Receita de Ovos de Páscoa Básico, Recheado e Trufados Caseiro

Nesta receita você terá acesso à dicas imperdíveis.
Para fazermos ovos de Páscoa recheado ou trufado devemos fazer primeiro a receita do ovo de Páscoa básico. Ele será a base para criar ovos de Páscoa mais elaborados.

Ovo de Páscoa Básico/Simples:

250 gramas de chocolate ao leite, 250 gramas de chocolate amargo derretidos juntos renderá  um ovo de meio quilo.
Veja Dicas de Mãe espalhadas por todo este post.

Quebre a barra de chocolate em pedaços pequenos para facilitar no derretimento. Separe em três partes iguais. Derreta duas partes do chocolate em banho-maria ou no microondas. O chocolate não pode ter contato com água ou vapor d’água. Cuidado com o microondas (costuma queimar o chocolate); derreta o chocolate aos poucos e cuidado para não esquentar em demasia o chocolate. A água do banho-maria deve esReceita de Ovos de Páscoa Básico, Recheado e Trufados Caseiroquentar, sem ferver e desligue o fogo para depois começar a derreter o chocolate.
Lembre-se: o objetivo é derreter o chocolate e não cozinhá-lo. Não pode passar de 45°C. Um termômetro culinário seria o ideal neste processo.
Depois do chocolate derretido, acrescente o restante do chocolate mexendo sempre até todo o chocolate estar derretido. Coloque o chocolate derretido sobre uma pedra de mármore da pia de sua cozinha para dar o choque térmico (para esfriar). Há outros meios de se dar o choque térmico. Veja aqui no blog, publicação intitulada: Chocolate- Resfriamento/choque térmico. Mexa bem até atingir 29ºC (frio). Se não tiver termômetro; coloque um pingo de chocolate no lábio inferior e, se sentir sensação de frio o chocolate estará na temperatura ideal para moldagem. Se errar no choque térmico, seu bombom ou ovo de Páscoa vai derreter depois de pronto.
Hoje há no mercado molde/fôrma que produz ovo de Páscoa em 10 minutos, sem a necessidade de se fazer por etapas, várias camadas de chocolate. Se você não possui essa fôrma; terá que fazer os ovos em fôrma simples de PVC.
Com um concho, coloque o chocolate no molde de PVC. Se for molde simples de PVC; espalhe por todo o molde. Escorra o excesso de chocolate e limpe as bordas do molde com a espátula. Cubra com papel manteiga e leve à geladeira com o buraco do molde para baixo em bandeja forrada com papel manteiga. Coloque na geladeira por 1 ou 2 minutos e depois volte a colocar outra camada fina de chocolate. Você vai repetir este procedimento quantas vezes forem necessárias para que o chocolate fique na espessura que você desejar.  O normal é que isso seja feito 2 a 3 vezes. Quando terminar de fazer as camadas, deixe na geladeira por 2 ou 3 minutos ou até que se verifique que o molde ficou opaco. Retire e desenforme. O tempo na geladeira também varia de geladeira para geladeira. Fique de olho! Não pode ficar tempo demais na geladeira. Você vai ter que descobrir qual é o tempo ideal para o seu caso. Se ficar além do tempo o chocolate vai suar e manchar.
Depois desse tempo o ovo se soltará do molde sem precisar fazer pressão na fôrma.
É importante cuidado para não deixar a marca dos seus dedos no ovo. Use uma luva para pegar nos ovos. É interessante fazer todo este serviço a noite quando a temperatura da sua cozinha está menor.
Se você realmente deseja produzir chocolates depois da Páscoa uma grande dica é investir na compra de uma derretedeira de chocolate. A vantagem deste tipo de equipamento é que ele é capaz de derreter e manter o chocolate derretido na temperatura ideal sem nenhum risco do chocolate ficar úmido ou se contaminar com água que é um grande problema do banho maria. Também não tem o risco de queimar o chocolate como ocorre quando derretemos no Microondas.

Dicas de Mãe:

O chocolate em barra é facilmente encontrado em distribuidoras de doces ou casas/lojas de produtos culinários para confeitaria/festas.
Se preferir utilize chocolate fracionado que não precisa de choque térmico mas saiba que deixa a desejar no sabor.
A sugestão é derreter o chocolate meio a meio (em sabores) ou 2 partes de chocolate ao leite para uma parte de chocolate amargo.
O chocolate amargo tem menos manteiga de cacau. Então ao adicionar chocolate amargo você está na verdade fazendo um ovo com menos manteiga de cacau. Desta forma, seu ovo de Páscoa derrete com menos facilidade depois de pronto.
Não utilize recheios gelados, pois provocam rachaduras e manchas no chocolate.
Colocar o chocolate no freezer corta o seu brilho.Receita de Ovos de Páscoa Básico, Recheado e Trufados Caseiro
Existem produtos anti-mofo para aumentar a validade de ovos,bombons e truffas, mas se nos propomos a trabalhar com ovos caseiros e artesanais, não acho conveniente o uso desses aditivos. A qualidade e o carinho com que é feito o chocolate caseiro é que nos garante clientes fiéis.
Lembre-se que higiene é fundamental: utilize luvas de borracha, touca e avental.

Aqui no blog você encontrará as seguintes publicações:

- Chocolate: Conservação e prazos de validade
- Chocolate – Resfriamento/Choque térmico
- O que deu errado com meu chocolate
- O sucesso do trabalho com chocolate
- Chocolate e saúde
- Chocolates – Prazos de validade

Ovo recheado:

Utilize recheio de sua preferência e “cole” as duas metades do ovo com chocolate derretido. Poderá deixar o recheio “solto” dentro do ovo ou fazer ovo trufado; camada de chocolate, camada de trufa ou recheio e camada de chocolate.

Montagem de ovo trufado:

Retire a trufa da geladeira e espere chegar à temperatura ambiente para amolecer um pouco.
Trufando os ovos: depois dos ovos prontos (ainda nas fôrmas) e da trufa em temperatura ambiente; coloque uma camada do recheio (cerca de 100g) espalhando-o com uma colher em cada uma das metades dos ovos já prontos, deixando um espaço livre de 1 cm da borda. Espalhe fina camada de chocolate já derretido e temperado, cobrindo todo o recheio até as bordas. Cubra com papel manteiga e leve à geladeira com o buraco do molde para baixo em bandeja forrada com papel manteiga. Os ovos estarão prontos quando os fundos das fôrmas estiverem opacos. Desenforme.

Utilize recheios de trufa de sua preferência.

Ingredientes Recheio – Trufa de Coco:

2 latas de leite condensado
2 pacotinhos de coco ralado (seco)
1 lata de creme de leite

Modo de preparo do recheio – Trufa de coco:

Leve o leite condensado e o coco ao fogo mexendo sempre até engrossar e começar a desgrudar da panela. Deixe esfriar. Depois de frio acrescente o creme de leite e misture bem. Aplique no ovo.

Ingredientes Recheio -Trufa de menta:

400 gramas de chocolate branco picado
200 ml de creme de leite fresco
5 colheres (de sopa) de licor de menta
1 colher (de chá) de essência de menta

Modo de preparo do recheio- Trufa de menta:

Derreta o chocolate e quando morno, acrescente os demais ingredientes. Misture bem e leve à geladeira por 30 minutos.

Ingredientes Recheio – Trufa de maracujá:

1 lata de creme de leite sem soro
2 colheres (de chá) de mel
1 colher (de chá) de manteiga
500 gramas de chocolate branco
½ xícara (de chá) de suco de maracujá concentrado

Modo de preparo do recheio – Trufa de maracujá:

Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, o creme de leite, a manteiga e o mel. Não deixe ferver. Retire do fogo e acrescente o chocolate e mexa até derreter completamente. Acrescente o suco de maracujá e misture bem até ficar bem liso. Deixe esfriar e leve à geladeira por meia hora.


Doces,
FavoriteLoadingAdicionar ao meu Livro
Imprimir esta Receita Imprimir esta Receita

Receba GRÁTIS receitas no seu email:  

92 comentários para “Ovos de Páscoa Básico, Recheado e Trufados Caseiro”

  1. Bebel 17/4/2011

    Parabéns pelo site, pela maneira simples de descrever as receitas, dando oportunidade a pessoas leigas o bom entendimento, pelo carinho de apresentar um trabalho com alta qualidade.

    • Losana 17/4/2011

      Olá Bebel!
      Grata
      Espero corresponder às expectativas de todos.
      Beijos

  2. Elvira Justino Finotelli 18/4/2011

    Gostei muito de ter recebido estas receitas de vocês. me mandem mais receitas , se possível alguns doces e bombons dait para diabeticos.
    obrigada. Beijos

  3. Elizete Da S. S. Nascimento 19/4/2011

    Eu recebi as receitas e gostaria de agradecer, são muito gostosas e faceis de fazer, adoro trabalhar com chocolate e essas receitas vão me ajudar muito, parabens pelo site e quero continuar recebendo mais receitas.

  4. Adri 20/4/2011

    gostaria de receber receitas simples caseiras de ovos de pascoa por estar desempregada e bolo de aniversarios infantis e salgadinhos obrigado e parabens

    • Losana 21/4/2011

      Olá Adri!
      Estou publicando os pedidos à medida que eles chegam (são muitos).
      Anotei seu pedido.
      Beijos

  5. Sonia 26/4/2011

    amei o site. comecei agora fazer ovos de páscoa e adorei. esta de parabêns pela sua boa vontade de ajudar. obrigado

  6. Fernanda 8/2/2012

    Ola adorei o site! vc poderia me mandar mais dicas p produzir ovos de pascoa!! grata

  7. Sindi 14/2/2012

    ola adorei o site.estou fazendo trufa vc poderia me mandar reseita de trufas . obrigado

    • Losana 14/2/2012

      Olá Sindi!
      Já visitou nossa categoria de Bombons e trufas??
      Beijos

  8. Marcelo Romano 14/2/2012

    Olá Losana, boa noite, td bem? Sou o Marcelo que explicou a vc que tinha uma mãe com 82 anos e que eu não tinha uma cozinha disponível para fazer os chocolates e vc inclusive indicou para colocar pessoas para trabalhar comigo e assim tirar minha mãe da cozinha!rs. Tudo bem com vc? Bom, aqui depois de algumas reuniões que fiz em casa com minha mãe e com minha irmã que mora no andar de cima ao nosso, resolvemos que farei as tarefas na casa da minha irmã, pois ela faz todas as refeições aqui em casa e portanto quase não utiliza a cozinha!!rs. Hoje tive minha primeira experiência fiz algumas trufas brancas e bombons, mas tb cometi alguns erros!!rsrs Demorei muito para colocar o chocolate na forma e levar a geladeira o que o deixou um pouco mais duro do que deveria. NO final o sabor ficou bom, mas ele teve algumas rachaduras. Assim queria tirar uma dúvida com vc. Os chocolates brancos tem diferença qto a temperatura de resfriamento em relação ao meio amargo ou ao leite? E o chocolate amargo? O que vc me indicaria para fazer com este tipo de chocolate, mas por enquanto estou só fazendo trufas, bombons e ainda vou iniciar ovos neste final de semana. Detalhe: Eu programei (acho que não muito bem..rsrs) tudo o que iria fazer, antes de começar, mesmo assim, com tanta coisa para fazer, deixei os chocoaltes muito tempo parados.
    Por fim, queria saber se recheio de trufas podem ficar de um dia para o outro dentro da geladeira. Tem perigo de estragar ou endurecer demais?
    Ps: Minha mãe e minha irmã disseram que ficaram muito bons o bombon e as trufas….mas sabe como é, né? Mãe coruja e familia, não conta, não é mesmo!!rsrsrs
    Bjs e obrigado..desculpe a inúmeras dúvidas!!rs

    • Losana 15/2/2012

      Olá Marcelo!
      Fiquei feliz em saber que resolveram da melhor maneira possível o espaço físico e que já começou a trabalhar com chocolate.
      Não pode demorar para colocar na fôrma; chocolate não espera e já começa a endurecer.
      O dito chocolate branco; na realidade de chocolate não tem nada. Veja publicação aqui no blog: Chocolate não é sorvete.
      Chocolates nobres precisam de temperagem/choque térmico; já os fracionados não precisam.
      Poderá fazer a massa das trufas com chocolate nobre e o banho ou casquinhas de bombons com o fracionado.
      Os recheios/massa das trufas podem ser feitas com antecedência e deixar na geladeira, em pratos mesmo, cobertos com filme plástico.
      Retire com antecedência para que fiquem em temperatura ambiente; o que facilita no manusear caso esteja endurecida. Algumas massas endurecem mais que outras; depende da receita.
      A família conta; tenha certeza que se não tivesse ficado bom elas avisariam.
      Beijos para sua mãe e irmã.
      Sucesso para todos.
      Abraços

  9. Natane 22/2/2012

    Olá Losana, gostaria de saber se você tem receitas de prestígio e charge.
    Obs: Achei que o recheio é meio mole do ovo da foto, o que faço para deixar um pouco mais consistente, coloco mais chocolate?
    Muitíssimo grata pela ajuda.
    Beijoss

    • Losana 22/2/2012

      Olá Natane!
      Veja aqui no blog:
      - Ovos de Páscoa Recheados
      Beijos

  10. Natane 22/2/2012

    Prestígio é o mesmo que beijinho, e Charge é o mesmo que cajuzinho?
    não tem outras receitas?

    Obrigada.

    • Losana 22/2/2012

      Olá Natane!
      Há ovos recheados e ovos trufados; a diferença é que os trufados são recheados com massa/recheio de trufas.
      Não; prestígio não é o mesmo que beijinho e charge não é o mesmo que cajuzinho e você sabe disso!!
      Só quis que você visse a publicação de Ovos de Páscoa recheado para você visualizar na foto, a consistência dos recheios.
      A publicação de bombom prestígio e trufa charge que pedi para você ver; foi para que você constatasse que os recheios podem ser utilizados em ovos de Páscoa.
      Beijos

  11. Luana 25/2/2012

    adorei as receitas
    esta tudo organizado,muito bom as suas receitas!
    beijos

  12. Fernanda 26/2/2012

    ola, pode me ajudar o chocolate correto para usar na produção de ovos de pascoa e o garoto ao leite? se usar a derretedeira não precisa dar o choque termico?? aguardo muito obrigado

    • Losana 27/2/2012

      Olá Fernanda!
      Sendo o chocolate nobre; há boas marcas no comércio.
      Se a derretedeira não for também temperadeira; terá que dar choque térmico no chocolate.
      Beijos

  13. Luciane 2/3/2012

    Estou deixando a segunda camada dos ovos de pascoa c as bordas para baixo, mas mesmo assim esta ficando fina,visto que onde moro a temperatura tem chegado a 37 graus, o que faço?Desde já obrigada

    • Losana 3/3/2012

      Olá Luciane!
      Se está ficando muito fina; passe novamente chocolate.
      Temperatura: Chocolate não resiste a ambientes muito quente; deixe-os em local fresco e arejado ou com ar condicionado.
      Beijos

  14. ISABEL 6/3/2012

    olá poderia me dizer sobre a conservação e o prazo de validade de ovos de pascoa maciço e ovos de pascoa recheados,obrigada.

    • Losana 7/3/2012

      Olá Isabel!
      Veja aqui no blog, na categoria de Dicas e curiosidades, as seguintes publicações:
      - Chocolates – Prazos de Validade
      - Chocolate: Conservação e prazos de validade
      Beijos

  15. Beatrice 14/3/2012

    Oi, parabéns pelas receitas, vou tentar nessa páscoa!
    Gostaria de saber se depois de tiver o ovo de páscoa da geladeira precisa deixar secar ou pode embrulhar com o papel chumbo direto.
    Obrigada, aguardo resposta.
    Beijos

    • Losana 14/3/2012

      Olá Beatrice!
      Precisa deixar secar.
      Beijos

  16. Beatrice 20/3/2012

    Quanto tempo preciso deixar secar? E em que recipiente também, porque tenho medo de irem formigas etc

    • Losana 20/3/2012

      Olá Beatrice!
      Mínimo de 6 a 8 horas.
      Pode ser em caixas de papelão próprias para doces (sem a tampa) ou mesmo um tabulero/assadeira forrada com papel manteiga. Não tampe; não abafe. Local fresco, arejado e protegido de insetos.
      Beijos

  17. Valdirene 22/3/2012

    Boa tarde por favor tire uma duvida fiz um ovo com chocolate garoto meio amargo ele esta mole no momento de embrulhar ele nao estava firme mas ao usar a derretedeira notei que passou de 45 graus foi parar no 50 depois dei o choque termico ne le e baixei a temperatura,mas ele tambem ficou com aspecto esbranqueçado aguardo resposta.obrigada

    • Losana 23/3/2012

      Olá Valdirene!
      Aqueceu demais o chocolate.
      Verifique no manual do aparelho instruções do fabricante.
      Beijos

  18. Viviane 26/3/2012

    ola a minha forma e de silicone de 500, so que tem o recheio depois a camada de chocolate nunca vai pesar 500 oque faço to tendo preju rsrsr me ajuda bjs

    • Losana 27/3/2012

      Olá Viviane!
      Você tem duas opções:
      - Utilize molde de 500 gramas, pese o ovo e calcule o preço pelo peso. Vai pesar mais e, vai custar mais caro, mas o ovo terá tamanho de ovo de 500 gramas.
      - Utilize molde de 350 gramas que no final o ovo pronto deverá pesar 500 gramas. Vai pesar 500 gramas mas terá tamanho de ovo de 350 gramas.
      Qual opção você acha que o cliente vai preferir?? Pelo tamanho ou pelo peso?? Quando minha cunhada esteve aqui, ela disse: “Prefiro do tamanho do molde; nem que eu pague mais caro”.
      Acredito que as pessoas estão acostumadas a comprar pelo tamanho do molde. Um ovo trufado tem que ser mais caro, afinal, é deliciosamente recheado!
      Beijos

  19. Bruna Morelli 27/3/2012

    Ola Losana estou desesperada nao consigo dar o resfriamento no chocolate (Garoto)na hora de embrulha-los começa a derreter o que eu faço e como conservar os ovos depois de prontos.Muito obrigada desde ja

    • Losana 27/3/2012

      Olá Bruna!
      Não está acertando fazer o choque térmico.
      Vale a pena o investimento em comprar um termômetro culinário.
      Uma temperagem/choque térmico bem feita é responsável pela rápida solidificação/secagem do chocolate, pelo brilho da superfície, maciez da consistência e textura que derrete na boca, maior durabilidade e portanto boa qualidade do produto.
      Depois de prontos acondicione-os em caixas em local fresco, arejado e longe de insetos.
      Beijos

  20. Sendy 29/3/2012

    óla gostaria de saber quantos dias antes da pascoa posso começar a fazer os ovos trufados.

    • Losana 29/3/2012

      Olá Sendy!
      Depende do recheio a ser utilizado. Validade padrão aproximada é de 7 dias.
      Beijos

  21. Sônia 29/3/2012

    Olá.
    Gostaria de receber receitas e saber se posso fazer as trufas com chocolate ao leite.
    Obrigado

    • Losana 30/3/2012

      Olá Sônia!
      Se colocou seu e-mail aqui no blog; sempre será avisada de novas publicações.
      Pode fazer com chocolate ao leite (nobre) principalmente a massa da trufa. Se for banhá-la no chocolate derretido; esse chocolate pode ser o fracionado.
      Beijos

  22. Luciana 2/4/2012

    Boa tarde, me chamo Luciana e amo trabalhar com chocolates nao sou uma perofissional no ramo, mas faço sempre para meus sobrinhos, gostarai de saber:
    - SE POSOS DEIXAR NA GELADEIRA OS OVOS TRUFADOS DEPOIS DE PRONTOS E POR QUANTO TEMPO??? Pois fiz alguns e depois de prontos nao coloquei na geladeira ficou bem molhinho….
    Por gentileza respondam minha mensagem , pois o sucesso da Páscoa de 09 crianças lindas depende dessas informações ( crianças meus sobrinhos).

    Atenciosamente, Luciana.

    • Losana 3/4/2012

      Olá Luciana!
      Ovos prontos não devem ser guardados em geladeira ou freezer.
      O chocolate não combina com freezer e geladeira. Comprovado que o chocolate captura umidade, modifica estrutura, sabor e aroma do chocolate.
      Acondicione-os em local fresco, arejado e protegidos de insetos.
      Chocolates ficam amolecidos quando submetidos a altas temperaturas (ambientes quentes).
      Chocolates que derretem facilmente depois de prontos: não foi dado o choque térmico corretamente.
      Beijos

  23. Leticia 2/4/2012

    suasreceitas parece deliciosas

  24. Thaynara 2/4/2012

    óla gostaria de saber quantos dias antes da pascoa posso começar a fazer os ovos trufados e com que tipos de recheios posso recheia os ovos.
    obrigada

    • Losana 3/4/2012

      Olá Thaynara!
      Validade aproximada de ovos trufados é de 5 a 7 dias.
      Recheios de sua preferência.
      Beijos

  25. Angela 4/4/2012

    Olá, gostaria de ajuda, meus ovos
    nao ficao com brilho, ficao todos embacados, faco tudo do jeito certo, temperatura, choque termico e tempo de geladeira, sera que meu problema e o chocolate?
    bjs desde ja grata.

    • Losana 4/4/2012

      Olá Angela!
      Tem certeza que fez tudo corretamente??
      Utilize sempre chocolate de boa qualidade. O barato sempre sai mais caro.
      A falta de brilho podem ser causadas tanto pela temperagem/choque térmico falhos quanto pelo armazenamento incorreto.
      A secagem do chocolate é fundamental para manter o brilho e a consistência dele.
      A temperatura ideal para a secagem e conservação do chocolate está entre 12ºC e 20ºC. A incidência de ar e de luzes fortes podem atrapalhar a conservação, fazendo com que o chocolate perca o brilho mais rapidamente.
      Utilize luvas de látex para manusear as peças de chocolate prontas. Isso evita que o chocolate fique cheio de marcas de dedo e perca o brilho.
      Beijos

  26. RAQUEL MACHADO 4/4/2012

    Ola amigaaaaa… estou encantada com seu blog, achei mto legal vc responder todo mundo…gostaria de ver se tens alguma receita de OVO TRUFADO DE “CHARGE” Meu filho ama e vou fazer pra ele… se puder responder te agradeço mto….bjuuu Raquel

    • Losana 5/4/2012

      Olá Raquel!
      Faça a trufa charge (receita aqui no blog) e recheie as cascas de ovos de Páscoa com ela.
      Beijos

  27. MONICA 4/4/2012

    BOA NOITE, ADORO SEU SITE, SUAS DICAS. GOSTARIA DE SABER QUE RECHEIO É ESTE QUE ESTA NO OVO DA FOTO E A RECEITA, SE POSSIVEL GOSTARIA DA RECEITA DE LEITE CONDENSADO PARA RECHEAR OS OVOS. OBRIGADA E FELIZ PASCOA

    • Losana 5/4/2012

      Olá Monica!
      O recheio mais comum é à base de fondant. Esses recheios podem ser feitos com bebidas, sucos concentrados, essências ou geléias.
      Misturar para cada 100 gr. de fondant, 1 colher de sopa de bebida (conhaque, licor, rum, etc.), ou 1 colher de suco concentrado de frutas, ou 1 colher de sopa de geléia, ou 10 gotas de essência. Acima de 100 gr. de fondant, bater a mistura na batedeira.
      Beijos

  28. Vanessa 5/4/2012

    ola Losana tudo bem,gostaria de receber passo a passo receitas de trufas até como faz a castinha e gostaria de saber porque meu ovo de pascoa esta ficando manchado a onde eu posso estar errando porque na temperatura nao é porque estou usando termometro me mande receita de ovo de pascoa,caso vc possa me mende junto o de sonho de valsa.
    Outra duvida tou treinando para começar a vender o ano que vem e gostaria de saber como vender cada sabor,kilo,grs,e meio a meio pode me ajudar nisso tambem muito obrigada.

    • Losana 6/4/2012

      Olá Vanessa!
      Veja aqui no blog a publicação: Casquinha de chocolate para bombons. As trufas verdadeiras não tem formato definido e são banhadas no cacau em pó. Atualmente muitas pessoas as fazem enformadas e o processo é o mesmo da publicação citada anteriormente. Seria interessante que você analisasse todas as publicações a respeito de trabalho com chocolate na nossa categoria de Dicas e curiosidades.Nessas publicações, sanará suas dúvidas a respeito de manchas no chocolate, choque térmico em chocolates nobres, tipos de chocolate,… … …
      Como vender/valores: terá que pesquisar em sua cidade como estão comercializando; valores variam muito de região para região.
      Beijos

  29. Vanessa 5/4/2012

    oi Loasana a onde tambem estou errando eu fasso a trufado e ele esta ficando meio olioso sei la é muito creme de leite que eu estou colocando pra pouca quantidade de chocolata beijos

    • Losana 6/4/2012

      Olá Vanessa!
      Siga sempre à risca uma determinada receita e não haverá erros.
      Beijos

  30. Marcelo Romano 13/4/2012

    OLá Losana, tudo bem? Como foi de Páscoa? ESpero que tenha ocorrido td bem e com muito sucesso tb.
    Bom, depois de um periodo de muito trabalho pré-páscoa, estou buscando algumas novidades com bombons artesanais ou recheados. Teria alguma boa indicação e de fácil preparo?

    Desde já te agradeço.

    Bjs e bom dia!!!

    • Losana 14/4/2012

      Olá Marcelo!
      Tudo bem.
      Visite nossa categoria de Bombons e trufas. Vou selecionar novas receitas.
      Se colocou seu e-mail aqui no blog; será avisado de novas publicações.
      Abraços

  31. Osiane 17/5/2012

    ola losana esse ovo que apareçe ai recnei bramco com com amarelo que receita e essa abraço

    • Losana 19/5/2012

      Olá Osiane!
      Fondant com licor cremoso.
      Beijos

  32. ELIANE 18/5/2012

    Posso usar esses recheios para balas de coco ? Quero tentar rechear mas tenho medo de errar, faço a comum e ficam uma delicia !! Me de uma dica ok ? Se não for encomodo me diga como devo fazer para colocar o recheio pq preciso puxar a massa ate ficar branquinha .Obrigada

    • Losana 19/5/2012

      Olá Eliane!
      Veja aqui no blog a publicação:
      - Balas Geladas, Recheadas e Trufadas
      Beijos

  33. Osiane 29/5/2012

    OLA LOSANA QUANDO EU DERRTER O CHO E PARA PASSA PARA OUTRU RECEPIEMTE ANTES DE ESFRIA OU DEPOIS DE ESFRIAR E OBRIGATORIO PASA PARA OUTRA VAZILHA O GLACE PARA CHO E PARA MODELA E DEPOIS BANHA NO CHO OU PARA RECNEA

    • Losana 29/5/2012

      Olá Osiane!
      Leia com atenção, aqui no blog, a publicação:
      - Chocolate – Resfriamento/Choque térmico
      Beijos

  34. Osiane 29/5/2012

    LOSANA EU GOSTO DO SEU BLOG POR AGEMTE PERGUMTA E VOCE RESPOMDE O OUTROS BLOG BOTA MAIOR BAMCA E AIMDA NEM RESPODE A SENHORA ESTA DE PARABES PORQUE DIVIDI O QUE SABI COM OUTRA PESSOAS NOA REPARA POR QUE NAO SEI ESCREVER POS SO TENHO ATE A QUINTA SERI E NAO SEI ESCREVER DIREITA PARABEMS LOSANA BEJAO

  35. Osiane 29/5/2012

    LOSANO O RECNEIO AINDA GELADO POSSO COLOCA DEMTRO DO CHO COLATE ABRAÇAO

    • Losana 29/5/2012

      Olá Osiane!
      O recheio não pode estar gelado.
      Beijos

  36. Osiane 1/6/2012

    mi perdoi mais como se fais esse fond licor cremoso me deu agua na baca parece maravilhoso abraçao

    • Losana 2/6/2012

      Olá Osiane!
      Compre fondant em casa de produtos culinarios para confeitaria. Siga instruções do fabricante e depois acrescente licor de sua preferência.
      Beijos

  37. Deise Sabino 27/8/2012

    Ola, Losana.
    Quero fazer uma renda com trufas, e gostaria de ter bastante recheios de trufas para poder variar, adorei este site muito bom mesmo…E te peço se puder me enviar receitas de recheios de trufas te agradeço muito.E as trufas de frutas quano tempo elas durão.Obrigada desde ja.

    • Losana 29/8/2012

      Olá Deise!
      Veja aqui no blog, as publicações:
      - Chocolates – Prazos de Validade
      - Chocolate: Conservação e prazos de validade.
      - Trufas e dicas
      Beijos

  38. Juliana 2/12/2012

    legal muito interessante

  39. Ana Paula 18/1/2013

    adorei todas as receitas são todas fáceis de mais

  40. Sandra Ferreira 24/1/2013

    adorei muito essa receita!!!!!!!!!

  41. Andreia 27/1/2013

    gostaria de saber se tem alguma coisa pra eu colocar nos ovos de pascoa pra nao derreter com facilidade esse ano tive prejuiso pois estava mto calor e meus ovos ja embalados derretia com facilidade.

    • Losana 28/1/2013

      Olá Andreia!
      Se você mora em uma região muito quente, ou possui as mãos com uma temperatura muito quente, poderá optar por utilizar, 700 gramas de chocolate ao leite e 300 gramas de chocolate meio amargo, para dar uma consistência melhor em seu Ovo de Páscoa.
      Veja também aqui no site, a publicação:
      - Chocolate não é sorvete
      Beijos

  42. Sabrina Cabral 29/1/2013

    Olá, primeiramente parabéns pelo blog.
    É a 1° que vou arriscar fazer ovos de páscoa para obter uma renda extra
    estou fazendo testes pra ver se doi conta de fazer, assistindo video aulas…
    Gostaria de saber como faço em relação ao peso do ovo trufado, estava pensando se poderia no caso o ovo de 1kg preencher com bombons caso não acertasse no peso mas
    e se o ovo passar de 1kg como posso proceder? Sei que tenho a opção da balança mas creio que seria um pouco dificil acertar do mesmo modo.
    Desde de já agradeço estou frustada.

    • Losana 31/1/2013

      Olá Sabrina!
      Você tem duas opções, exemplos para ovos de 500 gramas:
      - Utilize molde de 500 gramas, pese o ovo e calcule o preço pelo peso. Vai pesar mais e, vai custar mais caro, mas o ovo terá tamanho de ovo de 500 gramas.
      - Utilize molde de 350 gramas que no final o ovo pronto deverá pesar 500 gramas. Vai pesar 500 gramas mas terá tamanho de ovo de 350 gramas.
      Qual opção você acha que o cliente vai preferir?? Pelo tamanho ou pelo peso?? Quando minha cunhada esteve aqui, ela disse: “Prefiro do tamanho do molde; nem que eu pague mais caro”.
      Acredito que as pessoas estão acostumadas a comprar pelo tamanho do molde. Um ovo trufado tem que ser mais caro, afinal, é deliciosamente recheado!
      Beijos

  43. Jussara Gracilene 29/1/2013

    e uma receitar mais melhor do que os outros.

  44. Tatiana 31/1/2013

    Olá! tudo bem?
    Bom, estava vendo as receitas das trufas acima, queria saber quantos ovos consigo rechear com esta receita? Obrigada!

  45. Tatiana 31/1/2013

    Outra pergunta!!! Essas derretedeira/temperadeira, funcionam mesmo? Você acha que vale a pena o investimento?
    Obrigada!

    • Losana 6/2/2013

      Olá Tatiana!
      Ovos: depende do tamanho que fará e de como os recheará(muito ou pouco recheio).
      Derretedeira/temperadeira: Funcionam. O investimento vale a pena para quem tem alta produção/trabalha o ano inteiro com chocolate.
      Beijos

  46. Priscila 4/2/2013

    Oi Losana!
    Adoro suas dica e receitas, elas estão me ajudando muito com início do meu negocio.
    Aproveitando a questão dos pesos. Ano passado foi a primeira vez que fiz os ovos e utilizei os moldes de silicone, dos tamanhos correspondentes ao peso (ex. ovos de 500 utilizei o molde de 500gr). Porém, os ovos recheados pesaram bem mais. Percebi que as formas de silicone são muito práticas, porém não é possível dosar o peso do chocolate na primeira camada, elas são feitas para dar o peso quase certo do ovo faltando pouco para colocar bombons.
    Quero continuar fazendo os ovos com a forma de silicone pela grande praticidade e vi realmente que as pessoas gostam de tamanho, muito recheio e bombons..rsrs.
    Porém estou na dúvida de como colocar na tabela dos meus preços. Se eu fizer os ovos recheados como fiz do ano passado eles vão pesar mais novamente, so que dessa vez vou calcular o preço de acordo com o peso real.
    Minha duvida é ah necessidade de colocar o peso real dos ovos?
    Ex: Meu ovo de 500gr recheado no final pesou quase 700gr, na tabela coloco 500gr ou 700gr?
    Sei que parece uma duvida boba..rsrs.. Mas tenho medo de confundir os clientes. Pois mesmo que ano passado receberam 700gr por 500gr . Acredito que se colocar na tabela podem não comprar por achar o peso maior.

    • Losana 9/2/2013

      Olá Priscila!
      Tome como referencial as orientações do INMETRO que exige que os fabricantes informem nas embalagens o peso líquido (peso total de chocolate) e peso bruto (peso total com embalagens e brinde) dos ovos.
      Peso líquido (no seu caso) = 700 gramas.
      Peso bruto = +- 750 gramas (você deverá pesar).
      Informe na embalagem e publicidade os pesos como descritos acima. Para a clientela que por ventura possa achar o ovo pequeno para tal peso, o usual é deixar claro na embalagem que se trata de “Produto Artesanal”, expressão que costuma agregar valor e atrair o cliente.
      Quanto ao preço a cobrar, cobre o preço justo, ou seja, pelas 700gr de produto comercializado.
      Beijos

  47. Tatiana 6/2/2013

    Olá Losana!
    Não quero exagerar nos meus recheios, até porque viso lucro com os ovos, mas também não quero deixar a desejar…
    Então, em um ovo de 500g, quantos ovos dá com esta receita?
    só para eu ter uma noção!
    Obrigada!

    • Losana 13/2/2013

      Olá Tatiana!
      Dependendo do recheio a ser utilizado; de 2 a 3 ovos.
      Beijos

  48. Laura Gama 9/2/2013

    Bom dia, por gentileza me informe qual a validade do ovo de páscoa caseiro.Caso eu deixe algumas cascas feitas em fevereiro,elas poderão ser consumidas até quando?Obrigada,Laura

    • Losana 15/2/2013

      Olá Laura!
      A validade para ovos de páscoa é de um mês a contar da abertura da embalagem da barra de chocolate. O ar oxida qualquer alimento fazendo com que perca sabor, aroma e qualidade. Os ovos de páscoa trufados ou recheados tem a validade de 7 dias a contar do dia em que o recheio é feito.
      Prazos de validade padrão são aproximados.
      Beijos

  49. Renata 11/2/2013

    Oi Losana,
    Como posso utilizar a derretedeira para manter o meu chocolate na temperatura de trabalho após a temperarem?
    Obrigada!

    • Losana 15/2/2013

      Olá Renata!
      A derretedeira simples só serve para derreter o chocolate.
      Há a temperadeira. Verifique no comércio de sua cidade.
      Beijos

  50. SONYA 11/2/2013

    MUITO BOA ESSAS DICAS ADOREI

  51. Fatima 12/2/2013

    Boa noite Losana, vou trabalhar c ovos decorados c papel arroz e transfer,posso deixar esses ovos já decorados, por qto tempo? e não pretendo embalá-los, quero colocar em caixas transparentes, como devo fazer? vou trabalhar c chocolate nobre. Obrigada. Bjos.

    • Losana 17/2/2013

      Olá Fatima!
      Compre caixas condizentes com tamanho dos ovos, com tampa transparente, e que também as caixas tenham “cama”, ou seja, encaixe para os ovos. Isso impede que os ovos “dancem” dentro da caixa.
      Vai rechear os ovos?? É importante que teste o prazo de validade de seus produtos.
      Beijos

  52. Regiane Santos 13/2/2013

    Oi Losana,td bem?
    Eu gostaria de saber quanto tempo antes da páscoa eu posso começar a fazer os ovos ao leite puro, e como posso armazenar sem precisar embala-los, porque meus bombons são trufados e não sei se posso fechar os ovos com esses bombons, por causa da validade.Obrigada.Bjus

    • Losana 17/2/2013

      Olá Regiane!
      As cascas podem ser feitas com antecedência e, depois de secas, acondicionadas em caixas em local fresco e arejado.
      Caixas podem ser de papelão própria para doces (Há de diversos tamanhos) ou caixas plásticas.
      Beijos

  53. ADRIANE RENATA 14/2/2013

    EI LOSANA BOM DIA!ESTOU IMPRESSIONADA COM A SUA BOA VONTADE DE AJUDAR AS PESSOAS SUAS DICAS AJUDAM DEMAIS,PARABÉNS E QUE VC POSSA TER MUITO SUSSESSO NA SUA CARREIRA,QUE DEUS TE ABENÇÕE GRANDEMENTE,ABRAÇO,ADRIANE.

Os comentários estão fechados.