Você sabe a diferença entre os diversos tipos de leite?
A gente responde!
Saiba o que está servindo e bebendo!

Receita de Diferenças Entre os Tipos de Leites - Diferencas-entre-leites

Leite integral, semidesnatado e desnatado: estas denominações definem propriedades, como teor de gordura e valor nutricional.

Leite pasteurizado, leite em pó e longa vida: definem métodos de processamento.

Leite Integral

O leite integral  não passa por nenhum processo de remoção de gordura, sendo consumido, portanto, com a grande parte de suas características nutricionais originais. É uma excelente fonte de cálcio e proteínas. Deve conter, no mínimo, 3% de gordura.

Leite Desnatado

O leite desnatado apresenta uma redução maior no teor de gordura do que o leite semidesnatado mas, ele preserva boas quantidades de proteínas, cálcio e carboidratos encontrados em todas as versões da bebida. Mantém o mesmo teor de cálcio e proteínas. O leite desnatado, chega, no máximo, a 0,5% de gordura. Este leite é indicado para pessoas que precisam ingerir ainda menos gordura para diminuição de peso ou por problemas no sangue.

Leite Semidesnatado

Este leite é o que mais se aproxima à composição integral, preservando o sabor da gordura do leite. Tem menor teor de gordura (de 0,6 a 2,9%). É indicado para quem quer ingerir menos gordura para diminuição de peso com colesterol alto.

Leite Pasteurizado

O leite pasteurizado é o leite que foi submetido a tratamento térmico. O processo consiste no aquecimento à temperatura de 72 a 75 graus centígrados por 15 a 20 segundos, e refrigeração à temperatura de 2 a 5 graus centígrados, sendo envasado em seguida. O objetivo é destruir micro-organismos causadores de doenças mas, mantém as bactérias que fazem bem à digestão, como os lactobacilos.

Leite longa vida (UHT)

O leite longa vida, no processo, é submetido a altas temperaturas e chega a 150 graus centígrados em poucos segundos. Elimina praticamente todos os micro-organismos – até mesmo as bactérias inofensivas. Um processo que aumenta o prazo de validade. Não há necessidade de adicionar conservantes em um produto tratado com UHT, pois não há micro-organismos crescendo. Os recipientes assépticos também protegem o produto do ar e da luz, protegendo assim a qualidade do produto.

Leite em Pó

O leite em pó é feito a partir da desidratação do leite daí tem sua longevidade estendida. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-no evaporar num processo lento, que mantém as proteínas do produto. 1 kg de leite em pó, misturado com água, permite obter de 6 a 7 litros de leite recombinado.

A primeira informação sobre o leite em pó é do século 18, quando os habitantes da Sibéria Oriental congelavam o leite e com isso conseguiam obter um pó.

Veja a receita de leite de amêndoas, de castanha, de quinoa e de aveia.

Dicas e curiosidades, Bebidas
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Receba grátis receitas no seu e-mail:

Deixe o seu comentário