Os alimentos orgânicos só possuem vantagens? Quase sempre, mas fique atento para o que “orgânico” significa exatamente.

Quem é que não sabe que as frutas e legumes devem estar presentes no nosso dia a dia para uma dieta mais saudável? E parte desse pensamento nos faz pensar que os produtos orgânicos são mais saudáveis. Porém, alguns fatos devem ser demonstrados para que você perceba que também nem sempre os alimentos rotulados como orgânicos são a melhor e mais saudável opção para a mesa de alimentos da sua família.

Em primeiro plano, muitos são os indivíduos que acham que o produto orgânico é sinônimo de um produto que foi criado em perfeito estado: sem herbicidas, pesticidas, ou quaisquer outros produtos químicos. Mas isso não é verdade. Em grande parte dos casos, os alimentos orgânicos possuem produtos químicos que são aprovados para o uso nesse tipo de alimento, mas são produtos bem menos nocivos que fertilizantes e pesticidas artificiais.

Frutas e vegetais organicos

Por mais naturais que alguns pesticidas sejam, eles podem também ser prejudiciais. Esses pesticidas, no caso, podem prejudicar igual ou até mais do que os sintéticos que são utilizados em produtos não orgânicos. Então, você deve atentar para isso antes de fazer a sua compra de “alimentos orgânicos (mas não tão orgânicos assim)”.

Só para se ter uma ideia, são muitos os lugares onde o produto de caráter orgânico deve ser certificado, como é o caso dos EUA. No país, são mais de 40 diferentes instituições responsáveis pela certificação de produtos orgânicos. Porém, grande parte dos produtos acabam indo até o mercado e, consequentemente,  até a mesa do indivíduo sem que tenham passado por essa certificação, o que significa que, na verdade, você pode pagar caro por um produto que nada se diferencia dos outros!

Uma dica?

É claro que existem, por todo o mundo, orgânicos reais e de qualidade que realmente são naturais e não prejudiciais à sua saúde.

O ideal é verificar se o produto possui uma certificação e pesquisar sobre as fazendas e/ou outros locais que trabalhem com o cultivo e com a venda de alimentos orgânicos, para garantir que elas podem lhe oferecer produtos de qualidade e com a menor quantidade de pesticidas possível. De qualquer maneira, mesmo comprando os seus alimentos no mercado, tenha certeza de que eles são certificados por alguma instituição.

Na hora que você achar esse alimento realmente de qualidade, não se assuste, pois o preço promete ser também um pouquinho mais salgado, devido à mão de obra necessária para a produção em pequena escala (já que os alimentos orgânicos são produzidos realmente por pequenos agricultores).

Além disso, geralmente a aparência do produto que é realmente orgânico também é um pouco diferente, já que eles foram cultivados de forma totalmente natural. Eles geralmente não possuem cores tão fortes e chamativas, pela própria ausência de algumas substâncias, como também podem ser menores e apresentarem manchas nas cascas por conta dos frequentes ataques de pequenos insetos.

Vale ainda lembrar que a aparência menos capitalista é exatamente o que faz do alimento orgânico bem mais natural, afinal, a aparência que vemos nas frutas e vegetais normais só são possíveis por conta dos produtos químicos.

A produção, processamento, rotulagem e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil são regidos pela Lei 10.831/03, pelo Decreto 6323/07 e Instruções Normativas específicas.

Fique atento para as regras sobre produtos orgânicos:

I – para produtos com 95% ou mais de ingredientes orgânicos, deverão ser identificados os ingredientes não orgânicos e poderão utilizar o termo “ORGÂNICO” ou “PRODUTO ORGÂNICO”;

II – para produtos com 70% a 95% de ingredientes orgânicos, os rótulos deverão identificar esses
ingredientes orgânicos e apresentar os dizeres: “PRODUTO COM INGREDIENTES ORGÂNICOS”;

III – os produtos com menos de 70% de ingredientes orgânicos, não poderão ter nenhuma expressão relativa à qualidade orgânica.

Água e sal adicionados não devem ser incluídos no cálculo do percentual de ingredientes orgânicos.

Veja mais receitas deliciosas nos

Mundo Gourmet

Outras receitas que você vai adorar:

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

Deixe o seu comentário