Uma receita light apetitosa e 20 Dicas para você que quer evitar a Diabetes e mesmo para você que já é diabético. Aproveite!

  1. Não pule refeições. Seja disciplinado e estabeleça horários regulares para fazer suas refeições e não belisque entre as refeições.
  2. Garanta uma alimentação saudável: 3 a 6 refeições ao dia, uma a cada 3 horas, de modo fracionado. Faça o café da manhã, almoço e jantar intercalados por pequenos lanches.
  3. Comer a cada 3 horas ajuda a manter a glicemia nos valores adequados. Para adequar seu plano alimentar, procure o auxílio de um nutricionista.
  4. Todo diabético pode usar produtos “diet” ou “light” desde que esses alimentos estejam isentos de mel ou de açúcar. Leia sempre o rótulo da embalagem do produto a ser comprado. Atenção para os termos diet ou light e descubra o que realmente foi retirado do produto.
  5. Lembre-se sempre: Alimentos “diet” não contêm açúcar, enquanto os “light” têm somente uma redução na quantidade de açúcar ou de calorias.
  6. Saiba que: Você deve preparar o estômago para a refeição. As saladas que são consumidas no início de uma refeição, ao serem ingeridas, servem para “forrar” o estômago e fazer com que os carboidratos possam ser absorvidos de forma lenta, evitando o aumento rápido do nível de açúcar no sangue, ou seja, a hiperglicemia
  7. ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    Consuma maior quantidade de fibras. Dê preferência sempre aos alimentos integrais, legumes, verduras e frutas.
  8. Procure fazer saladas coloridas para estimular seu consumo. Acrescente frutas à salada como pedaços de manga, maçã, , laranja, pera e outras.
  9. Pode comer fruta à vontade? Não, não pode. Se consumida em excesso também aumenta as concentrações de açúcar no sangue. Lembre-se sempre que a fruta é doce e contém seu próprio açúcar, a frutose. Saiba que, por exemplo, a uva tem alta concentração de açúcar.
  10. E suco de frutas? Utilize no máximo 2 porções de fruta e dilua a polpa do suco em água ou água de coco, de preferência sem adoçar nem mesmo com adoçante.
  11. Escolha os alimentos que contêm menor teor de gordura e prefira os que contenham mais fibras.
  12. Alimentos ricos em carboidratos devem ser consumidos com moderação pelos diabéticos. Exemplo: dia de macarronada não é dia de comer arroz, ou seja, não os consuma juntos.
  13. Evite gorduras saturadas (carnes gordas, creme de leite, bacon, manteiga, banha, queijos amarelos, frango com pele) que diminuem a eficiência da insulina.
  14. Reduza o consumo de alimentos industrializados, substitua-os por preparações caseiras ou alimentos naturais. Fuja de alimentos embutidos: salsichas, salames, linguiças, mortadelas e outros.
  15. Ovos podem substituir as carnes. Dê preferência ao consumo da clara, pois saiba que, a gema é rica em colesterol. Prepare omelete com as claras, vegetais como espinafre, cheiro verde, cebola e outros temperos de sua preferência.
  16. Não consuma alimentos com grande quantidade de açúcar como melado, mel, doces em geral, refrigerantes e outros que causam aumento de açúcar no sangue (glicemia).
  17. Faça a escolha certa! Fora de casa, prefira os restaurantes a quilo ou bufês pois oferecem grande variedade de alimentos e você poderá fazer escolhas saudáveis, controlando-se a quantidade e o tipo de comida.
  18. Muito importante beber bastante água para o bom funcionamento do seu organismo. Isso deve se tornar um hábito. Nosso organismo elimina cerca de 2,5 litros de água por dia através de urina, transpiração e respiração. Devemos repor essas perdas com 6 a 8 copos de água por dia, mesmo sem sentir sede.
  19. Atividade física (fuja do sedentarismo), medicação indicada pelo seu médico e dieta equilibrada, são fundamentais para manter a Diabetes sob controle.
  20. Não coloque a culpa só em fatores genéticos. Para viver bem com a diabetes, cabe ao portador da doença monitorá-la rigorosamente. Diabetes é uma doença silenciosa, cuidados devem ser dobrados para que a doença não se agrave.

Pastel Assado Light

Ingredientes Massa

  • 125 gramas de farinha de trigo integral
  • 125 gramas de margarina light
  • 125 gramas de ricota passada pelo espremedor
  • Sal a gosto

Ingredientes Recheio

  • 200 gramas de ricota passada pelo espremedor
  • 2 colheres (sopa) de maionese light
  • 1 colher (sopa) de cheiro verde
  • Sal a gosto
  • Gema para pincelar

Modo de Preparo

  1. Pré aqueça o forno a 180ºC.
  2. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo integral, a margarina, a ricota e tempere com sal a gosto.
  3. Misture bem até obter uma massa homogênea e macia.
  4. Se necessário, acrescente mais um pouquinho de farinha.
  5. Em outra tigela, misture bem os ingredientes do recheio.
  6. Abra a massa e com o auxílio de um cortador, corte em círculos.
  7. Em cada círculo de massa, coloque porção de recheio e feche os pastéis com o auxílio de um garfo.
  8. Distribua os pastéis em assadeira antiaderente, pincele com gema e leve ao forno para assar até que fiquem corados.

Dicas de Mãe

Rendimento dependerá do tamanho que fizer os pastéis, podendo ser grandes, médios ou pequenos.

Saiba que ricota não é um queijo propriamente dito, pois é preparado com o soro, e não o coalho.

Veja mais receitas deliciosas nos

Salgados, Dicas e curiosidades
FavoriteLoadingAdicionar a receitas favoritas
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Outras receitas que você vai adorar:

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

6 comentários para “20 Dicas para evitar o Diabetes”

  1. Yolanda 9/7/2014

    amei essa receita, bjs.

  2. Gloria Souza E Souza 10/7/2014

    Gostei das dicas. Vou procurar segui-las.

  3. LINA 4/8/2014

    Parece que é muito boa essa receita,mas acho que elas todas tem o seu jeitinho de fazer.

  4. Denice Ramos 19/5/2015

    Olá! Adorei as dicas principalmente dos suco como o da melancia .

  5. Sayonara 8/7/2015

    Gostaria de receber receitas

    • Losana 21/7/2015

      Olá Sayonara!
      Para receber receitas, cadastre-se. Entrando no site, há o: Receba receitas digite seu e-mail.
      Sempre que houver publicações, será avisada.
      Beijos

Deixe o seu comentário