Popular em vários lugares do mundo, o queijo possui uma infinidade de sabores, formas e textura.

Receita de Queijos
Por cwbuecheler

Cada localidade desenvolve suas próprias variações, expandindo assim cada vez mais o número de opções desse alimento. Há centenas, talvez milhares de queijos no mundo. Aprenda a distinguir os principais e a usá-los de forma apropriada.

Curiosidade: Mussarela, muçarela, musarela ou mozzarella ? A correta grafia do queijo – A Academia Brasileira de Letras informa que as formas registradas oficialmente são: muçarela ou mozarela

Queijos italianos:

Queijo Gorgonzola – É um queijo com veias azuis (fungos), feito de leite de vaca e sabor forte. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado. Usado em molhos, pastas e com torradas.

Queijo Mussarela – A Mussarela é um queijo feito de leite de búfala ou de vaca. A de leite de vaca é firme e boa para pizzas e recheio de massas, como a lasanha.

Queijo Parmesão – O parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade. É usado ralado sobre vários pratos. Quando novo, é bom aos pedaços.

Queijo Provolone – O provolone é um queijo de leite integral de búfala ou de vaca com uma pele macia, é forte e perfumado. Ele é produzido principalmente nas regiões da Itália da Lombardia e Veneto. Bom sózinho e em sanduíches.

Queijo Ricota – O Ricota é um queijo fresco e leve. É um queijo feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. O ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve. É apreciado como recheio de massas, em pastas e tortas doces.

Mussarela de búfala - Vem em bolinhas na salmoura ou no soro. Bom ao natural e em saladas.

Grana Padano – Parmesão de excelente qualidade. É usado ralado em massas e carpaccios.

Pecorino – Parmesão de leite de ovelha. É usado em massas e fundamental no molho pesto.

Mascarpone – É cremoso. É ingrediente de pratos salgados e doces, como o Tiramisù.

Queijos franceses:

Queijo Roquefort – O Roquefort é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. É um queijo branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característico de matriz azul.Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado. Por ser macio, fica ótimo em molhos.

Queijo Camembert – Camembert é um queijo macio, cremoso e tem uma casca de mofo – que se come. Seu nome vem da vila de Camembert . Quando fresco, o Camembert tende ser esfarelento e é relativamente duro, porém característicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece. É excelente aperitivo.

Queijo Brie – É um dos queijos franceses mais antigos. O Brie é um queijo macio – cremoso feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor pálida e  sabor forte. Bom com uva Itália, com torradas e em risotos.

Queijo Chèvre – É macio e feito de leite de cabra. Com sabor e textura variados, é bom em saladas e pastas.

Saint Paulin – É firme porém cremoso. Excelente em massas.

Queijos ingleses:

Queijo Cheddar – O Cheddar é uma criação inglesa, embora muitos achem que seja americano. É um queijo amarelo pálido, firme, com sabor pronunciado. É originário da vila inglesa de mesmo nome. É ótimo em sanduíches.

Queijo Cottage – O Cottage é feito com leite desnatado, tem baixas calorias, é uma coalhada de queijo com sabor suave. Ele é drenado, mas não prensado, então fica algum soro de leite. Cottage não envelhecido. Perfeito para sanduíches e pastas.

Queijos holandeses:

Queijo Gouda – O queijo Gouda é feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro. É macio e tem sabor suave. Muito usado como aperitivo.

Queijo Edam – O Edam é tradicionalmente vendido como esferas com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela. Ingrediente fundamental do “molho quatro queijos”. Acompanha vinho tinto.

Queijos suíços:

Queijo Emmental – Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço. O Emmental é um queijo amarelo, duro, firme e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Servido puro e no fondue.

Queijo Gruyère - O queijo Gruyère é amarelo e feito de leite de vaca. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos e dispersos buracos. O nome vem da cidade de Gruyères na Suíça. Bom para gratinados, sopas e no fondue.

Queijos brasileiros:

Queijo Prato – Invenção mineira boa para sanduíches e aperitivo. O nome se deve ao formato achatado.

Requeijão – É uma pasta cremosa. Costuma ser servido com pães ou com doces.

Catupiry - O requeijão brasileiro desta marca, mais firme, é famoso por seu uso em pratos salgados. Catupiry é uma marca (empresa) registrada de uma indústria que desde 1911 em Minas Gerais produz requeijão.

Reino – Firme e redondo. É bom puro.

Minas - Pode ser curado. É servido com pão ou com doces. Com goiabada, faz o “Romeu e Julieta”.

Outros :

Cream cheese – Queijo untuoso mas firme, espalhável, com alto teor de creme de leite que se obtem da centrifugação da coalhada. Pode ser natural ou adicionado de sabores. Muito consumido na Inglaterra, EUA e toda Europa. É usado em sanduíches, em patês ou como ingrediente para o cheese cake.

Queijo Estepe -Originário das estepes russas, este queijo é fabricado a partir do leite de vaca. Apresenta uma textura semi-dura e massa semi-cozida, de cor amarelo-palha, com sabor frutado ligeiramente doce. Geralmente é consumido puro ou em molhos 4 queijos. Por ter uma textura fatiável, serve para compor sanduíches e aperitivos.

Dicas e curiosidades,
FavoriteLoadingAdicionar ao meu Livro
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

4 comentários para “Queijos”

  1. Carmenperez 3/10/2011

    amo tdas essas receitas, faço tdas.

  2. Rosangela 1/3/2013

    adoro queijos

  3. Cris 9/3/2013

    Oi Losana, tudo bem? Olha, eu moro na Alemanha e gostaria de saber qual desses queijos: Gouda ou emmental sao melhores para fazer bolinhas de queijo? Desde de já Obrigada, pois nao entendo nada de queijo. Só entendo de comer. Rsrsrrs

    • Losana 11/3/2013

      Olá Cris!
      Poderá utilizar mussarela, prato ou outro de sua preferência.
      Emmenetal, Gruyère e Gouda, são menos picantes e agradam a todos.
      De origem suíça, o gruyère é firme. Bom quando combinado com sopas e gratinados.
      O Gouda (holandês) é macio e tem sabor suave. É muito usado como aperitivo, mas também pode ser usado em molhos.
      O emmental (suíço) também é firme e tem sabor suave. É muito bom servido puro e no fondue.
      Beijos

Deixe o seu comentário