada de glacê real por todo o bolo e depois aplique a pasta.
      Já deve ter visto aqui a função do CMC. CMC não tem a função de colar a pasta no bolo.
      Por que a pasta americana derrete:
      – pasta americana não suporta umidade (clima – dias chuvosos e ambiente úmido).
      – a pasta foi colocada no bolo ainda gelado.
      – não colocou pitada de CMC na pasta.
      – bolo com a pasta foi colocado na geladeira.
      – molhou o bolo nas bordas e em cima do bolo, ou seja, molhou o bolo onde a pasta americana teve contato direto.
      Cometeu algum desses erros??
      Beijos

  167. Aline 22/1/2012

    Olá Losana, trabalho com bolos há algum tempo usando a pasta americana pronta. Mas gostaria de deixá-la mais elástica para fazer laços. Posso acrescentar CMC à pasta americana comprada pronta? Agradeço as dicas!!! beijos

    • Losana 23/1/2012

      Olá Aline!
      Não é recomendado.
      O recomendado é massa elástica.
      Beijos

  168. Aline 23/1/2012

    Obrigada pela ajuda Losana!
    Uma outra duvida: existe a massa elástica já pronta, como a pasta americana, disponivel no mercado?

    Grata, beijos

    • Losana 23/1/2012

      Olá Aline!
      Sim; tem pronta. Há massa elástica e massa para flores. As duas servem para fazer laços.
      Beijos

  169. Aline 23/1/2012

    Obrigada mais uma vez Losana!
    beijos

  170. Laura 23/1/2012

    Olá,
    Nunca mexi com Pasta americana…Vou comprar uma pronta para fazer uma tabela periodica em cima do bolo do meu namorado…gostaria de saber se preciso usar açucar impalpavel para manusea-la e com o que posso escrever em cima(pensei em glacê real preto).
    Obrigada!

    • Losana 24/1/2012

      Olá Laura!
      Pode ser glacê real. Também há no comércio kit de 5 canetas coloridas para decorar bolos.
      A pasta pronta não tem a necessidade da adição de nenhum outro ingrediente, bastando apenas manuseá-la até recompor sua elasticidade e maciez no instante de aplicá-la ou moldá-la.
      Beijos

  171. Laura 24/1/2012

    Nossa, Muito Obrigada pela rapidez da resposta!
    tenho outra perguntinha kkk
    Se,por exemplo, eu for cobrir um cupcake com pasta americana, eu preciso passar algo no cupcake antes de colocar a pasta?
    Muito obrigada,Beijos.

    • Losana 24/1/2012

      Olá Laura!
      Sim. “Cole” com glacê real (fina camada).
      Beijos

  172. Daniela Benatti 24/1/2012

    olá…. comprei pasta pronta, mas ela está grudando na mao e na mesa… a minha mesa é de madeira… será que é ´por isso?
    abrir na pia é melhor????? bjoss

    • Losana 26/1/2012

      Olá Daniela!
      Desculpe a demora em responder; tive um imprevisto por aqui.
      Pulverize, na próxima vez, a mesa com açúcar impalpável ou de confeiteiro ou maisena(pouquinho).
      Beijos

  173. Regina Moretti 25/1/2012

    amei seu blog e vou aproveitar varias dicas

  174. Silmara 25/1/2012

    A pouco tempo me transformei em uma devoradora de informações a respeito de bolos decorados com pasta americana e encontrei neste blog as mais completas e sinceras explicações.
    Obrigada Losana!

  175. Ilanna 26/1/2012

    Olá Losana !
    primeira mente amei suas dicas , ajuda muito a quem está começando no ramo .
    Gostosria de saber ,se para moldar o bolo deixalo retinho tirar as bordas ele precisa estar totalmente frio , e se posso colocar pasta americana no bolo frio ou ele precisa estar ao menos morno .
    bjinhos aguardo a resposta !

    • Losana 26/1/2012

      Olá LLanna !
      Frio (Temperatura ambiente)
      Frio (Temperatura ambiente)
      Beijos

  176. Ilanna 26/1/2012

    Obrigado Losana!
    vou fazer um bolo na próxima semana e preciso que ele fique bem retinho …
    tenho outra dúvida , quando estico a pasta americana ela fica fosca devido ao contato com o açucar impalpavel , o que posso passar para que ela fique com um aspecto brilhoso ?
    bjinhos mais uma vez obrigado!*-*

    • Losana 27/1/2012

      Olá LLannna!
      Alguns preferem passar gordura vegetal; outros preferem passar geleia de brilho.
      Seja o que for que escolher, utilize com o auxílio de um pincel de cerdas macias.
      Passe suavemente e finíssima camada do produto. Espalhe bem.
      Beijos

  177. Ilanna 27/1/2012

    Muito obrigado pela ajuda Losana!
    tenha uma ótima tarde, voltarei caso tiver outras duvidas , pois amei o blog.
    bjinhos ;*

  178. Claudia 27/1/2012

    olá gosto de decorar bolos de aniversario… gostaria q vc mim esclaressece uma duvida .. posso colocar o recheio de emulsificante e enfeitar com decoração de eva….e quando for para comer tira somente o papel?

    bjss adorei o seu trabalhoo.

    • Losana 27/1/2012

      Olá Claudia!
      Não posso opinar sem detalhes sobre o bolo…não conheço suas receitas (principalmente o recheio citado), não entendi o que tem a ver o recheio com a decoração, e de que papel está falando.
      Beijos

  179. Márcia Monte 27/1/2012

    Amiga, obg. tudo q vc falou eu fiz…..=(
    Eu fiz uma cola de cmc e quando acabou o chocolate q eu uso pra colocar a pasta acabou eu pincelei o bolo com a cola de CMC notei q ficou muito molhado mais achei q como ele cola as peças e q da firmeza a pasta iria ficar bom….affff…oO bolo estava na geladeira antes de colocar a pasta!!!!Então como faço quando o tempo estiver frio????
    Agradeço amiga…Q Deus continue te abençoando!!!!!bjks♥

    • Losana 28/1/2012

      Olá Márcia!
      Prestou bem a atenção na minha resposta anterior. Pelo que descreveu; fez tudo errado.
      Se o bolo ficou na geladeira antes de colocar a pasta; deve ser retirado horas antes de colocar a pasta. O bolo não pode estar gelado para colocar a pasta.
      Em dias chuvosos e úmidos é melhor evitar trabalhar com pastas mesmo colocando pitada de CMC na pasta. Uma possibilidade é os ambientes terem ar condicionado na função de retirar a umidade do ambiente.
      Beijos

  180. Denise 28/1/2012

    Olá! Losana em muitas receitas de pasta americana que vi aq nos sites, na composiçao delas nao tem a glicerina e nem o cmc, ja em um curso que fiz fala pra usar os dois, porem nao estou encontranto esse 2 produtos por aq onde moro.Me ajuda, posso fazer a pasta sem esses produtos? Sem eles pode ocorrer algum erro na pasta? Me ajuda pois agora em fevereiro é aniversario do meu afilhado de 1 aninho e estou quase louca atras desse itens. Desde ja obrigada! Aguardo sua resposta

    • Losana 28/1/2012

      Olá Denise!
      Esses produtos são encontrados em casa/lojas de produtos culinários para confeitaria/festas.
      É colocado só uma pitada de CMC na pasta americana caseira; ajuda a pasta a secar mais rápido. Não pode colocar muito.
      Já em climas muito secos, a glicerina, é usada para evitar que a pasta rache.
      Beijos

Os comentários estão fechados.