Receita de Trufa ao Morango

Chocolate branco e morango, não tem como não ser bom!

Ingredientes cobertura:

500 gramas de chocolate branco fracionado

Ingredientes recheio:

500 gramas de chocolate branco
200 gramas de creme de leite
1 colher (de sopa) de xarope de glucose
2 colheres (de sopa) de pasta de morango

Modo de preparo do recheio:

Derreta o chocolate. Acrescente o creme de leite e misture até formar um creme liso e homogêneo. Misture o xarope de glucose e os demais ingredientes. Leve para geladeira por 30 minutos. Derreta o chocolate da cobertura e despeje-o em forminhas próprias para bombons. Em seguida, retire o excesso, batendo a lateral da fôrma num refratário. Cubra com papel manteiga e leve à geladeira com a cavidade para cima. Espere 7 minutos, retire e repita o processo, mas, desta vez, leve a fôrma à geladeira com a cavidade para baixo. Deixe por 5 minutos, retire da geladeira, remova o papel manteiga e coloque o recheio. Depois, feche com chocolate e leve para gelar por cerca de 10 minutos, ou até que a fôrma fique opaca. Desenforme.

Dicas de mãe:

Xarope de glucose e pasta de morango você encontra em casas especializadas em vendas de produtos culinários para festas; para panificação.
A receita indica chocolate fracionado; eu prefiro chocolate considerado nobre.
A receita tem o título de trufa mas, saiba que, a verdadeira trufa não tem formato definido e nem deve ser enrolada como um brigadeiro! O nome trufa vem exatamente do fungo trufa, que não tem um formato definido. A verdadeira trufa é coberta com cacau em pó.
Se preferir, poderá envolver morangos na massa (deixando o cabinho de fora) e banhar com chocolate fazendo decoração de sua preferência.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
4.32 de 44 votos

Por - Veja mais receitas com: ,

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

36 comentários para “Trufa ao Morango”

  1. Uma Deliiiiicia de receita PARABÉNS!!!!!!!!!!

  2. SONIA MOURA SANTOS 13/9/2010 às 21:05:17

    ola querida comecei a fazer trufas para vender, eu nunca tinha feito achei vc graças a DEUS, e estou conseguindo fazer as trufas as primeira me atrabahei muitos mas ja estou quase boa bjss que DEUS DE BASTANTE SAUDE E SABEDORIA PARA QUE VC POSSA NOS AJUDAR!

  3. Olá Sonia!
    Grata.
    Desejo sucesso.
    Beijos

  4. Patrícia Porto 31/10/2010 às 07:26:33

    Olá Losana, amei as dicas e curiosidades do chocolate…estou iniciando no ramo das trufas e a primeira remessa foi um sucesso, gostaria que me enviasse novos recheios, principalmente limão e morango…tbm gostaria de dicas de como cobrar, saber se estou lucrando, como obter mais renda sem prejuízo, afinal de contas estou fazendo pra ajudar no orçamento.
    Beijos, aguardo…

  5. Olá Patricia !
    Parabéns pelo sucesso!!!
    Em dicas e curiosidades, aqui no blog, há publicações de como colocar preços.
    Anotado seu pedido.
    Beijos

  6. amo trunfas gostaria de aprender novas receitas

  7. EU ESTOU ENCANTADA COM TANTA DELICIA PARABENS! VOCES SAÕ OTIMOS OBRIGADO. BEIJOS

  8. Olá Lilia!
    Grata
    Beijos

  9. suas receitas são lindas deve ser uma delicia de gostosa só de olhar to de agua na boca

  10. suzane nabel 6/5/2011 às 16:44:59

    EU SOU CONFEITEIRA,E SUAS RECEITAS MIN ALEGRAM MUINTO BEIJÃO!!

  11. Gostaria de saber qual o prazo de validade desta receita, o xarope de glucose interfere no prazo de validade?
    Grata

  12. Olá Adriana!
    Não interfere no prazo de validade. O xarope de glucose evita a formação de cristais de açúcar, confere maior brilho, aumenta a viscosidade, cremosidade e maciez em sorvetes, pirulitos e massas. Eu uso da empresa Arco (Arcolor); é transparente e não interfere na cor da massa. Para facilitar sua retirada do pote aqueça a colher em água quente.
    Algumas pessoas substituem pelo mel Karo mas não é a mesma coisa. Em pasta americana o mel deixa sabor característico e a pasta amarelada.
    Se colocar morango in natura na trufa o prazo de validade cai para 1 dia.

  13. Muito obrigada pelos esclarecimentos! Fiz o recheio porém achei que ficou muito doce, talvez seja a marca do chocolate branco, pois achei o mesmo um pouco mais doce em relação ao que eu normalmente uso.
    Vou fazer um novo teste usando outra marca, para ver se realmente dá pra sentir o “gosto” de morango e naõ fica tão enjoativa.
    bjs
    Obrigada :)

  14. eu adorei a receita
    parabéns Losana

  15. Olá Losana, você sempre fala que chocolate não deve ficar na geladeira, porém fiquei na duvida quanto ao morango in natura.
    Ele pode ficar fora da geladeira mesmo envolvido em beijinho e chocolate? Outra coisa, digamos que eu deixe na geladeira, e depois tire e deixo algumas hrs em temperatura ambiente,tem problema? obrigada.

  16. Olá Natália!
    Eu falo porque é a característica do chocolate. Chocolate não suporta umidade. Se a umidade é excessiva acontece o fenômeno chamado “Sugar Bloom”, quando há umidade na superfície do chocolate. A umidade faz com que o açúcar no chocolate dissolva e quando a umidade evapora, os cristais do açúcar permanecem na superfície, fazendo com que o chocolate fique manchado, com aspecto cinza. Isso causa a impressão de que o chocolate está estragado. O que causa isso é a armazenagem incorreta, em lugares úmidos (como a geladeira) ou quando o chocolate é armazenado a uma temperatura fria e depois levado muito rápido em ambientes muito quentes.
    Bombons com fruta in natura a validade padrão é de um dia. Morangos são muito perecíveis.
    Resumindo: seu bombom de morango, fora da geladeira, até aguenta um ou dois dias. Se colocar na geladeira; quando retirar e o bombom voltar à temperatura ambiente, suará e o chocolate ficará manchado como descrito anteriormente.
    Beijos

  17. hmmm entendi, obrigada!

  18. XAROPE DE GLUCOSE PODE SE USAR EM TODOS OS RECHEIOS, BJUS

  19. Olá Ana Celia!
    Não sei se está afirmando ou perguntando. De qualquer maneira o ideal é utilizarmos a glucose somente quando a receita pede esse ingrediente.
    Beijos

  20. olá , obrigada pelas deliciosas receitas , que recebo na minha pag. de email , creio que vc é uma pessoa de Deus por tanta bondade ! Sou apaixonada por receitas e estou pensando em trabalhar nessa aréa agora, sou grata a vc que Deus te recompense ! bjs

  21. Olá Vânia!
    Grata
    Desejo todo sucesso em seu novo empreendimento.
    Que Deus abençoe a todos nós.
    Beijos

  22. Losana, Boa Tarde

    Gostaria de saber qual é a melhor marca ou a mais indicada de pasta de morango…fiquei na duvida… será que eu poço substituir por geleia de morango.
    Obrigada desde de já!.

  23. Olá Michele!
    Poderá fazer uma experiência com geleia.
    A pasta é mais densa e facilmente encontrada em casa/lojas de produtos culinários para confeitaria.
    Beijos

  24. OI Losana! estou preocupada pois li que com chuva o chocolate não fica bom ,tenho que fazer 300bombom de morango e so dura um dia,é emcomenda e tem data certa se chover o que tenho que fazer?
    Obrigada desde ja!

  25. Olá Pilar!
    Não…não é que não fica bom.
    Com tempo úmido devemos evitar trabalhar com pasta americana e chocolate. Mas, é possível o trabalho.
    Acondicione os doces (quando o chocolate já estiver seco) em caixas próprias para doces, cubra-os com papel toalha e feche a caixa. Isso se os bombons forem em forminhas e não embrulhados um a um.
    Beijos

  26. Valeu Losana vc é joia mesmo.
    Beijos.

  27. Olá Losana,
    Gostaria de parabenizá-la por suas receitas são ótimas.
    Tenho uma duvida, vou preparar as trufas do aniversário do meu filho dois dias antes, gostaria de saber qual a forma correta de armazena-las pois a temperatura está alta e fico com medo do chocolate derreter.
    Obrigada

  28. Olá Cacilda!
    Em caixas próprias para doces em local fresco e arejado.
    Veja também aqui no blog, a publicação:
    - Chocolate não é sorvete.
    Beijos

  29. Sandra Londres 23/9/2012 às 16:13:54

    Boa tarde Losana! Parabéns pelas receitas maravilhosas! Gostaria de saber pra que serve o creme vegetal, aqueles de 1 litro que encontramos nos supermercados parecidos como chantilly? Em que tipo de receitas ele entra? grata! bjus!

  30. Olá Sandra!
    Não me disse qual aquele que você encontra aí em sua cidade.
    Há creme vegetal tipo chantilly (marca Arcolor); é ideal para recheios, coberturas e decoração de bolos, tortas, doces, frutas, sorvetes etc.
    O da marca Leco (creme culinário) creme vegetal é indicado para molhos,salgados e doces.
    Beijos

  31. Boa noite Losana! gostaria de saber por que a pasta americana tingida de rosa, ela desbota tanto, pos já vi que ate a hora da festa o bolo esta quase branco. O que posso fazer.

    obrigado. beijos

  32. Olá Arilda!
    A pasta americana cor de rosa é fotossensível (sensível à luz), ou seja, desbota em contato com a luz. Deixe abrigado de luz. Outras cores que também desbotam facilmente: azul, violeta e roxa.
    Exponha o bolo só no momento do evento.
    Beijos

  33. Boa tarde Losana! Parabéns pelo site! Fiz trufas de brigadeiro com morango dentro, porém a fruta solta um líquido. Há alguma forma disso não acontecer?

    Obrigada, até mais

  34. Olá Cintia!
    Morangos quando machucados ou cortados, soltam mesmo muito líquido.
    O ideal é que utilize morangos inteiros, não machucados e que você não corte o morango para retirar o “cabinho”.
    Beijos

  35. Boa tarde Losana, Tenho vontade de começar a trabalhar com trufas, gostaria de algumas dicas.
    Obrigada

  36. Olá Janice!
    Em nossa categoria de Dicas e curiosidades, há muitas publicações sobre trabalho com chocolate e uma delas é:
    - Trufas e dicas
    Beijos

Deixe o seu comentário


Em caso de dúvidas sobre as receitas, primeiro utilize o nosso campo de pesquisa, em cima à direita.